• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Concorrência: Tolkien versus Rowling

Victor

Usuário
Sou novo do fórum da Valinor. Tenho 12 anos, moro no Rio, blá blá blá, isto tem tudo no perfil.

Criei este tópico para que possamos debater um assunto que tem reinado pela comunidade tolkieniana no Brasil: a concorrência entre Tolkien e Joanne Rowling.

Tinha até então um site sobre Harry Potter (é uma longa história que até tem a ver com esse assunto). O mundo mágico de Harry Potter criado pela JK Rowling abriu as portas do mundo da leitura para mim e para muitos outros jovens.

Foi aí que eu comecei a me interessar por Tolkien. De início, foi um grande impacto ver que JK tinha se inspirado muito em Tolkien: Albus Dumbledore, diretor de Hogwarts, é um bruxo à moda antiga. Igual ao Gandalf.

Os mistérios dos reinos élficos (Lothlórien, Valfenda) também me lembraram a escola de Hogwarts, mas não acho que a série escrita por JK Rowling possa ser desmerecida por causa disso.

Rowling escreveu um livro como há muito tempo não se vê: personagens adolescentes, como a maioria dos leitores, que crescem a cada livro, que corresponde um ano em Hogwarts.

Rowling optou por ambientar jovens (alguns muito parecidos com pessoas que nós mesmos conhecemos) esse mundo mágico. Com o passar do tempo, os meninos se sentem mais envergonhados, começam a se interessar pelas meninas, por namoro...

Achei isso um barato - por mais que nas questões da magia em si tenha se espelhado em Tolkien.

Palmas para os dois, para Rowling, por ter feito isto tão bem, transmitindo também aos leitores valores como amizade, solidariedade, amor, etc, e para Tolkien, que criou realmente uma nova mitologia! Um mundo onde estão envolvidas questões de tempo, espaço, raças e até línguas.

P.S.: Quanto ao meu site, o negócio é que agora eu estou justamente reformulando-o para que fique mais abrangente, falando inclusive de Tolkien e outros livros de magia, como Artemis Fowl.

Tûkianamente,
Victor W. Rosa
 
[:-D] Agora que eu estou no tópico mais adequado para meu tópico, podemos continuar o debate.

Não sei jogar RPG, embora tenha interesse. Vi um deck de Magic de um amigo meu e é impressionante como esse jogo foi inspirado em Tolkien!

Tûkianamente,
Victor W. Rosa
 
Agora q vc falou isso eu comecei a me lembrar, eu joguei por um bom tempo Magic e realmente as coisas têm muito a ver, como por exemplo cartas de várias raças de Elfos, Ents, Dragões, Cavaleiros Negros, Magos e por ae vai...

____________________________________________
"Lembro me bem do esplendor de suas flâmulas..."
 
Victor, não querendo ser baba ovo, mas já sendo, parabéns pela maneira como você escreve! É difícil entrar num tópico e não achar que mais da metade dos posts veio de pessoas apenas semi-alfabetizadas.
 
:D Fórum acaba passando a ser uma coisa mais informal para os visitantes se comunicarem. Ninguém dá importância a usar abreviações, etc... Entrem no guia Sobre Sites de RPG, lá deve ter alguma coisa:

www.sobresites.com/rpg

Tinha uma aranha parecida com a Laracna. Até os nomes que Tolkien criou estão no Magic. Elfos, anões, etc, já existiam na mitologia, mas orcs foram de criação própria. Até mesmo as características que Tolkien deu a seus elfos são parecidas com as dos elfos de Magic.

Outra coisa que eu gosto de procurar nos livros é referências aos elfos e criaturas em geral na mitologia. Também estão presentes na magia de verdade.

Mantenho contato com uma garota que entende de Wicca (um ramo da magia eu acho) e ela me passou algumas coisas sobre criaturas e espelhos.

Uma dúvida? Qual livro veio primeiro: O Senhor dos Anéis ou As Brumas de Avalon? Acho que o Senhor dos Anéis... Eu estava vendo o filme As Brumas de Avalon. A grande idéia de escrever sobre magia foi de Tolkien.

Tûkianamente,
Victor W. Rosa
 
Bom, apesar de que já mudou de rumo o tópico eu ainda respondo:

Sim, existe mta coincidência mesmo pq a Rowling copiou ou pelo menos se inspirou um pouco em Tolkien.
Alguns exemplos (spoilers):



Gandalf=Dumbledore
O fato de que a cicatriz dói com o Lord Voldemort=O fato que o ombro do Frodo doeu quando ele viu o Cavaleiro Negro
Inonimado (Sauron)=Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado (Voldemort)
Cavaleiros Negros=Dementadores
Trasgo=Troll


--

Eu faço parte do Clube dos Classificadores de Spoilers da Valinor!
"One Ring to rule them all.
One Ring to find them.
One Ring to bring them all,
And in the darkness bind them."

DarkMaster
E-Mail: jpja@bol.com.br
ICQ# 87351573
 
a j.k. Ronlling é uma chata, arrogante e cheia de bosta no meio da cara ela não consegue pensar e fica tirando a idéia da mágica dos livros Jonh Ronold reuel tolkien!!!

Samwise, o troll

Edited by - Samwise on 08 February 2002 16:57:35
 
O Salgueiro Lutador foi inspirado no salgueiro da Floresta Velha. O espelho de Ojesed foi inspirado no Espelho de Galadriel - inclusive isso é interessante, porque ela complementou ainda mais o que Tolkien escreveu. Galadriel disse que o espelho era bom, mas perigoso. O espelho de Ojesed é bom, mas perigosíssimo, pois mostra os desejos das pessoas e muitas já definharam diante dele -.

Eles são de estilos bem diferentes em termos de público. Harry Potter é num tom mais suave, mais para "O Hobbit". Os livros de Tolkien são mais densos e adultos, onde os personagens não têm uma personalidade forte.

Depois vou ver isso com calma, mas acho que As Brumas de Avalon também foi escrito depois de Tolkien... Isso me faz deduzir que Marion Zimmer Bradley também tenha se inspirado bastante em Tolkien.

Tûkianamente,
Victor W. Rosa
 
Pedro

Você já leu Harry Potter? A JK Rowling não teve uma idéia central inovadora, a da escola de magia, que é inspirada em Tolkien e possivelmente nas Brumas de Avalon também.

Só acho que ela tenha apresentado isso tudo de uma maneira inovadora. Nem Marion Zimmer Bradley nem Tolkien escrevem sobre crianças e adolescentes como ela...

Tûkianamente,
Victor W. Rosa
 
cometeu 1 erro GRAVÍSSIMO
Rowling = Literatura Infanto-Juvenil
Tolkine e CIA = Literatura mais adulta, mostrando a capacidade que uma pessoa pode ser moldavel, como boromir querendo o anel e etc, INCLUINDO as atitudes de Gollum



"Qualquer coisa em parênteses pode ser ignorada porque se trata de algo imbecil para algum idiota ler (com vantagem, como vê neste exemplo perfeitamente inútil que você leu)."
Namarië!
 
Parabéns pelo tópico, Vitor Tûk. Tenho 13 anos, já li O Hobbit, SDA, Harry Potter e Artemis Fowl - todos criativos e divertidos.

Está certo que Harry Potter pode conter algumas coisas relacionadas às obras de Tolkien, mas a autora teve que se inspirar em alguém!
 
Comecei lendo Harry Potter, li os 3 primeiros, tinham coisas meio que besteirinhas, muito infantis, mas isso me dexava curtindo muito Harry Potter, dae um garoto chamado Folco Gamgee falou: Ei, pq vc nao le SDA? Toma aqui o 1º livro, ve se vc gosta...

Isso 3 dias antes do filme... LI o livro com vontade, soh saia do quarto pra cagar, mijar ou comer, terminei de ler, fiqui soh pensando no tinha lido, uma coisa com muito mais lógica e bem melhor (sem querer ofender nego nenhum ae heim?)

Mas rowling tb eh "esperta" mas escreve baboseiras d+


IF U PAY TO FUCK AND FUCK IS FUNNY, GO FUCK YOUR SELF AND SAVE YOUR MONEY :P
 
quote:
Comecei lendo Harry Potter, li os 3 primeiros, tinham coisas meio que besteirinhas, muito infantis, mas isso me dexava curtindo muito Harry Potter, dae um garoto chamado Folco Gamgee falou: Ei, pq vc nao le SDA? Toma aqui o 1º livro, ve se vc gosta...

Isso 3 dias antes do filme... LI o livro com vontade, soh saia do quarto pra cagar, mijar ou comer, terminei de ler, fiqui soh pensando no tinha lido, uma coisa com muito mais lógica e bem melhor (sem querer ofender nego nenhum ae heim?)

Mas rowling tb eh "esperta" mas escreve baboseiras d+


IF U PAY TO FUCK AND FUCK IS FUNNY, GO FUCK YOUR SELF AND SAVE YOUR MONEY :P

eu li o sda a sociedade du anel em 1 mes pq tavu em mes de prova, mas o as 2 torres, lendo 2/3 capitulos por dia devorei em 1/2 2/3 de mes.........


"Qualquer coisa em parênteses pode ser ignorada porque se trata de algo imbecil para algum idiota ler (com vantagem, como vê neste exemplo perfeitamente inútil que você leu)."
Namarië!
 
quote:
Nem Marion Zimmer Bradley nem Tolkien escrevem sobre crianças e adolescentes como ela...


Uma coisa eh escrever sobre, outra e escrever para... Tolkien escreve para adolescentes, adultos e ateh crianças (super dotadas, claro) Eu li Harry Potter, amava, mas agora, caí na real... HP FEDE! Sério...eu naum gasto mais 1 centavo comprando akilo... e SDA dah de 1000 a zero...

P.s: Eu tb jogava Magic, mas parei.. e lembro dos Goblins... Alguém notou que no filme o Legolas fala Goblins nas Minas de Moria? Assim que eles chegam lá... eu achei estranho... mas os orcs saum de certa forma parecidos com goblins, não? Por favor, me corrijam se eu estiver errada!




:: Amin harmuva onalle e cormamin ::
~Clube da Insônia~
 
quote:
quote:
Nem Marion Zimmer Bradley nem Tolkien escrevem sobre crianças e adolescentes como ela...


Uma coisa eh escrever sobre, outra e escrever para... Tolkien escreve para adolescentes, adultos e ateh crianças (super dotadas, claro) Eu li Harry Potter, amava, mas agora, caí na real... HP FEDE! Sério...eu naum gasto mais 1 centavo comprando akilo... e SDA dah de 1000 a zero...

P.s: Eu tb jogava Magic, mas parei.. e lembro dos Goblins... Alguém notou que no filme o Legolas fala Goblins nas Minas de Moria? Assim que eles chegam lá... eu achei estranho... mas os orcs saum de certa forma parecidos com goblins, não? Por favor, me corrijam se eu estiver errada!




:: Amin harmuva onalle e cormamin ::
~Clube da Insônia~



Pelo menos alguem sensata nesse site....
A, e sobe esse negocio de globis nao sei de nada....

"Nao me importa o que o futuro traga:eu estarei la"
 
Victor, eu tb li Harry Potter antes de SDA. HP tem seu charme, um certo humor, mas às vezes dá umas mancadas. A narrativa é meio louca, pula de uma parte de humor infantil para outra de trevas exageradas, O 4o livro pra mim é o pior (ou menos melhor). Acho que é o tipo de coisa que criança gosta.
Um exemplo de parte ruim para mim é o espelho de Ojesed, uma espécie de imitação barata das historinhas de paulo coelho "Muitos Definharam diante dele" acho meio infantil. Mas em sumo o livro é muito bom, vou comprar o 5 assim que aparecer lá na amazon.com.
Quanto ao Artemis Fowl, qual é o nome em português? Se eu não me engano ele faz parte da coleção a serie of unfortunate events, eu gostaria de conhecer essa série também. Alguem aí já leu a serie discworld (em português saiu um volume traduzido como A Cor Da Magia)? Por favor me conte alguma coisa.

Arise...
Awake...
The King in Crimson comes...

[Clube da Insônia]

Edited by - Feanor on 09 February 2002 00:54:18
 
quote:
cometeu 1 erro GRAVÍSSIMO
Rowling = Literatura Infanto-Juvenil
Tolkine e CIA = Literatura mais adulta, mostrando a capacidade que uma pessoa pode ser moldavel, como boromir querendo o anel e etc, INCLUINDO as atitudes de Gollum


Só complementando...

rowling = Literatura Infanto-Infantil!!!

-> Este é o Avatar que eu quero!!!
[Clube da Insônia]
 
eu era um grande fã de harry potter.... mas depois de ler o SdA..
q eh bem melhor.

mas mesmo assim ainda acho q os dois tem qualidades. Tolkien naum tratou muito das relações amorosas dos personagens... (excessões :Aragorn-Arwen, Faramir-èowyn, Sam-Rosinha)

sei q os proximos 3 livros de HP vão ter mais sobre esses romancinhos.... enfim, HP ainda eh inferior a SdA, mas naum fede, como salienta Arwen, eh um livro legalzinho....

e vou comprar os proximos tres livros sim!!!

_________________________________
O mundo é simples. As pessoas é que o complicam.
Simplifique. Mate todas.

Jimi Tûk, o primeiro hobbit metaleiro
 
Outra semelhança, para não falar plágio, é a sombra na floresta. Algo como Sauron, o necromante, e a Floresta das Trevas. Aqueles elfos "domésticos" também são horríveis... O Troll, que mudaram o nome para Trasgo por falta de capacidade de compreensão por parte das criancinhas, também é uma imitação descarada; e ainda por cima morre com uma varinha no nariz. Capa de invisibilidade? Por que não Um anel? Um animago é tipo o Beorn? Bom, vou parar por aqui. Eu até acho HP legalzinho, mas que é um livrinho safado, isso é!

"Não importa onde você esteja, você sempre estará lá."
Bruno.
 
Eu acho o livro harry boster uma mera copiacao pouco criativa de sda nada foi criativo apenas o jogo de quadribol q é a unica coisa q presta !o livro quadribol atraves dos seculos é a unica coisa que presta e que eu li sobre harry boster!!

[clube da insonia]
_______________________
***********************
Cár Tinco o unico enlatado do forum
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo