• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conceição Evaristo é oficialmente candidata à Academia Brasileira de Letras

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
conceicao-evaristo-1529443796366_v2_900x506.jpg

Aos 71, Conceição Evaristo pode ser a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira da ABL Imagem: Wikimedia Commons


A escritora mineira Conceição Evaristo entregou nesta segunda-feira (18) uma carta de apresentação à Academia Brasileira de Letras, confirmando sua candidatura à cadeira número 7 da instituição.

"Assinalo o meu desejo e minha disposição de diálogo e espero por essa oportunidade", diz no documento, entregue à sede da ABL, no Rio de Janeiro.

A decisão de Conceição foi tomada depois que uma petição online reuniu mais de 20 mil assinaturas para que ela pleiteasse a vaga, que era do escritor Nelson Pereira dos Santos, morto em abril.

Se for confirmada, ela será a primeira vez que uma mulher negra representa a Academia Brasileira de Letras em 120 anos.

Autora de romances como "Insubmissas lágrimas de mulheres" (2011) e "Ponçá Vivêncio" (2003), ela nasceu na favela do Pindura Saia, em Belo Horizonte (MG), e chegou ao mestrado em literatura brasileira no Rio de Janeiro.

Aos 71 anos, Conceição atualmente é professora universitária e já conquistou prêmios como o do Governo de Minas Gerais e o Jabuti, em 2015, com "Olhos D'Água" (2014).

https://universa.uol.com.br/noticia...candidata-a-academia-brasileira-de-letras.htm
 

A escritora Conceição Evaristo é a vencedora do Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato de 2023, organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE). O anúncio foi feito no sábado (16).


Evaristo, que publicou em 2022 o livro Canção para ninar menino grande (Pallas), concorreu com a escritora Maria Vilani, a jornalista e escritora Marilene Felinto, o músico e escritor Martinho da Vila e o escritor Pedro Bandeira. A votação foi realizada de maneira online pelas sócias e sócios da UBE. No livro, a vencedora do Juca Pato narra as relações amorosas de mulheres negras com o personagem Fio Jasmim e a rede de afetos decorrente dessas relações.

Em 2022, o vencedor foi o Padre Júlio Lancellotti, que publicou no ano anterior o livro Tinha uma pedra no meio do caminho (Matrioska Editora), obra em que relata sua experiência com moradores de rua. Ele dará o troféu nas mãos de Evaristo este ano.

O Troféu Juca Pato é dado à personalidade que, havendo publicado livro no Brasil no ano anterior, tenha se destacado, pelo conjunto da sua obra, em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos.

Já foram laureados escritores como Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade, o crítico literário Antonio Candido e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso.

O troféu é a réplica do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizado pelo ilustrador e chargista Benedito Carneiro Bastos Barreto, conhecido pelo pseudônimo de Belmonte (1896-1947). O prêmio foi criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey.
 
(Preguiça de criar outro tópico; vai neste mesmo... rs) :timido:
Pela mesma razão, deixo aí a notícia:


Pode ser um indicativo de que ela venha a ser eleita também para a ABL? Agora já até elegeram um indígena, como tanto queriam. Não sei. Acho que ela nem tentou disputar essa última eleição, e lembro que em 2018 não aceitou fazer campanha em benefício próprio, amargando um único voto a seu favor... ¯\_(ツ)_/¯
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo