• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confronto entre o Rei-bruxo e Gandalf

Haldis

Vento Sul
Recentemente estava lendo a Enciclopedia Valinor e me deparei com um texto sobre o Rei Bruxo de Angmar:

"Antes do amanhecer do dia 15, o grande aríete Grond foi usado para quebrar o portão principal da cidade, e o Rei-bruxo entrou na cidade sem ser desafiado, exceto por Gandalf . Antes da força de Gandalf ser testada, as cornetas de foram ouvidas e cerca de 6.000 de seus cavaleiros juntaram-se à batalha. Isto forçou o Rei-bruxo a sair para enfrentar a nova ameaça."

E no mesma pag. mais abaixo esta:

"Na adaptação no cinema de Perter Jackson, o confronto entre o Rei-bruxo e Gandalf também é rapidamente encerrado, mas não antes de Gandalf ser derrubado. Muitos fãs acreditam que isto deve-se apenas a um efeito dramático, mas alguns protestam que Gandalf, como um Maia, seria poderoso demais em relação a um Espectro, de modo que a cena é impossível."

Alguns amigos entao me perguntaram :"Gandalf sendo tão poderoso poderia ter ajudado mais."
Eu acredito que nao era a função do Gandalf lutar ali, e sim inspirar os homens a lutar por si msm. Mas a real duvida é:Se Gandalf lutasse contra o Rei Bruxo, tendo em mente a profecia de Glorfindel:"Não o persigam! Ele não retornará para esta terra. Muito distante ainda está sua destruição, e ele não cairá pela mão de um homem." Seria Gandalf capaz de derrotar tao feroz inimigo?
 
Mellon, voce sabe que eles nao lutariam, se Gandalf seria capaz?
Olha... Gandalf seria capaz de muitas coisas, mas ele soube se limitar a ponto de nao atrapalhar seus proprios seguidores, mas acho que Gandalf seria sim capaz de derrotar o Rei Bruxo, apesar dos apesares :)

Mas nao sou capaz de dizer com certeza, espere os membros aqui virem com trechos da Enciclopedia falando algo sobre isso, e vamos ter mais informacoes ;)
 
Última edição:
Aqui há um pouco sobre o assunto: http://www.valinor.com.br/content/view/6384/64/


O Rei Bruxo de Angmar era o capitão dos Espectros do Anel. Era um feiticeiro cujo poder era igual ao de Gandalf.

Embora nesse trecho isso fique bem claro, eu acho Gandalf poderia derrotar o Rei-Bruxo sem problemas muito grandes. Pois além de Gandalf estar mais poderoso do que esteve desde a última vez que lutaram, vale a pena lembrar que o Rei-Bruxo foi derrotado por Éowyn (com ajuda de Merry); que embora lutasse bem e tenha demonstradado coragem e habilidades, não era poderosa. E também deve-se lembrar que Aragorn afugentou sozinho o Rei-Bruxo e mais 4 espectros no Topo do Vento, quando eles atacaram os hobbits.
Portanto, com Gandalf já havia se tornado "O Branco" na batalha de Minas Tirith, acho que já estava mais poderoso que o Rei-Bruxo de Angmar.
 
Última edição:
Creio que Gandalf derrotaria o Rei Bruxo. Lembrando que Gandalf era um Maiar, assim como Sauron: seres de grande poder, capazes de assumir várias formas, corpóreas ou não.

Porem quando viera para a Terra Média, Gandalf e os outros magos, vieram sujeitos a morte física e com os poderes diminuidos, pois deviam agir apenas indiretamente com relação aos Povos Livres.
 
Gandalf seria capaz de derrotar-lo sim...
Por alguma razao ele era Gandalf o Branco...
O Gandalf(na minha opiniao) teria muito mais poder do que e mostrado no filme ou no livro...
Acho que o "verdadeiro" Gandalf nunca deu a cara...
Ele, por ser maia, dispunha de bastante poder...
O Rei Bruxo nao teria a minima hipotese...
No maximo daria um bom combate...
*yams*
 
Olá a todos! Eu acredito que talvez Gandalf derrotasse o Rei dos Bruxos. Digo talvez, pois, conhecendo a esperteza de Sauron, a luta serviria somente para revelar a extensão dos poderes do mago. E ele sabia que se entrasse num confronto com o bruxo, rapidamente Sauron mandaria os outros oito para enfrentá-lo. Ou seja, aquilo que Gandalf mais temia aconteceria ali, nos campos do Pelennor, a sua Queda. Agora, se Gandalf sabia da presença de Éowyn na batalha ou de Merry, não sei dizer.
 
Agora, se Gandalf sabia da presença de Éowyn na batalha ou de Merry, não sei dizer.

mas mesmo q ele soubesse q Merry e Éowyn estavam lá ele não saberia q eles derrotariam o Rei-bruxo... saberia???
quero dizer: só se sabia q não seria um homem, só isso.

mas quanto ao poder de Gandalf, acho eu q ele estava lá para incitar as pessoas a lutar e para auxilia-las, mesmo pq, se Gandalf fizesse tudo sozinho (se tivesse poder para isso) como as coisas ficariam quando ele fosse embora?

outra coisa: eu não sabia q ele era um maia 8-O
 
mas mesmo q ele soubesse q Merry e Éowyn estavam lá ele não saberia q eles derrotariam o Rei-bruxo... saberia???
quero dizer: só se sabia q não seria um homem, só isso.

Talvez soubesse que ele cairia naquele dia; não como e por quem.

mas quanto ao poder de Gandalf, acho eu q ele estava lá para incitar as pessoas a lutar e para auxilia-las, mesmo pq, se Gandalf fizesse tudo sozinho (se tivesse poder para isso) como as coisas ficariam quando ele fosse embora?

É bem possível que ele falhasse se tentasse usar seus poderes para subjugar Sauron, pois como foi dito no Conselho de Elrond todos os poderosos da T-m podiam ser corrompidos pelo Um Anel, e um dos caminhos para a queda é o uso da força ou da coação.

outra coisa: eu não sabia q ele era um maia 8-O

É verdade, no Silma há uma breve descrição dele como um dos maiores entre os maiar e seu nome veradeiro era Olórin. Grande parte de sua sabedoria ele aprendeu com a Valier Niena.
 
Entendo mas tem a profecia de Glorfindel, isso deve ter alguma influencia no desfecho, ja que na profecia diz que ele nao seria morto por um homem.MAs homem na profecia se referia ao sexo masculino ou a raça dos homens?
Acredito eu que a profecia falava do sexo mascullino em si e nao da raça.Quanto ao Aragorn ter afugentado ele antes deve-se lembrar que ele, o Rei Bruxo, aumentou seu poder com a armadura que Sauron lhe deu ficando assim maior e mais forte do que jamais fora.
Pra completar lembremos que existia um encanto que o tornava imortal, e so foi quebrado pela espada encantada de merry, deixando assim um brecha pra Éowyn atacar.
 
Bom, analisando o que Tolkien diz em suas cartas vemos que se o Professor acreditava que Ganfalf seria o único capaz, talvez, de sobrepujar Sauron uma vez que
... sendo um emissário dos Poderes e uma criatura da mesma ordem, um espírito imortal que assumira uma forma física visível. (...) O confronto com Sauron, sem auxílio, individual não era contemplado. Pode-se imaginar a cena na qual Gandalf, digamos, fosse colocado em tal posição. Seria um equilíbrio delicado. De um lado a verdadeira fidelidade do Anel a Sauron; do outro, força superior, enfraquecido pela longa corrupção e gasto de vontade na dominação de inferiores. (Cartas, pg. 316)

Com isso vê-se que Tolkien via o confronto entre Gandalf, o Branco e Sauron seria no mínimo equilibrado, sendo que a posse do Um Anel seria decisivo para a vitória de um deles.

Agora, em comparação a Sauron, o Rei Bruxo tinha poder muito inferior. Embora na Batalha de Pellenor

... colocado no comando por Sauron, é conferida e ele uma força demoníaca adicional. (Cartas, pg. 260)

sua força era meramente derivativa. Se Gandalf era um oponente à altura de Sauron, claro que poderia derrotar o Rei Bruxo.

Entretanto, esse não era o objetivo de Gandalf. Tolkien diz

Ele ainda está sob a obrigação de ocultar seu poder e de ensinar ao invés de forçar ou dominar vontades, mas onde os poderes físicos do Inimigo são demasiado grandes para que a boa vontade dos opositores seja efetiva, ele pode atuar emergencialmente como um "anjo" - de maneira não mais violenta do que a libertação de São Pedro da prisão. Raramente assim o faz, preferindo operar através de outros, mas em um ou dois casos na Guerra (no Vol. III) revela um poder repentino: por duas vezes resgata Faramir. Apenas ele resta para impedir a entrada do Senhor dos Nazgûl em Minas Tirith, quando a Cidade é derrotada e seus Portões destruídos - e, ainda assim, tão poderosa é toda a fileira da resistência humana, que ele próprio incitara e organizara, que, na verdade, não ocorre batalha alguma entre os dois: ela passa a outras mãos mortais. (Cartas, pgs. 195/196)

O poder de Gandalf acabou sendo maior do que do Rei Bruxo ou mesmo de Sauron por ele ter sido fiel ao princípio de guiar ao invés de usar sua própria força. ;)
 
Gandalf era genial cara, as frases dele (que o professor criou), o que ele fazia, suas virtudes, seus metodos, seu gento de se doar a batalha e aos seus amigos, foi o primeiro a concordar ir com Frodo e ja temia que ele quisesse assumir esse peso, por isso tenho ele como meu personagem favorito, nao porque ele foi popular, etc, porque ele foi o grande personagem, que "ditou" a resistencia de Gondor e foi decisivo e lider em boa parte da aventura, ele que inspirou Frodo, ele que foi o principal lider na batalha diante da Cidade Branca. Gandalf foi uma criacao maravilhosa de Tolkien, acho que ninguem discorda disso.
 
Se de fato se desse o duelo, não tenho dúvidas de que Gandalf se sairia vitorioso. Por maior que fosse o poder do Rei Bruxo, transformado pelas próprias artes de Sauron, não menor era o poder de Gandalf, como um maia e na Terra-média como O Branco. Mas acho que até mesmo Tolkien evitou esse combate, para evitar polêmica e assuntos complicados, como o da proibição (ou pelo menos não indicação) aos istari de enfrentar as forças de Sauron com as próprias e a fidelidade de Gandalf à sua missão, que era a de, particularmente na situação da batalha, comandar e reacender os corações desesperados.
 
Não vou me meter no assunto de forma direta, só dar um pitaco mesmo:

Pessoal uma PROFECIA é uam visão (vislumbre) do FUTURA. A profecia não DETERMINA o que vai acontecer, ela apemnas DESCREVE. Quando a profecia sobre o Rei Bruxo foi feito não fo lançado um DESTINO pra ele, apenas foi dito o que iria ocorrer no FUTURO: ele iria perecer, e não seria pelas mãos d eum Homem.

Profecias são meio enigmáticas sempre (na Mitologia mundial vc NUNCA acha uma só que seja bem clara... ao menos não as dignas de nota! ehheheheheheh), Tolkien apenas adaptou isso para sua história.
 
o poder de Gandalf aumentou muito desde que se tornou o "Branco".. qndo se fala em mesmo nivel entre os dois, é qndo se falava em Gandalf o "Cinzento".. nao há duvidas de que Gandalf venceria essa possivel batalha! e sendo ele um maia e o Rei-bruxo apenas um espectro.......
 
Só mais uma coisinha, gente: Gandalf, O Cinzento deu cabo de um Balrog! Gandalf O Branco, então o mais poderoso istari da TM, não poderia ser derotado por um espectro do anel, quer ele fosse um númenoriano negro ou não!
Se fosse realmente necessário, Gandalf daria cabo não só do rei Bruxo, mas também dos outros oito (que morriam de medo dos altos elfos, como quando fogem ao som da tropa de Gildor no início do livro Sociedade do Anel).
Só mais uma coisinha: muito obrigado ao Galahan pelo post com trechos das cartas, em especial aquele da carta 316! Vou utilizar aquele trecho, com a sua permissão, numa discussão lá na Lista (desde jáconvido vcs a acompanharem lá!)
Abraço a todos e bom fim de ano!
 
Entendo mas tem a profecia de Glorfindel, isso deve ter alguma influencia no desfecho, ja que na profecia diz que ele nao seria morto por um homem.MAs homem na profecia se referia ao sexo masculino ou a raça dos homens?
Acredito eu que a profecia falava do sexo mascullino em si e nao da raça.Quanto ao Aragorn ter afugentado ele antes deve-se lembrar que ele, o Rei Bruxo, aumentou seu poder com a armadura que Sauron lhe deu ficando assim maior e mais forte do que jamais fora.
Pra completar lembremos que existia um encanto que o tornava imortal, e so foi quebrado pela espada encantada de merry, deixando assim um brecha pra Éowyn atacar.

Eu acredito que a profecia do Glorfindel se referia a raça humana, sendo assim Gandalf poderia ser a pessoa que mataria o Rei Bruxo. Não tenho dúvidas que Gandalf o venceria num combate, acho que até ele sabia disso pois quando Pippin foi busca-lo para salvar Faramir da loucura de Denethor Gandalf hesitou em ir mas logo em seguida foi dizendo que devido à isso (ele abandonar a batalha pra salvar Faramir) outros morrerão (talvez uma referência à morte de Théoden). Se Gandalf ficassse e enfrentasse o Rei Bruxo com certeza sairia vitorioso...
 
Olha, como já falamos isso em outro ponto, a profecia nem sempre quer dizer aquilo que está escrito. Não significa dizer qo pé da letra que o Rei Bruxo morreria pela mão de uma mulher. Gandalf não era um homem, então pode até ser que se ele matasse (e ele teria todo o poder pra isso) o Rei-Bruxo a profecia também estaria certa.

Ah, lembrado tambem que se um elfo matasse o Rei-Bruxo, a profecia também estaria certa. já que elfo não é homem...

Ah, se um hobbit matasse o Rei-Bruxo...bem...e por ai vai,.....

Mas acredito seriamente que Gandalf era muito mais forte que o Rei-Bruxo.
 
Eu creio que Gandalf teria completa vantagem sobre o Rei-bruxo, por mais que este fosse o chefe dos espectros, um feiticeiro bastante poderoso, mais ainda agora, pelos artifícios de Sauron. Pois, como foi discutido, Gandalf era um maiar, e seu poder se equiparia ao deSauron, se não fosse maior.
A graça da discussão seria o porquê dele não ter feito isso, e poupado Éowyn e Merry da quase-morte que ocorreu à eles.
Como também já foi discutido, Gandalf estava mais aqui como um sábio, do que como um mago, propriamente dito.Um sábio que sempre está no lugar certo nas horas certas, agindo e dando conselhos às pessoas certas.Se ele estivesse aqui para subjugar todos os inimigos, ele o teria feito ao encontrar os nove no topo da colina de Amon-sul, e poupado à todos, mas ele estava ali apenas para deixar os homens andarem com seus próprios pés.
 
Creio que nao seria bem assim Flamner, pois o proprio Gandalf diz nao poder atuar abertamente contra os nove d uma vez...Agora eu me pergunto, ateh onde se estende o poder do Rei-Bruxo, porque mesmo ele sendo quem é, foi afugentado por um homem estando na companhia de mais 3 nazgûl...Sera que ele era assim tao poderoso, ou sera que eu subestimo os poderes de Aragorn??
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo