1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Confronto entre o Rei-bruxo e Gandalf

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Haldis, 27 Dez 2006.

  1. Haldis

    Haldis Vento Sul

    Recentemente estava lendo a Enciclopedia Valinor e me deparei com um texto sobre o Rei Bruxo de Angmar:

    "Antes do amanhecer do dia 15, o grande aríete Grond foi usado para quebrar o portão principal da cidade, e o Rei-bruxo entrou na cidade sem ser desafiado, exceto por Gandalf . Antes da força de Gandalf ser testada, as cornetas de foram ouvidas e cerca de 6.000 de seus cavaleiros juntaram-se à batalha. Isto forçou o Rei-bruxo a sair para enfrentar a nova ameaça."

    E no mesma pag. mais abaixo esta:

    "Na adaptação no cinema de Perter Jackson, o confronto entre o Rei-bruxo e Gandalf também é rapidamente encerrado, mas não antes de Gandalf ser derrubado. Muitos fãs acreditam que isto deve-se apenas a um efeito dramático, mas alguns protestam que Gandalf, como um Maia, seria poderoso demais em relação a um Espectro, de modo que a cena é impossível."

    Alguns amigos entao me perguntaram :"Gandalf sendo tão poderoso poderia ter ajudado mais."
    Eu acredito que nao era a função do Gandalf lutar ali, e sim inspirar os homens a lutar por si msm. Mas a real duvida é:Se Gandalf lutasse contra o Rei Bruxo, tendo em mente a profecia de Glorfindel:"Não o persigam! Ele não retornará para esta terra. Muito distante ainda está sua destruição, e ele não cairá pela mão de um homem." Seria Gandalf capaz de derrotar tao feroz inimigo?
     
  2. Mellon, voce sabe que eles nao lutariam, se Gandalf seria capaz?
    Olha... Gandalf seria capaz de muitas coisas, mas ele soube se limitar a ponto de nao atrapalhar seus proprios seguidores, mas acho que Gandalf seria sim capaz de derrotar o Rei Bruxo, apesar dos apesares :)

    Mas nao sou capaz de dizer com certeza, espere os membros aqui virem com trechos da Enciclopedia falando algo sobre isso, e vamos ter mais informacoes ;)
     
    Última edição: 27 Dez 2006
  3. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Aqui há um pouco sobre o assunto:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Embora nesse trecho isso fique bem claro, eu acho Gandalf poderia derrotar o Rei-Bruxo sem problemas muito grandes. Pois além de Gandalf estar mais poderoso do que esteve desde a última vez que lutaram, vale a pena lembrar que o Rei-Bruxo foi derrotado por Éowyn (com ajuda de Merry); que embora lutasse bem e tenha demonstradado coragem e habilidades, não era poderosa. E também deve-se lembrar que Aragorn afugentou sozinho o Rei-Bruxo e mais 4 espectros no Topo do Vento, quando eles atacaram os hobbits.
    Portanto, com Gandalf já havia se tornado "O Branco" na batalha de Minas Tirith, acho que já estava mais poderoso que o Rei-Bruxo de Angmar.
     
    Última edição: 27 Dez 2006
  4. Müller

    Müller Eorlingas

    Creio que Gandalf derrotaria o Rei Bruxo. Lembrando que Gandalf era um Maiar, assim como Sauron: seres de grande poder, capazes de assumir várias formas, corpóreas ou não.

    Porem quando viera para a Terra Média, Gandalf e os outros magos, vieram sujeitos a morte física e com os poderes diminuidos, pois deviam agir apenas indiretamente com relação aos Povos Livres.
     
  5. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Gandalf seria capaz de derrotar-lo sim...
    Por alguma razao ele era Gandalf o Branco...
    O Gandalf(na minha opiniao) teria muito mais poder do que e mostrado no filme ou no livro...
    Acho que o "verdadeiro" Gandalf nunca deu a cara...
    Ele, por ser maia, dispunha de bastante poder...
    O Rei Bruxo nao teria a minima hipotese...
    No maximo daria um bom combate...
    *yams*
     
  6. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Olá a todos! Eu acredito que talvez Gandalf derrotasse o Rei dos Bruxos. Digo talvez, pois, conhecendo a esperteza de Sauron, a luta serviria somente para revelar a extensão dos poderes do mago. E ele sabia que se entrasse num confronto com o bruxo, rapidamente Sauron mandaria os outros oito para enfrentá-lo. Ou seja, aquilo que Gandalf mais temia aconteceria ali, nos campos do Pelennor, a sua Queda. Agora, se Gandalf sabia da presença de Éowyn na batalha ou de Merry, não sei dizer.
     
  7. Kasuga-san

    Kasuga-san Sou apenas um

    mas mesmo q ele soubesse q Merry e Éowyn estavam lá ele não saberia q eles derrotariam o Rei-bruxo... saberia???
    quero dizer: só se sabia q não seria um homem, só isso.

    mas quanto ao poder de Gandalf, acho eu q ele estava lá para incitar as pessoas a lutar e para auxilia-las, mesmo pq, se Gandalf fizesse tudo sozinho (se tivesse poder para isso) como as coisas ficariam quando ele fosse embora?

    outra coisa: eu não sabia q ele era um maia 8-O
     
  8. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Talvez soubesse que ele cairia naquele dia; não como e por quem.

    É bem possível que ele falhasse se tentasse usar seus poderes para subjugar Sauron, pois como foi dito no Conselho de Elrond todos os poderosos da T-m podiam ser corrompidos pelo Um Anel, e um dos caminhos para a queda é o uso da força ou da coação.

    É verdade, no Silma há uma breve descrição dele como um dos maiores entre os maiar e seu nome veradeiro era Olórin. Grande parte de sua sabedoria ele aprendeu com a Valier Niena.
     
  9. Haldis

    Haldis Vento Sul

    Entendo mas tem a profecia de Glorfindel, isso deve ter alguma influencia no desfecho, ja que na profecia diz que ele nao seria morto por um homem.MAs homem na profecia se referia ao sexo masculino ou a raça dos homens?
    Acredito eu que a profecia falava do sexo mascullino em si e nao da raça.Quanto ao Aragorn ter afugentado ele antes deve-se lembrar que ele, o Rei Bruxo, aumentou seu poder com a armadura que Sauron lhe deu ficando assim maior e mais forte do que jamais fora.
    Pra completar lembremos que existia um encanto que o tornava imortal, e so foi quebrado pela espada encantada de merry, deixando assim um brecha pra Éowyn atacar.
     
  10. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Bom, analisando o que Tolkien diz em suas cartas vemos que se o Professor acreditava que Ganfalf seria o único capaz, talvez, de sobrepujar Sauron uma vez que
    Com isso vê-se que Tolkien via o confronto entre Gandalf, o Branco e Sauron seria no mínimo equilibrado, sendo que a posse do Um Anel seria decisivo para a vitória de um deles.

    Agora, em comparação a Sauron, o Rei Bruxo tinha poder muito inferior. Embora na Batalha de Pellenor

    sua força era meramente derivativa. Se Gandalf era um oponente à altura de Sauron, claro que poderia derrotar o Rei Bruxo.

    Entretanto, esse não era o objetivo de Gandalf. Tolkien diz

    O poder de Gandalf acabou sendo maior do que do Rei Bruxo ou mesmo de Sauron por ele ter sido fiel ao princípio de guiar ao invés de usar sua própria força. ;)
     
  11. Gandalf era genial cara, as frases dele (que o professor criou), o que ele fazia, suas virtudes, seus metodos, seu gento de se doar a batalha e aos seus amigos, foi o primeiro a concordar ir com Frodo e ja temia que ele quisesse assumir esse peso, por isso tenho ele como meu personagem favorito, nao porque ele foi popular, etc, porque ele foi o grande personagem, que "ditou" a resistencia de Gondor e foi decisivo e lider em boa parte da aventura, ele que inspirou Frodo, ele que foi o principal lider na batalha diante da Cidade Branca. Gandalf foi uma criacao maravilhosa de Tolkien, acho que ninguem discorda disso.
     
  12. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Se de fato se desse o duelo, não tenho dúvidas de que Gandalf se sairia vitorioso. Por maior que fosse o poder do Rei Bruxo, transformado pelas próprias artes de Sauron, não menor era o poder de Gandalf, como um maia e na Terra-média como O Branco. Mas acho que até mesmo Tolkien evitou esse combate, para evitar polêmica e assuntos complicados, como o da proibição (ou pelo menos não indicação) aos istari de enfrentar as forças de Sauron com as próprias e a fidelidade de Gandalf à sua missão, que era a de, particularmente na situação da batalha, comandar e reacender os corações desesperados.
     
  13. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Não vou me meter no assunto de forma direta, só dar um pitaco mesmo:

    Pessoal uma PROFECIA é uam visão (vislumbre) do FUTURA. A profecia não DETERMINA o que vai acontecer, ela apemnas DESCREVE. Quando a profecia sobre o Rei Bruxo foi feito não fo lançado um DESTINO pra ele, apenas foi dito o que iria ocorrer no FUTURO: ele iria perecer, e não seria pelas mãos d eum Homem.

    Profecias são meio enigmáticas sempre (na Mitologia mundial vc NUNCA acha uma só que seja bem clara... ao menos não as dignas de nota! ehheheheheheh), Tolkien apenas adaptou isso para sua história.
     
  14. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    o poder de Gandalf aumentou muito desde que se tornou o "Branco".. qndo se fala em mesmo nivel entre os dois, é qndo se falava em Gandalf o "Cinzento".. nao há duvidas de que Gandalf venceria essa possivel batalha! e sendo ele um maia e o Rei-bruxo apenas um espectro.......
     
  15. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

  16. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Só mais uma coisinha, gente: Gandalf, O Cinzento deu cabo de um Balrog! Gandalf O Branco, então o mais poderoso istari da TM, não poderia ser derotado por um espectro do anel, quer ele fosse um númenoriano negro ou não!
    Se fosse realmente necessário, Gandalf daria cabo não só do rei Bruxo, mas também dos outros oito (que morriam de medo dos altos elfos, como quando fogem ao som da tropa de Gildor no início do livro Sociedade do Anel).
    Só mais uma coisinha: muito obrigado ao Galahan pelo post com trechos das cartas, em especial aquele da carta 316! Vou utilizar aquele trecho, com a sua permissão, numa discussão lá na Lista (desde jáconvido vcs a acompanharem lá!)
    Abraço a todos e bom fim de ano!
     
  17. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Eu acredito que a profecia do Glorfindel se referia a raça humana, sendo assim Gandalf poderia ser a pessoa que mataria o Rei Bruxo. Não tenho dúvidas que Gandalf o venceria num combate, acho que até ele sabia disso pois quando Pippin foi busca-lo para salvar Faramir da loucura de Denethor Gandalf hesitou em ir mas logo em seguida foi dizendo que devido à isso (ele abandonar a batalha pra salvar Faramir) outros morrerão (talvez uma referência à morte de Théoden). Se Gandalf ficassse e enfrentasse o Rei Bruxo com certeza sairia vitorioso...
     
  18. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Olha, como já falamos isso em outro ponto, a profecia nem sempre quer dizer aquilo que está escrito. Não significa dizer qo pé da letra que o Rei Bruxo morreria pela mão de uma mulher. Gandalf não era um homem, então pode até ser que se ele matasse (e ele teria todo o poder pra isso) o Rei-Bruxo a profecia também estaria certa.

    Ah, lembrado tambem que se um elfo matasse o Rei-Bruxo, a profecia também estaria certa. já que elfo não é homem...

    Ah, se um hobbit matasse o Rei-Bruxo...bem...e por ai vai,.....

    Mas acredito seriamente que Gandalf era muito mais forte que o Rei-Bruxo.
     
  19. Flamner

    Flamner Usuário

    Eu creio que Gandalf teria completa vantagem sobre o Rei-bruxo, por mais que este fosse o chefe dos espectros, um feiticeiro bastante poderoso, mais ainda agora, pelos artifícios de Sauron. Pois, como foi discutido, Gandalf era um maiar, e seu poder se equiparia ao deSauron, se não fosse maior.
    A graça da discussão seria o porquê dele não ter feito isso, e poupado Éowyn e Merry da quase-morte que ocorreu à eles.
    Como também já foi discutido, Gandalf estava mais aqui como um sábio, do que como um mago, propriamente dito.Um sábio que sempre está no lugar certo nas horas certas, agindo e dando conselhos às pessoas certas.Se ele estivesse aqui para subjugar todos os inimigos, ele o teria feito ao encontrar os nove no topo da colina de Amon-sul, e poupado à todos, mas ele estava ali apenas para deixar os homens andarem com seus próprios pés.
     
  20. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Creio que nao seria bem assim Flamner, pois o proprio Gandalf diz nao poder atuar abertamente contra os nove d uma vez...Agora eu me pergunto, ateh onde se estende o poder do Rei-Bruxo, porque mesmo ele sendo quem é, foi afugentado por um homem estando na companhia de mais 3 nazgûl...Sera que ele era assim tao poderoso, ou sera que eu subestimo os poderes de Aragorn??
     

Compartilhar