• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Compositor clássico Sebastian Bach é homenageado em seu aniversário pelo Google

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Por que o doodle do Google de hoje é especial e você deveria testar


doodle-do-google-bach-1553172023909_v2_900x506.jpg

Pressione os botões e componha uma melodia sua Imagem: Google

O renomado compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach completaria nesta quinta-feira (21) 335
anos. Para celebrar essa data, o Google decidiu fazer um pouco como ele: criar e inovar.

Desta maneira, eles executaram o primeiro doodle, ilustração feita para datas comemorativas, desenvolvido com inteligência artificial.


Ao pressionar os botões, é possível compor uma melodia de sua escolha, harmonizada ao estilo musical de Bach (também em rock dos anos 80, se encontrar um easter egg especial).

O projeto foi desenvolvido por Anna Huang, responsável pela criação do Coconet, modelo em que pode-se elaborar uma série de tarefas musicais. Ele foi treinado em 306 das harmonizações de coral do alemão, cada uma carregando sua própria linha melódica, enriquecendo a progressão harmônica.

Em seguida, os engenheiros do Google Pair, centro de pesquisas da multinacional, entraram em ação, permitindo que o aprendizado de máquina acontecesse inteiramente dentro do navegador da web. Para isso, foi utilizado o Tensor Flow, sistema dedicado à criação e treinamento de redes neurais, que pode rodar o algoritmo na nuvem, não precisando utilizar toneladas de servidores, como geralmente é feito.

Nos casos em que o computador ou dispositivo utilizado não for rápido o suficiente para executar o doodle usando o TensorFlow.js, também são fornecidas novas unidades de processamento Tensor do Google, uma forma rápida de lidar com tarefas de aprendizado de máquina em data centers.

Inovação pela arte

O grande músico homenageado, Johann Sebastian Bach foi conhecido, em vida, por ser um organista excepcional, mas sua reputação subiu quando o mundo da música ganhou nova apreciação por seu uso inovador da harmonia em quatro partes, modulações da chave e domínio do contraponto e da fuga.

No entanto, a arte não foi a única afetada pela música de Bach. Depois que a sonda espacial Voyager 2 foi lançada, o cientista e autor Lewis Thomas sugeriu que transmitisse a música de Bach para os confins mais distantes do sistema solar: "Eu votaria em Bach, todo Bach", escreveu ele.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bela e inovadora homenagem ao Bach no dia de seu aniversário.
 
67448.jpg

Hoje comemoramos os 334 anos do nascimento de Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685). Apesar de pertencer ao período barroco, J. S. Bach deixou uma pedra fundamental para toda a música ocidental. Sua extensa produção é de uma grandiosidade sem par, que eu não saberia destacar qualquer uma de suas obras.
 
O Google está de parabéns pela iniciativa, inovando com uma ferramenta de criação a princípio bem simples, interativa e ao mesmo tempo com um lado lúdico-educativo bacana pra quem nunca teve contato com o básico de composição e simultaneamente homenageia um grande nome da música. Torço para que faça o mesmo com outros também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo