• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conflito Rússia e Ucrânia

Acho que vai ser o contrário. O real tende a valorizar no meio dessa bagunça, desde que o Bolsonaro fique caladinho e não se meta onde não deve.
 
Acho que vai ser o contrário. O real tende a valorizar no meio dessa bagunça, desde que o Bolsonaro fique caladinho e não se meta onde não deve.
jim GIF
 
acho que o Bozo não vai perder oportunidade de fazer / falar m...


Ele quer é ganhar a eleição, e vai tentar tirar leite de pedra para manter aquela base fanática dele. Para saber o tipo de "raciocínio" desses aí basta ver o twitter do Ricardo Salles.

(imagem de uma pessoa que fez isso)
mqdefault.jpeg

Acho que o power struggle da Russia é razoavelmente claro e previsível: o Putin só quer reafirmar para "o Oeste" que a Russia ainda é uma potência e que não se deve mexer com ele. Só isso. É um recado e um limite: nada de chegar perto demais, nada de me menosprezar. E o timing foi crucial também, já que com um wild card maluco do Trump como presidente dos EUA ele não ousaria começar uma guerra - o Trump é maluco e imprevisível. Já o Biden é um cara do bom senso, o que torna ele previsível (reliable and sensible). Outros diriam "fraco", mas eu não penso assim. Eu acho que ao invés de pregar por mais malucos para "mostrar força" à frente de governos, é melhor ter umas pessoas com bom senso como o Biden. Quisera que o Putin e o Bozo também sejam substituídos por governantes de bom senso, "chatos e previsíveis". Outro grande fator foi a saída da Merkel - a meu ver, aliás, o fator que foi mais decisivo, vide que o Biden está há um tempo já no poder mas foi a Merkel sair que não deu 2 meses para o Putin declarar guerra e invadir um território na Europa, trazendo guerra para a Europa pela primeira vez desde a segunda guerra!

Mas o Putin não tem nada a ver com o Bozo nem com o Trump, exceto por ser do tipo que tem ticket pro inferno. O cara é do mal. Mas ele é inteligente, calculista, racional. Esperou o momento certo para mostrar a que veio. O Trump era um fator que impedia/atrasava a guerra por um mau motivo, a Merkel era um fator que impedia/atrasava a guerra por um bom motivo.

O pior a meu ver nem é a Russia nem o Putin, e sim a China.

A Russia está fazendo isso tudo para berrar ao mundo: eu não aceito ir para a série B! Já a China pode entrar nessa não só para ficar na série A, mas para sair campeã, coisa que a Russia nem poderia sonhar em fazer.

A gente depende MUITO da China. TODOS nós. Em TODOS os países. Não subestimem o poder de cacarecos chineses - eles são a BASE da nossa sociedade. Até agora a China soube ganhar de mansinho. Agora aparece a Russia, uma aliada estratégica, fazendo guerra para reconquistar um território historicamente relacionado ao seu povo e que vinha se aproximando perigosamente do ocidente... Tipo Taiwan. Já serve até de precedente para quando a China resolver não aceitar quieta a perda de Taiwan. Mas a China tem o poder todo que a Russia não tem, ela tem gente, dinheiro, MUITA GENTE, muita indústria, é a fornecedora do mundo todo para basicamente qualquer coisa.

Veremos.


OBS. Sobre o real, vai saber. A tendência era o euro cair, mas o real pode cair junto graças a nosso palhaço-in-chief. O dolar não sei.
 
Eu também tendo a ver a China como um poder maior do que a Rússia, em termos de projeção econômica. Russia e EUA são poderes em eclipse, monstros militares, mas a base da economia russa está no seu próprio território e no de seus aliados e os EUA representam um imperialismo que já não consegue mais se sustentar. Essa aliança com a China é proverbial para a Rússia.

Mas não acho que o Biden tenha bom senso, ele é uma raposa velha e tão sanguinolento quanto o Putin, ou seja, não é nada fraco. Ele está amargando erros, apenas, tem sido derrotado. Toda essa questão da Ucrânia, por exemplo, foi agravada por ele porque era a chance de incentivar a queda de Putin, mas ele errou a mão, chegou tarde e subestimou Putin: erro fatal. Parece que o fiasco da retirada de tropas do Afeganistão não foi lição o bastante. Ele apostou alto na queda do presidente russo, e perdeu a Ucrânia, e pode ser o começo de uma nova era de desconfiança europeia quanto aos EUA, mas por enquanto todos ainda dependem dos.States.

Biden só não é mais confiável para os aliados porque tem calculado mal e perdido as apostas, mas ele está totalmente no jogo.
 
Os protestos de 2014 foram pró-UE, organização de princípios e funcionamento completamente opostos ao nazismo, e desembocaram atualmente num presidente judeu e num parlamento com poucas (uma, até onde sei) cadeiras ocupadas pela extrema-direita. Acho forçar demais a barra sugerir que o neonazismo é um fator representativo seja dos protestos, seja da Ucrânia atual. Aliás, se tem algum grande ator ali próximo do fascismo dos anos 30, é justamente Putin.

Concordo que tem um quê de ficcional esse panorama de países como entes individuais que fazem livres escolhas e associações entre si . Mas é um panorama liberal que emergiu no mundo ocidental, e tem funcionado na Europa, trazendo paz e prosperidade para um continente que anteriormente era minado por guerras. Se eu fosse ucraniano, preferiria muito mais integrar essa ordem, do que estar sob a forte influência russa. Mas isso Putin não aceita. Desde 91, a Ucrânia foi recepcionada como um país independente, e já na URSS era uma república distinta da república russa. Não tem cabimento, 30 anos depois, Putin falar que não deveria ser assim, e invadir o país. Isso mesmo se o presidente ucraniano tivesse tomado o poder ditatorialmente, o que não é o caso.

Mas gostaria de parabenizar a esquerda da Valinor: conseguiu fazer com que eu, por uma fração de segundo, simpatizasse com Omykron. O baguio é doido...
 
Última edição:
O que importa mesmo é que a Europa tá de novo com o combo completo: frio, fascismo, peste e guerra.
Um exemplo de civilidade pro mundo. Estão sempre de parabéns.
 
Belo e moral, Putin segue sendo o maior líder do século XXI. E bem feito pro Zelensk e pra todo esse governo ilegítimo, Russia vai fazer o que deve para se defender da ameaça de uma OTAN em sua fronteira.
E que fique o aviso do Putin para os demais governos:

“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”

Pelo noticiado até aqui, a maioria dos ataques são em comandos militares ucranianos, e já tem relatos de soldados ucranianos deserdando. Se prometiam uma grande resistência, na prática vemos exercito sendo desmontado em horas. Se nem mesmo os ucranianos querem morrer por Kiev, imagina o povo da OTAN.

E segue o questionamento: Por que não houve tanta condenação e comoção da comunidade Internacional, e muito menos sanções aos EUA e seus aliados em suas seguidas invasões e ataques em dezenas de países? Russia malvadona por não querer mísseis norte-americanos em sua fronteira, mas EUA só levando a liberdade aos povos? Chorem mais que tá pouco.
Acho que é mais do que "não querer mísseis em suas fronteiras". Não querem também esforços de engenharia social pró-Ocidente na Ucrânia, até porque a integração ucraniana e georgiana à OTAN é algo que ficou em aberto para um futuro indefinido naquela declaração em 2007. Se fosse só por isso, creio que valeria mais a pena fazer uma ocupação militar "soft" e permanente da fronteira com uns 30 mil soldados, criando vantagem operacional caso Kiev desse qualquer passo adicional em direção a mais cooperação com o Ocidente.

Por mais que Putin cite as raízes históricas comuns dos dois países, é fato inconteste que, do ponto de vista subjetivo, já existe identidade nacional ucraniana. Os ucranianos se sentem ucranianos, e não russos, o que faz com que uma reunificação com a Rússia ou a vida como um estado-satélite lhes seja inaceitável. E já que ele não pode ser amado pela população do país do Mar Negro, resta a ele ser temido, de forma que a população da Ucrânia passe da eurofilia militante à apatia absoluta.

E eu não entendi porque Zelensky seria um presidente ilegítimo, já que ele chegou ao cargo no segundo pleito após o Euromaidan. Putin, if anything, ampliou a margem eleitoral do campo pró-europeu, já que Luhansk, Donetsk e a Crimeia, fonte de votos pró-Moscou, deixaram de participar das eleições ucranianas desde então.

Sobre Estados Unidos, é verdade, mas nos dois casos mais relevantes do pós-Guerra Fria - Afeganistão e, duas vezes, o Iraque - os americanos atacaram países pária do mundo. O Afeganistão por ser um celeiro incontrolável de ameaças terroristas capazes de prover riscos à segurança do Ocidente, da Rússia, da China e do Oriente Médio, e o Iraque de Saddam por ter conseguido a proeza de ser inimigo da Arábia Saudita, de Israel e do Irã simultaneamente.
 

O eterno bunda-mole. Antes se ajoelhava pra chupar o pau do Trump e dizia amém pra tudo que ele fazia; agora vai fazer o mesmo com o Putin. De quem ele será a putinha, depois disso? Da China? :hxhx:
 

O eterno bunda-mole. Antes se ajoelhava pra chupar o pau do Trump e dizia amém pra tudo que ele fazia; agora vai fazer o mesmo com o Putin. De quem ele será a putinha, depois disso? Da China? :hxhx:

Cá entre nós... se for pra falar merda, como fez o Mourão ao defender o uso da força contra a Rússia, acho que causa menos dano o Bozo ficar quieto mesmo. rsrs
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo