• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[CONFIRMADO] - Livro do Curso de Quenya

Deriel

Administrador
Esta é uma espécie de "tudo o que você gostaria de saber" sobre o projeto do Curso de Quenya em Formato Livro e eu vou tentar colocar claramente todas as informações e decisões que temos até agora e detalhar as opções do que ainda está um pouco nebuloso.

1) Qual a idéia do Curso de Quenya em Formato Livro?
Não é segredo nenhum que a Valinor está sempre buscando nossas possibilidades de suprir o fandom tolkieniano brasileiro com mais, melhor e mais acessíveis informações sobre todos os aspectos da obra de Tolkien. E temos verificado que o Curso de Quenya da Ardalambion é uma das seções que mais atrai atenções e interesse, mas também uma que frusta o pessoal, pois ler no computador é bem ruim e imprimir todas as páginas do curso leva quase á falência qualquer pessoa. A idéia inicial eram apostilas prontas pro pessoal, umas 100, mas o custo individual (cerca de R$30,00) se mostrou proibitivo. Ao invés de desistirmos (a maldição dos que insistem em pensar pequeno) analisamos a possibilidade de um livro, como pouco esperança, mas não é que se mostrou viável? Para uma tiragem de 1.000 exemplares o custo individual fica por volta de R$ 15,00, dependendo de quantidade de páginas, qualidade da capa e do miolo e outros detalhes. Então, por que não fazer?

2) O Curso de Quenya vai ser retirado da Ardalambion?
Não, o Curso de Quenya continuará lá, bonitinho, em PDF, gratuito, para todos que desejarem obtê-lo e sendo revisado se e quando surgir necessidade. A existência do livro não descarta de forma alguma a existência do download gratuito em PDF

3) De onde o dinheiro?
Este é o nosso atual maior problema. A tiragem total vai sair por volta de R$ 13.500,00. Logicamente não temos todos esse dinheiro. O que temos pode ser conferido nas prestações públicas de contas de abril/2004 e maio/2004 e não é muito. A nossa atual editora vai financiar o restante do dinheiro, como um investimento a longo prazo.

4) Qual o tamanho do livro?
Esse foi o aspecto que mais nos surpreendeu. Esperávamos algo em torno de 300 páginas, mas depois da editoração infelizmente o total gira de 450 e 550 páginas, dependendo do tamanho da fonte e do espaçamento de linhas utilizados. Com a atual configuração, extremamente provável de ser a final, utilizando fonte Garamond 11 com entrelinhas 13, o total de páginas deve ficar em 520.

Página de 14 x 21 cm
Margem lateral, esquerda e direita: 1,5 cm
Margem Superior e inferior: 2 cm
Fonte Garamond
Papel Pólen Soft 80 g/m


5) Qual a qualidade do livro?
Capa quatro cores (isso quer dizer que não há restrições para a capa, ou seja, conseguiremos representar toda e qualquer arte que desejarmos, papel Pólen Soft 80 g (também conhecido como "aquele papel amarelinho de melhor qualidade, anti-reflexivo), acabamento costurado. Vou dar um exemplo prático de livro com exatamente esta característica, se alguém tiver o livro poderá conferir:
As Mil e Uma Noites (2 volumes), Ediouro


6) Qual é o nome da editora?
Editora Arte & Letra.


7) Quando sai o livro?
O lançamento oficial será no Encontro Nacional Valinor, nos dias 4 e 5 de setembro de 2004, a não ser que algum imenso imprevisto aconteça


8) Enfim, qual o valor final do livro para o comprador final?
R$ 15,00 por livro, preço final ao comprador


9) Como vai ser possível obter o livro?
De cinco formas.
a) Nas cidade de Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro teremos pessoas da Equipe Valinor com exemplares para pronta-entrega, em mãos, com pagamento à vista em dinheiro (Pô, vai querer parcelar 15 reais?).
b) Para as demais cidades (ou para aqueles que preferirem, o sistema será envio por encomenda simples (entre R$ 3,00 e R$ 7,00 de custos) ou SEDEX, à escolha e custas do comprador e o pagamento será por depósito bancário.
c) Através da editora, em Curitiba
d) Nos pontos de venda que a editora disponilibilizar os livros (ainda em estudo, mas é possível que o livro esteja disponível em algumas livrarias)
[a confirmar]e) Em uma loja virtual da editora, com Cartão de Crédito (taxa de Cartão e frete por conta do comprador)

10) Vai ter pré-venda?
Sim. Pré-venda e lista de reserva, mas não antes de termos entregue para a gráfica produzir o livro, o que deve acontecer no início de julho. Na pré-venda o comprador paga antecipadamente pelo livro, recebendo-o tão logo o mesmo esteja pronto, com máxima prioridade. Na lista de espera o comprador comunica um desejo de obter o livro, mas não paga antecipadamente.

Todos os cadstrados em pré-venda serão atendidos primeiro, seguidos daqueles em lista de espera depois passando aos demais interessados.


11) Como posso ajudar?
Divulgando e divulgando. Quanto mais gente ficar sabendo e comprar o livro, melhor, pois mais livros sairão. Disponibilizaremos cartazes e folhetos pra serem impressos e colocados em gibitecas, lojas de RPG, universidades, enfim, onde exitir público alvo. Estaremos divulgando pesadamente em todos os meios que a Valinor dispõe, também disponibilizaremos cartazes e banners para os interessados, faremos um presse relase e divulgação pesada na imrensa nacional


12) O que vocês ganham com isso?
O mesmo que todos vocês: o Livro de Quenya! Nossa meta é sempre produzir material que nós, como fãs de Tolkien, gostaríamos de possuir! E, repetindo: a Valinor não possui lucro algum. Os custos de produção não serão os mesmos do de venda, por motivos práticos. A diferença é necessária para se evitar prejuízos e para ser aplicado nos próximos livros a serem publicados.

Mas, repido e reafirmo: nem a Valinor nem a editora terão lucro algum com os livros.


13) Existem mais livros em vista?
Sim, existem. Temos pelo menos mais 5 possibilidades em vistas, todas dependendo da vendagem desse primeiro volume, do Curso de Quenya.

14) Como vai ser a capa?
Dentro de 10 dias divulgamos :D

15) O que eu posso fazer?
Pode ajudar montando banners e posteres de diversos tamanhos e enviando pra valinor@valinor.com.br ANTES de divulgar. A gente dá uma olhadinha, aprova o layout, ajuda nos detalhes e boas. Cartazes são muito bem vindos, daqueles que as pessoas podem imprimir umas cópias em casa e distribuir entre os locais que frequenta. Quanto mais divulgação, melhor.

Envie a notícia para seus colegas, amigos e comunidades que participa (peça autorização antes!).

16) Cade o press release oficial?
Junto com a capa :D


17) Tenho outra dúvida...
Poste aqui ou envie diretamente para bettega@valinor.com.br que eu a responderei e/ou corrigirei a questão que provocou dúvidas.
 
Valeu Deriel !!!!!!

Deriel disse:
mas é possível que o livro esteja disponível em algumas livrarias)

Se for possivel, quais livrarias ? De Curitiba aí mesmo, ou algumas outras espalahadas no Brasil ? Bem, se vc sabe, meu pai tem uma livraria e tipo... sei lá... daria p/ mim ter p/ vender p/ ajudar, não é ? :roll:


Deriel disse:
Temos pelo menos mais 5 possibilidades em vistas, todas dependendo da vendagem desse primeiro volume, do Curso de Quenya.

:grinlove: quais seriam as linguas ? :mrgreen: Sindarin seria o 2º, não é ? e depois, alingua negra ? nossa....

:mrgreen:
 
Re: Valeu Deriel !!!!!!

Sr. Cachopardo disse:
Deriel disse:
mas é possível que o livro esteja disponível em algumas livrarias)

Se for possivel, quais livrarias ? De Curitiba aí mesmo, ou algumas outras espalahadas no Brasil ? Bem, se vc sabe, meu pai tem uma livraria e tipo... sei lá... daria p/ mim ter p/ vender p/ ajudar, não é ? :roll:

Uhum, claro, basta conversar com a editora
 
Re: Valeu Deriel !!!!!!

Deriel disse:
Sr. Cachopardo disse:
Deriel disse:
mas é possível que o livro esteja disponível em algumas livrarias)

Se for possivel, quais livrarias ? De Curitiba aí mesmo, ou algumas outras espalahadas no Brasil ? Bem, se vc sabe, meu pai tem uma livraria e tipo... sei lá... daria p/ mim ter p/ vender p/ ajudar, não é ? :roll:

Uhum, claro, basta conversar com a editora

Só uma coisa Deriel, afinal de contas qual é o nome da editora ? :o?: E qualquer coisa, mais p/ frente eu falo com vcs e tal... :roll:


:grinlove:
 
Re: Valeu Deriel !!!!!!

Sr. Cachopardo disse:
:grinlove: quais seriam as linguas ? :mrgreen: Sindarin seria o 2º, não é ? e depois, alingua negra ? nossa....

:mrgreen:

Esqueça a língua negra. Além de não ser tão atrativa como as línguas élficas, não há material suficiente para um livro. O que existe está aqui.
 
5) Qual a qualidade do livro?
Capa quatro cores (isso quer dizer que não há restrições para a capa, ou seja, conseguiremos representar toda e qualquer arte que desejarmos, papel Pólen Soft 80 g (também conhecido como "aquele papel amarelinho de melhor qualidade, anti-reflexivo), acabamento costurado. Vou dar um exemplo prático de livro com exatamente esta característica, se alguém tiver o livro poderá conferir:
As Mil e Uma Noites (2 volumes), Ediouro

Poutz, quando vc disse papel pólen eu pensei EXATAMENTE nesse livro.

Enim devo acabar o meu cartaz amanhã e passo pro e-mail.

gostei de saber que vai sair mesmo :mrgreen:
 
Valeu mesmo seus esforços Deriel! Tão logo esteja disponível o livro comprarei o meu!!! :D :D
:aham: O mais legal é que enquanto aumento e melhoro meus conhecimentos ajudo também a Valinor que amo muito! E isso me faz muito feliz! :D É muito bom saber que existe como vocês que fazem a Valinor e que como fãs visão ajudar os fãs e não tirar proveitos de nossos humildes bolços, :( como muitos o fazem.

Muito obrigada por esse tão maravilhoso presente (Valinor e livro do curso de Quenya)
 
Hyarmen Heru Ð disse:
A arrecadação desse dinheiro terá que fim? Apenas o pagamento dos custos do Livro?
O Deriel já arrespondeu isso, eles não vão ter nenhum lucro com as vendas.
 
Parabéns ao Deriel é uma grande iniciativa o Livro de Quenya!

E posso dizer por parte da editora que ela está animada para tentar publicar outros livros sobre Tolkien ou até do Tolkien. Claro que é uma tarefa complicada e tudo ainda não passa de estudos, mas o interesse existe.
 
AAAAaaah !!
Parabébns pra todos aih envolvidos!! estpu muuuito contente por sair um livro sobre isso ( :grinlove: livros :grinlove: ) ver no computador dá dor de cabeça, até desisti...
Mas então, como faço para entrar na lista de espera?
 
Super legal.
Baixei o curso, mas comprar todas aquelas folhas pra imprimir...
Tive que usar umas velhas, amarelas, deu um efeito especial...
Mas com o livro vai ser bem melhor.
:clap:
 
Bom, se a Valinor não pretende ter lucro e se também não tem capital para bancar custos, uma sugestão para o futuro é verificar uma dessas editoras que oferecem edições individualizadas. Basicamente o livro está disponível para compra pela internet, mas é impresso 'um a um' conforme chegam os pedidos de compra. Dessa maneira o capital inicial (!) necessário é mínimo. Tenho um conhecido que usa esse processo com uma editora americana. O custo de cada exemplar fica em $ 7 (preço de capa $ 25).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo