1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Comunismo

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Tywin Lannister, 9 Set 2008.

  1. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Abri este topico para descutir sobre o comunismo... como comunista que sou não resisiti em saber a opinião dos meus coleguinhas em relação a esse ideal :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

    Deixem opinião

    Abraços
     
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    É possível ser comunista no Brasil?

    (Pergunta sincera e sem ironia, gostaria de uma resposta no mesmo tom ;) )
     
  3. TT1

    TT1 Dilbert

    Comunista = mamateiro

    (Afirmação sincera e com ironia)
     
  4. Breno C

    Breno C Quack

    Houve um tempo que eu lia muito sobre o comunismo e tal, mas nunca fui comunista, no fundo sempre achei que a idéia nunca poderia dar certo, nem depois que fossem eliminados quaisquer traços de uma outra forma de governo e estrutura política.
    Acho que o ser humano tem muitas doenças sociais que não deixam que o comunismo de certo, mas tenho que admitir que muita coisa que está escrito no manifesto do partido comunista do Marx e do Engels , ainda faz parte da nossa realidade e de certa forma sinto falta de um grupo mais ativo no comunismo para combater as contradições capitalistas.
     
  5. Arcavius

    Arcavius Ezio Auditore da Firenze

    Pessoalmente, eu não acho o comunismo mais atrativo que o capitalismo. Até porque, para implantar um sistema como esse, onde todos são, pelo menos teoricamente, iguais, até que todos estejam "aptos" a fazer parte do todo, é necessário um poder central muito forte. A imensa meioria das pessoas, em posição de exercer tanta influência, não se sentiria nem um pouco disposta à deixá-la, e aconteceria mais ou menos o que aconteceu na Russia.

    Fora que esse sistema, a meu ver, suprime a liberdade e limita a criatividade dos integrantes da sociedade.

    Como eu disse, isso é o que me parece...
     
  6. Breno C

    Breno C Quack

    Sei que não foi eu quem criou o tópico, mas da sim para ser comunista, e em qualquer lugar do mundo, porque seu estado político não depende do estado político do lugar aonde você está. Pelo menos foi assim que eu aprendi nas aulas de Geografia.
     
  7. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Não sei se a coisa na prática funciona assim, no final das contas. Eu acho que qualquer um que tem contas para pagar acaba tendo que se "conformar" em viver de acordo com o sistema do país em que está. E por se "conformar" eu incluo aí o aceitar as doenças sociais tal como você colocou, e principalmente o fato de que pouquíssimas pessoas abrem mão do conforto básico por causa de um ideal político.

    Em suma, minha pergunta é mais sobre como viveria um comunista no Brasil, de acordo com os princípios do comunismo.
     
  8. TT1

    TT1 Dilbert

    Eu desprezo totalmente o comunismo, simplesmente pq é uma ideologia cínica.

    Invariavelmente o comunismo leva ao tiranismo (exemplos: todas as nações comunistas da história mundial). Enquanto pregam que o Estado é desnecessário, criam o um Estado imenso e totalmente corrupto. Enquanto dizem que os trabalhadores tomarão os meios de trabalho, tiram a liberdade de empresas e pessoas que financiam esse mesmo estado, pagando seus impostos.

    E ao mesmo tempo que nivelam os trabalhadores, favorecem ao empobrecimento de todos, já que diminuem a eficiência (física, lembram?) da máquina. Ou seja, é um sistema tirano e terrorista (Stalin, alguem?) que demonstrou diversas vezes que vai contra a vontade da população (alô, Cuba!).
     
  9. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Não sou do brasil sou de portugal. Esclarecida?
     
  10. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Poisé, mas a Valinor é um fórum brasileiro e por isso falei do "Brasil", de qualquer forma acho que dá para entender que é uma questão geral voltada para qualquer um que se diga comunista mas vive em um país capitalista etc e tal.
     
  11. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Na União sovietica, antes da revolução de Lenine, 90% da população era analfabeta. Depois da revolução Lenine organizou uma campanha e ensinou toda a população a ler. Acabou com os patrões que mandava e com os czars de extrema direita. Como comunista admito que Estaline abusou e entrou num regima capitalista. Mas o regime comunista de lenine melhorou e muito as condições na Russia. Quanto a cuba, Fidel Castro e Che Guevara não teriam feito a revolução sem a ajuda do povo.


    Entendi.
     
    Última edição por um moderador: 11 Set 2008
  12. TT1

    TT1 Dilbert

    Nigga... please...
     
  13. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    Na prática não funciona. As pessoas não estão, e provávelmente nunca estarão preparadas para esse tipo de sistema. Em todos os casos em que se tentou implantar esse sistema, foram distorcidos todos os ideais iniciais, e o que era para dar igualdade de direitos a todos, transformou-se em uma forma de poder centralizado e autoritário.

    É fato que o capitalismo é um sitema falho, no que diz respeito a igualdade, mas é o único sistema que consegue, de certa forma, suprir o egocentrismo e a ganância do ser humano, pois estes, salvo pouquíssimas excessões, não abririam mão de um conforto que tavez tenha sido conseguido com seu próprio esforço, para lutar por uma sociedade igualitária.
     
  14. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Nesse raciocinio então o capitalismo e uma coisa boa? e isso que quer dizer?
     
  15. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    Não é uma coisa boa, mas é a única coisa aceitável para a mentalidade das pessoas. Contudo, não é de todo ruim, pois muitos avanços nas áreas de ciência e tecnologia se devem a ele.
     
  16. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    tenho a certeza que quem viveu no capitalismo não tem essa opinião.
     
  17. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Tem uma frase que diz mais ou menos o seguinte: "O capitalismo é o pior sistema do mundo, exceto daqueles que já foram inventados".
     
  18. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    Lenine não é aquele cantor? :lol: Estaline? Quem é seu professor de Geografia garoto, porque as coisas estão mal.
    Não diga que Stalin produziu um capitalismo pois apesar de não ser algo muito próximo do Socialismo Científico ou do Utópico estava muito distante do capitalismo.
    Olha só, muita gente se dislumbra com os ideias socialistas em algum momento, passa. Houveram coisas boas geradas pelo socialismo na Russia? Inicialmente sim, mas não por ser um bom sistema, foi porque este dêpos uma das piores Monarquias da história que resultou num fracasso de país.
    Lenin incentivou a cultura sim, mas infelizmente ele morreu logo e o país em vez de cair nas mãos de Trótski ( não bom, menos pior ) foi parar nas de Stalin, e então a história conta muito bem o que a conteceu.

    Eu tinha um interessa considerável pelo Comunismo/Socialismo, então fui ler o Manifesto para entender as idéias por trás disso, sabem oque eu descobri? O livro NÃO é atemporal, seus ideias só se aplicavam na sociedade do final do século XIX e apenas nela. Podemos no futuro ter regimes mais igualitários mas todos derivados do capitalismo ( capitalismo não prega desiguldade, a tem como efeito coláteral ), claro que ainda haveria desiguldade, mas menor, algo como os países nórdicos nos dias de hoje.
     
  19. Paulo

    Paulo Cabeça de Teia

    É possível ser um pacifista no Brasil (ou nos EUA)? É possível ser cristão no Brasil? etc

    Se a pergunta é "alguém pode se dizer comunista no Brasil (ou em qualquer lugar) hoje?". A resposta, dado que muitos o fazem, só pode ser afirmativa. Isto é, se por "ser comunista" você entende uma prática que vê a revolução social como uma forma de superação do capitalismo, que partilha de certa idéias como justiça social etc. Isso é possível e existe.

    Se, por outra lado, "ser comunista" para você é viver e atuar como se estivesse no comunismo hoje, não é necessário nem responder. Seria uma aberração, contrária a imensa maioria da produção marxista, imaginar que é possível, individualmente, "viver tal como no comunismo".

    Ser comunista não é a mesma coisa que ser "moralmente comunista". É, ao contrário, "ler" o mundo através de certo aparato teórico-conceitual que, dadas as diversas análises, apontam para a superação do capitalismo por outro modo de produção, comunista.

    Ninguém é (e nenhum país nunca foi) comunista (no sentido de que esse é o modo de produção vigente) porque assim se denomina. Mas diversas pessoas (e poucos países) tomam o comunismo como horizonte, denominam-se então comunistas. Não porque vivem tal como no comunismo, mas porque o vêem como a superação do capitalismo.

    Rigorosamente, ninguém é comunista ou capitalista, assim como ninguém era "feudalista". As sociedades é que tem modos de produção, que são, portanto, comunistas, capitalistas, feudais etc.

    Ser comunista, da forma que isso existe hoje, é ter uma posição política que aponta para a superação do capitalismo. Não tem relação com obedecer a uma certa moral que, no final das contas, enquanto "moral" comunista não existe nem está dada.
     
  20. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Olha, acho que tudo é uma questão de ponto de vista.

    Se tu é um mendigo, o capitalismo é uma merda. Mas se tu é um empresário riquíssimo, é uma beleza.

    O mesmo vale pro comunismo. Se tu é um zé ruela que tem que pegar o teu Lada Laika e ir até o mercado comunitário pegar a tua ração da semana na saída da fábrica, é uma merda. Mas se tu é o governante que se esbalda com riquezas enquanto o povo morre de fome e de frio, é uma delícia.

    Acho que, no fundo no fundo, o comunismo e o capitalismo são bem parecidos: nos dois casos quem tem poder manda e quem não tem se fode.

    A diferença é que no capitalismo eu posso ir na lojinha comprar um DVD de Star Wars enquanto no comunismo nem tem DVD e muito menos Star Wars, porque isso é coisa de imperialista capitalista.
     

Compartilhar