• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário literário

Tatarana disse:
Brianstorm disse:
2) Até hoje não li um livro de contos que eu realmente gostasse a ponto de indicar pra alguém. Inclusive tenho evitado esse tipo de livro. Mas confesso que estou com bastante vontade de ler esse: http://www.objetiva.com.br/livro_ficha.php?id=117 Acho que será uma boa introdução aos contos brasileiros, sem contar que é um outro modo de ver a história do século XX, através da literatura. =)

Seus problemas acabaram!

Solução n. 01:
1213767224526_f.jpg


Solução n. 02:
sagarana.jpeg
Eita, tinha esquecido do Sagarana... Ele eu gostei bastante.

Agora esse do Borges eu tenho vontade de ler... Estava dando uma olhada no tópico dele aqui no Meia e parece ser muito interessante. Sem contar que um professor meu (de Histórica Econômica Geral hauioauoiiau) me indicou um conto desse livro. Vou tentar adiantá-lo na lista.

=D
 
Mas detestar Iracema ou O Guarani não precisa ser dito em um confessionário. Isso é pra ser gritado em praça pública.

Agora vou falar que me assustei com algumas coisas:

1. O Hobbit não tem nada dessa dificuldade que vocês falaram. Ele foi feito para crianças, e fica fácil-fácil para quem leu O Senhor dos Anéis. É a típica leitura de férias.

2. Poesia é algo muito banalizado. Mas vocês têm que ler os caras certos. A Antologia do Drummond e do Lorca estão sempre ao meu alcance.

3. Parem de falar mal da literatura contemporânea!

Vou dar um golpe aqui no Meia, tomar o poder da Anica e dar um ban em vocês todos! :tchauzim:
 
Tauil, gosto muito de vc, te sigo no Twitter e tals, mas não ouse me contrariar. O Hobbit é mais chato que chinelo de gordo. ¬¬
 
.Izze. disse:
E falo mal mesmo de Paulo Coelho mesmo sem ter lido uma linha de qualquer livro dele. Ah vá, só de ouvir o cara falar já dá nojo.

Né? Quem já viu uma entrevista com o cara sabe que ele um antipático,nojento, metido, pseudo-intelectual, etc, etc. Nas fotos que o Pescaldo postou dá pra ver que o "olhar" do cara é de quem diz "me acho o pica das galáxias" (citando Tropa de Elite 2 :rofl: )
 
Brianstorm disse:
Eita, tinha esquecido do Sagarana... Ele eu gostei bastante.

Agora esse do Borges eu tenho vontade de ler... Estava dando uma olhada no tópico dele aqui no Meia e parece ser muito interessante. Sem contar que um professor meu (de Histórica Econômica Geral hauioauoiiau) me indicou um conto desse livro. Vou tentar adiantá-lo na lista.

=D

E se quiser, dia 1º vamos começar um clube de leitura clandestino desse livro do Borges. Corre que vc consegue começar junto! hihihi

Tauil disse:
2. Poesia é algo muito banalizado. Mas vocês têm que ler os caras certos. A Antologia do Drummond e do Lorca estão sempre ao meu alcance.

Vero, meu caro. Eu ainda adicionaria O Cão Sem Plumas, do João Cabral. E Neruda. Embora a compreensão não seja imediata, interpretar a poesia dele é uma delícia. =)
E o Manuel de Barros, pô. O cara é divertidíssimo e tem umas sacadas ótimas. Só não é aquela poesia pra se ler à luz de velas, né? rs
 
Galera linear demais por aqui, hem?

Gostar de Literatura e não gostar de poesia é a coisa mais bizarra. Ainda mais quando se gosta principalmente das piores poesias (as lineares). Na verdade, são as metáforas (de que são feitas as boas poesias, essas que dizem uma coisa pra dizer outra) que dão cor à tudo que é escrito (filmado, pintado, esculpido), desgostar disso é desgostar do âmago literário.

Em escrita é a arte máxima sem dúvida alguma.

Mas isso não é bem culpa de vocês, é falta de preparo e a impaciência em se debruçar sobre um poema genial e ler, reler, rerreler e por aí em diante.

Eu gosto muito desse poema aqui que eu esqueci de quem é.
Os Príncipes

Tudo é inexistente, disseram os príncipes deitados na areia.
E veio o grande pálio aberto e se estendeu sobre o céu sem manchas.
Destroços, ruínas, podridões ameaçavam desabar.
E veio o lírio boiando brando e manso.
O mar ficou alto e agressivo,
Os barqueiros cantaram remando.
E tudo se encaminhou implacavelmente para a noite mais próxima.

Tudo é inexistente, disseram os príncipes deitados na areia;
Ninguém atingirá a última noite,
Porque virão sempre outras noites
E os mesmos pássaros ficarão espalmados no ar.
Mas os barqueiros tinham sêde
E correram com os príncipes.
Mas os barqueiros tinham fome e mataram os príncipes.

O lírio veio boiando docemente
E era a filha do rei
E era a única irmã dos príncipes mortos.
E o lírio ficou no sangue dos mortos como a gota de orvalho na rosa nascida.
Os barqueiros ficaram escravos do lírio
E o seguem de joelhos chorando no deserto.
 
Olha Pescaldo, nem é isso que vc disse. Eu estudo Letras e tenho um ótimo professor de Teoria da Lírica, tanto que ele até me fez tolerar um pouquinho a poesia (não gostar), e até tirei 8,30 de média!!! Acho que é pq eu gosto de ler rápido, e poesia é algo que vc tem de ler com calma, tem que conhecer a época em que foi escrita para entender o duplo sentido... essas coisas todas, já na prosa está lá descrito tudo só tendo de imaginar.
 
Pescaldo disse:
Galera linear demais por aqui, hem?

...

Mas isso não é bem culpa de vocês, é falta de preparo e a impaciência em se debruçar sobre um poema genial e ler, reler, rerreler e por aí em diante.

agora tá liberado chamar todo mundo do tópico de ignorante e/ou preguiçoso e ñ me falaram nada? :rofl:

é mta pretensão julgar as capacidades alheias baseando-se na sua própria. ñ acredito q gostar de poesia torne alguém melhor q outro. e q nem mesmo a leitura, educação, riqueza ou poder o façam. todos tem o direito d ñ gostar d qq coisa q seja pelo motivo q quiserem, por + injusto este motivo o seja. se tem gente q nem d deus gosta, q dirá d poesia, ou tipos d literatura ou até ela toda em si. enfim, alguém ser diferente d nós nunca deveria significar vermos ele como inferior. pelo contrário, deveríamos valorizar os com gostos e opiniões diversas das nossas como espelhos capazes d mostrar nossa própria mesquinhez e imperfeição.

Pescaldo disse:
Como eu falei: galera linear por aqui, hem? :sacou:

Aí, quando quer ler nas entrelinhas, dá nessa besteira aqui.
isso me lembra aquele ditado: mentes grandes falam de ideias, mentes medianas falam de coisas e mentes pequenas falam de pessoas. num tópico aberto para q todos tenham liberdade de "confessar" oq ñ gostam sem receios alguém aparecer para criticar estes é no mínimo egocentrismo. mas todo louco tem sua mania.

Pescaldo disse:
Você que chamou, eu só falei que são lineares.
pra mim chamar alguém ou fazer uma pergunta, mesmo em tom jocoso (é, tinha um emoticom indicando isso) nunca serão a mesma coisa.

Pescaldo disse:
Chamei ninguém de ignorante ou preguiçoso. [...] Galera confunde muito "não estar preparado" com "você é um burro ignorante e preguiçoso" e acabam se ofendendo, você não é o primeiro.
vc ñ me ofendeu, afinal, eu nem tinha postado no tópico ainda, então ñ era sobre mim os teus comentários, concorda?

Pescaldo disse:
Btw, a intolerância com a opinião alheia não foi sua não?
pq, cara pálida? ñ é vc quem defendeu o direito d se expressar? eu tb me expressei, se bem q fiz isso falando em aspectos gerais, sem mencionar sua pessoa, já vc parece q ñ percebeu isso...
 
Chato isso de em todo tópico ter troca de alfinetadas. Acho que a intenção DESTE tópico é uma coisa mais leve e divertida. Cês tão vendo muito Casos de Família. ¬¬
 
Vou confessar uma coisa que adoro...adoro quando sou surpreendida no meio do livro por uma passagem beeeeeeeem picante, daquelas que dão "negócio" e quando termina de ler precisa tomar um copinho d'água para voltar ao normal...:vergonha:
 
A verdade é que quando alguém se enche das postagens cheias de empáfia e responde a altura, acaba saindo como o bandido da história. ¬¬
 
Ri muito com as confissões da galera. A minha? Ei-la!!!!


[size=large]Ulisses do James Joyce só serve para pé de mesa de jantar ou como tijolo!!![/size]
 
Vinnie disse:
Ri muito com as confissões da galera. A minha? Ei-la!!!!


[size=large]Ulisses do James Joyce só serve para pé de mesa de jantar ou como tijolo!!![/size]

Ich! o Vinnie vai pro calabouço junto comigo! :sim:
 
RESUMO: cê tá loco, falei nada disso aí que você disse. Só acho que posso manifestar minha opinião como todo mundo faz.

Respeito todo mundo, mas acho que, como profissional da bagaça, posso dizer onde tá a falha do povo na hora de desgostar de alguma coisa do tipo. E, no caso, tá no despreparo.

Todo mundo tem potencial, só não tem tempo pra procurar preparo porque estão ocupados com outras coisas já que não vivem disso como eu vivo.

Confesso que é tão chato quanto aquele seu amigo dentista que fica chamando a tua atenção pro fio dental nos dentes no meio daquele churrascão no domingo, mas, fazer o quê? É mais forte do que eu.

Pra quem curte um barraco fera (e pra quem não curte), aqui a versão extendida:
Como eu falei: galera linear por aqui, hem? :sacou:

Aí, quando quer ler nas entrelinhas, dá nessa besteira aqui.

JLM disse:
agora tá liberado chamar todo mundo do tópico de ignorante e/ou preguiçoso e ñ me falaram nada? :rofl:

é mta pretensão julgar as capacidades alheias baseando-se na sua própria. ñ acredito q gostar de poesia torne alguém melhor q outro. e q nem mesmo a leitura, educação, riqueza ou poder o façam. todos tem o direito d ñ gostar d qq coisa q seja pelo motivo q quiserem, por + injusto este motivo o seja. se tem gente q nem d deus gosta, q dirá d poesia, ou tipos d literatura ou até ela toda em si. enfim, alguém ser diferente d nós nunca deveria significar vermos ele como inferior. pelo contrário, deveríamos valorizar os com gostos e opiniões diversas das nossas como espelhos capazes d mostrar nossa própria mesquinhez e imperfeição.

Você que chamou, eu só falei que são lineares. Olha só dois exemplos:

.Izze. disse:
Ah, tbm não curto muito poesia não. Mas tenho aprendido a ser mais tolerante. Mas só com aquelas que dizem na lata o que querem dizer mesmo xD
Rafaela disse:
Outra confissão: eu odeio poesia, eu acho chato, sem geaça e pra mim tem que ser preto no branco, sem esse negócio de dizer uma coisa querendo dizer outra... ¬¬
Rafaela disse:
Olha Pescaldo, nem é isso que vc disse. Eu estudo Letras e tenho um ótimo professor de Teoria da Lírica, tanto que ele até me fez tolerar um pouquinho a poesia (não gostar), e até tirei 8,30 de média!!! Acho que é pq eu gosto de ler rápido, e poesia é algo que vc tem de ler com calma, tem que conhecer a época em que foi escrita para entender o duplo sentido... essas coisas todas, já na prosa está lá descrito tudo só tendo de imaginar.

E não é culpa deles mesmo, ué. Ler poesia é tão trabalhoso quanto escrevê-la. Não é só dar uma lida rápida e flw vlw abraço. É algo trabalhoso: necessita experiência, sensibilidade, uma carga cultural grande e todo esse tipo de preparo que uma boa poesia exige.

Na verdade, um bom romance (a maioria dos clássicos que a maioria execra e boa parte da boa literatura contemporânea) exige tudo isso também, mas em linguagem bem menos condensada (a condensação dificulta isso).

Chamei ninguém de ignorante ou preguiçoso. Falei que nem todo mundo tem o preparo necessário pra se curtir uma boa poesia e uma boa literatura (ou as boas artes). E não diminuo ninguém por isso, Izze, que me conhece mais intimimamente, sabe disso e também sabe que eu a respeito imensamente e leio as resenhas dela com certa frequência, mesmo discordando de uma ou outra coisa dela.

Galera confunde muito "não estar preparado" com "você é um burro ignorante e preguiçoso" e acabam se ofendendo, você não é o primeiro. Eu tenho a consciência de que poucas pessoas estudaram e vivem pra essas coisas (mesmo que não seja uma habilidade útil pro mundo) e, portanto, não estão preparadas para tal.

Pra mim é profissão, pra maioria é hobby.

Não sou nenhum Pelé, mas um jogador de final de semana, por melhor que fosse, não teria o preparo físico pra correr um jogo profissional com o Galeano (por pior que este fosse), por exemplo. Comparação imbecil, mas acho que deu pra entender.

Btw, a intolerância com a opinião alheia não foi sua não?

Trollei quando disse que era barraco, hehehehe.
 
Eu só descobri nesse post como se usa spoiler, teria usado antes com as imagens do Pauno Coelho.
 
Confissão que é ao mesmo tempo atestado de burrice: toda santíssima vez que vejo o nome "Silmarillion" eu leio "Similarion". Sempre, sempre. Já até desisti de tentar acertar.
 
Manu M. disse:
Confissão que é ao mesmo tempo atestado de burrice: toda santíssima vez que vejo o nome "Silmarillion" eu leio "Similarion". Sempre, sempre. Já até desisti de tentar acertar.

E eu, sempre que vejo o título "Crepúsculo" leio "corpúsculo"! :dente:
Que será isso, Manu?
Um tipo de dislexia? =]
 
Pescaldo disse:
Eu só descobri nesse post como se usa spoiler, teria usado antes com as imagens do Pauno Coelho.

e podem inclusive serem usados irretroativamente. :sacou:
 
Clara disse:
E eu, sempre que vejo o título "Crepúsculo" leio "corpúsculo"! :dente:
Que será isso, Manu?
Um tipo de dislexia? =]

Um amigo diz que meu problema é afasia mesmo, rs. Às vezes esqueço palavras simples, tipo... é... XD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo