• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário literário

1) Como já dito antes, não gosto de Jorge Amado. Mas darei uma chance a ele no ano de 2036.

2) Acho os textos em prosa do Carlos Drummond de Andrade muito, mas muito BREGAS!

3) Tentei ler o Pequeno Príncipe e achei um saco tbm.

4) Roubei meu exemplar de 1984 de uma biblioteca de uma creche.

5) Tentei ler O Hobbit e também achei BASTANTE enjoadinho de ler. Mas darei uma chance a ele ainda esse ano. Mas se eu conseguir ler esse livro e ainda achá-lo chato não vou ler Senhor dos Anéis e nada de Tolkien.

6) Apesar de ler de tudo, para ter conhecimento das coisas, estou assumindo, cada vez mais, meus preconceitos literários. Dan Brown é subliteratura!

7) A única coisa que li de Stephen King foi "Carrie, a estranha" porque adoro o filme, QUE É MUITO MELHOR DO QUE O LIVRO. Mas ter lido Carrie não me deu fissura de ler a obra de King. Eu ainda acho que ele é um cara muito metido a besta nas suas entrevistas e deveria processar o médico que fez sua cirurgia plástica no rosto, em vez de falar mal da versão cinematográfica de O Iluminado.
 
Maura Corrêa disse:
4) Roubei meu exemplar de 1984 de uma biblioteca de uma creche.

Que malvada... :rofl:

Maura Corrêa disse:
5) Tentei ler O Hobbit e também achei BASTANTE enjoadinho de ler. Mas darei uma chance a ele ainda esse ano. Mas se eu conseguir ler esse livro e ainda achá-lo chato não vou ler Senhor dos Anéis e nada de Tolkien.

Meu, se não tem noção que li O Hobbit e faltando umas 20p para acabar simplesmente parei. Até hoje tá complicado recomeçar.
 
Malvada? Eu tenho sangue nos óio, véi!
Um dia eu vi um carinha lendo O Hobbit no ônibus! DÚVIDO que ele estava conseguindo captar TODOS os detalhes do livro. Esse é o problema de Tolkien DETALHE DEMAIS! Vai enchendo a paciência.
 
1) Também tenho problemas com Auto-Ajuda, Paulo Coelho, Best-Sellers e livros recentes (anos 50 pra cá).
Quanto aos livros recentes, eu tento me obrigar a ler algum de quando em quando. Agora o resto...

2) Até hoje não li um livro de contos que eu realmente gostasse a ponto de indicar pra alguém. Inclusive tenho evitado esse tipo de livro. Mas confesso que estou com bastante vontade de ler esse: http://www.objetiva.com.br/livro_ficha.php?id=117 Acho que será uma boa introdução aos contos brasileiros, sem contar que é um outro modo de ver a história do século XX, através da literatura. =)

3) Até semestre passado eu não gostava de poesia. No colegial tinha pego vários autores clássicos de língua portuguesa e tinha gostado de poucos (João Cabral de Melo Neto, Drummond, Leminski, uma fase do Manuel Bandeira, Gullar e Fernando Pessoa). Mas nem foi ao ponto de me motivar a ler mais. Também eu era meio afoito, não tinha tanta paciência. Aí fiquei anos sem pegar nada de poesia. Até que semestre passado a Antologia Poética do Brecht caiu nas minhas mãos. Aí sim me fascinei. Li um poema por dia, degustando. Passei a gostar realmente de poesia. Acho que eu não tinha era pego os livros certos. Agora quero sempre ler algum de poesia. Já coloquei alguns na lista (Bukowski, Baudelaire, Rimbaud, Whitman... quero coisas sujas :rofl: )

4) Creio eu que seja pelo motivo 3 que este existe (agora sim receberei pedras): Li Ilíada recentemente e achei muito chato. Assim como Odisséia, que estou terminando agora. Não aguento aqueles milhões de adjetivos e nem achei a história tão interessante assim. Mas acho que o que mais me incomoda é o endeusamento. Fico doido quando vejo essas listas de melhores livros e os dois estão em primeiro. Fico pensando: mais de 2500 anos e o homem não conseguiu evoluir nada?

Eu tenho problema com esses grandes poemas. A Divina Comédia e Fausto eu nem terminei de ler (embora estava gostando bem mais que os do Homero). Mas penso que pode ser pelo fato de não ler poesia (e teatro também, que comecei a gostar de fato também pelo Brecht). Agora que estou começando a ler (e gostar) creio que possa ajudar. Daqui uns cinco anos, sei lá, eu volto a eles (ou se não pego outros: Eneida, Paraíso Perdido...)

Que acham? A leitura da poesia e/ou do teatro pode ajudar mesmo ou é coisa da minha cabeça?
 
mto q atrapalha no aproveitamento deve-se à tradução escolhida. vejo isso pelo alice no país das maravilhas: ano passado li a versão da l&pm e travei, ñ entendi e terminei achando o livro uma melda. esse ano aproveitano uma promo comprei a edição da zahar e me deliciei como se nunca antes a tivesse lido. realmente parecia outra história, engraçada, espirituosa, cheia de jogos de palavras. então me pergunto: já q eu ñ mudei tto assim em 1 ano, com certeza a tradução errada faz vc odiar qq coisa, até um livro excelente.
 
Tenho pique pra esganar tanta gente não. Tá loco.

Vou mandar meu agente especial até a casa de vocês. Ele tá monitorando esse tópico:

foto-paulo-coelho.jpg


Aí ele vai com uma das duas armas atrás de vocês, podem escolher:
1paulocoelho.JPG


20080717120000_4076_medium_criticos-sao-como-eunucos-em-um-harem-sabem-como-faz-veem-outros-fazendo-mas-nao-sabem-fazer-destila-paulo-coelho.jpg
 
20100616192825_156767_large_mago-paulo-coelho.jpg


Vou anotar o pedido do Pescaldo nessa minha fodenda bola redonda




O fato é que eu acho o Música de Câmara e o Dublinenses do Joyce um saco;
Nunca consegui ler Grande Sertão: Veredas (não creio que o tenha tentado);
Não gosto de escritores de jornais;
Não gosto de Veríssimo e sua turma;
Não gosto de livros de fantasia / ficção científica, mas tolerei Admirável Mundo Novo e 1984 (brigas lá fora) e quero algum dia tolerar O Senhor dos Anéis;
Acho Memórias de um Sargento (...) um livro extremamente ruim;
Acho Poe um péssimo prosador;
Acho Machado de Assis um péssimo tradutor;
Não vejo tanta graça em poemas modernistas, e em alguns casos acho poemas estupendamente fracos;
Acho o fluxo de consciência da Virginia Woolf supervalorizado (se comparado com o joyceano e o proustiano);
Acho a Beatriz do Dante a personagem mais chata e a mais vadia irritante de toda a Divina Comédia;
Acho o Stephen do Ulisses o personagem mais chato de toda a literatura universal e intergaláctica... Vai ser chato assim lá no âmago do Inferno, preso nos dentes do capiroto, ardendo e............... Putz, como eu odeio esse alter-ego irritante e vazio :S
 
JLM disse:
mto q atrapalha no aproveitamento deve-se à tradução escolhida. vejo isso pelo alice no país das maravilhas: ano passado li a versão da l&pm e travei, ñ entendi e terminei achando o livro uma melda. esse ano aproveitano uma promo comprei a edição da zahar e me deliciei como se nunca antes a tivesse lido. realmente parecia outra história, engraçada, espirituosa, cheia de jogos de palavras. então me pergunto: já q eu ñ mudei tto assim em 1 ano, com certeza a tradução errada faz vc odiar qq coisa, até um livro excelente.
Pois é. O problema é que eu peguei o melhor tradutor (ao menos segundo o pessoal do Meia e umas pesquisas que eu fiz por aí), que é o Carlos Alberto Nunes. Mas talvez não seja o melhor para iniciantes, não sei...

Quanto à Divina Comédia e ao Fausto, eu peguei na biblioteca há muito tempo, na época não me ligava em traduções, então nem sei...
 
Deus, criei um monstro!

Ok, vou pro lado negro da força tb:

Lucas_Deschain disse:
.Izze. disse:
Eu julgo mal pessoas que leem autoajuda xD
Pode por meu nome nessa lista também .Izze

São mais 523.

Chicklit: não li, não quero ler e tenho raiva de quem leu. Mas adoro assistir Sex and the city, vai entender. ¬¬

Rafa disse:
Err, eu detesto Iracema, nem consegui sair do começo. =x
Na minha lista, incluia Macunaíma. Putz grila, se a mãe dele tivesse abortado a literatura brasileira deixaria de ter um ícone mas eu seria muito mais feliz! Ah, põe O Cortiço aí tb. Outro que merecia a natimorte, rs, era o insuportável do Leonardo do Sargento de Milícias e a encarnação viva da chatice do Policarpo Quaresma. Argh!

Maura Corrêa disse:
Também não gosto de Jorge Amado.
Edit pessoal: mesmo sem nunca tê-lo lido. Mas esse ano vou dar uma chance a ele com o romance de estreia. É tudo ou nada, companheiro.

Maura Corrêa disse:
4) Roubei meu exemplar de 1984 de uma biblioteca de uma creche.

To imaginando que tipo de biblioteca infantil é essa. Ou a bibliotecária é uma visionária ou uma ignorante, sem chance pra meio-termo. Se ainda fosse com a Revolução dos Bichos, né... rs

Maura Corrêa disse:
6) Apesar de ler de tudo, para ter conhecimento das coisas, estou assumindo, cada vez mais, meus preconceitos literários. Dan Brown é subliteratura!
É isso aí! E o homenzinho do Caçador de Pipas idem. (Dane-se o spoiler na próxima frase) O enredo é bacaninha, mas foi escrito de um jeito tão pobre que me deu mais vontade de chorar por causa dessa pobreza do que pelo estupro do menininho.

E sim, sou nojentinha e pseudo-cult: só leio clássico, livro de gente morta, ou vivos que já deveriam ter morrido pra virarem clássicos. Não faço experimentação literária com contemporâneos (a não ser que um estímulo muito bem feito me seja dado) porque me sinto perdendo tempo na vida enquanto tanta coisa seguramente boa está ficando pra trás. Em literatura, não troco o certo pelo duvidoso jamais.

[/revolt]
 
Eu concordo com o Pescaldo quanto ao endeusamento. De qualquer coisa. Mas principalmente dos clássicos: esse baba ovo todo em cima de livros consagrados como bons muitas vezes estraga tudo. Sem falar que tem gente que diminui outras obras mais atuais que são tão boas quanto ou até melhores só porque não são do século passado. Adoro clássicos, mas né...

E falo mal mesmo de Paulo Coelho mesmo sem ter lido uma linha de qualquer livro dele. Ah vá, só de ouvir o cara falar já dá nojo.
 
.Izze. disse:
Eu concordo com o Pescaldo quanto ao endeusamento. De qualquer coisa. Mas principalmente dos clássicos: esse baba ovo todo em cima de livros consagrados como bons muitas vezes estraga tudo. Sem falar que tem gente que diminui outras obras mais atuais que são tão boas quanto ou até melhores só porque não são do século passado. Adoro clássicos, mas né...

Vc tem toda razão, Izze, sério mesmo. O negócio é que racionalmente concordo, com louvor, mas na prática... ignoro com muito gosto, rs.
 
Hehehhe, né, mas é uma questão de descobertas... pelo menos pra eu abandonar o que todos só liam foi assim =B
 
Vou engrossar o caldo da maioria... dizendo que detesto auto ajuda, espiritismo, Júlia e afins.

Mas adoro chicklit. Procuro sempre intercalar um clássico com um "livro pra menininhas", pq gosto de quase tudo XD

Também adorei "o caçador de pipas" e "o menino do pijama listrado". Apesar de concordar que as suas historias poderiam ter sido melhor aproveitadas.

Tenho tentado com contos, mas nunca foi minha sessão preferida na biblioteca e a de poesia eu sempre passei longe. Nada demais, apenas prefiro outras coisas.

Tem uma centena de autores que só ouvi falar depois que comecei a participar do meia (inclusive brasileiros :vergonha: ), mas tem sido bom... uma descoberta de "novos clássicos" também.

Admito, com certa vergonha, que já li bastante Paulo Coelho na adolescencia, mas ai eu resolvi que deveria desenvolver meus neuronios um pouco mais e conheci os livros de verdade :calado:

É isso e muito mais. :sacou:
 
Brianstorm disse:
2) Até hoje não li um livro de contos que eu realmente gostasse a ponto de indicar pra alguém. Inclusive tenho evitado esse tipo de livro. Mas confesso que estou com bastante vontade de ler esse: http://www.objetiva.com.br/livro_ficha.php?id=117 Acho que será uma boa introdução aos contos brasileiros, sem contar que é um outro modo de ver a história do século XX, através da literatura. =)

Seus problemas acabaram!

Solução n. 01:
1213767224526_f.jpg


Solução n. 02:
sagarana.jpeg
 
Tata, eu até achei legal Sagarana, mas tem tanta palavra que não conheço que desisti!

Outra confissão: eu odeio poesia, eu acho chato, sem geaça e pra mim tem que ser preto no branco, sem esse negócio de dizer uma coisa querendo dizer outra... ¬¬

E outra que muitos irão querer me crucificar: eu adoro Paulo Coelho! :vergonha:

PS: e a Lana merece o calabouço! Mas confesso que o final do Senhor dos Anéis III é bem cansativo, mas os outros todos são ótimos, principalmente O Silmarillion!
 
Ah, tbm não curto muito poesia não. Mas tenho aprendido a ser mais tolerante. Mas só com aquelas que dizem na lata o que querem dizer mesmo xD
 
.Izze. disse:
Ah, tbm não curto muito poesia não. Mas tenho aprendido a ser mais tolerante. Mas só com aquelas que dizem na lata o que querem dizer mesmo xD

Mas o legal das poesias são as metáforas, as ambiquidades...
Também não gostava muito, de um tempo pra cá foi que passei a apreciar.
 
Clara disse:
Vinte chibatadas não é nada, para incréus como tu, o que te aguarda é isso:
e isso:
e mais isso:
e pra finalizar:

Arrependa-te, enquanto é tempo!! :susto:

Rafaela disse:
PS: e a Lana merece o calabouço! Mas confesso que o final do Senhor dos Anéis III é bem cansativo, mas os outros todos são ótimos, principalmente O Silmarillion!

Estou pensando seriamente em pegar uma dessas promoções do submarino e comprar todos eles. Quem sabe com eles na minha estante, me olhando, eu me sinta na obrigação de ler. Nem que seja pra depois vir aqui encher os "ouvidos" de vocês! XD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo