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Compreendendo a Mágica na Terra-média de J.R.R. Tolkien

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Artigos Valinor, 25 Jun 2005.

  1. Artigos Valinor

    Artigos Valinor Usuário

    Mágica é difícil de definir. Externamente aos trabalhos literários de J.R.R Tolkien nós não a tomamos seriamente mas ao contrário a relegamos para as regiões do mito, superstição e sobrenatural [que é o que situa-se externamente ou além do universo natural]. No mundo de Tolkien o que ele chama de "mágica" é real e natural, e nós devemos compreender a natureza de seu mundo para compreendermos o que ele chama de "mágica". Existem muitos aspectos da magia de TOlkien e todos eles obrigatoriamente devem ser parte de seu mundo.

    Tolkien desenvolveu uma robusta cosmologia para a Terra-média. Ela não é nada além de uma pequena parte de um mundo maior, e este mundo não é senão um aspecto da ordem natural geral. Todas as coisas nos preceitos de TOlkien procedem de Ilúvatar, o Pai de Todos, Deus. Ele criou os Ainur, os Salões Eternos, e mesmo o Vazio. Sem a vontade de Ilúvatar estas coisas simplesmente não poderiam existir. Então o início está na vontade [e imaginação ou concepção] de Ilúvatar. O pensamento de Ilúvatar é o Bing Bang para a Terra-média.

    Os Ainur são intrinsecamente diferentes dos inanimados e não-consciente Salões Eternos e Vazio. Os Salões e o vazio eram meramente áreas do que podemos chamar "espaço" [não "espaço" como nas 3 dimensões do Espaço, mas "espaço" como em indeterminados escopos de realidade ou existência]. Podemos chamar os Salões Eternos e o Vazio um universo, ou dois universos separados. Tempo não existe nos Salões Eternos [aparentemente], e nada existe naturalmente no Vazio [mas coisas podem entrar no Vazio vindas de fora dele.]

    A criação dos Salões Eternos e do Vazio por Ilúvatar indica o início do Aqui e do Ali, e além disso indica que diferentes regras podem se aplicar. Aqui tem sua próprias regras e Ali tem suas próprias regras. Nos Salões Eternos Ilúvatar ensinou aos Ainur sobre música, e cada um deles iniciou a compor uma música para ele. Um por um, como cantores ou instrumentos, eles dão expressão para o que quer que esteja em seus pensamentos. E quando eles progridem suficientemente nessas habilidades Ilúvatar comandou os Ainur a se unirem em um poderoso tema.

    A Música dos Ainur, o Ainulindalë, é a fonte do terceiro local a surgir do pensamento de Ilúvatar. E música parace ter sido a fundação deste terceiro local. A história nos fala que após um tempo Melkor iniciou seu próprio tema dentro da música, causando dissensão e discórida que se espalharam entre os Ainur. E Ilúvatar comandou os Ainur para iniciarem um novo tema, mas a música de Melkor novamente invadiu a composição original, e Ilúvatar crescendo em ira iniciou um terceiro tema diferente dos dois primeiros.

    Quando o conflito entre o tema arrogante e insolente e o terceiro tema de Ilúvatar tornaram-se tão desconcertantes que muitos Ainur pararam de cantar, Ilúvatar trouxe um fim à música. E ele mostrou aos Ainur uma visão que dava expressão e interpretação à sua música, mas eles não a compreenderam completamente. Então Ilúvatar criou o que nós chamamos de Universo, o que Tolkien usualmente chamou Eä. "Eä" significa "deve existir" ou "exista". Este era Tempo e Espaço, tudo que é natural para a Terra-média, a qual não era nada senão uma pequena parte de Eä.

    Ilúvatar criou Eä dentro do Vazio. Ele disse, "Eu enviarei adiante no Vazio a Chama Imperecível, e ela estará no coração do Mundo, e o Mundo existirá..." A Flama Imperecível nunca é completamente descrita por Tolkien, mas Ilúvatar despertou os Ainur com a Chama Imperecível, e Melkor procurou pela Chama Imperecível em vão no Vazio. Ele não compreendeu que ela existia com Ilúvatar, era aparentemente uma parte de Ilúvatar.

    A Chama Imperecível então providenciou a fundação de todas as coisas que possuem uma existência ou mesmo uma Vontade. Ela é o poder de Ilúvatar, sua fonte de energia e aparentemente a fonte de tudo o que ele criou. A Chama Imperecível, como um aspecto de Ilúvatar, deve ser o poder máximo no mundo de Tolkien: cru, vital, puro, imaculado, sujeita completamente à sua própria Vontade. Melkor entendeu-a como um mjeio de criar, algo que ele por si mesmo não poderia fazer. Criação, neste aspecto significa trazer à existência do nada, dar existência a algo que previamente não existia. Melkor poderia ser capaz de imaginar coisas novas, mas ele não poderia criá-las. Elas não poderiam Ser sem a Chama Imperecível.

    De qualquer forma, Ilúvatar deu aos Ainur a permissão para entrar em Eä e fazer todas as coisas que eles tinham cantado. Aqueles que aceitaram esta oferta tornaram-se parte de Eä - "seus poderes deverão desde então ser contidos e limitados ao mundo, para estar com ele para sempre, até que este esteja completo, então eles são sua vida e o mundo é a vida deles". A entrada dos Valar, os primeiros Ainur a ligar-se a Eä, alterou o Mundo completamente. Antes ele era sem forma, escuro e vazio. Mas quando eles tomaram posse de sua tutela, os Valar trouxeram a Eä Propósito, Vontade e algo que pode ser chamado Poder. O Poder precedia de sua Vontade, sendo uma faceta de suas existências, as quais Eä por si mesma não compartilhava, pois ela não tinha Vontade, e não era um Ser Vivo.

    Eä dessa forma deste seu início teve seu próprio conjunto de regras, podemos chamá-los de axiomas, sobre os quais sua cosmologia foi fundada. O Universo ou o Mundo poderia ser moldado pelos Ainur ou por Ilúvatar, mas Ilúvatar escolheu não interagir diretamente com Eä. Ele deixou o trabalho para os Ainur. Eles trabalharão por incontáveis Eras criando [com significação de construindo, e não trazer à existência do nada] estrelas e regiões além do alcance e conhecimento das ainda por vir Crianças de Ilúvatar. No decorrer destes trabalhos os Valar devem ter criado, refinado ou pelo menos descoberto as leis físicas que devem ter sido naturais a Eä. Estas leis definiram os limites de todas as coisas dentro dos limites de Eä.
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    Tempo é uma das medidas de Eä, assim como Espaço e Distância. Com a passagem do Tempo os Valar preencheram mais do Espaço, cobriram mais Distância, com o fruto de seus trabalhos. Míriades de estrelas e provavelmente mundos inimagináveis espalhavam-se atrás deles. E eventualmente ele chegaram àquela região de Eä onde eles construíram Arda, o Dom;inio ou Reino, que seria a casa das Crianças de Ilúvatar. Como os Ainur, as Crianças seriam estritamente os produtos do Pensamento de Ilúvatar. E como os Valar [e seus companheiros, os Maiar as Crianças seriam ligadas ao Tempo e Espaço, com uma excessão. Ilúvatar decidiu que os Homens, ao contrário dos Elfos, não deveriam permanecer em Eä, mas deveriam ir a outra lugar. Talvez isto fosse o desejo de Ilúvatar que Eä retornasse algo de si mesmo. O trabalho dos Valar em Arda revela alguma coisa sobre suas habilidades. Eles deram forma às terras, mares e céus. Os "céus" se referem aos ares sobre Arda, mais particularmente do que à extensão ilimitada além deles. Água eleva-se dos mares e terras para tornarem-se nuvens, e os ventos sopram e cruxam Arda livremente. O interesse de Melkor pelos trabalhos de seus colegas Valar produziu a beleza do gelo ao invés da ruína e destruição que ele esperava causar. A ambição de Melkor de fazer Arda seu domínio levou a empreender um garnde subterfúgio que alteraria Arda para sempre e deixaria os Valar perplexos. Ainda que não sabemos de que Arda foi moldada ou feita, após os Valar darem a ela substância e definição às terras, mares e ares eles os utilizaram para refinar o mundo. Eles csausaram o surgimento da Vida Biológica, seres vivos que não tinham espíritos, não foram despertados com a Chama Imperecível [exceto pelo fato de que elas eram feitos da substância de Eä, logo possuíam alguns aspectos do fogo vivo que existia no coração do mundo]. Estes seres vivos, divididos entres Kelvar [animais, seres vivos que se movem] e Olvar [seres que crescem com raízes na terra], agiam de acordo com sua própria vontade. Eles não eram simples extensões dos pensamentos dos Valar. Eles cresciam, multiplicavam-se e desenvolviam-se individualmente sem precisar utilizar instruções dos Valar.

    Kelvar e Olvar devem consequentemente representar alguns aspectos da própria Vontade de Ilúvatar. Eles não tinham "espíritos", não eram Filhos do Pensamento de Ilúvatar como os Ainur e as Crianças de Ilúvatar eram, mas eles moviam e agiam independentemente, de acordo com sua necessidades básicas e desejos. Os Ainur deram forma aos Kelvar e Olvar mas eles poderiam ter dado vida a eles? Este assunto não é explorado por Tolkien, mas muitas questões possuem respostas que são melhor desenvolvidas através de alguma associação com a Chama Imperecível. Pelo objetivo desta discussão nós deveremos assumir [sem procurar provar ou refutar] que a vida dos Kelvar e Olvar deriva da Chama Imperecível, indiretamente, a qual Ilúvatar utilizou para despertar o Mundo pois a chama é dita estar no coração do Mundo.

    É importante distinguir entre vida "sem alma" como a dos Kelvar e Olvar e vidas "com alma" como a dos Ainur e das Crianças. O que é "vida" dentro de Eä? O que é "morte"? Estes termos não podem ser ambos definidos biologicamente. Os Ainur, não tendo corpos físicos em um primeiro momento, eram apaesar de tudo seres "vivos" em seu início. Eles não tinham vida biológica mas mesmo assim viviam. Em Eä, quando eles assumiram corpos similares àqueles dos Filhos de Ilúvatar, eles deram a si próprios vida biológica -- ,as mas eles não estavam criando seres vivos. Os corpos dos Ainur era como roupas. Tolkien escreve:

    Agora os Valar deram a si mesmo forma e tom; e porque eles foram atraídos para o Mundo pelo amor dos Filhos de Ilúvatar, os quais eles esperavam, eles tomaram forma segundo a maneira que eles comtemplaram na Visão de Ilúvatar, exceto apenas em majestade e esplendor. Além disso suas formas chegaram ao seu conhecimento do Mundo visível, ao contrário do Mundo por si mesmo; e eles não a necessitavam, salvo como usamos vestimentas, e como nós podemos ser desnudos e não sofrer perda de nossa existência.... [Tolkien, "Silmarillion"]

    Esta passagem fornece dicas importantes sobre mais do que como os Valar tomaram forma. Suas formas foram derivadas de seus CONHECIMENTOS do Mundo, e não do Mundo por si próprio. As formas dos Kelvar e Olvar, contudo, devem por definição ter derivados do Mundo. Por "formas" Tolkien parece querer dizer a substância física, os corpos, dos Ainur e dos seres vivos. Então os corpos dos animaise plantas são parte do Mundo, enquanto que os corpos dos Ainur não são. Mas mesmo os corpos dos Ainur devem se adequar a certas limitações do Mundo de modo a interagir com ele.

    Outro aspecto que vemos é a referência ao "Mundo visível". Os corpos adotados pelos Ainur eram feitos em referência ao "Mundo visível" ou o "Visível". Por definição, então, eles como espíritos são parte do "Mundo invisível" ou o "Invisível". A distinção entre Kelvar/Olvar e os Ainur e Crianças de Ilúvatar "com alma" deve incluir algum aspecto do "Invisível". Seus espíritos ou almas constituem o Mundo Invisível, do qual os Kelvar e Olvar não podem fazer parte.

    Aqui, na divisão entre o Visível e o Invisível encontramos a base para um dos aspectos da "mágica" em Tolkien: necromancia [algumas vezes chamada de bruxaria]. Tolkien faz referência a ela em muitos locais, direta ou indiretamente. Sauron o terrível é também o Nigromante de Dol Guldur. Ele ensina os Elfos de Eregion a fazerem Anéis de Poder os quais ele então roubou e perverteu de forma a criar os Espectros do Anel, espíritos sem corpo escravizados pela sua própria Vontade. Necromancia é uma mágica poderosa em Tolkien mas isso não significa que seja a única mágica.

    Outro tipo de mágica em Tolkien é vista na expressão da Vontade por vários Ainur e Elfos. Pode ter sido por essa mágica que os Ainur moldaram os elementos de Eä e então trouxeram ordem ao Mundo. Arda foi produzida através desta mágica, não tanto uma expressão de poder cru como os atos de Ilúvatar na criação do mundo podiam ser, mas uma expressão de um poder secundário dentro da criação. Nenhuma criação original ocorre, mas a novas idéias são dadas forma ou expressão. Melkor, o maior dos AInur em força e Vontade, era o maior sub-criador em muitos aspectos, mas ele gradualmente tornou-se destrutivo e niilista, desejando apenas dominar outras Vontades, para possuir o que já estava criado ou para controla-la, ou para destrui-la se ele não pudesse atingir estes objetivos.
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    O foco do desejo de Melkor era Arda, a morada das muito aguardadas Crianças de Ilúvatar. Os valar podem ter dado especial consideração quando a fizeram, pois Melkor foi consumido pelo desejo de possuir Arda para si mesmo. O desejo de Melkor de fazer Arda completamente sua levou-o a difundir uma grande parte de sua força natural por toda Arda. Ele era um ser de puro espírito que fez a si mesmo permanentemente físico, permanentemente ligado ao Mundo [dentro de Arda, para ser mais exato], de forma a ser "Um" com ele, fazê-lo parte de si próprio. Pela introdução desta parte de si mesmo em Arda, Melkor estabeleceu a fundação para mais um tipo de mágica. De acordo com Tolkien:

    "Melkor encarnou a sim mesmo [como Morgoth] permanentemente. Ele assim o fez para controlar o hroa, a "carne" ou matéria física, de Arda. Ele tentou identificar-se com o hroa. Um procedimento mais vasto, e mais perigoso, embora de espécie similar às operações de Sauron com os Anéis. Dessa forma, fora do Reino Abençoado, toda "matéria" provavelmente tinha um "ingrediente Melkor", e aqueles que possuiam corpos, criados pelo hroa de Arda, o tinham como uma tendência, pequena ou grande, em direção a Melkor: nenhum deles era completamente livre dele em suas formas encarnadas, e seus corpos tinha um efeito sobre seus espíritos. Mas desta forma Morgoth perdeu [ou trocou, ou transformou] a maior parte de seus poderes "angelicais" originais, de mente e espírito, ganhando um terrível poder sobre o mundo físico. Por esta razão ele tinha que ser combatido, principalmente por força física, e uma enorme ruína material era a provável consequência de qualquer combate direto com ele, vitorioso ou não. Esta é a principal explicação para a constante relutância dos Valar a batalharem abertamente contra Morgoth. O problema e tarefa de Manwe era muito mais difíceis que os de Gandalf. O pdoer de Sauron, relativamente menor, estava concentrado; o vasto poder de Morgoth estava disseminado. O todo da "Terra-média" era o Anel de Morgoth, embora temporariamente sua atenção estivesse principalmente no Noroeste. A Não ser que rapidamente bem sucedida, Guerra contra ele poderia muito bem terminar reduzindo toda a Terra-média ao caos, possivelmente toda Arda... além disso, a erradicação de Sauron [como um poder dirigindo o mal] foi alcançada pela destruição do Anel. Tal erradicação de Morgoth não era possível, uma vez que esta requeriria a completa desintegraçõ da "matéria" de Arda. O poder de Sauron não estava [por exemplo] no ouro como tal, mas em uma particular forma ou modelo feito de uma porção particular do total do ouro. O poder de Morgoth era disseminado por todo o Ouro, mesmo que em local algum absoluto [pois ele não criou o Ouro] ele não era ausente em nenhum lugar. [Este elemento-Morgoth na matéria, de fato, pré-requisito para tal "mágica" e outras perversidades como as que Sauron praticou com ela e sobre ela]. É bastante possível, com certeza, que certos "elementos" ou condições da matéria atraíram a especial atenção de Morgoth [principalmente, exceto no passado remoto, por razões de seus próprios planos]. Por exemplo, todo o ouro [na Terra-média] parece ter uma tend6encia especialmente "maligna" - mas não a prata. Água é descrita como quase inteiramente livre de Morgoth [Isto não significa, certamente, que algum mar, córrego, rio, poço ou mesmo navio na água em particular não pudesse ser envenenado ou poluido - como todas as coisas podiam]. [Tolkien, "Morgoth"s Ring", pp. 399-401]"

    A infusão do elemento Morgothiano em Arda então alterou a suscetibilidade daquela parte do Mundo à Vontade de outros. Sauron utilizou o poder de Morgoth para alcançar o que podemos chamar de um estado de encantamento. Encantamento não pode ser limitado apenas ao uso do elemento Morgothiano - ele pode também ser aplicado a outros atos pelos Ainur, Elfos, Anões e mesmo Homens os quais poderiam não ter utilizado os mesmo princípios que Sauron. Mas deve ser aceito que Sauron ensinou as técnicas aos Elfos e provavelmente a Homens. Tal uso dos aspectos não-naturais de Arda devem consequentemente ser considerado como "bruxaria", embora não com respeito à conjuração de espíritos. Melkor não foi o único Vala a extender seu poder em porções de Eä, contudo. Ulmo, o Vala associado com todas as águas, parece ter se engajado em uma identificação similar porém mais restrita. Sua identificação não era permanente - não era um aspecto físico de sua encarnação. Melkor parece ter pervertido o princípio de identificar a si próprio com um "elemento nativo", aparentemente. Ulmo não tinha um local de moradia permanente mas se movia através da águas de Arda. Ele podia tentar inspirar Homens e Elfos se eles pudessem ouvir as vozes ou músicas de suas águas. Mas mesmo o poder de Ulmo era finito, ou apenas finitamente colocado com as águas. Quando ele encontrou com Tuor em Vinyamar, em Nevrast, ele disse:

    "...mas a Maldição é forte, e a sombra do Inimigo se alonga; e eu estou diminuído, até que na terra-média me torne não mais do que um murmúrio secreto. As águas que correm para o oeste feneceram, e suas fontes estão envenenadas, e meu poder é expulso da terra; pois Elfos e Homens crescem cegos e surdos a mim devido ao poder de Melkor..." [Tolkien, "Unfinished Tales"]

    A imagem de uma luta entre Melkor e Ulmo sobre as águas de Terra-média implica em um imenso consumo de Vontade. Melkor era mais forte que Ulmo e estava constantemente expulsando Ulmo de seu domínio natural. É talvez razoável sugerir que Ulmo se retirou de livre vontade porque ele compreendia o que estava em jogo - que se ele resistisse a Melkor com muita força Arda [e consequentemente a Terra-média] poderia sofrer. O tempo ainda não havia chegado. Ele precisava agir com compaixão em relação a Elfos e Homens. Mas a implicação era que um grande poder estaria ativo por toda Arda - nas terrasm nas águas e nos ares. O poder tinha mais de uma fonte, mas apneas uma dessas fontes poderia ser utilizada na "mágica": a fonte Morgothiana.

    Tolkien utiliza a palavra "feitiçaria" de várias formas. Algumas vezes ele fala das feitiçarias de Sauron e seus servidores, e somos lembrados da necomância que eles praticavam. Algumas vezes Tolkien parece usar a palavra de uma maneira mais genérica. Quando os Rohirrim falam da Dama da Floresta e a chamam de feiticeira, isto realmente implica que eles acreditavam que Galadriel consorciava com espíritos, ou implica simplesmente que eles percebiam nela um grande poder do qual eles não compartilhavam?

    Na concepção Élfica não existe "magia" mas sim "Arte". Os Elfos simplesmente possuíam a habildade natural de envolver-se com sub-criação. Tudo o que os Ainur podiam fazer era "sub-criar" - manipular a criação de Ilúvatar dentro daqueles limites que ele fixou durante a criação de Eä. Os Elfos possuíam uma capacidade similar embora muito diminu;ida, em comparação aos Ainur, exceto talvez em alguns casos raros. Fëanor, o maior dos Eldar, rivalizava com os feitos dos Ainur em alguns aspectos, até mesmo provocando inveja no coração de Melkor. E Lúthien, sendo meio Elfo e meio Maia, executou um golpe considerável contra Melkor pessoalmente, cantando e fazendo dormir ele e todos os seus servos, dentro de Angband.
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    Desesperando-se com seu próprio uso da palavra "mágica", Tolkien escreveu a Milton Waldman [um editor a quem ele submeteu O Senhor dos Anéis antes de sua aceitação final por Allen & Unwin]:

    "Eu não usei a palavra "mágica" consistentemente, e realmente a Rainha Élfica Galadriel é obrigada a advertir os Hobbits em seus usos confusos da palavra tanto para os artificios e operações do Inimigo quanto para os Elfos. Eu não diferenciei as duas formas porque não existe uma palavra para a segunda forma [uma vez que todas as histórias humanas sofrem da mesma confusão]. Mas os Elfos estão lá [em meus contos] para demonstrar a diferença. Sua "mágica" é Arte, que os livra de muitas de suas limitações humanas: menos esforço, mais rápido, mais completo [produto e visão numa correspondência sem falhas]. E seus objetivos são Arte e não Poder, sub-criação e não dominação e reforma tirânica da Criação. Os "Elfos" são "imortais", pelo menos até quando o mundo existir: e portanto são preocupados principalmente com os sofrimentos e aflições da imortalidade no tempo e nas mudanças, do que com a morte. O Inimigo em sucessivas formas é sempre "naturalmente" interessado na Dominação completa, logo Senhor da magia e máquinas. Então o problema: este mal assustador pode e realmente surge de uma raiz aparentemente boa, o desejo de beneficiar o mundo e outros* - rapidamente e de acordo com os próprios planos do benfeitor - é um motivo recorrente." "*Não no Iniciador do Mal: a sua Queda foi uma Queda sub-criativa, e portanto os Elfos [os representantes da sub-criação por excelência] eram particularmente seus inimigos, e o objeto especial de seu desejo e ódio - abertos às suas fraudes. Suas Quedas seriam na possessividade e [em um grau menor] na perversão de suas artes em poder." [Tolkien, "Letters", Letter 131]

    Em um rascunho de uma carta escrita a Naomi Mitcheson [embora esta parte não tenha sido enviada a ela], Tolkien acrescentou detalhes às distinções entre as percepções "mortal" e "Élfica" da magia: "Receio que eu tenha sido muito fortuito sobre "mágica" e especialmente no uso da palavra; apesar de Galadriel e outros se mostrarem críticos ao uso "mortal" da palavra, este pensamento não é completamente casual. Mas esta é uma questão muito ampla, e difícil; e uma história na qual, como você com razão diz, é grandemente sobre motivos [escolhas, tentações, etc.] e as intenções de usá-la não importa como seja encontrada no mundo, poderia facilmente ser soterrada com uma dissertação pseudo-filosófica! Eu não tenho intenção de me envolver em qualquer debate onde "mágica" em qualquer sentido seja real ou realmente possível no mundo. Mas eu suponho que, para os própositos do conto, alguns poderiam dizer que existe uma latente distinção assim como foi chamada a distinção entre "magia" e "goeteia"[1]. Galadriel fala das "fraudes do Inimigo". Bem, suficiente, mas magia poderia ser, e era, boa [per si mesma], e goeteia má. Nenhuma das duas é, neste conto, boa ou má [por si mesmas], mas apenas por motivo e propósito de uso. Ambos os lados usam ambas as formas, mas com diferentes motivos. O supremo motivo maligno é a dominação de outra "vontades livres". As operações do Inimigo não era de forma alguma fraudes goéticas, mas "mágica" que produz efeitos reais no mundo físico. Mas sua magia ele utiliza para intimidar povos e coisas, e sua goeteia para aterrorizar e subjugar. Os Elfos e Gandalf usam [de forma reduzida] sua magia: uma magia, produzindo resultados reais [como fogo em madeira molhada] para fins específicos e benévolos. Seus efeitos goéticos são inteiramente artísticos e não possuem a intenção de ludibriar: eles nunca enganam os Elfos [mas podem enganar ou confundir Homens desatentos] uma vez que a diferença para eles é tão clara como a diferença para nós entre ficção, pintura e escura e "vida".

    Ambos os lados vivem principalmente por modos "normais". O Inimigo, ou aqueles que se tornaram como ele, dedicam tempo com "maquinaria" - com efeitos destrutivos e maléficos - porque "mágicos" que tornaram-se principalmente preocupados com o uso da magia para seu próprio poder, poderiam assim o fazer [e assim o fazem]. O motivo básico para a magia - completamente aparte de qualquer consideração filosófica que como ela funciona - é a urgência: velocidade, redução de trabalho, e a redução para um mínimo [ou ao ponto de desaparecer] da lacuna entre a idéia ou desejo e o resultado ou efeito. Mas a magia pode não ser fácil de obter e se de qualquer modo você possui comando de abundante trabalho escravo ou maquinaria [frequentemente a mesma coisa oculta], pode ser tão rapida ou rápida o suficiente para por de lado montanhas, destruir florestas ou construir pirâmides com tais recursos. Certamente outro fator então vêm à tona, um fator moral ou patológico: os tiranos perdem contato com os objetivos, tornam-se cruéis e satisfazem-se esmagando, feriando e poluindo. Não existe dúvida que seria possível defender a idéia do pobre Lotho de moinhos mais eficientes; mas não o uso que Sharkey e Ruivão fazem dele.

    De qualquer forma, uma diferença no uso da "mágica" nesta história é que ela não se realiza por "doutrinas" ou feitiços; pois este é um poder inato não possuído pelo Homem como tal. O poder de "cura" de Aragorn pode ser considerado como "mágico", ou pelo menos um misto de mágica com processos famacêuticos e "hipnóticos". Mas ele é [em teoria] relatado por hobbits que têm poucas noções de filosofia e ciência; enquanto Aragorn não é um "Homem" puro, mas uma "criança de Lúthien" há muito tempo separado."

    [1] o equivalente grego de goetial a forma Inglesa Goética é definida no O.E.D. como "bruxaria ou mágica executada pela invocação ou uso de espíritos malignos; necromancia" [Ibid., Letter 155]

    Tolkien empresta as palavras "magia" e "goeteia" em uma tentativa de distinguir entre as formas de mágica, mas ele complica o assunto. Mais adiante ele fracassa quando diz que "mágica" não pode ser praticada pelos Homens - mas lembra a si mesmo que os Numenorianos sem dúvida utilizaram feitiços em suas espadas. Sua análise dos poderes na Terra-média falhou em notar este fato.

    Apesar de tudo Tolkien distingue magia de goeteia sugerindo que a primeira constitui aquelas ações que produzem efeitos, como o feitiço de Gandalf para acender o fogo em madeira molhada na montanha Caradhras. O jogo de anéis de fumaça entre Gandalf e Thorin também poderia ser considerado magia [Tolkien, "Hobbit"]. Goeteia deve consequentemente representar a criação de itens mágicos, como as lâmpadas usadas pelos Elfos que davam luz sem o necessidade de chama; as harpas mágicas dos Anões em Erebor; o Portão Oeste de Moria que abria quando a palavra Sindarin para "amigo" era dita; e assim por diante.
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    A mágica goética é o lado artístico da sub-criação: Arte quando o motivo é realçar, preservar ou curar; Feitiçaria quando o motivo é dominar, controlar ou destruir. Os Elfos eram capazes de utilizar suas habilidades em ambas as direções, mas mas frequentemente preferiam Arte à Feitiçaria. Feitiçaria poderia ser útil na confrontação de Finrod com Sauron na ilha de Tol Sirion durante a Primeira Era. Ela também poderia ser a expressão natural da vontade Élfica como na caótica perseguição de Fëanor a Melkor. Feitiçaria não estava nunca além do alcance dos Elfos, mas raramente estava no seu arsenal de preferências.

    E mesmo a feitiçaria era praticada or Homens por toda a Terra-média: os nove Homens que aceitaram os Anéis de Poder de Sauron [apenas três deles eram Numenorianos] "tornaram-se poderosos em seus dias, reis, feiticeiros e guerreiros de tempos antigos" antes de finalmente sucumbirem aos Anéis e desaparecerem; os homens das colinas que tomaram o controle de Rhudaur [ou os Homens malignos que o Rei-Bruxo enviou para substituí-los] parecem ter praticado feitiçaria; e o Boca de Sauron era um feiticeiro [ainda que Numenoriano].

    A feitiçaria dos Homens deve ser diversa. Tolkien fala de Homens tentando se comunicar com espíritos Élficos. Quand os Elfos se esvaem seus corpos desaparecem. Aqueles que eram tão enamorados da Terra-média que preferiam esvair-se a navegar sobre o Mar era provável que se tornassem "assombrações", espíritos morando em ou perto de seu local favorito. De descobertos por Homens eles poderiam responder a certos estímulos de feitiçaria, mas era perigoso aos Homens lidar com eles. Os espíritos poderiam tentar ocupar os corpos dos Homens e expulsar o espítiro nativo, o quela era mais fraco por natureza ou juventude. Tais atos poderiam ser provocados não tanto por maldade mas mais por desespero. Elfos eram tão desesperados para viver na terra-média como os Homens, mas como os Homens eles tinham um destino que limitava o tempo de sua vida Biológica.

    Outras feitiçarias que os Homens podem ter praticado incluem o controle de animais. Beruthiel, esposa de Tarannon Falastur, era originalmente uma princesa dos Numenorianos Negros. Ela aprendeu as artes da feitiçaria de sue povo e as praticou em Gondor. Seus gatos eram lendários por sua devoção à sua mestra e ela os utilizava para espiar o povo do reino. Tarannon vivia em uma grande casa perto do Mar, em pelargir, mas Beruthiel preferiu viver em uma casa na grande ponte de Osgiliath. Ela preencheu o jardim com árvores e plantas tortas e mal-formadas, e ela aterrorizou tanto so Dunedain que Tarannon foi eventualmente forçado a removê-la a força e enviá-la para o exílio. Ela foi vista pela última vez navegando sozinha em um navio para o sul além de Umbar, acompanhada apenas por seus gatos, um à proa e outro à popa.

    Se mágica em algumas formas é acessível aos Homens, não é menos acessível aos Anões, os Filhos Adotados de Ilúvatar. Eles também eram Encarnados - espíritos habitando em corpos vivos, no final das contas enviados por Ilúvatar. COmo os Elfos os Anões são presos em Eä e devem permanecer em Arda até o Fim. Como os Homens seus corpos se enfraquecem, envelhecem e morrem naturalmente. Os Anões são uma curiosa mistura das características Élficas e Humanas, mas eles possuem suas próprias idéias sobre seu lugar em Eä e nos planos de Ilúvatar. Como Homens os Anões utilizam feitiços mas eles parecem exercer uma capacidade sub-criacional semelhante à dos Elfos.

    O que Tolkien quer dizer com "sub-criação"? Ele a aplica aos meios naturais pelos quais os Ainur e Elfos alcançam seus fins Artísticos. É através da sub-criação que os Ainur trouxeram à complitude ou próximo à complitude o aspecto e forma do Mundo. Através da sub-criação os Ainur criaram os Kelvar e Olvar. Através da sub-criação os Elfos criaram as Silmarils, os Anéis de Poder e todas as coisas "mágicas" se sua sociedade. Através da sub-criação so Anões produziram suas portas mágicas, lâmpadas e armaduras.

    O processo sub-criativo não é descrito de nenhuma outra forma a não ser Arte. E tolkien invoca a idéia principal da música por todos os seus trabalhos. Os Ainur cantaram seus grandes temas e a partir deles Ilúvatar planejou Eä. No mito das Duas Árvores, após os Valar terem se retirado antes do ataque de Melkor so Extremo Oeste, Yavanna cantou ante o monte Ezelohhar, fazendo as Árvores tomarem forma como sementes, criar raízes e crescer. No embate de poder com Sauron, o Rei Élfico Finrod Felagundcantou canções de magia e feitiçaria, e Sauron cantou em resposta. Lúthien, enquanto presa na Hirilorn por seu pai, cantou para fazer seu cabelo crescer comprido o suficiente para que ela pudesse tecer um manto encantado de escuridão a partir dele. Os Anões cantam em suas forjas enquanto criam seus grandes artefatos. Aragorn canta ou recita suavemente sobre a lâmina Morgul que ele encontra no Topo do Vento, enquanto ele se preparava para se ocupar com a tentativa de cura em benefício do gravemente ferido Frodo. Tom Bombadil canta o tempo todo, e ele usa música para lidar com o Velho Salgueiro e a Criatura Tumular:

    "Colocando cuidadosamente seus lírios na grama, ele correu para a árvore. Ali ele viu o pé de Merry destacando-se - o resto já tinha sido puxado para dentro. Tom colocou sua boca na fenda e começou a cantar com uma voz baixa. Eles não conseguiam entender as palavras mas evidentemente Merry foi animado. Suas pernas começaram a chutar. Tom afastou-se, e quebrando um galho suspenso golpeou o lado do salgueiro com ele. "Deixe-o sair novamente, Velho Salgueiro!" ele disse. "O que você está pensando? Você não devia estar acordado. Coma terra! Cave fundo! Beba água! Vá dormir! Bombadil está falando!" Ele então segurou o pé de Merry e o puxou para fora da fenda repentinamente alargada." [Tolkien, "A Sociedade do Anel"]

    E:

    "Caia fora, criatura! Desapareça na luz do sol!
    Encolha como a neblina fria, como os ventos que gemem,
    Fora nas terras áridas muito além das montanhas!
    Nunca venha aqui novamente! Deixe seu túmulo vazio!
    Perdido e esquecido seja, mais escuro que a escuridão,
    Onde os portões ficam eternamente fechados, até que o mundo seja reparado."
    [Ibid.]

    Para chamá-lo quando necessério, Bombadil ensinou os Hobbits a cantar uma canção:

    "Ho! Tom Bombadil, Tom Bombadillo!
    Pela água, floresta e colina, pela grama e pelo salgueiro,
    Pelo fogo, sol e lua, escute agora e nos ouça!
    Venha, Tom Bombadil, pois nossa necessidade está próxima!"
    [Ibid.]

    Tolkien nos fala que "Hobbits nunca, de fato, estudaram magia de nenhum tipo" e que "existe pouca ou nenhuma magia neles, exceto a ordinária de todo dia do tipo que os ajuda a desaparecer rápida e silenciosamente quando gente grande e estúpida como você e eu vem desabaladamente andando". Mas ele não diz que eles não pode usar mágica - eles simplesmente não desejam usar. A música de Bombadil mostra-nos que os Hobbits poderiam realmente chamar uma grande poder para ajudá-los. A magia pode ser de Tom Bombadil, mas é Frodo quem quenta a canção de chamado.
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    Música permeia os registros de "mágica" na Terra-média. Não é parte de toda cena ["O espelho de Galadriel" é evidente pela ausência de canto no encontro de Galadriel com Sam e Frodo em seu jardim]. Mas por outro lado, pode ser que a magia é mais sutilmente invocada se uma fonte externa de poder é utilizada. O espelho de Galadriel consiste de água derramada de uma fonte próxima vertida em uma base de prata. Tolkien registrou que água e prata não eram muito maculados com o pdoer de Morgoth, pois Ulmo é o Senhor das Águas e ele era a fonte de muitos sonhos e visões para Homens e Elfos. Poderia ser que Galadriel estivesse utilizando o poder de Ulmo em seu espelho mágico?

    O relacionamento dos Elfos com os Valar precisa ser examinado em detalhes. Os Vanyar, Noldor e Teleri de Alqualonde [os Elfos da Luz, Elfos Profundos e Elfos do Mar de O Hobbit] passaram sobre o Mar para viver com os Valar e aprender com eles. Estes Elfos que tinham vivido no Reino Abençoado, Gandalf contou a Frodo, possuíam grande poder contra tanto o Visível quanto contra o Invisível, e viviam ao mesmo tempo nos dois mundos. O Visível [o Mundo visível, dois quais os Kelvar, Olvar, e corpos físicos dos Ainur, Elfos, Homens e Anões fazem parte] e o Invisível [o Mundo invisível, do qual apenas os espíritos dos seres vivos fazem parte, e não coisas como Kelvar e Olvar] são dois lados da mesma moeda. Mas requerem diferentes mágicas ou poderes para lidar com cada um deles. Entre as práticas dos Eldar encontramos a canção de hinos a Elbereth, Varda, a maior Rainha entre os Valar, esposa de Manwe o Rei Sábio, Governante de Arda. Embora os hinos são em sua maior parte reverencial, sua influência em outras pessoas pode ser considerável.

    "Aiya Eärendil Elenion Ancalima!" Frodo clama quando expõe o frasco de Galadriel no covil de Laracna. Por algum poder ele não consegue entender o frasco brilhante, que contém luz capturada da Estrela de Eärendil, a última das Silmarils, protege Frodo e Sam da Laracna. Ela esconde-se medrosamente na escuridão.

    Quando Sam está lutandio para vencer os Guardiães nos portões de Cirith Ungol, ele tira o frasco e o segura no alto, e por um momento um misterioso espírito abre caminho ante ele. Ao deixar a fortaleza Sam e Frodo são confrontados com os Guardiães novamente, e Sam grita "Gilthoniel! A Elbereth!" Em seguida Frodo fala "Aiya elenion ancalima!" E com isso "a vontade dos Guardiães foi quebrada com a rapidez do estalar de uma corda". O nome de Elbereth trouxe subitamente a atenção desta, reforçando a potência do frasco? Ou foi suficiente que Frodo falasse as mesmas palavras que vieram a ele espontaneamente no covil de Laracna?

    A invocação dos Valar não pode ser negligentemente ignorada. Talvez seja nada mais do que uma reverência devida, uma sinal de respeito. Quando coroa Aragorn Gandalf diz "Agora vêem os dias do Rei, e que ele seja abençoado enquanto os tronos dos Valar permanecerem!" Os dias de Aragorn parecem ter sido abençoados realmente: Arnor e Gondor foram restaurados em sua grandiosidade, e ele teve sucesso nas guerras que se seguiram à Guerra do Anel [ou pelo menos não foi morto nela], e no tempo correto ele abri mão alegremente de sua vida, sem relutância ou mancha do medo da morte que inquietou tantos de seus ascendentes.

    E também, quando os Nazgûl, servos de Sauron, Espectros do Anel, atacaram Aragorn, Frodo e seus companheiros no Topo do Vento, Frodo estocou o Senhor dos Nazgûl enquanto o Espectro do Anel procurava acertá-lo com a mortal lâmina Morgul. Frodo gritou "O Elbereth! Gilthoniel!" Um grito estridente é ouvido na noite. Quando tudo está acabado e os Nazgûl bateram em retirada, Aragorn percebeu que a espada de Frodo cortou apenas a capa do Senhor dos Nazgûl. "Mais mortal a ele foi o nome de Elbereth", Aragorn fala ao Hobbit. O nome de Elbereth causou o grito dos Nazgûl? Quando Frodo fala o nome de Elbereth novamente no Val de Bruinen ele não obteve efeito aparente. Mas naquele momento ele quase tinha sumido devido ao ferimento Morgul que ele tinha recebido, e sua vontade e força estavam grandemente diminuídas. Frodo estava no limite do próprio mundo dos espectros, o mundo Invisível. nem estava usando o Um anel como no Topo do Vento. Pode ser que o nome de Elberethde fato feriu os Nazgûl sob as circunstâncias corretas.Enquanto viajava Frodo tornou-se mais forte na sua vontade, mais do que havia sido anteriormente, e Sam notou-o com outra visão como uma figura brilhante vestida de branco. Poderiam existir benefícios consideráveis benefícios em utilizar o Um Anel, mesmo para um Hobbit, quando invocava-se grandes poderes, a despeito do perigo de sucumbir à natureza maligna do Anel.

    Os Valar não abandonaram completamente a Terra-média após a Primeira Era. Eles enviaram os Istari, os Magos, para aconselhar Homens e Elfos e ajudá-los a resistir a Sauron. Quando Saruman foi morto seu espírito elevou-se acima de seu corpo, como uma névoa fina, e pareceu olhar para o Oeste, mas um vento soprou-o longe para o Leste. Têm-se a impressão que Manwë estava prestaando atenção aos eventos na Terra-média todo o tempo, não desejando tomar uma ação direta, mas também recusando-se a abandonar os Povos Livres aos mals liberados por seu próprio povo, os Ainur. Quando os Rohirrim estavam prontos para partir ao ataque nos campos de Pelennor, e enquanto Aragorn conduzia a frota capturada dos Corsários pelo rio Anduin, um forte vento começou a soprar do Oeste, empurrando a imensa nuvem que Sauron tinha enviado para cobrir Gondor e Rohan. Mesmo que Manwë pudesse empurrar a nuvem de escuridão a qualquer momento, eles deveria esperar até que as forças do Oeste estivessem em posição de rechaçar as hostes de Sauron. Os Corsários já haviam sido derrotados, e Saruman não era mais uma ameaça a Rohan - a Batalha dos Campos de Pelennor foi um ponto de virada na Guerra do Anel. Durante a Batalha dos Campos de Pelennor duas formas de mágica colidiram quando Merry atingiu o Senhor dos Nazgûl por trás com a lâmina que Tom Bombadil lhe deu. Nombadil, quando resgatou Merry e seus companheiros da Colina dos Túmulos, pegou o tesouro da Criatura Tumular e amontou-o fora do túmulo onde tinha permanecido por tanto tempo. Ele tirou do tesouro quatro adagas que tinham sido feitas pelos Dunedáin de Cardolan muitos séculos atrás. Mesmo à primeira olhada, "as lâminas pareciam intocadas pelo tempo, sem ferrugem, afidas, brilhando ao sol".

    As armas são claramente especiais, e nais tarde Aragorn disse que as lâminas de Pippin e Merry foram reconhecidas pelos Orcs que os tinham capturados como "trabalhos do Oeste, recobertas de magias para a destruição de Mordor". Com esta lâmina Merry golpeou cegamente o Senhor dos Nazgûl quando este se colocou ante Éowyn de Rohan. "Nenhuma outra lâmina", escreveu Tolkien, "não importa quão poderosas fossem as mãos que a segurasse, poderia ter causado naquele inimigo um ferimento tão amargo, partindo a carne desfeita, quebrando a magia que ligava sua força invisível à sua vontade".

    Feitiços Numenorianos contra magia Saurônica. Por milhares de anos o Senhor dos Nazgûl servira a Sauron fielmente. Ele poderia, Ele poderia, quando seu mestre estivesse fore [e talvez em outras ocasiões] "tomar forma" e andar entre os vivos novamente, empunhando a lâmina Morgul e maça, cavalgando cavalos, comandado exércitos. Como poderia um espectro tomar forma? A natureza do "feitiço que ligava sua força invisível à sua vontade" não é explicado, mas Gandalf fala a Frodo em Valfenda que "suas capas negras eram capas reais que [os Nazgûl] usavam para dar forma ao seu nada quando tinham que lidar com os vivos".
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    Não era o suficiente que Merry atingisse a capa do Nazgûl. Após o encontro no Topo do vento Aragorn um pedaço de capa esfarrapada que a lâmina de Frodo tinha cortado do traje do Senhor dos Nazgûl. "Todas as lâminas que atingem aquele Rei terrível estragam-se" ele disse aos Hobbits. A espada de Frodo continuava inteira e utilizável. Seu golpe tinha errado o espectro. As capas podiam ser artefatos mágicos ou simplesmenta capas, utilizadas como ingredientes em algum feitiço que dava aos Nazgûl a habilidade de se mover entre os vivos. Despojados de seus trajes elas deveriam "retornar como pudessem a seu Mestre em Mordor, vazios e sem forma"conclui Gandalf logo após os Nazgûl terem sido derrotados no Vau de Bruinen . Se as capas lhes dava, forma, elas não "ligava [sua] força invisível a vontade [dos Nazgûl]". As forças invisíveis eram as forças de um espectro, mas um espectro mantido de modo não natural na Terra-média por algum poder. Quando morrem, os Homens devem deixar o mundo. Seus espíritos devem ir para algum outro lugar. Sauron transgrediu este princípio natural pelo imprisionamento dos espíritos dos Nazgûl no mundo, de modo que pudessem continuar agindo e atuando como seres independentes. Eles eram escravos de sua vontade, mas suas próprias vontades permaneciam intactas, meramente subvertidas aos propósitos de Sauron, mas não substituídas pela própria vontade de Sauron.

    Então o feitiço que a lâmina de Merry quebrou foi o feitiço desenvolvido por Sauron, o poder do Anel do Nazgûl. A sabedoria dos Numenorianos alcançou um grande feito contra o poder dos Anéis Élficos corrompidos. E mesmo assim o espírito do Senhor dos Nazgûl não deixou a Terra-média imediatamente quando foi derrotado. Após o golpe mortal de Éowyn o Senhor dos Nazgûl elevou-se no ar e seu espírito voou lamentando para Mordor, passando sobre Sam e Frodo em sua jornada, sem dúvida indo para seu Mestre em Barad-dûr. Um espírito fraco e impotente, o Senhor dos Nazgûl não servia mais para nenhum próposito a Sauron, mas permanecia sujeito a seu poder apesar de tudo até que aquele poder fosse destruído com o Um Anel.

    Os Anéis de Poder são de fato os maiores artefatos mágicos feitos na Terra-média. Sauron ensinou aos Elfos de eregion os princípios da sub-criação que eles ainda não haviam aprendido, e podemos imaginar se então este conhecimento não seria uma "arte proibida". Porque os Valar e Maiar não dividiram este conhecimento com os Elfos em Aman? Um elemento chave no poder dos Anéis é o elemento Morgothiano difundido por toda Arda, e especialmente aquela porção do elemento que existe no ouro. Com estes Anéis os Elfos esperavam "compreender, criar e curar" de acordo com Elrond, segundo ele revelou em seu Conselho. Sobre os Três, Tolkien escreveu: "aqueles que os tivesse em sua posse poderia evitar a decadência do tempo e postergar o desgate do mundo". E "após a queda de Saruman [ao final da Segunda Era] seus poderes estavam sempre em ação, e onde eles estavam também o júbilo residia, e todas as coisas não eram manchadas pelas tristezas do tempo". Tolkien explicou os poderes dos Anéis mais completamente quando escreveu ao editor Milton Waldman:

    "O poder principal [de todos os anéis] era prevenir ou diminuir a decadência [isto é, "mudança" vista como algo lamentável], a preservação do que é desejado ou amado, ou sua imagem - este é mais ou menos um motivo Élfico. Mas também aumentavam os poderes naturais de seu dono - de forma parecida com "mágica", um motivo facilmente corrompível em mal, um desejo de dominação. E finalmente eles tinham outros poderes, mais diretamente derivados de Sauron... como o de tornar invisível o corpo material, e fazendo coisas do mundo invísivel visíveis.

    Os Elfos de Eregion fizeram Três anéis supremamente belos e poderosos, quase que apenas de suas próprias imaginações, e dirigidos à preservação da beleza: eles não conferiam invisibilidade. Mas secretamente no Fogo subterrâneo, em sua própria Terra Negra, Sauron fez o Um Anel, o Anel Governante que continha o poder de todos os outros, e os controlava, então seu portador poderia ver os pensamentos de todos aqueles que usavam os anéis menores, poderia controlar tudo o que eles fizessem e ao final poderiam escravizá-los completamente. Ele não contava, contudo, com a sabedoria e sútil percepção dos Elfos. No momento em que ele usou o Um, os Elfos ficaram conscientes dele, e de seu propósito secreto, e tiveram medo. Eles esconderam os Três Anéis, de forma que nem mesmo Sauron descobriu onde eles estavam e eles permaneceram imaculados. os outros eles tentaram destruir." [Tolkien, "Letters", Carta 131]

    De acordo com "Sobre os Anéis de Poder e a Terceira Era", "Sauron acumulou em suas mãos todos os Anéis de Poder restantes; e ele os distribuiu para outros povos da Terra-média, esperando dessa forma trazê-los sob sua influência todos aqueles que desejassem secretamente poder além da medida de sua própria espécie... e todos aqueles Anéis que ele dominou ele perverteu, facilmente uma vez que ele tinha uma parte em sua confecção, e eles se tornaram malditos..." [Tolkien, "Silmarillion"]

    O motivo de Sauron era basicamente a corrupção dos Elfos. Na Carta 131 Tolkien diz "os Três Anéis dos Elfos, mantidos por guardiões secretos, estão operativos na preservação da memória da beleza de antigamente, mantendo enclaves encantados de paz onde o Tempo parece parar e a decadência é contida, uma visão da felicidade do Verdadeiro Oeste". Os Elfos, Tolkien diz na carta 154, "desejavam ter seu bolo e comê-lo: viver na Terra-média história e mortal porque eles se tornaram apreciadores dela [e talvez porque eles tinham as vantagens de uma casta superiora], e então eles tentaram parar suas mudanças e história, parar seu crescimento, mantendo-a como uma terra de prazer, mesmo que em sua maior parte deserta, onde eles podiam ser "artistas" - e eles estavam sobrecarregados com tristeza e pesar nostálgico".

    Na Carta 181 Tolkien nota que "[os Elfos] caíram em uma certa medida na fraude de Sauron: eles desejavam algum "poder" sobre a situação [o que é completamente distinto de arte], para fazer suas vontades particulares de preservação efetivas: para interromper a mudança, e manter as coisas sempre frescas e belas". E na Carta 144 ele diz "Apesar de imaculados, porque não foram feitos por Sauron nem tocados por ele, [os Três] eram sem dúvida parcialmente produtos de sua instrução, e no final das contas sob o controle do Um. Dessa forma... quando o Um se foi, os últimos defensores da sabedoria e beleza dos Altos Elfos foram despojados do poder de para o tempo, e partiram".

    A magnitude desse feito Élfico, e sua arogância, é dessa forma imenso. Como o Mundo é medido por Tempo e Espaço, os Elfos desejavam "para o tempo", para "para a história e as mudanças [da Terra-média], parar seu crescimento", meramente para que eles pudessem ser "artistas", praticando suas magias, deleleitando-se na beleza de sua própria juventude e da juventude do mundo que tinha dado nascimento a eles. Poderia Celebrimbor sozinho ter produzido tais efeitos? Sem dúvida não. Ele estava utilizando o conhecimento que Sauron lhe deu, e apesar de apenas Celebrimbor ter forjado os Três Anéis, o que os Gwaith-i-Mirdain faziam enquanto ele trabalhava? Eles podem ter de fato se reunido ao redor dele, cantando e projetando a partir de si mesmos parte do poder e força que eles tinham como reserva.
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    A derrota de Eregion na guerra pode não ter sido simplesmente devida às impressionantes forças que Sauron trouxe contra os Elfos. Os Elfos tinham vencido forças superiores no passado. As forças de Sauron lançaram-se contra mais do que Eregion: eles atacaram outra terra Élfica no leste, e os povos Edaínicos de Rhovanion e dos Vales do Anduin. Uma civilização inteira ao leste das Montanhas Nebulosas foi destruída e as terras de Eriador devastadas. O povo Élfico de Eregion pode ter sido drenado de muita força, pois seu poder sobreviveu a eles e continuou a trabalhar através dos Três [e mesmo através dos Sete e dos Nove, os quais eles ajudaram a fazer]. Os Elfos encontrarm uma forma de transgredit a ordem natural do mundo. Eles de fato trabalharam uma magia mais potente. No material original sobre linguagens que Tolkien escreveu para os Apêndices do Senhor dos Anéis, ele incluiu o seguinte parágrafo:

    "$12 Além disso, aqueles eram os dias dos Três Anéis. Agora, como contado em outro lugar, aqueles anéis estavam ocultos, e os Eldar não os usavam para a criação de qualquer coisa nova enquanto Sauron continuasse usando o Anel Governante; mas sua virtude principal estava sempre secretamente trabalhando, e aquele virtude era proteger os Eldar que habitavam na Terra-média [adicionado: e todas as coisas relativas a eles] da mudança e degeneração e desgaste. E assim foi em todo o longo tempo desde a forja dos Anéis até seu fim, quando a Terceira Era acabou, e os Eldar na Terra-média não mudaram em mil anos mais do que os Homens em 10; e da mesma forma sua linguagem". [Tolkien, "Peoples of Middle-Earth"]

    A ação de parar o Tempo trabalhava mesmo enquanto os Anéis não eram usados pelos Elfos, e como os Sete e Nove eram feitos com intenções similares ele, também, poderiam ter um efeito no Tempo onde quer que eles fossem mantidos. Mas os Três eram imensamente mais poderosos que os outros Anéis, e Celebrimbor dava tanto valor aos Três que morreu ao invés de revelar suas localizações a Sauron, mas sob grande tormento ele abriu mão dos Sete.

    Mas por maior que fosse o poder que os Anéis Élficos tivessesm, o poder tinha seus limites. Os efeitos parecem ter sido localizados ao invés de completamente difundidos por toda a Terra-média. Talvez se os Elfos fossem capazer de possuir [e usar] todos os Grande Anéis ele poderiam ter alcançado seu objetivo em uma escala mais ampla. Mas na Terceira Era nós encontramos evidências dos efeitos totais dos Anéis eram sentidos em apenas dois locais: Valfenda e Lórien. Quando Bilbo e Frodo estavam conversando em Valfenda, Frodo pergunta a Bilbo quanto tempo levará para que Frodo precise sair na Expedição do Orodruin. "Oh, Eu não sei. Eu não consigo contar os dias em Valfenda", Bilbo lhe conta. Meses mais tarde, após a Sociedade ter partido de Lórien e ter estado no Anduin por alguns dias, Sam fica confuso:

    Sam sentou batendo na guarda de sua espada como se estivesse contando em seus dedos, e olhando para o céu. "Isto é muito estranho", murmurou ele. "A Lua é a mesma no Condado e nas Terras Ermas, ou deveria ser. Mas ou ela está fora de seu curso ou eu estou errado em meus cálculos. Você se lembra, Sr. Frodo, que a Lua estava minguante quandonós estávamos naquele tabuleiro na árvore: uma semana para a totalidade, eu calculo. E nós estamos viajando há uma semana completas na última noite, quando surge uma Lua Nova como se nós não tivessemos ficado tempo algum no reino Élfico.

    "Bem, eu posso recordar de três noites ali com certeza, e pareço recordar muitas mais, mas posso jurar que nunca completaria um mês inteiro. Poderia pensar que lá o tempo não conta!" "E talvez seja isso mesmo", disse Frodo. "Naquele terra, talvez, nós estávamos em um tempo que em outro lugar há muito se passara. Não antes, eu acho, de Silverlode ter nos colocado de volta ao Anduin que retornamos ao tempo que corre pelas terras mortais até o Grande Mar. E eu não me lembro de nenhuma lua, nova ou velha, em Caras Galadhon: apenas estrelas à noites e sol pelo dia". Legolas mexeu-se em seu barco. "Não, tempo não pára para sempre", ele disse, "mas as mudanças e crescimentos são diferente para todas as coisas e lugares. Para os Elfos o mundo se move, mas se move muito rápido e muito devagar. Rápido, porque eles mesmo mudam pouco, e tudo o mais passa por eles: é uma grande tristeza para eles. Devagar, porque eles não contam os anos passantes, nem para si mesmo. As estações passantes são apenas ondas repetindo-se ao longo de uma corrente muito longa. Mas sob o Sol todas as coisas devem chegar a um final". "Mas o desgaste é lento em Lórien", disse Frodo. "O poder da Senhora está lá. Ricas são as horas, embora curtas elas pareçam, em Caras Galadon, onde Galadriel usa o Anel Élfico". "Isto não deve ser dito fora de Lórien, nem mesmo para mim", disse Aragorn. "Não fale mais disso! Mas é assim, Sam: naquela terra você perdeu sua conta. Lá o tempo passou rapidamente por nós, como para os Elfos. A velha lua passou, e uma nova lua cresceu e diminuiu no mundo lá fora, enquanto nos demorávamos lá. E ontem uma nova lua veio novamente. O inverno quase se foi. O tempo corre para uma primavera de pouca esperança". [Tolkien, "Sociedade do Anel"]

    Embora pareça aqui que Legolas discorde das avaliações de Frodo, ele nota que "mudanças e crescimentos são diferente para todas as coisas e lugares". Talvez legolas esteja dissimulando um pouco para proteger um segredo Élfico? Ou seria apenas que, sendo do reino de Thranduil no norte de Mirkwood, Legolas experimentou muito raramente de perto o poder dos Três Anéis para reconhecer seus efeitos? Aragorn confirma a dedução de Frodo: "lá o tempo passou rapidamente por nós, como para os Elfos". A diferença seria mais notável para Mortais do que para Legolas.

    Os Anéis de Poder são os maiores artefatos de magia de todos os trabalhos de Tolkien. Mesmo as sagradas Silmarils feitas por Feanor, embora mais antigas e perenes que os Anéis, não trabalhavam ativamente sobre seu ambiente. Elas preservam a luz das Duas Árvores e não toleram o toque de nenhuma criatura maligna. Pelo poder de uma Silmaril Earendil navegou através dos Mares Sombrios e pelas Ilhas Encantadas para alcançar os litorais de Aman, a despeito do considerável poder dos Valar. Mas Feanor não procurou perverter a ordem natural do Mundo. Ele meramente procurou criar uma nova Beleza, e embora seu orgulho e arrogância tenha feito ele esconder tal Beleza de todos os outros, ela não é completamente sua criação [ou, sub-criação]. Varda consagrou as Silmarils, e sem aquele benção especial Ainuriana elas teriam sido menos do que foram. Elas poderiam não ter sido a chave para a solução da grande e terrível guerra que foi travada por elas.

    O poder das Silmarils foi, mais adiante, aumentado pela Maldição de Mandos, e quando Thingol impôs uma Silmaril como o preço pela mão de sua filha, ele embaraçou-se na trama envolvendo o poder das jóias, e assim trouxe desgraça a seu reino e a todo seu povo. Melian previu que a busca de Thingol traria a Maldição sobre ele e sobre seu povo, e ela não tinha o poder de evitar. O destino de Doriath foi selado tão logo Thingol estabeleceu a Silmaril como o preço por Lúthien.

    No final, a própria Lúthien abandonou Doriath e auxiliou Beren em sua missão. Ela busco por muito tempo e muito longe, e o encontrou aprisionado na ilha de Tol Sirion, onde Sauron [então apenas um servo de Morgoth] havia tomado a fortaleza élfica de Minas Tirith. Finrod Felagund e Beren estavam aprisionados nas masmorras quando Luthien e o cão de caça dos Valar, Huana, chegaram ao portão de Minas Tirith. Enquanto Luthien cantava sua tristeza e esperança de reencontrar Beren, Sauron enviou lobisomem após lobisomem para capturá-la, e Huan matou a todos até Draugluin, o último e mais antigo, arrastar-se mortalmente ferido para arfar aos pés de Sauron "Huan está aqui!"
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    Sauron tomou forma de um grande lobo, esperando trazer a maldição há muito prevista para Huan. Mas ele foi derrotado, e capitulou do domínio da ilha e da fortaleza em favor de Luthien antes de fugir para Taur-nu-Fuin em Dorthonion:

    "O demon dark, O phantom vile
    of foulness wrought, of lies and guile,
    here shalt thou die, thy spirit roam
    quaking back to thy master"s home
    his scorn and fury to endure;
    thee he will in the bowels immure
    of groaning earth, and in a hole
    everlastingly thy naked soul
    shall wail and quiver -- this shall be,
    unless the keys thou render me
    of thy black fotress, and the spell
    that bindeth stone to stone thou tell,
    and speak the words of opening."
    With gasping breath and shuddering
    he spake, and yielded as he must,
    and vanquished betrayed his master"s trust.
    Lo! By the bridge a gleam of light,
    like stars descended from the night
    to burn and tremble here below.
    There wide her arms did Luthien throw,
    and called aloud with voice as clear
    as still at whiles may mortal hear
    long elvish trumpets o"er the hill
    echo, when all the world is still.
    The dawn peered over mountains wan,
    their grey heads silent looked thereon.
    The hill trembled; the citadel
    crumbled, and all its towers fell;
    the rocks yaned and the bridge broke,
    and Sirion spumed in sudden smoke.
    [Tolkien, "Lays", pp. 253-4, linhas 2774-2803]

    O poder de Lúthien era considerável. Ela era, de toda forma, uma feiticeira Élfica, e a mais poderosa feiticeira Élfica de todos os tempos:

    Now Luthien doth her counsel shape;
    and Melian"s daughter of deep lore
    knew many things, yea, magics more
    than then or now know elven-maids
    that glint and shimmer in the glades.
    [Ibid., p. 204, linhas 1425-9]

    Enquanto tramava a figa da prisão onde seu pai a havia colocado, Luthien chamou seu amigo, Daeron o Menestrel, para fazer um tear para ela.

    Isso [Daeron] fez e pediu a ela então:

    "O Luthien, O Luthien,What wilt thou weave?
    What wilt thou spin?"
    "A marvellous thread, and wind therein
    a potent magic, and a spell
    I will weave within my web that hell
    nor all the powers of Dread shall break."
    Then [Daeron] wondered, but he spake
    no word to Thingol, though his heart
    feared the dark purpose of her art.
    And Luthien now was left alone. A magic song to Men unknown
    she sang, and singing then the wine
    with water mingled three times nine;
    and as in golden jar they lay
    she sang a song of growth and day;
    and as they lay in silver white
    another song she sang, of night
    and darkness without end, of height
    uplifted to the stars, and flight
    and freedom. And all names of things
    tallest and longest on earth she sings:
    the locks of the Longbeard dwarves; the tail
    of Draugluin the werewolf pale;
    the body of [Glaurung] the great snake;
    the vast upsoaring peaks that quake
    above the fires in Angband"s gloom;
    the chain Angainor that ere Doom
    for Morgoth shall by Gods be wrought
    of steel and torment. Names she sought,
    and sang of Glend the sword of Nan;
    of Gilim the giant of Eruman;
    and last and longest named she then
    the endless hair of Uinen,
    the Lady of the Sea, that lies
    through all the waters under skies.
    Then did she lave her head and sing
    a theme of sleep and slumbering,
    profound and fathomless and dark
    as Luthien"s shadowy hair was dark --
    each thread was more slender and more fine
    than threads of twilight that entwine
    in filmy web the fading grass
    and closing flowers as day doth pass.
    Now long and longer grew her hair,
    and fell to her feet, and wandered there
    like pools of shadow on the ground.
    Then Luthien in a slumber drowned
    was laid upon her bed and slept,
    till morning through the windows crept
    thinly and faint....
    [Ibid., pp. 205-6, linhas 1466-1516]

    A mágica de Luthien a exauriu tanto que ela teve que dormir após ter feito seu cabelo crescer. Pela manhã ela tomou o cabelo e o teceu em uma capa de sombra que permitiu a ela escapar de Doriath. Ela passou três dias trabalhando no tear, tendo cortado seu cabelo próximo à orelha. E a "Balada" diz que seu cabelo, quando cresceu novamente, era ainda mais negro do que havia sido antes do feitiço.

    Em Angband Luthien mais uma vez utilizou seu poder, sem disfarce frente Morgoth e cercada por seus servos:

    With arms upraised and drooping head
    then softly she began to sing
    a theme of sleep and slumbering,
    wandering, woven with deeper spell
    than songs wherewith in ancient dell
    Melian did once the twilight fill,
    profound, and fathomless, and still.
    The fires of Angband flared and died,
    smouldered into darkness; through the wide
    and hollow walls there rolled and unfurled
    the shadows of the underworld.
    All movement stayed, and all sound ceased,
    save vaporous breath of Orc and beast.
    One fire in darkness still abode:
    the lidless eyes of Morgoth glowed;
    one sound the breathing silence broke:
    the mirthless voice of Morgoth spoke.
    [Ibid., p. 298, linhas 3977-93]
    [page]
    Grande como era, até mesmo Morgoth eventualmente sucumbiu ao feitiço de Luthien. Aqui um elemento raro é adicionado ao encantamento: Luthien dança para Morgoth e sua horda. Ela voa pelas cavernas de Angband, drapejando sua capa mágica sobre seus olhos, e um por um eles caem no sono. Sua canção não era suficiente, ela teve que fortalece-la com uma dança "como nunca elfo ou fada vira antes, nem viu desde aquele dia".

    Como previamente citado, na carta 155 Tolkien tenta distinguir entre as habilidades de Elfos e Homens, e pensando em Aragorn ele traz à tona o assunto da descendência de Luthien:

    De qualquer forma, uma diferença no uso da palavra "mágica" nesta história é que ela não é adquirível por "conhecimento" ou feitiços; mas como um poder inato possuído porHomens como ele. A "cura" de Aragorn pode ser considerada como "mágica", ou pelo menos uma combinação de magia com farmácia e processos "hipnóticos". Mas isto é [em teoria] relatado pelos Hobbits, que tinham muito pouca noção de filosofia e ciência; e Aragorn não era um "Homem" puro, mas um dos distantes descendentes dos "filhos de Lúthien".[Tolkien, "Letters", Carta 155]

    Talvez, mas na margem próximo a este parágrafo Tolkien escreveu: "Mas os Numenorianos usavam "feitiços" ao fazerem suas espadas?". De fato, eles parecem ter feito isso. Talvez o ferreiro que fez as lâminas da Colina dos Túmulos fosse um descendente de Luthien também - Tolkien nunca retornou ao assunto. Mas ele demoliu, com este pensamento, todo o argumento de que os Homens não podiam usar magia. De fato, Tolkien diz:

    Beorn está morto; ver vol. I p. 241. Ele apareceu em O Hobbit. Era então o ano 2940 da Terceira Era [1340 do calendário do Condado]. Estamos agora nos anos 3018-19 [1418-19]. Embora um troca-peles e sem dúvida um pouco mago, Beorn era um Homem.[Ibid., Carta 144]

    Luthien praticou a troca-de-peles: ela assumiu a forma vampiresca de Thuringwethil quando ela e Beren foram para Angband. E ela era com certeza uma maga feminina de grande poder. Mas é bastante improvável que Beorn seja um descendente de Luthien, apesar de Gandalf acreditar que ele era descendente de uma raça de Homens que vivia nas Montanhas Sombrias. Poderiam esses Homens ter se misturado com os Dunedain de Eriador? Talvez, mas não é provável. A magia de Beorn parece ter sido, de alguma forma, Xamanística. Ele lidava com animais e tinha uma amizade com eles como nenhum outro Homem:

    Dentro do salão estava agora completamente escuro. Beorn bateu palmas, e para dentro do salão trotaram quatro belos ponêis brancose vários grandes cachorros cinzentos de corpo grande. Beorn disse alguma coisa a eles em uma língua estranha como sons animais transformados em fala. Eles sairam novamente e logo retornaram carregando tochas em suas bocas, as quais acenderam no fogo e prenderam em suportes baixos na parede ao redor da lareira central. Os cães podiam ficar em pé sobre as patas traseiras quando quisessem, e carregavam coisas com as patas da frente. Rapidamente eles retiraram tábuas e suportes das paredes laterais e os prepararam perto do fogo.[Tolkien, "Hobbit", pp. 135-6]

    Estas eram criaturas extraordinárias, mas indubitavelmente Beorn tinha alguma coisa a ver com suas habilidades, embora seja debatível se sua fala com eles "em uma língua estranha como sons animais transformados em fala" pudesse ser um feitiço. À noite Bilbo ouviu um som de arranhar e arrastar fora da casa de Beorn, e na segunda noite lá o Hobbit sonhou com ursos dançando no pátio, antes deles acordar e ouvir os sons novamente. A dança pode ser um sinal da magia de Beorn, embora ele não tenha produzido grandes artefatos como os Elfos.

    Nem todos os artefatos Élficos eram coisas grandes e poderosas. Estes eram os Palantiri, as Pedras da Visão, as Silmarilli e os Anéis de Poder. Mas os Elfos parecem ter feito muitas outras coisas de menor poder: existiam as espadas dos Noldor que brilhavam quando perto de alguma criatura como os Orcs, e as espadas de Eol qu
     

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