• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário literário

Não sabia onde postar, então vai aqui mesmo. Assunto que principalmente o pessoal mais da antiga lembra.
Estou lendo SdA na nova tradução da HarperCollins e quando cheguei no famoso trecho do anel do Saruman, fui dar uma olhada na minha edição da Martins Fontes, com a certeza de que não encontraria tal trecho lá. Para minha surpresa todo o trecho do encontro do Gandalf com o Saruman, onde o Gandalf cita o anel do Saruman, está na minha edição da Martins Fontes. Alguém sabe quando a Martins Fontes corrigiu isso? Pessoal aí que leu SdA recentemente, reparou se o anel do Saruman estava lá? Estou aqui pensando se parei de me atualizar sobre esse assunto oito anos atrás. Mas acredito que pagaram alguém só pra colocar esse parágrafo lá, pois passei os olhos e vi outros velhos erros.
Então pra não perder o foco do tópico, CONFESSO que eu tenho uma edição de SdA enfeitando a estante (já tinha lido, comprei pra ter) há mais de 5 anos e poderia ter defendido a Martins Fontes quando algumas vezes foi falado aqui no fórum que ela nunca corrigiu o seu famoso erro.
 
Eu queria ser assim. Admiro quem consegue ler em todo e qualquer lugar. Tem bastante gente que consegue ler no transporte público e afins; não é o meu caso.
Também não consigo me concentrar o suficiente pra ler em qualquer meio de transporte. A única coisa que faço nesses lugares é ouvir música.
Maior parte do meu tempo de leitura é no trajeto casa/trabalho e trabalho/casa. Esse trajeto geralmente leve em torno de 45 minutos, eu geralmente uso fones, mesmo não escutando nada of fones ajudam a dar uma abafada no barulho e ai consigo me concentrar.
Em casa já tenho um pouco mais de dificuldade para ler, geralmente leio um pouco antes de dormir, já na cama, mas nesse caso não muito tempo, geralmente uns 25 minutos.

confesso que não estou lendo absolutamente nada na quarentena.. em casa pra mim é impossível ler, o tempo que tinha para leituras era no ônibus para o trabalho :cry:
Estava enfrentando o mesmo problema já que estou trabalhando de casa a um mes e meio. No começo da quarentena eu não estava lendo nada e estava me cobrando por não ler. Com as distrações de casa que são basicamente trabalhar muito e TV 😬 e somando as preocupações com todo o problema do corona crisis eu realmente não conseguia ler, mas nas últimas duas semanas tenho tentando ler um pouco após o almoço, e tbm quando vejo que não estou rendendo ou sendo produtivo em uma task do trabalho. Quem sabe até o final da quarentena eu já estarei acostumado a ler mais em casa.
 
Apesar de estar numa quarentena, pra mim definitivamente é o ambiente que me influência totalmente na leitura.

Como agora efetivamente moro aonde realmente gosto que é estar afastado da zona urbana e tirado todo o efeito nocivo que ela me trazia na minha qualidade de vida, desde Novembro do ano passado estou lendo praticamente o triplo do que lia antes. É claro que a Quarentena me subtraiu algo que sinto muita falta que é o teatro, algo que na contramão da grande maioria dos brasileiros, eu frequentava bem mais do que cinema, mas o fato é que antes do covid-19 aparecer eu já estava lendo mais do que lia antes.
 
Confesso que me diverti oceanos enquanto lia a saga Crepúsculo para pagar a promessa que fiz se o Cruzeiro caísse para a série B.

É difícil confessar isso porque sempre achei que fosse odiar aquela merda toda, mas consegui encontrar algumas coisas divertidas nos livros. Acho que o fato de a autora ter inserido clássicos literários na história fez com que os livros ganhassem a minha atenção.
 
Confesso que me diverti oceanos enquanto lia a saga Crepúsculo para pagar a promessa que fiz se o Cruzeiro caísse para a série B.

É difícil confessar isso porque sempre achei que fosse odiar aquela merda toda, mas consegui encontrar algumas coisas divertidas nos livros. Acho que o fato de a autora ter inserido clássicos literários na história fez com que os livros ganhassem a minha atenção.

Eu tbm gostei de bastante coisa na saga especialmente no terceiro livro, o Eclipse. Mas quando chegou no último... sinceramente não lembro de nenhuma outra saga literária que me fez tanta raiva assim. Parece que todos os pecados que deixei passar nos livros anteriores foram potencializados no Amanhecer e a falta de clímax na batalha final roubou qualquer possibilidade que até então existia de eu considerar a história como um todo legalzinha.
 
Confesso que simplesmente amo as cartas amorosas :sacou: entre Virginia Woolf e Vita Sackville-West (especialmente essa)...

Elas tem uma simplicidade e uma compaixão tamanha nas missivas que, até hoje, arrebatam o coração de quem quer que as leia :amor:
 
Confesso que me diverti oceanos enquanto lia a saga Crepúsculo para pagar a promessa que fiz se o Cruzeiro caísse para a série B.

É difícil confessar isso porque sempre achei que fosse odiar aquela merda toda, mas consegui encontrar algumas coisas divertidas nos livros. Acho que o fato de a autora ter inserido clássicos literários na história fez com que os livros ganhassem a minha atenção.
Eu tbm gostei de bastante coisa na saga especialmente no terceiro livro, o Eclipse. Mas quando chegou no último... sinceramente não lembro de nenhuma outra saga literária que me fez tanta raiva assim. Parece que todos os pecados que deixei passar nos livros anteriores foram potencializados no Amanhecer e a falta de clímax na batalha final roubou qualquer possibilidade que até então existia de eu considerar a história como um todo legalzinha.
Ah véio, eu li umas 2 ou 3 vezes os livros do Crepúsculo, me julguem, eu gosto. Não é original, mas é divertido. Depois que eu fui ler os Vampiros da Anne Rice descobri que a Meyer bebeu muito daquela água, mas os da Rice são mais sérios. Enfim, sei lá, acho divertido ler umas podridão assim pra dar uma desbaratinada de vez em quando.
 
Última edição:
eu adoro que todo mundo pode torcer o nariz e tal mas não tem como negar a influência dos livros na cultura pop, principalmente na área dos livros. é um negócio impressionante você pegar o mercado editorial e compará-lo com antes e depois de crepúsculo, considerando livros young adults. não é que não existissem livros young adults antes de crepúsculo (tecnicamente harry potter é uma série infantil que evolui para young adult, por exemplo), mas aquela busca desesperada das editoras por "novos crepúsculos" abriu muito mais espaço para títulos voltados para o público jovem (que pelo menos no brasil é o maior consumidor de livros, então é meio doido pensar que editoras como a record e a companhia das letras pensaram em criar selos para jovens adultos só na última década).

tem toda uma linha do tempo que se você for seguindo dá para perceber que muita coisa bacana provavelmente não teria encontrado casa (nem um bom departamento de marketing heheh) se crepúsculo não tivesse vendido tanto. e não falo só dos young adults sobrenaturais que saíram na época, mesmo as distopias e os young adults na linha do john green e da rainbow rowell acabaram saindo porque editoras tinham agora um público pedindo mais, querendo mais desse tipo de livro.

enfim, naqueles exercícios de imaginação que a ficção faz às vezes tipo o filme yesterday, de como seria o mundo sem os beatles, sem crepúsculo o mercado editorial seria beeeeem diferente.

PS: Eclipse é meu favorito. Odeio Lua Nova.

***

eu já passei da idade de ter "vergonha" pelo que eu leio. tem uns tempos descobri que comédias românticas britânicas me acalmam também em forma de livro e virou minha droguinha para tempos difíceis. trombo com muita coisa ruim, mas tem uns outros tantos que são tão divertidos que eu fico feliz de não ser mais a babaca que só lia clássicos que eu costumava ser há uns 15 anos.

para quem quiser tentar a dorga lícita, algumas sugestões de livros: teto para dois da beth o'leary, eleanor oliphant está muito bem da gail honeyman, um dia em dezembro da josie silver, aliança de casamento da jasmine guillory. tem um livro que eu morri de dar risada, achei super divertido mas que ainda não saiu por aqui, o would like to meet da rachel winters.
 
@Ana Lovejoy (Quase te marquei como Anica, aqui hahaha), você chegou a ler "Vida e morte"? Só fiquei sabendo da existência dele dia desses, e fiquei triste de não ter sido em janeiro, quando fiz maratona de leitura da saga Crepúsculo e me empolguei com a coisa toda.

Quando fui olhar as notícias sobre o livro que sairá (ou já saiu?) neste ano, vi que existia o "Vida e morte", no qual um adolescente se apaixonava por uma vampira, ou seja, a Bella é a vampira e o Edward é o humano. Fiquei interessada, mas queria a opinião de alguém que leu (@Erendis, você chegou a ler?) antes de encarar a empreitada.
 
Quando fui olhar as notícias sobre o livro que sairá (ou já saiu?) neste ano, vi que existia o "Vida e morte", no qual um adolescente se apaixonava por uma vampira, ou seja, a Bella é a vampira e o Edward é o humano. Fiquei interessada, mas queria a opinião de alguém que leu (@Erendis, você chegou a ler?) antes de encarar a empreitada.
Por enquanto não, só li os clássicos :rofl:
 
@Ana Lovejoy (Quase te marquei como Anica, aqui hahaha), você chegou a ler "Vida e morte"? Só fiquei sabendo da existência dele dia desses, e fiquei triste de não ter sido em janeiro, quando fiz maratona de leitura da saga Crepúsculo e me empolguei com a coisa toda.

Quando fui olhar as notícias sobre o livro que sairá (ou já saiu?) neste ano, vi que existia o "Vida e morte", no qual um adolescente se apaixonava por uma vampira, ou seja, a Bella é a vampira e o Edward é o humano. Fiquei interessada, mas queria a opinião de alguém que leu (@Erendis, você chegou a ler?) antes de encarar a empreitada.

1591395266540.png

te dizer que gender swap é uma coisa que não atiça minha curiosidade. mas o midnight sun estamos aí na expectativa e talz. eu lembro que chegou a vazar o comecinho na época da febre de crepúsculo, e olha, dá uma melhorada gigante no livro (porque convenhamos, crepúsculo é divertido, mas a bella é uma das narradoras mais malas que já li em YAs)
 
te dizer que gender swap é uma coisa que não atiça minha curiosidade. mas o midnight sun estamos aí na expectativa e talz. eu lembro que chegou a vazar o comecinho na época da febre de crepúsculo, e olha, dá uma melhorada gigante no livro (porque convenhamos, crepúsculo é divertido, mas a bella é uma das narradoras mais malas que já li em YAs)

Eu quero ler porque tenho uma espécie de TOC de fã e não vou conseguir ler Midnight Sun sabendo que teve um livro antes, mesmo que ele seja irrelevante para o andamento da história. Mas eu queria saber a opinião de alguém que já leu, antes de entrar numa fria.

E, nossa, sim, a Bella é um porre de narradora. Inclusive, acho que, quando estava lendo os livros, comentei, não sei se foi com você ou se foi com a Rossana, que a história perde, muito, quando o Edward "vai embora". Quase impossível aguentar a narrativa da Bella e o chato do Jacob.

(Sim, desde que li, virei fã hahahahaha. A única coisa boa que o Cruzeiro fez na vida foi ter caído, para eu ler a saga Crepúsculo. Se bem que eu tenho lá minhas dúvidas de que isso foi algo bom. PERAÍ! Se eu ler "Vida e morte", o Cruzeiro cai para a série C? Uma mulher pode sonhar. hahahaha)
 
Eu quero ler porque tenho uma espécie de TOC de fã e não vou conseguir ler Midnight Sun sabendo que teve um livro antes, mesmo que ele seja irrelevante para o andamento da história. Mas eu queria saber a opinião de alguém que já leu, antes de entrar numa fria.

E, nossa, sim, a Bella é um porre de narradora. Inclusive, acho que, quando estava lendo os livros, comentei, não sei se foi com você ou se foi com a Rossana, que a história perde, muito, quando o Edward "vai embora". Quase impossível aguentar a narrativa da Bella e o chato do Jacob.

(Sim, desde que li, virei fã hahahahaha. A única coisa boa que o Cruzeiro fez na vida foi ter caído, para eu ler a saga Crepúsculo. Se bem que eu tenho lá minhas dúvidas de que isso foi algo bom. PERAÍ! Se eu ler "Vida e morte", o Cruzeiro cai para a série C? Uma mulher pode sonhar. hahahaha)

aquela novela a breve segunda vida da personagem aleatória que aparece no filme você leu? eu não li, quando saiu já tinha passado minha febre. mas eu lembro que lua nova, eclipse e amanhecer eu acabei comprando os livros na gringa pq não aguentava esperar a tradução chegar aqui. na época não tinha nem lua nova, comecei a ler uma tradução pirata loca de ruim enquanto os livros não chegavam :rofl:
 
aquela novela a breve segunda vida da personagem aleatória que aparece no filme você leu? eu não li, quando saiu já tinha passado minha febre. mas eu lembro que lua nova, eclipse e amanhecer eu acabei comprando os livros na gringa pq não aguentava esperar a tradução chegar aqui. na época não tinha nem lua nova, comecei a ler uma tradução pirata loca de ruim enquanto os livros não chegavam :rofl:

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner ? Também não li, ainda. Lembro de ter lido algo sobre, mas acabei me esquecendo, só fiquei com o Vida e Morte na cabeça. hahaha Putz, agora são dois que tenho de ler antes de Midnight Sun.

Você é muito fã de Crepúsculo raiz, Anica. Comprou os livros na gringa de tanta ansiedade. Eu sou fã nutella, li tudo em arquivos encontrados no vasto mundo da internet.
 
A Breve Segunda Vida de Bree Tanner ? Também não li, ainda. Lembro de ter lido algo sobre, mas acabei me esquecendo, só fiquei com o Vida e Morte na cabeça. hahaha Putz, agora são dois que tenho de ler antes de Midnight Sun.

Você é muito fã de Crepúsculo raiz, Anica. Comprou os livros na gringa de tanta ansiedade. Eu sou fã nutella, li tudo em arquivos encontrados no vasto mundo da internet.

eu fiz um dia twilight na escola onde dava aula hahahahah

20200409_143708.jpg
 
aquela novela a breve segunda vida da personagem aleatória que aparece no filme você leu? eu não li, quando saiu já tinha passado minha febre. mas eu lembro que lua nova, eclipse e amanhecer eu acabei comprando os livros na gringa pq não aguentava esperar a tradução chegar aqui. na época não tinha nem lua nova, comecei a ler uma tradução pirata loca de ruim enquanto os livros não chegavam :rofl:
A Breve Segunda Vida de Bree Tanner ? Também não li, ainda. Lembro de ter lido algo sobre, mas acabei me esquecendo, só fiquei com o Vida e Morte na cabeça. hahaha Putz, agora são dois que tenho de ler antes de Midnight Sun.
Esse aí eu li, mas não lembro de praticamente nada. É um livro muito curtinho e que não teve efeito nenhum na minha vida e nem na saga em si, pelo que me lembro, só dá um ponto de vista de um daqueles vampiros do exército que ataca eles em Eclipse.
 
Confesso que amo a descrição da Emily Brontë como dona de um caráter que combinava timidez com coragem espartana. Mas também acho muito triste o fato de que ela recusou o tratamento para a tuberculose, o que fez com que morresse mais rápido, dizendo que não queria os médicos e seus venenos.

Isso não muda, em nada, sua genialidade literária, mas eu não consigo deixar de julgá-la. Acho que é fruto de eu não deixar de vê-la a partir das lentes da minha época e, por isso, acabar por associá-la aos antivacina. Sei que é errado, só não consigo deixar de pensar no fato de que ela poderia ter vivido um pouco mais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo