• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

O dia 3 de janeiro é a data de aniversário do compositor canadense Jan Eric Jarvlepp (1953, em Ottawa), que está completando hoje 60 anos. Parabéns.

jan_jarvlepp.jpg
Jan Jarvlepp.png

Jan Järvlepp começou a tocar guitarra elétrica aos 12 anos de idade e assumiu o violoncelo na escola com a idade de 14. Ele ingressou na Orquestra Sinfônica de Ottawa e tem sido ativo como violoncelista, compositor, professore e técnico de gravação.

Järvlepp foi mergulhar cada vez mais fundo no mundo da composição contemporânea clássica de influência pop. Ele virou completamente as costas para o modernismo avant-garde e, ainda, tem tido interesse em estilos populares árabes, nórdicos, hispânicos e o flamenco. O resultado foi uma variedade de peças acessíveis de música; às vezes Järvlepp emprega combinações inusitadas de instrumentos que não tenham sido previamente ouvido no mundo da música clássica. Ele compôs mais de 50 obras para instrumentos solistas, grupos de câmara, orquestra e instrumentos eletrônicos.
 
No dia 8 de janeiro de 1905 nasceu o compositor e poeta italiano Giacinto Francesco Maria Scelsi, Conde d’Ayala Valva (em La Spezia).

3Giacinto-Scelsi.jpg
Giacinto Scelsi.jpg

Giacinto Scelsi ficou famoso por escrever música baseada numa única nota musical, alterada de todas as formas através de oscilações microtonais, alusões harmónicas e modificações no timbre e na dinâmica, como se pode observar no seu revolucionário Quattro Pezzi su una nota sola, para orquestra de câmara, de 1959.

A música considerada de relevância de Scelsi é marcada por uma suprema concentração de notas repetidas, combinadas com um grande senso de forma. Ele revolucionou o papel do som na música ocidental.
 
No dia 3 de fevereiro nasceu o organista e compositor francês Jehan-Ariste Alain (1911, em Saint-Germain-en-Laye).

alain-01.jpg
Jehan Alain.jpg

Nascido no seio de uma família de músicos, começou a tocar órgão aos onze anos de idade. Uma vez no Conservatório Nacional Superior de Paris, foi aluno, entre outros, de Paul Dukas e Marcel Dupré, onde obteve numerosos prêmios.

De 1929 a 1939 compôs obras para órgão, peças para piano, musica de câmara, missas, além de outras obras sacras.

Sempre interessado em mecânica, Alain era um motociclista habilidoso e assim participou da Oitava Divisão Motorizada do Exército Francês, durante a Segunda Guera Mundial. Em 1940 foi morto por soldados alemães.
 
Dia 5 de fevereiro: nascimento da violoinista e compositora polonesa Grażyna Bacewicz (1909, em Łódź).

Bacewicz2.jpg
Grazyna Bacewicz.jpg

Nos anos de 1936 a 1938, ela foi a principal violinista da Orquestra da Rádio Polonesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, Grażyna Bacewicz viveu em Varsóvia, e continuou a compor, dando inclusive concertos secretos subterrâneos.

Muitas das suas composições apresentam o violino como instrumento principal. Entre elas estão sete concertos para violino e orquestra, cinco sonatas para violino e piano, três para violino solo e um quarteto para quatro violinos; acrescente-se outras obras de câmara, orquestrais e vocais.
 
Dia 24 de fevereiro: data de nascimento do pianista e compositor inglês, de origem alemã, Johann Baptist Cramer (1771, em Mannheim).

docu0041.jpg
Johann Baptist Cramer.jpg

Foi um exímio pianista, tendo estudado piano com Muzio Clementi; Cramer foi também um importante compositor e fundou em 1824 a London music-publishing house of Cramer & Co.. Ele escreveu diversas sonatas para piano, além de outras composições.

Deve-se acrescentar que os estudos para piano de Cramer são muito famosos e utilizados desde o século XIX.
 
Dia 13 de março: está completando 62 anos de idade o compositor alemão Wolfgang Michael Rihm (1952, em Karlsruhe).

rihm-1.jpg
Wolfgang Michael Rihm.jpg

Wolfgang Rihm é um dos mais significativos compositores da atualidade; além disso, ele é extremadamente prolífico, com centenas de composições, sendo que, em sua maior parte, ainda não foram gravadas comercialmente.

Sempre lutou pela liberdade do artista em relação a quaisquer orientações estéticas normativas e a sua obra, pela vastidão, riqueza e diversidade que oferece, é disso o melhor exemplo.

Há alguns anos atrás, o seu 50.º aniversário foi asinalado por toda a Europa com ciclos, festivais e estréias. No seu longo catálogo, destacam-se as peças de teatro musical Hamletmaschine, Oedipus e Die Eroberung von Mexiko, o balé Tutuguri e as óperas de câmara Jakob Lenz e Faust und Yorick.
 
Em 23 de março nasceu o compositor e pianista russo Boris Ivanovich Tishchenko (1939, em Leningrado, então União soviética).

boris_tishchenko2-300x450.jpg
Boris Ivanovich Tishchenko.jpg

Ele foi muito influenciado pela música de seus professores Dmitri Shostakovich e Galina Ustvolskaya, transformando essas influências em seu próprio caminho. Ele tentou usar algumas ideias experimentais e modernistas como dodecafonismo ou técnicas aleatórias, mas foi muito mais ligado às tradições nativas de sua terra natal.

Sua produção inclui oito sinfonias, dois concertos para violino, dois concertos para violoncelo, um concerto para piano, seis quartetos de cordas, duas sonatas para violoncelo, dez sonatas para piano, um réquiem, além de música incidental para teatro e cinema.
 
Dia 25 de março: data de nascimento de François-Joseph Fétis (1784, em Mons, Bélgica).

250px-Francois_joseph_fetis.jpg
François-Joseph Fétis.jpg

Compositor, professor e musicólogo, ele também foi um dos críticos musicais mais influentes do século XIX. Fétis não foi um compositor muito fértil, porém ele é sobretudo reconhecido por suas obras escritas de carácter pedagógico, de música instrumental e religiosa. Destacou-se, ainda, como historiador.
 
O dia 1º de abril, além de ser o data de nascimento de dois conhecidos compositores já mencionados o ano passado (Busoni e Rachmaninov), também é a data de nascimento de outros dois que merecem ser lembrados, a saber:

anglebert_01.jpg
Jean-Henri d'Anglebert.jpg

O compositor, cravista e organista francês Jean-Henri d'Anglebert (1629, em Bar-le-Duc). Ele durante a sua vida somente publicou um trabalho, Pièces de clavecin, em 1689. Esta foi a primeira obra musical impressa na França; junto com quatro suites originais para cravo ela também inclui transcrições de obras de seu amigo e compositor Jean-Baptiste Lully.

Hellendaal,+Pieter
Pieter Hellendaal.jpg

O compositor holandês Pieter Hellendaal (1721, em Rotterdam). Tendo sido organista e violinista, Hellendaal foi um dos mais famosos compositores holandeses do século XVIII; com a idade de trinta anos ele migrou para a Inglaterra, onde viveu cerca de cinquenta anos. Entre suas composições incluem-se sonatas para violino no estilo barroco italiano, obras vocais e os seis Concerti Grossi, Opus 3 (1758).
 
Dia 5 de abril: data de nascimento do compositor argentino Carlos Guastavino (1912, em Santa Fé).

carlos-gustavino.jpg
Carlos Guastavino.jpg
Aluno de Manuel de Falla, ele é considerado um dos maiores compositores da América Latina. Guastavino compôs uma grande quantidade de obras para voz e piano (cerca de 150), assim como numerosas peças para piano solo, partituras corais e música de câmara. Suas obras orquestrais incluem um Divertimento, o balé Fue Una Vez... e a Suíte Argentina. Também escreveu três sonatas para violão solo.
 
No dia 8 de abril temos o nascimento de Claudio Merulo (1533, em Correggio, Itália). Ele, que também era conhecido como Merlotti, Merulus ou Claudio da Correggio, foi organista, editor e compositor do final da Renascença.

Merulo.jpg
Claudio Merulo.jpg

Claudio Merulo foi reconhecido por sua inovadora música para teclado; além disso, compôs madrigais, canções e música para a cena.
 
O dia 10 de abril é a data de nascimento do maestro e compositor Victor de Sabata (1892, em Trieste, Itália).

desabata.jpg
Victor de Sabata (1950).png

Embora de Sabata tenha se tornado famoso quase que exclusivamente como regente, ele foi também um ativo compositor. Em suas composições ele enfatizou elementos dramáticos e líricos, em um estilo romântico tardio, com reminiscências de Ottorino Respighi. Entre seus trabalhos mais significativos estão três óperas (Il Macigno, Driada e Lisistrata), um balé (Mille e una notte) e três poemas sinfônicos (Juventus, La notte di Plàton e Gethsemani).
 
No dia 2 de maio nasceu o compositor e musicólogo francês Marie François Maurice Emmanuel (1862 em Bar-sur-Aube).

maurice_emmanuel1.jpg
Maurice Emmanuel 1930.JPG

Relativamente abundante (73 composições, das quais apenas 30 foram publicadas), a obra de Emmanuel é de alta qualidade. Ele manteve a sua originalidade, sem sofrer a influência do impressionismo dominante do início do século XX. Entre tais composições, raramente ouvidas hoje em dia, mesmo na França, incluem-se óperas, sinfonias e quartetos de cordas.
 
Última edição:
No dia 14 de maio nasceu um dos maiores regentes do século XX, Otto Klemperer (em 1885, Breslau, então Alemanha).

241.jpg
Otto-Klemperer.jpg

Klemperer é bem menos conhecido como compositor, mas ele compôs um bom número de obras, incluindo seis sinfonias, uma Missa, nove quartetos de cordas e a ópera Das Ziel. Ele raramente as executou durante a sua vida, tendo sido negligenciadas após a sua morte.

Também neste dia 14 de maio deve-se registrar o nascimento do compositor norte-americano Lou Silver Harrison (1917, em Portland, Oregon). Ele foi aluno de Henry Cowell e Arnold Schoenberg, sendo considerado um dos grandes compositores do século XX.

Lou_Harrison.jpg
Lou Harrison.png

Lou Harrison é particularmente notável por incorporar elementos da world music em sua obra, com várias composições que fazem uso de instrumentos exóticos ou tradicionais de vários países; deu ênfase também aos instrumentos de percussão.
 
Última edição:
O dia 23 de maio é aniversário de nascimento do compositor inglês Edmund Rubbra (1901, Northampton).

9781843833550.jpg
Edmund Rubbra.jpg

Rubbra não baseava a sua composição em regras formais, preferia trabalhar com uma idéia inicial e descobrir a música enquanto compunha; assim, encontrou o seu método de composição, trabalhando uma única idéia melódica e deixando a música crescer daquela.

Devemos destacar entre as suas composições 11 sinfonias, 4 quartetos de cordas, algumas peças corais e várias obras para piano solo.
 
Dia 11 de junho: comemoramos os 150 anos do nascimento de um dos grandes nomes da música erúdita, Richard Georg Strauss (1864, em Munique na Alemanha).

Richard-Strauss.gif
Richard Strauss.jpg

Entre as inúmeras e mais conhecidas obras por ele compostas, destacam-se, obviamente, os seus poemas sinfônicos e suas óperas.

Este dia é ainda a data de nascimento do compositor italiano Francesco Antonio Bonporti (1672, em Trento, Itália).

comp05.jpg
Francesco Bonporti.jpg

O Padre Francesco Bonporti foi um compositor dito amador, pois compunha apenas por prazer. A sua produção musical é basicamente instrumental e compreende doze números de opus, publicados entre os anos de 1696 e 1736.
 
Última edição:
Dia 15 de junho: data de nascimento de Robert Russell Bennett (1894, em Kansas City, USA).

robert_russell_bennett.jpg
Robert_R_Bennett.jpg

Russell Bennett foi um compositor e arranjador norte-americano, mais conhecido por sua orquestração de muitos musicais da Broadway e de Hollywood, da autoria de outros compositores, como Irving Berlin, George Gershwin, Jerome Kern, Cole Porter e Richard Rodgers. Em 1957 e 2008 (este póstumo), ele recebeu o Tony Awards como reconhecimento pelas suas orquestrações para a Broadway. Eis algumas delas:

Gershwin: Oh, Kay! (1926)
Kern and Hammerstein: Show Boat (1927)
Gershwin: Girl Crazy (1930)
Porter: Anything Goes (1934)
Porter: Jubilee (1935)
Rodgers and Hammerstein: Oklahoma! (1943)
Irving Berlin: Annie Get Your Gun (1946)
Porter: Kiss Me, Kate (1948)
Rodgers and Hammerstein: The King and I (1951)
Lerner and Loewe: My Fair Lady (1956)

Bennett foi o primeiro presidente da American Society of Music Arrangers and Composers.
 
Dia 21 de junho: data de nascimento dos seguintes compositores:

220px-H%C3%A1ba.JPG
Alois Hába.jpg

Aloís Hába
(1893, em Vizovice, República Tcheca); aluno de Franz Schrecker, ficou conhecido por suas composições microtonais, especialmente por utilizar a escala em quartos de tom.

laloschfrin.jpg
Lalo Schifrin.jpg

Boris Claudio Schifrin, conhecido como Lalo Schifrin (1932, em Buenos Aires, Argentina) está fazendo hoje 82 anos de idade. Ele é pianista, arranjador e regente; seus maiores êxitos foram os obtidos com trilhas sonoras para o cinema e televisão, como por exemplo, para a popular série de TV Missão Impossível.
 
Dia 3 de setembro: nascimento de Tommaso Banchieri, que ficou conhecido com Adriano Banchieri; ele foi organista, compositor, poeta e teórico musical (em 1568, na cidade de Bolonha).

250px-BANCHIERI-C64_001ritratto.jpg Adriano Banchieri.jpg

Trata-se de uma importante figura musical do início do século XVII. Banchieri recebeu a sua formação musical em Lucca, completando seus estudos com Guiseppe Guami. Em 1589, entrou para a ordem dos monges Olivetani. Posteriormente foi nomeado organista da Mosteiro San Michele in Bosco em Bolonha.

Seu extenso corpo de composições inclui música vocal polifônica, bem como obras instumentais. Seu guia teórico-prático para a arte de acompanhar o canto gregoriano no órgão, Organo Suonarino, foi o primeiro de seu tipo a ser publicada.
 
No dia 10 de setembro nascia o pianista e compositor Alemdar Sabitovych Karamanov (1934, em Simferopol, na Criméia, União Soviética, atual Ucrânia). Neste ano ele estaria completando 80 anos.

karamanov.jpg Alemdar Karamanov.jpg

Estudou no Conservatório de Moscou com Dmitri Kabalevsky e Tikhon Khrennikov. Entre seus colegas podemos citar Alfred Schnittke, Rodion Shchedrin e Sofia Gubaidulina.

Podemos dizer que seu estilo composicional é uma apropriação das realizações técnicas do Avant-Garde ocidental, unindo-as com as tradições musicais da Criméia, russas e soviéticas.

Karamanov escreveu 24 sinfonias, três balés, sete concertos para diversos instrumentos, três quartetos de cordas, várias outras obras para orquestra, além de obras corais e de câmara.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo