• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Concorrência: Tolkien versus Rowling

Victor

Usuário
Sou novo do fórum da Valinor. Tenho 12 anos, moro no Rio, blá blá blá, isto tem tudo no perfil.

Criei este tópico para que possamos debater um assunto que tem reinado pela comunidade tolkieniana no Brasil: a concorrência entre Tolkien e Joanne Rowling.

Tinha até então um site sobre Harry Potter (é uma longa história que até tem a ver com esse assunto). O mundo mágico de Harry Potter criado pela JK Rowling abriu as portas do mundo da leitura para mim e para muitos outros jovens.

Foi aí que eu comecei a me interessar por Tolkien. De início, foi um grande impacto ver que JK tinha se inspirado muito em Tolkien: Albus Dumbledore, diretor de Hogwarts, é um bruxo à moda antiga. Igual ao Gandalf.

Os mistérios dos reinos élficos (Lothlórien, Valfenda) também me lembraram a escola de Hogwarts, mas não acho que a série escrita por JK Rowling possa ser desmerecida por causa disso.

Rowling escreveu um livro como há muito tempo não se vê: personagens adolescentes, como a maioria dos leitores, que crescem a cada livro, que corresponde um ano em Hogwarts.

Rowling optou por ambientar jovens (alguns muito parecidos com pessoas que nós mesmos conhecemos) esse mundo mágico. Com o passar do tempo, os meninos se sentem mais envergonhados, começam a se interessar pelas meninas, por namoro...

Achei isso um barato - por mais que nas questões da magia em si tenha se espelhado em Tolkien.

Palmas para os dois, para Rowling, por ter feito isto tão bem, transmitindo também aos leitores valores como amizade, solidariedade, amor, etc, e para Tolkien, que criou realmente uma nova mitologia! Um mundo onde estão envolvidas questões de tempo, espaço, raças e até línguas.

P.S.: Quanto ao meu site, o negócio é que agora eu estou justamente reformulando-o para que fique mais abrangente, falando inclusive de Tolkien e outros livros de magia, como Artemis Fowl.

Tûkianamente,
Victor W. Rosa
 
Vc sabia que vc postou isso em um forum de música? Esse assunto é para o Geral.

----------------------------------------
"A vida é uma doença terminal"
(Clube da Insônia)
 
quote:
Vc sabia que vc postou isso em um forum de música? Esse assunto é para o Geral.

----------------------------------------
"A vida é uma doença terminal"
(Clube da Insônia)


eu to crente que tu vai falar da msg do cara e tu reclama do forum em que ele postou a msg!!!! uhauhauhau

Aí, victor, tu sabe jogar RPG??

"Se escola boa é aquela que expulsa, hospital bom é aquele que mata"

Clube da Insônia
 
Salve Victor Tûk. Realmente o seu post é interessante, mas ele caberia melhor no tópico GERAL.
O Forum tem essa divisão para facilitar a vida das pessoas que lêem e postam todos os dias. Assim fica muito mais fácil ir direto ao ponto.

Estou fechando o seu post aqui, mas sinta-se a vontade para abri-lo novamente no GERAL.
Certo?
Até mais.

---------------------------------------------------------------------
"Bards you are, Bards you will be and Bards you have always been..."
Blind Guardian
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo