• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário cinematográfico

Eu confesso (com MUITA vergonha) que, num primeiro momento, não achei 'A Lista de Schindler' tão grandioso quanto falam. Apenas depois, quando refleti e pesquisei mais sobre o filme, percebi que é uma obra prima que jamais deve ser esquecida.

OBS: Agora eu quero e preciso assistir novamente
 
Eu confesso (com MUITA vergonha) que, num primeiro momento, não achei 'A Lista de Schindler' tão grandioso quanto falam. Apenas depois, quando refleti e pesquisei mais sobre o filme, percebi que é uma obra prima que jamais deve ser esquecida.

OBS: Agora eu quero e preciso assistir novamente

A relação que tenho com esse filme eu diria que é a mesma que tenho em relação aos Beatles. Não tenho absolutamente nada contra e acima de tudo reconheço amplamente a grande importância histórica que tanto esse filme como essa banda tem mundialmente, mas ambos não entrariam no topo da minha lista dos meus preferidos, pelo simples fato de gostar mais de outros filmes e bandas em estilos os quais tenho maior preferência.
 
Confesso que assisti A Noviça Rebelde recentemente e descobri que não tem como eu não gostar de um musical.
 
Ainda pegando um gancho da última mensagem do @Corvus..

Confesso que apesar de ter visto e até gostado um pouco do filme A promessa de 2017, pra mim ainda falta um filme mais robusto, equivalente em peso A lista de Schilinder, só que desta vez dedicado ao genocídio armênio, que foi o primeiro grande extermínio humano em massa do século XX que vitimou mais de 1 milhão de armênios, mas que diferentemente do genocídio judeu, este é um fato histórico tão triste e lamentável quanto, mas que ainda é muito ignorado, abafado principalmente pela Turquia e o por incrível que pareça ainda pouco reconhecido mundialmente.

Felizmente o Brasil é um dos poucos países (que não chega nem a 50) que reconhecem esse fato e em São Paulo existe até uma razoável comunidade armênia que se formou a partir desse fato.

Então fico na espera de um grande filme sobre esse fato histórico que jamais deve ser ignorado.
 
Ainda pegando um gancho da última mensagem do @Corvus..

Confesso que apesar de ter visto e até gostado um pouco do filme A promessa de 2017, pra mim ainda falta um filme mais robusto, equivalente em peso A lista de Schilinder, só que desta vez dedicado ao genocídio armênio, que foi o primeiro grande extermínio humano em massa do século XX que vitimou mais de 1 milhão de armênios, mas que diferentemente do genocídio judeu, este é um fato histórico tão triste e lamentável quanto, mas que ainda é muito ignorado, abafado principalmente pela Turquia e o por incrível que pareça ainda pouco reconhecido mundialmente.

Felizmente o Brasil é um dos poucos países (que não chega nem a 50) que reconhecem esse fato e em São Paulo existe até uma razoável comunidade armênia que se formou a partir desse fato.

Então fico na espera de um grande filme sobre esse fato histórico que jamais deve ser ignorado.
Os armênios são um povo maravilhoso e a diáspora mantém sua ilustre presença em diversos lugares no mundo. Infelizmente poucos países reconhecem o genocídio armênio, em grande parte porque não querem estragar seus relacionamentos diplomáticos com a Turquia que tem uma importância estratégica para seus aliados e blablabla, coisa que não justifica ignorar essa catástrofe. Muitos outros genocídios ocorreram (o Holocausto, Ruanda, Bósnia, Camboja, a Gulag na União Soviética) e ainda ocorrem (em Darfur a violência ainda ocorre). Não me lembro de nenhum filme que seja especificamente sobre o genocídio armênio.
 
Acho que a falta de filmes sobre temas históricos não tão lembrados se deve grande parte ao fato de que existe uma carência criativa para filmes com tal viés.

Por exemplo, depois de Lista de Schindler choveram filmes sobre o Holocausto e a Alemanha nazista - A Vida é Bela, O Menino do Pijama Listrado, O Pianista, A Menina que Roubava Livros, Bastardos Inglórios, A Queda - enquanto outros períodos históricos ficaram à deriva.

Até a ambientação dos filmes ficou exclusiva ao século XX - com raras exceções, como A Favorita.
 
Os armênios são um povo maravilhoso e a diáspora mantém sua ilustre presença em diversos lugares no mundo. Infelizmente poucos países reconhecem o genocídio armênio, em grande parte porque não querem estragar seus relacionamentos diplomáticos com a Turquia que tem uma importância estratégica para seus aliados e blablabla, coisa que não justifica ignorar essa catástrofe. Muitos outros genocídios ocorreram (o Holocausto, Ruanda, Bósnia, Camboja, a Gulag na União Soviética) e ainda ocorrem (em Darfur a violência ainda ocorre). Não me lembro de nenhum filme que seja especificamente sobre o genocídio armênio.

Algo especificamente sobre o genocídio armênio, eu apenas vi somente no teatro no espetáculo chamado 1915. Com certeza em outras partes do mundo também tivemos outros poucos lembrados.

No caso de países africanos, onde é ainda mais difícil encontrar filmes sobre isso, talvez o filme que chegou mais próximo disso foi O Último Rei da Escócia, de 2006 que baseado em fatos verídicos conta a passagem de um médico escocês recém-formado que buscando novas experiências, acaba inesperadamente se tornando o médico oficial de nada mais, nada menos que do presidente Idi Amin Dada de Uganda, que foi um ditador sanguinário que durante seu mandato, mandou matar dezenas a centenas de milhares de civis, sendo de certa forma um governante genocida tão cruel como muitos outros. Não é um filme que aborda esse genocídio muito diretamente, mas indiretamente ao menos trouxe a tona a lembrança da existência deste tirano e o que ele fazia em seu país.
 
Última edição:
Já eu confesso que deve fazer uns 10 anos que não vejo algum filme de super-herói. Todos que foram lançados de lá pra cá eu perdi.
 
Confesso que não gosto dos filmes da Marvel, até hoje consegui assistir só 3 até o final sem ficar com uma sensação ruim, mas sem poder dizer também que o filme é bom. E não me empolguei muito também com o Aquaman (da DC).
 
Última edição por um moderador:
Confesso que tbm não tenho muito hype em relação a filmes de super-heróis. Eu acho que os filmes em si não são muito inventivos, uma fórmula repetida.

Além de não haver uma organização entre o próprio Universo – razoável organização – não há uma hierarquia bem estruturada. Às vezes, parece que vira uma salada de super-heróis...
 
Confesso que se eu fosse colocar em números percentuais, de tudo que já assisti, a minha relação com os filmes dos dois principais universos de personagens (Marvel e DC) seria hoje algo em torno de:

Marvel-> 40% curti e 60% não
DC-> 25% curti e 75% não.
 
Eu não vejo filmes recentes faz tempo, então não tenho muito o que comentar. Por exemplo, no caso do Oscar eu não vi nenhum dos filmes indicados e também não assisto as cerimônias.
 
Ano passado eu achei um pouco fraco os filmes, mesmo não assistindo a muitos, considerei A Favorita e Roma como os melhores do ano...
 
Falando em filmes de herói, eu ainda não consigo entender as indicações de 'Pantera Negra' nas principais premiações do cinema.
O QUE ESSE FILME TEM DE TÃO ESPECIAL QUE OS OUTROS FILMES DE HERÓI NÃO TÊM?!?!

O filme tem uma mensagem importante, mas, na minha opinião, é como qualquer outro filme de herói. O roteiro é meio repetitivo (o protagonista livra-se dos vilões sempre da mesma forma); as cenas de ação, no geral, não são muito boas e o final é meio sem graça.

É a famosa 'fórmula Marvel', que de certa forma, dá certo, agrada os fãs e o público no geral.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo