• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Config de placa de som no MS-DOS

Gildor

Usuário
Seguinte: eu tenho um Pentium III 700, com placa de som Sound Blaster 16 (básica). Como alguns sabem, sou fissurado em jogos pra DOS, como Doom e Duke Nukem 3D. Como instalei o Win XP... altos problemas pra conseguir jogar.

No XP, tudo funciona bem, com som e tudo mais. Só que com 5 minutos de jogo, ele fecha sem aviso. :eh:

Aí eu fiz um disco de boot, e passei a iniciar o micro por ele. O jogo roda beleza, mas... o som não funciona. Peguei o CD de instalação da placa, e não achei o driver pra DOS. Procurei na net, e achei um driver supostamente funcional. Mas aí, um novo problema: ele passou a não enxergar a minha placa. Mas ela tá lá, o Win consegue usar a placa na boa.

Alguém já passou por isso? :|
 
gildor, não sei se pode ser isso, mas acho que o dos não se dá muito com o pnp (plug-and-pRay)
teria que dá um jeito de definir o irq, o dma e o end. da placa, mas não sei como fazer isso com placas pnp
 
Putz, SB 16? Eu tinha uma, talvez ainda tenha os discos...

Mas eu lembro que no autoexec tinha que ter algo do tipo:
Código:
SET BLASTER=A220 I5 D1

ADDRESS 220h
IRQ 5h
DMA 1h

É claro que esses valores vão depender dos jumpers na placa... E eu lembro que no CONFIG.SYS ia uma linha de DEVICE com o driver, tipo SB___.SYS.
 
Deriel disse:
Usa o modo de compatibilidade 16 bits do XP, não precisa de disco de boot não

Mas isso aí funciona com os drivers? Achei que era só pro nível de execução do usuário...

Acho que o XP não tem como fazer muito milagre nesse caso: se o jogo fizer alguma chamada ao Driver DOS, será que haverá algum "thunk" ou "hook" para o driver NT? Acho possível, mas também acho difícil alguém da Sound Blaster ou mesmo da Microsoft perder tempo tentando fazer essa compatibilidade, sendo que seria usado pouquíssimas vezes...

Eu conheço algo nesse estilo, só que nos drivers para WIN9X, com emulações de SB, Crystal e Windows Sound System... E com uma ajudinha do hardware... :mrgreen:
 
eu tenho essa placa.

Bem, a minha não é pnp, e precisa de uma pasta (sugestivamente chamada "SB16") com alguns drivers. Mas tb me lembro daquela linha ali:

SET BLASTER=A220 I5 D1

isso estava no meu autoexec. Agora não lembro.
 
só que essa linha só funciona se a placa estiver no endereço 220, com a irq 5 e dma 1.
nas placas não-pnp isso é configurado por jumpers, e nas pnp isso é feito por software (no caso, o Windows)
tem achar algum programa que defina um end, irq e dma na placa pra poder usar esse "SET BLASTER"
 
Usa o modo de compatibilidade 16 bits do XP, não precisa de disco de boot não
Eu usei, e funcionou lindamente por uns 40 minutos. Depois o micro simplesmente reiniciou. Uma versão XP do velho GPF. :eek:

nas placas não-pnp isso é configurado por jumpers, e nas pnp isso é feito por software (no caso, o Windows)
tem achar algum programa que defina um end, irq e dma na placa pra poder usar esse "SET BLASTER"

O driver que eu catei na net é esse que fica na pasta SB16... mas não funciona. Acho que isso aí que o Rafael falou é o que tá acontecendo no caso. :?

:smile que chora:
 
Gildor disse:
Usa o modo de compatibilidade 16 bits do XP, não precisa de disco de boot não
Eu usei, e funcionou lindamente por uns 40 minutos. Depois o micro simplesmente reiniciou. Uma versão XP do velho GPF. :eek:

Compatibilidade com tudo, inclusive com os GPF :obiggraz: Mas se fuçar mais um pouco tem como isolar o processo na memória, impedindo que ele faça essa sbarbaridades :mrgreen:
 
não daria para c fazer uma partição e colocar o dos nela e daih rodar direto de lah qdo for jogar? (eh mais mão de obra + n sei se não facilita e tal... bom de qq forma n entendo de nada de SO.. acho ateh q vo estudar um pokinho disso :tsc:
 
não daria para c fazer uma partição e colocar o dos nela e daih rodar direto de lah qdo for jogar?

Daria... mas faria o mesmo efeito que eu já tenho hoje, quando dou um boot pelo disquete.

A única saída seria mesmo descobrir como configurar a placa de som no DOS. :tsc:
 
ah! n entendo de hardware e suas configurações =((( se algueim souber alguns sites úteis para iso avise =)
 
A solucao ideial eh: Compra uma PLACA NOVA!!!

hehehe, ow, se bem que eu acho que esse eh a minha, se nao eh a 16 eh a 32...
essa placa eh mtooo antiga kra!

Vamos fazer uma vaquinha e comprar uma X-Game Live?
 
Gildor disse:
No XP, tudo funciona bem, com som e tudo mais. Só que com 5 minutos de jogo, ele fecha sem aviso.

O problema dele no WinXP não é o som. Som é problema só no DOS. Assim, a única diferença em comprar uma placa nova seria excluir qualquer possibilidade de jogar pelo DOS com som. Ou seja: não resolve.

Gildor, tua placa é pnp ? Pq se não for, vai cutucando os jumpers 8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo