• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compartilhar Virtua

Gildor

Usuário
Olá pessoas,

alguém aqui que use Virtua (ou conheça alguém que usa) já conseguiu compartilhar sua conexão com um segundo PC?

O modem que eles me cederam é um Motorola ( http://www.motorola.com/content/0,,1197-2129,00.html ) que tem uma entrada USB e outra Ethernet, justamente para facilitar essa conexão entre dois pontos sem a necessidade de um hub no meio do caminho. Eu nem preciso montar uma rede propriamente dita, é só compartilhar o sinal de internet mesmo.

O lance é que a NET coloca uma restrição pra esse esquema funcionar. Diz que o segundo micro precisa ter um IP próprio, e que pra isso eu teria que pagar R$14,90 por mês pra esse "ponto adicional". E eu tenho certeza que isso não precisa ser assim - ora, a conexão é minha e eu posso usá-la do jeito que eu quiser. Enfim, testei a ligação com os dois PCs, e só o primeiro fica conectado. Alguém já passou por isso e resolveu?
 
Olha só... uns amigos meus tem virtua e passaram por isso também... mas conseguiram contornar com um roteador...
 
não. pq um roteador divide toda a banda pelos usuarios da rede
se tem 20 usuarios usando, vai ter a banda disponivel / usuarios.
seria como se 20 programas usassem simultaneamente a conexão com a internet.
o que o virtua faz é sacanagem.
os técnicos não falam do roteador, o usuario leigo não sabe da existencia dele, e no fim, paga por um serviço que com 80, 120 reais teria solucionado até algo der problema.
 
No apartamento dum colega meu nós colocamos os dois computadores em rede e fizemos uma ponte entre a conexão ADSL dele e a conexão de rede e a conexão ficou para os 2.
No Virtua não dá pra fazer isso também?
 
se vc tiver um roteador que vai compartilhar a banda por todos, não apenas só para uma maquina, sim.

o modem pode ser roteador também. caso não, é preciso comprar um, alem de um HUB.
 
A NET é cheia dessas coisas, capitalismo escroto. Mesmo a internet sendo divida entre os PCs, se bobear ela cobra pra dividir legalmente. O mesmo vale pra televisão: esse negócio de ponto adicional não deveria existir.
Ah, e tenho um primo que divide o vírtua pra 2 PCs e pra um notebook (sendo que esse eh wireless), não sei dos detalhes técnicos, mas o modem dele é roteador.
 
Só pra dar uma resposta à dúvida inicial - que era minha mesmo, mas considero plausível que mais alguém passe pela mesma situação: considerei a opção que trazia menos dor de cabeça, e instalei uma segunda placa de rede no micro principal. Custou meros R$18, depois liguei um cabo dessa placa secundária no notebook - claro, apanhei até sacar que o cabo tinha que ser um cabo-cross, mas o que importa é que, com os dois micros rodando XP, eu consegui compartilhar a net sem nenhuma dor de cabeça. :issoaih:
 
Apesar dessa solução ser a mais barata ela não é a melhor, Gildor. Fazendo desse jeito, além do micro principal ter que estar ligado pra que o secundário possa acessar a internet, o micro secundário vai ficar com a sobra da banda que o micro principal irá utilizar, já que não vai ter um roteador pra fazer a distribuição direito...
 
Certo, tava ciente que não era mesmo a melhor solução, do ponto de vista técnico. Mas considerando minhas variáveis, não foi uma solução ruim (o PC principal ficava ligado o tempo inteiro, a conexão é boa o suficiente pra não dar lag nenhum, etc). Enfim, funcionou direito e barato, era o que eu queria. :pula:
 
Eu posso comprar um router/switch e deixar ele fazendo tudo isso? A velocidade das conexões vai diminuir?
 
deathie disse:
Eu posso comprar um router/switch e deixar ele fazendo tudo isso? A velocidade das conexões vai diminuir?
sim e depente

sim se o modem estiver configurado para gerar um ip (em miudos, rodando internamente um DHCP Server). Se ele estiver no modo ROUTER, ele vai gerar o ip. caso em bridge, tem que ser ajustado na unha.

Depende pq se 2 maquinas estiverem navegando, ele vai dividir a conexão em 50% para cada em teoria.
agora um aplicativo pode pedir mais banda, e a outra maquina perde banda para compensar o uso de um aplicativo na outra maquina da rede.
mas são poucos appz que comem banda ao ponto de afetar o equilibrio da rede.
 
Omykron disse:
sim e depente

sim se o modem estiver configurado para gerar um ip (em miudos, rodando internamente um DHCP Server). Se ele estiver no modo ROUTER, ele vai gerar o ip. caso em bridge, tem que ser ajustado na unha.

Depende pq se 2 maquinas estiverem navegando, ele vai dividir a conexão em 50% para cada em teoria.
agora um aplicativo pode pedir mais banda, e a outra maquina perde banda para compensar o uso de um aplicativo na outra maquina da rede.
mas são poucos appz que comem banda ao ponto de afetar o equilibrio da rede.

sim, teoricamente o router/switch faz tudo, não precisaria de um dhcp nem nada.. pelo q me disseram é ligar as maquinas e sorrir.

ahun.. então.. vai mesmo dividir a conexão, né?
seria interessante pegar um lpano sei la de 300, 400..
 
deathie disse:
sim, teoricamente o router/switch faz tudo, não precisaria de um dhcp nem nada.. pelo q me disseram é ligar as maquinas e sorrir.

ahun.. então.. vai mesmo dividir a conexão, né?
seria interessante pegar um lpano sei la de 300, 400..
se vc tiver um hub ou switch, e o modem não estiver servido DHCP, de nada adiantou. as maquinas não vão existir na rede até que se configure os ips dela.

mas um proxy ajuda a limitar a banda de maquina por maquina. mas eu prefiro minha forma tosca de juntar cabos atras do hub e deixar o modem router fazer o resto :mrgreen:
 
Omykron disse:
se vc tiver um hub ou switch, e o modem não estiver servido DHCP, de nada adiantou. as maquinas não vão existir na rede até que se configure os ips dela.

mas um proxy ajuda a limitar a banda de maquina por maquina. mas eu prefiro minha forma tosca de juntar cabos atras do hub e deixar o modem router fazer o resto :mrgreen:

ahun.. :roll:

o deriel me ajuda :obiggraz:
 
Utilizo também a Virtua (2MB) e comprarei um roteador, para dividir entre 1 ou 2 PCs e 1 Macbook. Alguém com um pouco mais de experiência em roteadores pode me indicar qual dos dois à seguir é a melhor opção, por favor?

Roteador Wireless Linksys WRT54G-LA 802.11g 54Mbps
Eu sei que é CISCO, e por causa da qualidade é um dos mais cotados hoje em dia. Porém, as antenas são fixas.

Roteador 3Com Internet Server 3CRWER101U-75 BR 4 Portas 10/100
Li algumas poucas críticas onde disseram que o custo benefício deste roteador é muito bom. Sendo que a potência da sua antena é uma das que alcançam maior distância com uma maior qualidade, confere?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo