• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

O dia 27 de agosto é a data de nascimento de Rebecca Helferich Clarke (1886, Harrow na Inglaterra).

Bild.jpg
Rebecca Clarke.jpg Rebecca Clarke - 1978.jpg

Rebecca Clarke, compositora e violista, tinha paixão por compor, mas infelizmente nas primeiras décadas do século XX, por ser uma compositora e não um compositor, sua obra foi sempre renegada; por causa disto ela praticamente abandonou a composição.

Hoje, no entanto, Rebecca Clarke é reconhecida, principalmente, pela sua música de câmara, onde se destaca a viola; além disso, ela é considerada a mais importante das compositoras britânicas do período entre guerras.
 
Dia 28 de agosto: data de nascimento do compositor e regente Albert Hermann Dietrich (1829, Golk na Alemanha) e do compositor Umberto Menotti Maria Giordano (1867, em Foggia na Itália).

AlbertHermannDietrich.jpg
Albert Hermann Dietrich.jpg

Albert Dietrich é lembrado menos por suas próprias realizações do que pela sua grande amizade com Johannes Brahms. Ele estudou composição com Robert Schumann em Düsseldorf; entre suas composições destacamos a ópera Robin Hood, uma Sinfonia em ré menor, três concertos - um para violino composto para Joseph Joachim, mas estreado por Johann Lauterbach, outro para violoncelo e um também para trompa - além de peças corais e música de câmara.

..%5C..%5CIICManager%5CUpload%5CIMG%5C%5CBarcellona%5CUmberto%20Giordano.jpg
Umberto Giordano.jpg

Um dos grandes nomes do chamado verismo, Umberto Giordano é um compositor a ser sempre lembrado, não só pelas mais conhecidas óperas que escreveu, mais especificamente por Andrea Chénier (28.3.1896) e Fedora (17.11.1898), mas também por outras obras que estamos descobrindo graças a novas gravações, como Malavita, Siberia e La Cena delle Beffe.
 
Última edição:
Dia 31 de agosto: nascimento dos compositores Amilcare Ponchielli (1834, em Paderno Fasolare, Cremona na Itália) e Alma Maria Mahler-Werfel (1879, em Viena na Áustria).

ponchielli.jpg
Amilcare Ponchielli.JPG

Ponchielli é um dos grandes nomes da cena lírica, apesar de apenas uma de suas óperas se impor no repertório dos teatros: La Gioconda (1876).

alma.jpg
Alma Maria Mahler.jpg

Alma ficou conhecida como a viúva das quatro artes, pois casou-se, sucessivamente, com o compositor Gustav Mahler, com o arquiteto Walter Gropius e com o escritor Franz Werfel, além de ter sido amante do pintor Oskar Kokoschka; porém, devemos lembrar que ela compôs inúmeros lieder, algumas peças instrumentais e iniciou uma ópera.
 
Dia 1º de setembro: data de nascimento dos compositores alemães Johann Pachelbel (1653, em Nürnberg) e Engelbert Humperdinck (1854, em Siegburg).

Os aniversariantes de hoje, apesar de serem de épocas diferentes, possuem alguns pontos em comum; além da nacionalidade alemã, ambos os compositores, mesmo tendo inúmeras obras interessantes, são atualmente lembrados por uma única obra: Pachelbel pelo seu belo Canon em ré maior e Humperdinck por sua ópera Hänsel und Gretel.

johann_pachelbel_postcard-p239633815404073772baanr_400.jpg
Johann Pachelbel.jpg

No entanto, Pachelbel escreveu muitas outras obras interessantes como tocatas, fantasias e fugas para órgão; também compôs considerável número de cantatas e missas, bem como sonatas para vários instrumentos, especialmente o violino.

oc807_1.jpg
Engelbert Humperdinck-1910.jpg

Humperdinck foi muito influenciado por Richard Wagner, principalmente no que diz respeito à obra operística; porém, ele também compôs música orquestral e de câmara.
 
O dia 2 de setembro, além de ser a data de aniversário de minha falecida mãe, cuja saudade é imensa, é a data de nascimento do compositor Alphonsus Johannes Maria Diepenbrock (1862, em Amsterdam na Holanda).

diep001_p01.gif
Alphons Diepenbrock.png

Diepenbrock criou um idioma musical que, de uma maneira altamente pessoal, combinou a polifonia do século XVI com o cromatismo Wagneriano, a que, posteriormente, adicionou o impressionismo, que encontrou na música de Debussy.
 
Dia 3 de setembro: nascimento dos compositores Pietro Antonio Locatelli (1695, em Bérgamo na Itália) e de Francisco Paolo Mignone (1897, em São Paulo, Brasil).

Locatelli-237x300.png
Pietro Locatelli.jpg

Pietro Locatelli, além de compositor, foi um exímio violinista do período barroco, tanto que é chamado de o Paganini do século XVIII. Ele escreveu, principalmente sonatas e concerti grossi; seus trabalhos influenciaram vários compositores, como Arcangelo Corelli.

migno7.gif
Francisco Mignone.jpg

O nosso querido pianista, regente e compositor brasileiro Francisco Mignone, pode ser considerado um dos nomes mais importantes da música erudita do século XX em nosso país, ao lado de Villa-Lobos e Lourenzo Fernandez. Tendo composto cerca de 700 peças, a sua obra é caracterizada por um profundo sentido melódico e uma rítmica precisa.

Deve-se acrescentar que é extremamente abrangente a criação de Mignone, pois ele abordou os gêneros orquestral, instrumental, camerístico, dramático e sacro. É uma pena que não tenhamos, atualmente, um número suficiente de gravações de suas obras, ficando, assim, privados de conhecê-las melhor.
 
Última edição:
Dia 4 de setembro: nascimento dos compositores Josef Anton Bruckner (1824, em Ansfelden na Áustria) e Darius Milhaud (1892, em Aix-en-Provence na França).

Anton%20Bruckner%20Photo.jpg
Anton Bruckner.jpg

Bruckner era um admirador entusiasmado de Wagner; sua síntese, absolutamente sui generis, do catolicismo barroco e do estilo wagneriano, inspirou-lhe formas novas de missas e sinfonias.

DariusMilhaud4.REDUZ.JPG
Darius Milhaud (1923).jpg

Milhaud era membro do famoso grupo Le Six; foi um compositor de extraordinária fecundidade, pois compôs cerca de 350 obras, entre elas 18 quartetos para cordas, 16 óperas, 14 balés, mais de 200 mélodies, além de uma grande variedade música orquestral e instrumental.
 
O dia 5 de setembro é a data de nascimento de três importantes compositores: Johann Christian Bach (1735, em Leipzig na Alemanha), Giacomo Meyerbeer (1791, em Vogelsdorf na Alemanha) e John Milton Cage (1912, em Los Angeles nos Estados Unidos).

245px-Johann_Christian_Bach.jpeg
Johann Christian Bach.jpg

Johann Christian, um dos filhos do grande Johann Sebastian Bach, ficou conhecido como o Bach londrino; ele compôs várias óperas, cantatas, serenatas, música sacra, cerca de 50 sinfonias, 15 sinfonias concertantes, além de concertos, música de câmara e instrumental.

meyerbeer.jpg
Giacomo Meyerbeer.jpg

Meyerbeer, cujo verdadeiro nome era Yaakov Liebmann Meyer Beer, foi um dos grandes nomes do cenário operístico; suas mais famosas obras são as Grand operas, que compôs para Paris, Les Huguenots (1836), Le Prophète (1849) e L'africaine (1865).

ju283pg07a.jpg
John Cage.jpg

John Cage é um dos nomes mais controversos da história da música; filósofo, pintor, compositor e escritor norte-americano foi descrito por seu mestre Arnold Schoenberg como um inventor e não um compositor. Cage considerava que todos os sons poderiam ser, potencialmente, música; por isso, ele sempre buscou novas experiências sonoras, diversas dos sistemas convencionais.
 
Dia 7 de setembro: além de ser a nossa maior data nacional, devemos mencionar o nascimento do enxadrista e compositor François-André Danican Philidor (em 1726, Dreux na França).

Francois-Andre_Danican_Philidor.jpg
François-André Danican Philidor.jpg

Philidor é de suma importância na história da ópera francesa, pois foi um dos fundadores da opéra comique; um dos seus grandes sucessos foi a ópera Tom Jones (1764), baseada na novela do escritor Henry Fielding. Ele escreveu cerca de 25 óperas (4 delas com a colaboração de Jean Jacques Rousseau).

Como enxadrista, Philidor foi indiscutivelmente um dos maiores gênios que já existiram. O jornal de Nova Orleans, Daily Picayune, certa vez descreveu que a época de ouro do xadrez iniciou-se com Philidor; ele também foi autor de um importante estudo sobre este jogo, intitulado Analyse des échecs.
 
Dia 8 de setembro: comemoramos o nascimento do compositor Antonín Leopold Dvořák (1841, em Nelahozeves na atual Republica Tcheca).

DVORAK1.jpg
Antonín Leopold Dvořák.jpg

Dvořák é um dos grandes nomes da música erudita no século XIX; ele é autor de 9 sinfonias, vários concertos, música sacra, óperas, além de música de câmara e para piano solo.
 
No dia 10 de setembro há o nascimento dos seguintes compositores:

Purcell.jpg
Henry Purcell by John Closterman.jpg

Henry Purcell (1659, em Westminster na Inglaterra); para muitos o maior compositor inglês de todos os tempos. Ele incorporou elementos estilísticos franceses e italianos, gerando um estilo próprio durante o período barroco.

FR_D.JPG
Boris Alexandrovich Tchaikovsky.jpg

Boris Alexandrovich Tchaikovsky (1925, em Moscou na Rússia); estudou composição com Vissarion Shebalin, Nikolai Miaskovsky e Dmitri Shostakovich, que o admirava. Ele faz parte da segunda geração de compositores soviéticos, tendo composto música orquestral, onde destacamos 4 sinfonias, música de câmara, vocal e instrumental.
 
Dia 10 de setembro: devemos ainda mencionar o nascimento do compositor Niccolò Jommelli (1714, em Aversa na Itália).

njommelli.jpg
Niccolò Jommelli.jpg

Jomelli foi um dos compositores mais importantes de seu tempo, principalmente no terreno operístico. Com Traetta contribuiu definitivamente para o desenvolvimento da ópera séria.

De sua autoria chegou até nós cerca de 220 obras para o teatro, incluindo mais de 60 óperas sérias, entre as quais destacamos Demetrio (Parma, 1749), Ciro riconosciuto (Veneza, 1749), Attilio Regolo (Roma, 1753), L'Olimpiade (Stuttgart, 1761), Demofoonte (Stuttgart, 1764) e Temistocle (Ludwigsburg, 1765).

Devemos lembrar que ele também compôs óperas cômicas, como La critica (Ludwigsburg, 1766) e La schiava liberata (Ludwigsburg, 1768), serenatas, oratórios, cantatas e centenas de outras peças sacras (incluindo 20 missas), além de música de câmara e concertos.
 
2450-2007~Classical-Composers-Posters.jpg
Classical_music_composers.jpg

Hoje, há precisamente um ano atrás, estava anunciando a data de nascimento do compositor estoniano Arvo Pärt (1935, em Paide) e que hoje está completando 78 anos de idade.

Como vocês puderam perceber, tentei neste período, dentro do possível, mencionar as datas natalícias dos principais compositores da história da música; no entanto, bem sei, que a referida relação não esgotou o assunto, pois, com certeza, faltaram vários nomes a serem elencados. Porém, acho que a tentativa foi válida.

Cabe, no entanto, ressaltar que ficou faltando os compositores que mencionei entre os dias 28/10 e 03/11, lá no forum do Meia Palavra, cujos posts foram, infelizmente, perdidos, mas que serão certamente lembrados nas respectivas datas aqui mesmo neste tópico, além de outros nomes talvez esquecidos e que podemos ainda pesquisar.

Mais uma vez, agradeço o incentivo dos caros amigos e colegas que, muitas vezes, colocaram palavras gentis a respeito ou avaliaram positivamente o presente tópico.

Um grande abraço a todos e muito obrigado.
 
Como disse acima, continuaremos pesquisando mais compositores e, no dia 12 de setembro temos que mencionar o nascimento do pianista, compositor e professor alemão Theodor Kullak (1818, em Krotoschin, atualmente pertencente à Polônia).

371px-Theodor_Kullak.jpg
Theodor_Kullak.jpg

Kullak escreveu uma grande quantidade de música para piano, principalmente no campo didático, onde é especialmente conhecido e lembrado. Sua obra também inclui um concerto para piano e orquestra e duas sonatas para piano solo, além de algumas peças de câmara e lieder.

Entre muitos alunos de Kullak podemos citar os grandes pianistas Moritz Moszkowski, Nikolai Rubinstein, Xaver Scharwenka, Otto Bendix, Hans Bischoff e James Kwast.
 
Última edição:
O dia 16 de setembro é a data de nascimento do compositor, regente e arranjador brasileiro Hekel Tavares (1896, em Satuba, interior de Alagoas).

Hekel%2BTavares12.jpg
HekelTavares 2.jpg

Ele é autor de mais de 100 composições entre clássicas e populares. Devemos destacar entre as obras sinfônicas, aquela para coro, solistas e orquestra chamado Anhanguera, a marcha sinfônica Brasília, para homenagear a nova capital do país, o Divertimento para Orquestra, o Concerto para Violino e Orquestra em formas brasileiras, magistral continuação do Concerto para Piano, e a Rapsódia para Violoncelo e Orquestra, que, com os dois primeiros concertos, forma um tríptico ideal.

Hekel Tavares faleceu em 8 de agosto de 1969, no Rio de Janeiro.
 
Em um dia no verão de 1098, provavelmente no dia 16 de setembro, nasceu em Bermersheim vor der Höhe a Monja beneditina alemã Hildegard von Bingen.

tumblr_lvyfcgXomY1r83v57o1_500.jpg
HILDEGARD VON BINGEN.jpg

Além de mística, teóloga e pregadora, Hildegard von Bingen foi poetisa e compositora talentosa, deixando uma obra de vulto e bastante original. Ela também fez muitas observações da natureza com uma objetividade científica, até então desconhecida, especialmente sobre plantas medicinais, compilando-as em tratados onde abordou ainda vários temas ligados à medicina, oferecendo métodos de tratamento para várias doenças.

Seus primeiros biógrafos a mencionaram como santa e lhe atribuíram alguns milagres em vida e logo após a sua morte. Em 1584, sem cerimônia oficial, seu nome foi incluído no Martirológio Romano como santa. Em 2012 o papa Bento XVI reafirmou oficialmente sua santidade e a proclamou Doutora da Igreja.

No tocante à obra musical de Hildegard, ela está compreendida em duas obras: o auto sacro Ordo Virtutum (A Ordem das Virtudes) e a Symphonia armonie celestium revelationum (Sinfonia da Harmonia das Revelações Celestes), uma coletânea heterogênea de 77 canções para uso litúrgico ou semi-litúrgico.
 
No dia 18 de setembro nasceu o compositor austríaco Ignaz Jacob Holzbauer (1711, em Viena).

s51618516.jpg
Ignaz Holzbauer.jpg

Holzbauer foi um compositor extremamente produtivo, pois escreveu cerca de 200 sinfonias, 13 concertos para diversos instrumentos, além de óperas, música sacra e de câmara; ele foi membro da chamada Escola de Mannheim. Seu estilo está em consonância com a estética do Sturm und Drang.

A sua ópera Il figlio delle selve (1753) foi um grande sucesso, valendo-lhe uma oferta de trabalho na corte de Mannheim, onde permaneceu pelo resto de sua vida, continuando a compor e ensinar seus alunos, incluindo Carl Stamitz. Sua ópera Günther von Schwarzburg (1777), baseada na vida do rei homônimo, foi um dos primeiros exemplos de ópera nacional alemã, da qual Mozart e sua irmã assistiram uma das primeiras apresentações.
 
Dia 19 de setembro: data de nascimento do compositor brasileiro José Gomes de Abreu, mais conhecido como Zequinha de Abreu (1880, Santa Rita do Passa Quatro em São Paulo).

artesilimtadas-07-zequinha-de-abreu.jpg
Zequinha de Abreu.jpg

O maestro Zequinha de Abreu, que também tocava flauta, clarinete e requinta, foi um dos maiores compositores de choros, sendo autor do famoso Tico-Tico no Fubá que foi muito divulgado no Exterior nos anos 40, tornando-se uma das músicas brasileiras mais gravadas em todo o mundo. Além disso, Zequinha de Abreu foi organizador e regente de orquestras e bandas no interior paulista.

Artista boêmio, faleceu durante uma noitada, em 1935, num quarto do Hotel Piratiniga, em São Paulo, de um ataque cardíaco.

Sem dúvida, trata-se de uma das figuras mais importantes da música brasileira do começo do século XX.
 
No dia 20 de setembro devemos lembrar o nascimento do compositor finlandês Uuno Kalervo Klami.

Uuno+Klami+nuori_klami.jpg
Uuno Klami.jpg

Klami foi influenciado pela música francesa, em particular por Maurice Ravel e pelo grupo Les Six. As mais conhecidas de suas composições são as obras orquestrais, onde destacamos suas duas sinfonias (1938 e 1945), seus dois concertos para piano e um para violino (1943).
 
Dia 22 de setembro: nascimento de José Maurício Nunes Garcia (1767, no Rio de Janeiro).

Jos%C3%A9_Mauricio_Nunes_Garcia.jpg
José Maurício Nunes Garcia.jpg

O padre brasileiro José Maurício que viveu a transição entre o Brasil Colônia e o Brasil Império, sendo que ele compôs principalmente música sacra, sendo considerado um dos maiores compositores das Américas de seu tempo. Sua mais famosa obra é o Requiem em ré maior de 1828.

Manuel de Araújo Porto Alegre, amigo e admirador que o apelidou de o Mozart brasileiro, previa a notoriedade para as suas composições, tanto no Brasil como na Europa. No entanto, pela ausência de um esforço sistemático para publicá-las, passados mais de dois séculos, a maior parte delas, infelizmente, permanece desconhecida mesmo ao público brasileiro, o que não faz justiça ao grande compositor que as produziu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo