• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

O dia 20 de setembro é a data de nascimento do compositor finlandês Uuno Kalervo Klami (1900, em Virolahti).

220px-Uuno_Klami.jpg Uuno Klami.jpg

Muitos de seus trabalhos estão relacionados com a epopéia nacional do Kalevala. Klami foi influenciado pela música francesa e espanhola, e, especialmente, de Maurice Ravel, por quem ele tinha uma grande estima. Ele participou de cinco conflitos armados, incluindo as duas guerras em Karelia, a Guerra Civil filandesa e a Segunda Guerra Mundial.
 
No dia 14 de outubro nasceu o compositor romeno Ciprian Porumbescu, cujo nome de nascimento era Cyprian Gołęmbiowski, (em 1853, em Sipote, antiga colônia austríaca de Bucovina).

ciprian-porumbescu-pt-raluka_7617276c5bbf01.jpg Ciprian Porumbescu.jpg

Ele estudou no Konservatorium für Musik und darstellende Kunst, em Viena, com o grande compositor Anton Bruckner.

Porumbescu estava entre os compositores romenos mais celebrados de sua época; suas obras mais populares são a opereta Crai nou (Lua Nova), a Rapsodia romena para orquestra e a Balada para violino e piano. Além disso, ele compôs a música para o hino nacional da Albânia, Hymni i Flamurit, cuja melodia foi composta originalmente para a canção Pe-al nostru steag e scris Unire.

Aprisionado pelas autoridades austríacas por suas atividades políticas, foi durante este período que escreveu as suas maiores composições.

Porumbescu morreu com 29 anos, em Stupca, agora renomeada Ciprian Porumbescu em sua homenagem.
 
O dia 15 de outubro é a data de nascimento do filólogo, filósofo, crítico cultural, poeta e compositor alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844, em Röcken); ele escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo.

nietzsche_1882.jpg

No tocante à música, as composições de Friedrich Nietzsche não são tão conhecidas como seus escritos filosóficos ou seus poemas, mas o próprio Nietzsche, como um artista, pensou a música como seu principal meio de expressão.

Antes de se estabelecer plenamente como um filósofo, ele já havia criado uma miscelânea significativa de produções como poeta e compositor. A poesia permaneceu essencial para seus escritos filosóficos, e a composição musical tornou-se menos importante para ele na medida em que seu envolvimento com a palavra escrita foi adquirindo "nome próprio". Como conseqüência, as suas obras musicais são geralmente consideradas de pouca importância para a compreensão do seu pensamento filosófico.
 
O dia 16 de outubro é a data de nascimento de Albert Franz Doppler (1821, em Lemberg, então Imperio Austro-Húngaro).

220px-Franz_Doppler_by_%C3%81gost_Elek_Canzi_1853.jpg doppler.jpg

Ele foi um flautista virtuose, além de um compositor conhecido em sua época, sobretudo por sua música composta para o seu instrumento. Foi inclusive autor de uma ópera em alemão e de várias em húngaro, que tiveram éxito. Além disso, sua música para ballet também obteve grande popularidade durante a sua vida.
 
Última edição:
Dia 22 de outubro de 1071: nascimento de Guilherme IX da Aquitânia, o Trovador; ele foi Duque da Aquitânia e da Gasconha e Conde de Poitiers (como Guilherme VII) entre 1086 e 1126.

BnF_ms._12473_fol._128_-_Guillaume_IX_d'Aquitaine_(2).jpg
Guilherme foi também um dos líderes da Primeira Cruzada. No entanto, podemos dizer que o seu maior legado histórico deu-se no campo das artes, pois foi um dos primeiros poetas líricos da Europa e um dos primeiros trovadores.

As suas cantigas caracterizavam-se pelo uso de forte linguagem vernacular e cantavam temas diversos, apesar de a maioria ser sobre sexo, amor e mulheres. Esta escolha de tema na Idade Média (quando a música era quase exclusivamente composta de cânticos religiosos) provocou admiração e ao mesmo tempo escândalo e choque. Guilherme era um homem que gostava de chocar e não reformou a sua conduta apesar de ter sido ameaçado de excomunhão várias vezes.

Para saber a sua obra completa, acesse o link:
http://www.trobar.org/troubadours/coms_de_peiteu/
 
Em 27 de novembro nasceu a freira beneditina Chiara Margarita Cozzolani (1602, em Milão). Compositora do período barroco, ela passou sua vida adulta em clausura no mosteiro de Santa Radegonda, em sua cidade natal, onde ao ser eleita abadessa parou de compor.

images


A família Cozzolani era rica, assim Chiara deve ter recebido uma educação musical abrangente antes de entrar para o convento em 1619, quando tinha idade suficiente para se casar.

Seus quatro números de opus foram publicados entre 1640 e 1650.
 
František Xaver Richter nasceu em 1º dezembro de 1709 (em Holleschau, atual Holešov, na Reública Tcheca); ele foi cantor, violinista, compositor e regente, tendo passado a maior parte de sua vida em primeiro lugar na Áustria e, mais tarde, em Mannheim e em Estrasburgo.

MI0002864287.jpg

Richter foi um dos primeiros compositores da geração chamada Escola de Mannheim, sendo altamente considerado em sua época. Como compositor escreveu sinfonias, concertos, principalmente para instrumentos de sopro, além de música de câmara e de igreja. Lembremos que ele foi um compositor de um período de transição, pois, principalmente as suas sinfonias, constituem um dos elos perdidos entre a geração de Bach e Handel e o clássico vienense.
 
No dia 7 de dezembro de 1840 nasceu em Königsberg, na Prússia Oriental, o compositor alemão Hermann Gustav Goetz.

Hermann_goetz.jpg

Depois de estudar em Berlim, ele se mudou para a Suíça, em 1863. Depois de dez anos que passou como crítico, pianista e maestro, ele passou os últimos três anos de sua vida compondo, pois Goetz teve de se retirar do ensino e de sua carreira de pianista devido ao agravamento de sua tuberculose, e da qual ele acabaria por morrer, prematuramente, aos 35 anos, em Hottingen.

As composições de Goetz incluem uma sinfonia, dois concertos para piano, um concerto para violino, além de música para piano solo, música de câmara e duas óperas.
 
Nasceu em 16 de dezembro Augusta Mary Anne Holmès (1847, em Paris).

holmes5.jpg

Augusta Holmés era poetisa, pianista e compositora de origem irlandesa. Seus pais eram contra ela seguir a carreira músical. Como uma criança prodígio que ela cantava, tocava piano e começou a compor com o nome de Hermann Zenta.

Por volta de 1875 ela começou a estudar com César Franck. Este, aparentemente, se apaixonou por Augusta e, segundo os biógrafos, expressou seus sentimentos românticos por ela no seu famoso Quinteto para piano e cordas.

Camille Saint-Saëns também se apaixonou por ela, mas ela nunca se casou, mas manteve diversos casos amorosos, com vários poetas e compositores.

Ela chegou a mostrar suas composições ao amigo Franz Liszt e a Richard Wagner. Este último exerceu grande influência sobre seu trabalho. Assim como Wagner, Augusta Holmès escreveu ela própria a maioria dos textos de suas composições, incluindo oratórios, sinfonias vocais e a sua quarta ópera, La Montagne Noire. Augusta falava inglês, francês, alemão e italiano e conhecia a poesia e os autores clássicos.
 
Fernando Lopes-Graça nasceu em 17 de Dezembro de 1906, em Tomar; ele é considerado um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX.

FLG.jpg

Em 1923 Fernando Lopes-Graça frequentou o Curso Superior do Conservatório de Lisboa, tendo como um dos professores o compositor Luís de Freitas Branco; em 1927, frequenta a Classe de Virtuosidade, onde tem como professor Vianna da Motta (antigo aluno de Liszt), que foi considerado o maior pianista português de todos os tempos.

Ele é autor de uma vasta obra literária incidente em reflexões sobre a música portuguesa e a música do seu tempo, mas maior ainda é a sua obra musical, da qual destacamos os concertos para piano e orquestra, as inúmeras obras corais de inspiração folclórica nacional, o Requiem pelas Vítimas do Fascismo (1979), o concerto para violoncelo encomendado e estreado por Rostropovich, e a vastíssima obra para piano, nomeadamente as seis sonatas que constituem um marco na história da música pianística portuguesa.
 
Hoje é aniversário do grande Prokofiev!

Serguei Sergueievitch Prokofiev, também conhecido pela transliteração anglófona Sergei Sergeievich Prokofiev[1] (em russo: Серге́й Серге́евич Проко́фьев; Sontsovka (atualmente – Krasne, região de Donetsk, Ucrânia, 23 de Abril de 1891Moscovo, 5 de Março de 1953) foi um compositor russo.

Um dos compositores mais celebrados do século XX, ele é mais conhecido por obras como o balé Romeu e Julieta, as óperas O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz, a composição infantil Pedro e o Lobo e duas trilhas sonoras para filmes de Sergei Eisenstein. Precoce, mostrou-se talentoso no piano e na composição. Prokofiev nasceu no Império Russo, viajou o mundo em turnês, e voltou à terra local, a então União Soviética. Em seus últimos anos, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Junto com Shostakovitch, foi uma das figuras mais importantes da música soviética[2].


https://pt.wikipedia.org/wiki/Serguei_Prokofiev


Eu gosto de muito do que Prokofiev escreveu mas a sua segunda sonata para violino e piano me é bastante especial. Já escutei ao vivo uma interpretação dela com ninguém menos que Maxim Vengerov ao violino, na Salle Pleyel.



De resto, gosto muito de suas sinfonias (especialmente a primeira), seus concertos para violino, os para piano, sua ópera (especialmente O Amor das Três Laranjas) e sua deliciosíssima peça pedagógica Pedro e o Lobo.
 
Última edição:
Aproveitando o post do @Daniel Hume, Prokofiev é um dos maiores nomes da música erudita. Como já mencionei neste tópico dos "Compositores Aniversariantes", dentro do seu extenso catálogo de obras, eis alguns dos gêneros mais significativos da obra desse compositor:

No setor da música dramática, ele escreveu oito óperas incluindo Lyubov K tryom apelsinam (O Amor das Três Laranjas) e Ognennïy angel (O Anjo de Fogo); também foi autor de balés para a companhia de Sergei Pavlovich Diaghilev, onde podemos destacar Romeu e Julieta e Cinderela.

Para o cinema, Prokofiev compôs música de qualidade, como para os filmes Alexander Nevsky e Ivan, o terrível, ambos de Eisenstein.

No campo sinfônico, Prokofiev escreveu sete sinfonias; destas a primeira, chamada Sinfonia Clássica, foi um trabalho escrito em 1916-17, tendo Haydn como inspiração; com certeza é a mais conhecida de todas.

Dos cinco Concertos para piano e orquestra, o terceiro é o mais conhecido, em que o compositor mistura lirismo e sagacidade. Poderíamos dizer que mais românticos são seus dois Concertos para violino. Há também o seu belo Concerto para violoncelo; este foi seguido em 1952 por um Concertino que ficou inacabado, ele foi completado por Rostropovich e pelo compositor Kabalevsky após a morte de Prokofiev.

Uma das mais famosas obras de todas as composições de Prokofiev é o seu Conto Sinfônico para crianças Pedro e o Lobo, para o narrador e orquestra, um trabalho pedagógico simples, a fim de ensinar para as crianças os instrumentos musicais.

Quanto à música de câmara composta por Prokofiev, esta inclui duas sonatas para o violino e piano, o segundo originalmente para a flauta e o piano e revisado pelo próprio compositor, com a ajuda do violinista David Oistrakh. Terminou sua sonata para violoncelo em 1949, mas uma segunda sonata para o instrumento foi deixada inacabada devido à sua morte.

Por fim, Prokofiev, ele mesmo um extraordinário pianista, terminou nove sonatas para piano.
 
Última edição:
No dia 24 de abril de 1721 nasceu Johann Philipp Kirnberger, compositor e um dos principais teóricos da música do século XVIII; ele foi aluno de Johann Sebastian Bach, sendo nomeado violinista no corte de Federico II da Prússia em 1751.

Kirnberger-Johann-Philipp-01.jpg

Kirnberger admirava muito seu mestre e, assim, veio assegurar a publicação de grande parte dos corais de J. S. Bach (BWV 690–713). Como compositor, Kirnberger é de menor importância, embora ele tenha escrito peças para teclado, música de câmara, canções e uma pequena quantidade de música de igreja.
 
Há exatos 185 anos nascia um dos maiores compositores do século XIX, o alemão Johannes Brahms.

Johannes Brahms (1833-1897) nasceu em Hamburgo, na Alemanha, no dia 07 de maio de 1833. Filho de um contrabaixista da Filarmônica de Hamburgo recebeu do pai as primeiras aulas de violino e violoncelo. Aos oito anos, enquanto cursava a escola primária, começou a aprender piano com o mestre Otto Franz Cossel.

Diante da rápida evolução nas aulas de piano, foi levado a estudar com Eduard Marxsen, músico erudito, que logo percebeu o potencial do aluno, e planejava ensinar-lhe não apenas piano, mas também harmonia e composição. Com 12 anos, já ganhava dinheiro tocando em tavernas e em festas, fazendo orquestração para bandas e ainda lecionava.

Com 15 anos realiza seu primeiro concerto público, cuidou de tudo e divulgou o projeto. Em 1849 exibiu-se novamente, onde apresentou peças de Beethoven, Bach e Mendelssohn, além de uma composição de sua autoria “Fantasia Sobre Uma Valsa Favorita”. Mais uma vez o sucesso foi absoluto.

Em 1852 o curso chega ao fim, estava com dezenove anos e inicia sua carreira de compositor profissional com a “Primeira Sonata para Piano, em Dó Maior, Opus I”. Nesse mesmo ano conhece o violonista Eduard Reményi, nascendo uma sólida amizade que se prolongou por muitos anos. Juntos viajaram pelo interior da Alemanha. Em Hanôver, conheceu o famoso violonista Joseph Joachim, que se empenhou em publicar suas obras, e marcou, em Weimar, um encontro com Liszt, um incentivador de novos talentos, mas os dois não se entenderam.

Em 1853, estava em Düsseldorf, onde foi recebido pelo músico e pianista Schumann e sua esposa Clara, também pianista, que se tornou sua amiga e confidente. Ao lado de Schumann passou uma temporada inesquecível, que só terminou com a repentina loucura do músico alemão, e sua morte em 29 de julho de 1856. Ficou mais um tempo na cidade, só para reconfortar Clara.

Foi convidado pela princesa de Lippe-Detmold, para dirigir o coro da corte durante o inverno. Nessa época criou diversas obras, entre elas, o “Concerto Nº 1 em Ré Menor para Piano e Orquestra”. Até 1859 trabalha na direção do coral de Detmold e de Hamburgo. Passa longo período ocupado com a composição e edição de suas obras.

Em 1862, transfere-se para Viena, onde passa a maior parte de sua vida. Em 1863 apresenta seu primeiro recital. Com a excelente repercussão, é nomeado para a direção da Academia de Canto de Viena. Em 1866, excursiona pela Áustria, em companhia de Joseph Joachim, com quem se apresenta em vários concertos. De volta a Viena inicia a comovente composição o “Réquiem Alemão”, que mais tarde tomou conhecimento que seu Réquiem fora executado numa homenagem póstuma aos mortos alemães da Guerra Franco-Prussiana.

Aos 44 anos, Johannes Brahns aparentava ter mais idade, com uma longa barba e um ar compenetrado, se tornara agressivo e intransigente, não hesitava em recusar honrarias, como fez com a Universidade de Cambridge. Nos anos 80, passa por uma fase de novas e grandes produções orquestrais, entre elas, a “Terceira Sinfonia, em Fá Maior, Opus 90”. A peça aumentou ainda mais seu prestígio, como sinfonista.

Johannes Brahms havia se transformado num homem famoso, rico e respeitado. Em 1889 era Cavaleiro da Ordem Prussiana, da Ordem Austríaca de Leopoldo, da Ordem Bávara de São Maximiliano, membro das academias de Berlim e de Paris.

Johannes Brahns morre em Viena, na Áustria, no dia 03 de abril de 1897, em decorrência de câncer no fígado.



Uma das minhas obras prediletas de Brahms é o seu outonal quinteto para clarinete, provavelmente sua maior obra-prima camerística:



http://imslp.org/wiki/Clarinet_Quintet,_Op.115_(Brahms,_Johannes)
** Posts duplicados combinados **
Hoje também é comemorado o aniversário de outro grande compositor, Tchaikovsky.


Tchaikovsky (1840-1893) nasceu em Votkinsk, na Rússia, no dia 7 de maio de 1840. Filho de Ilia Petrovitch, engenheiro, e de Alexandra d'Assier, de origem francesa. Com cinco anos já dedilhava o piano e aos sete já compunha. Em 1850, a família vai morar em São Petersburgo onde o jovem se encantou com o teatro e os concertos. Nesse mesmo ano, ingressa no curso de Direito. Em 1854, perde sua mãe, contaminada pela cólera.

Em 1859 ingressa no Ministério da Justiça, como escriturário. O trabalho lhe deixava irritado, vivia entre a euforia e a depressão, sentia-se rejeitado por sua orientação sexual. Não dava o menor valor ao cargo que ocupava. Redigia sem cuidado os documentos oficiais, deixava atrasar o serviço, rasgava tiras dos processos para fazer bolinhas e mastigar. Pede licença do Ministério e como tradutor, acompanha um negociante em viagem para o Ocidente. De volta, pede demissão e ingressa no Conservatório de São Petersburgo. Sonhava em ser compositor. Entra em contato com as escolas musicais de Berlim e Viena.

Compõe a sinfonia "Sonho de Inverno", a abertura sinfônica "A Tempestade" e danças para a ópera "Voievoda". Conclui seus estudos no conservatório, com a cantata para solo, coro e orquestra "Ode ao Júbilo". Em 1866, é nomeado professor de Composição no Conservatório de Moscou. Em 1869 inicia a composição de "Romeu e Julieta".

Em 1871, compõe o "Quarteto em Ré Maior" e conquista o público. Dedica-se ao trabalho de criação. Em 1873, escreve a música de cena para a peça Strovsky e sua terceira ópera, "Oprischnik". O exito dessa obra vem junto com o sucesso da "Segunda Sinfonia". Em 1874 executa o "Concerto nº 1", que o popularizou definitivamente.

Tchaikovsky apresenta, em 1875, sua "Terceira Sinfonia", a "Polonesca" e a pedido do Teatro de Moscou compõe "O Lago dos Cisnes". Em 1877, casa-se com Antonina Milyukova, mas a união só durou 15 dias. Entre 1877 e 1879, compõe "A Quarta Sinfonia", as óperas "Eugene Onegin" e "Joana D'Arc" também chamada "Donzela D'Orléans".

Em 1890, compõe a "Dama de Espada" e em 1891, sua última ópera "A Filha do Rei René", o balé "A Bela Adormecida" e "Quebra-nozes" e a "Quinta Sinfonia". Em 1893, a Academia Musical de Paris lhe entrega o diploma de membro correspondente e a Universidade de Cambridge, o título de doutor honoris causa. Nesse mesmo ano, já dava mostras de extremo cansaço, e instalado na casa de campo em Klin, compõe sua última sinfonia, "Patética".

Pyotr Ilitch Tchaikovsky morre no dia 6 de novembro de 1893, de cólera, em São Petersburgo.



Uma das obras de referência do compositor russo é a sua sexta sinfonia, apelidade de Patética:



http://imslp.org/wiki/Symphony_No.6,_Op.74_(Tchaikovsky,_Pyotr)
 
johannes-brahms-piotr-tchaikovsky.jpg

Como vimos, Pyotr Ilyich Tchaikovsky e Johannes Brahms nasceram no mesmo dia (7 de Maio), mas separados por sete anos. “Não havia nada que os unisse. As suas personalidades eram completamente diferentes. São quase antagônicos: Tchaikovsky era um homem do Romantismo, Brahms era Neo-clássico”, sublinhou o maestro Antonio d’Almeida. Segundo o mencionado maestro, “Tchaikovsky era explosivo no que diz respeito às emoções, enquanto Brahms preferia contê-las. O alemão era mais frio, mais clássico, e o russo, numa visão quase freudiana, podemos dizer que sublimava os vícios através da música”.

Os dois conheceram-se em 1888. Até então, os comentários de Tchaikovsky à obra de Brahms não eram agradáveis; a sua opinião mudou depois do encontro entre os dois, na casa do violinista Adolph Brodsky, e que ficou registrado no diário da mulher do anfitrião, Anna Brodsky. Tchaikovsky acabou por aceitar o convite para entrar na sala onde Brahms ensaiava, perguntando se não o incomodava. Este respondeu que não, mas questionou se queria mesmo “ficar ali a ouvir algo que não era interessante”. Mais tarde o compositor russo disse a Anna Brodsky que a personalidade de Brahms o tinha impressionado, mas que não tinha gostado da música. Quando Brahms parou de tocar, o silêncio imperou na sala. Só foi quebrado com a entrada na sala de outro compositor: Edvard Grieg. Depois deste encontro, numa carta enviada ao Grão-Duque Constantino Constantinovich, Tchaikovsky já se referia à música de Brahms como sendo “de uma pureza nobre”.

Brahms morreu em 3 de abril de 1897, em Viena. Tchaikovsky tinha morrido antes, em 6 de novembro de 1893, em São Petersburgo.
 
Última edição:
No dia 9 de setembro de 1850 nasceu o compositor e violinista, Leopoldo Américo Miguez (em Niterói - RJ). Ele estudou em Portugal e na Bélgica e de sua passagem pela Europa, trouxe o entusiasmo pelas ideias de Richard Wagner e sob sua influência e de Liszt, compôs várias sinfonias. Foi diretor e regente de uma companhia lírica e em 1890 foi nomeado diretor do Instituto Nacional de Música, onde teve atuação modelar na formação do corpo docente e no cuidado com as instalações.

Leopoldo_Miguez-01.jpg

Após divulgar algumas de suas composições no Rio de Janeiro, como a Marcha elegíaca a Camões e a sinfonia em si bemol, decidiu dedicar-se à música e em 1882 retornou à Europa. Em Paris, aperfeiçoou os conhecimentos técnicos. De volta ao Brasil em 1884, regeu e dirigiu espetáculos líricos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Republicano ardente, venceu em dezembro de 1889, o concurso para a escolha do hino nacional brasileiro, transformado no Hino da Proclamação da República.

Sua obra, entre outras composições, inclui as sinfonias Parisina (1882) e Prometeu (1896), o poema sinfônico Ave libertas, o poema dramático Pelo amor! (1897) e a ópera I Salduni (1901), estas últimas com libreto de Coelho Neto.

Leopoldo Miguez morreu no Rio de Janeiro em 6 de setembro de 1902.
 
Vincenzo Galilei nasceu em Santa Maria a Monte, no dia 3 de abril de 1520. Ele foi compositor e alaudista, tendo um importante papel na revolução musical da polifonia medieval para a modulação harmônica. No entanto, Vincenzo é mais famoso por ter sido o pai do cientista Galileu Galilei.
Vincenzo Galilei.jpg
Cumpre-nos observar que ele foi um dos principais membros da Camerata Fiorentina dei Bardi, conhecida por elaborar as bases que levariam ao nascimento do melodrama (ópera).
 
Última edição:
Francesco_Morlacchi.jpg
Francesco Giuseppe Baldassare Morlacchi nasceu em 14 de junho de 1784 (em Perugia). Ele foi um dos principais arquitetos da difusão da ópera italiana no exterior. Em 1811, tornou-se Kapellmeister da Ópera Italiana em Dresden.

Entre as mais de vinte óperas compostas por Morlacchi, Tebaldo e Isolina foi o seu maior sucesso; foi encenada pela primeira vez no Teatro La Fenice, em Veneza, em 1822.

Morlacchi morreu em Innsbruck, 28 de outubro de 1841; o jovem Richard Wagner o sucedeu no lugar de Kapellmeister no teatro da corte saxônica.
 
  • Curtir
Reactions: fcm

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo