• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário cinematográfico

Acho uma pena que tenha gente que acha que todo mundo é obrigado a gostar de certo filme, e que se não gostou é porque "não entendeu" a coisa.
Acho que o problema da maioria dessas discussões sempre é confundir gostar ou não gostar do filme com chamar o filme de bom ou ruim, ou de bem feito ou mal feito. É o "eu gosto, então é bom" ou "não gosto, então foi mal feito", ou o "Top 10 melhores filmes de todos os tempos (ah, mas é na verdade top 10 dos que eu mais gosto)".
Gostar todos podem gostar do que quiserem, nem precisa apresentar argumentos. Dizer que o filme é bem ou mal construído já é outra discussão.
 
Acho que o problema da maioria dessas discussões sempre é confundir gostar ou não gostar do filme com chamar o filme de bom ou ruim, ou de bem feito ou mal feito. É o "eu gosto, então é bom" ou "não gosto, então foi mal feito", ou o "Top 10 melhores filmes de todos os tempos (ah, mas é na verdade top 10 dos que eu mais gosto)".
Gostar todos podem gostar do que quiserem, nem precisa apresentar argumentos. Dizer que o filme é bem ou mal construído já é outra discussão.
Concordo plenamente. Tanto é que apesar de eu não ter gostado do 2001 reconheço que o filme foi muitíssimo bem feito e que não havia nada igual na época em que ele foi lançado. Eu estava me referindo à pessoas que insistem que todo mundo "tem sim" que gostar, e se não gostar é porque não tem a capacidade intelectual de apreciar a obra.
Como eu disse antes, O Senhor dos Anéis sempre será meu filme favorito (os três filmes pra mim são praticamente um só) e eu nem ligo se alguém me diz que achou chato e que nunca mais vai querer assistir. Eu é que não vou ficar tentando convencê-los de que o filme é perfeito, pois afinal eles têm todo o direito de não gostarem e preferirem algum outro filme.
Dizer que o filme é bem ou mal construído já é outra discussão.
É isso aí, resumiu muito bem.
 
Particularmente é difícil não associar a qualidade de um filme com a percepção que se forma após assisti-lo, mas com o tempo vc passa a pegar uma acidez crítica. Exemplos de filmes excelentes em questão de efeitos visuais, qualidade técnica, etc., que não gostei foram Avatar e Batalha dos Cinco Exércitos, além do não tão excelente assim (mas bom se considerar a época em q foi feito), O Mundo perdido.
O contrário tbm acontece -- gostei de Tubarão, do Spielberg e gosto de Pedra Filosofal e Câmara Secreta mesmo achando q eles n foram tão bem feitos assim...
 
Mas a análise que eu mencionei é em relação a questões técnicas que fazem parte da construção de um filme. Efeitos especiais não são exatamente uma parte crucial na maioria dos filmes em comparação com fotografia, montagem, direção, etc.
Essa é a questão que mencionei de quando se discute se um filme é bem construído. Pra isso precisa-se analisar e dar argumentos sobre o filme com relação a como o diretor se utilizou desses elementos técnicos pra fazer uma narrativa bem feita.

Argumentos relacionados a gostar ou não gostar de um filme é onde entra coisas tipo se você gosta ou não de efeitos especiais ou muitas cenas de ação, ou gosta do Tom Cruise, ou gosta de corridas, etc. Mas argumentos técnicos são tipo se o diretor soube montar uma cena de ação bem ou se foram apenas planos aleatórios jogados rapidamente pra distrair o público.

Um problema é que normalmente todo mundo costuma ficar na defensiva quando se fala que há a necessidade de estudo para compreender e saber visualizar os aspectos técnicos. Normalmente as pessoas tem uma resistência dizendo coisas como "mas precisa estudar pra dar opinião sobre o filme?".
E é aí que entra a confusão que eu disse. Não precisa estudar pra dar opinião de gosto pessoal seu sobre o filme. Mas se for pra falar das questões técnicas do filme, é preferível que haja uma bagagem de conhecimento (como é pra qualquer área do saber humano, como ciências exatas, humanas, biomédicas, etc, também é pra artes e entretenimento). Por exemplo, você pode dizer que vacina é uma porcaria porque dói bagaraio e deixa o braço inchado por 2 dias. Ok. Opinião pessoal sua. Mas dizer que vacina faz mal porque você não gosta de tomar vacina já entra em outro plano de discussão que envolveria trazer argumentos técnicos objetivos da área de biomedicina em vez de apenas uma opinião pessoal.

É só esse o ponto que eu quis colocar ali.
 
Não levei apenas efeitos visuais como ponto para a construção de minha análise, que, convenhamos, foi mto concisa. A minha crítica tbm se estende a questões de fotografia e de direção.
Mas compreendi desde o começo a extensão do que vc queria dizer com questões técnicas, mesmo não as mencionando na minha primeira resposta...
 
Irei assistir A Vida é Bela daqui a alguns dias e -nem sei porque- to me lembrando do @Giuseppe :lol:
É que eu sou fã do Roberto Benigni, ele é um comediante fantástico. Veja algum vídeo dele na internet, por exemplo: I Dieci Comandamenti
As entrevistas também são hilárias. Provavelmente é o ator/comediante mais amado da Itália.
 
Cara, ótima ideia.
Lá vai a minha confissão:
Nunca assisti Goonies e achei 2001: Uma Odisseia no Espaço uma grande chatice.
E aí, @Nírasolmo, qual será o pior? O seu ou o meu?
Mas realmente é uma chatice, só que as pessoas não tem coragem de admitir kkkkkk.
É como no conto "A roupa nova do rei"
 
Mas realmente é uma chatice, só que as pessoas não tem coragem de admitir kkkkkk.
É como no conto "A roupa nova do rei"
Assisti recentemente e, a julgar pelo ritmo da narrativa, realmente é chato. Mas gostei, levando em conta outros aspectos, como cinematografia (como no corte que mostra o osso e a nave), a trilha sonora (que, mesmo não sendo composta originalmente para o filme, é excelente), a direção do Kubrick e os efeitos visuais, que foi premiado com um Oscar.
Enfim, mesmo achando 2001 bom (mas nem tanto quanto gostaria), do Kubrick prefiro, até agora, The Shining...
 
Mas realmente é uma chatice, só que as pessoas não tem coragem de admitir kkkkkk.
É como no conto "A roupa nova do rei"
Pra quem viu o filme na época em que ele foi lançado deve ter sido incrível, já que não tinha nada parecido, mas pra alguém da minha geração o ritmo é incrivelmente arrastado. Não gostei de nenhuma parte do filme, isso sem falar que eu sempre me sinto um idiota quando não entendo o final e preciso que alguém explique pra mim. :lol:
 
Não gostei de nenhuma parte do filme, isso sem falar que eu sempre me sinto um idiota quando não entendo o final e preciso que alguém explique pra mim. :lol:
Confesso que a única parte memorável por si só foi a parte quando o HAL mata e o astronauta lá acaba com ele.
Enfim, 2001 (e isso já foi dito por Kubrick e Arthur C. Clarke na época) não é um filme que se entenda propriamente dito. O final é filosófico, por assim dizer, uma vez que o próprio roteiro deixa em aberto. Anyway, a minha análise pessoal do final junta outros elementos do filme, como o prólogo...
 
Eu confesso que não gosto muito de filmes de super-heróis. Até assisto alguns, principalmente da Marvel, mas parece tudo uma fórmula repetida. Da DC o que mais gostei foi a trilogia do Nolan, Dark Knight; da Marvel, até agora, Doutor Estranho e Deadpool...
 
Cara, nem sei qual foi o filme de super-herói mais recente que eu assisti. Acho que o primeiro Homem-de-Ferro. Todos que vieram depois desse eu perdi.
** Posts duplicados combinados **
Acabei de ver no Google que o primeiro Homem-de-Ferro foi lançado em 2008, ou seja, 10 anos atrás. Whatever.
 
@Nírasolmo no começo do tópico você nunca tinha visto SW, mas cê viu agora. O que achou?
Então, @Jauregui, faltam apenas dois filmes já lançados para eu assistir (assisti em ordem bem bagunçada). Bom, é notável que a divisão entre as trilogias não se dá por questões meramente de roteiro, mas também emotivas.

A trilogia clássica - faltando apenas Retorno de Jedi para assistir - é um primor em questão de efeitos visuais, a trilha sonora composta por John Williams (que pega elementos eruditos, como Le Sacre du Printemps, de Igor Stravinsky, como inspiração), a atuação de todo o elenco, com especial menção a Carrie Fisher e Harrison Ford, enfim, sem dúvida nenhuma é algo que marca pra sempre aqueles que assistem. O roteiro também é bom - mais fechado em A New Hope (isto é, com começo, meio e fim bem definidos) abre-se bem em The Empire Strikes Back (que aliás, é o meu favorito).

A sequela une elementos emotivos da clássica, como a já citada trilha, com elementos desta que melhoraram ao longo do tempo, como os efeitos visuais. O resultado dessa união, até agora, são filmes extremamente bons (e Adam Driver com uma atuação notável também).

A prequela - bom, melhor não falar nada, né :lol:

Se fosse ranquear os que assisti até agora, ficaria assim:

1- O Império Contra-ataca
2- Os Últimos Jedi
3- O Despertar da Força
4- Uma Nova Esperança
5- Ameaça Fantasma
6- Ataque dos Clones
 
Pegando o gancho de uma discussão que tive com o @Béla van Tesma sobre perseguições de veículos no tópico do MI-6, confesso que por mais tenha visto cenas excelentes de perseguições em vários filmes, o filme "Encurralado" do Spielberg é até hoje o melhor filme de perseguição veicular que já vi em toda a minha vida.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo