• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como vocês estão lidando com tudo isso?

Status
Fechado para novas mensagens.
Os filmes são perfeitos COMO filmes,se há mudanças,isso não interfere na qualidade da obra cinematográfica.Podem reclamar à vontade,mas os três filmes entrarão para a história como sendo um dos melhores filmes de todos os tempos.Muitos usam expressões do tipo "muito bom","bom","legal"....isso é totalmente ridículo!Os filmes são mágicos,trazem TODA a essência do livro,a alma está presente o tempo todo nos filmes de PJ,e não é um bando de revoltados com cortes ou mudanças que vai alterar na qualidade do filme ou rebaixar.As coisas mais importantes estão nos filmes,e filmados de maneira excepcionais.

Eu ainda me surpreendo com pessoas que não conseguem assimilar ou entender uma adaptação tão fantástica como a que PJ conseguiu adaptar.Eu consigo me emocionar e ficar encantado na mesma proporção dos livros,até porque,às vezes o filme passa mais emocão do que o livro,as imagens,enfim,é mais dinâmico!Comparar livro e filme não dá,assim como não dá para dizer:"o livro é bem melhor que os filmes".Nem sempre o livro é feliz,algumas passagens são MAIS POBRES do que nos filmes,exemplo:A batalha no Abismo de Helm!Tudo bem,os Elfos não deviam estar lá,mas quem discorda que o filme foi muito mais convincente do que no livro?No livro mais parecia um obstaculo qualquer,nada tão importante,enquanto que no filme a coisa realmente tomou proporções agradavelmente grandiosas!Poderia ficar enumerando vários pontos positivos do filme durante um bom tempo.Se analisarmos sem puritanismo,veremos que a qualidade dos filmes são bem mais significativas do que qualquer termo injusto e infeliz no qual muitos usam...
 
Tem algumas mudanças que eu acho que ficaram meio forçadinhas tipo os elfos no Abismo de Helm e a Arwen e o Aragorn naquela beijação toda :x , mas temos que admitir que pra quem não conhece as obras (que é a maior parte), o filme ficou mais interessante assim...... Tirando essas duas, acho que não teve mais nenhuma que me chatiasse muito não!!!!
 
Não que essas mudanças me agradem profundamente, mas acho que dá pra se "conformar" se você olhar a situação por esse lado: tem certas coisas que funcionam no livro perfeitamente bem, mas ao se adaptar, a linguagem e a forma como a história será contada mudam completamente.

No filme você não tem espaço e nem tempo para contar tudo nos mínimos detalhes, com informações adicionais e etc... e é aí que entra a adaptação. Muda um pouquinho ali, outro pouquinho aqui, e pronto. Você tem algo nos moldes do cinema que vai garantir o ritmo e assegurar que a história se desenvolva de forma simples e direta.

E querendo ou não, essas mudanças funcionam muito bem no filme, como o Elendil Senhor de Andúnië exemplificou.

E outra coisa, nós temos que analisar o livro e o filme como obras distintas, pelos motivos citados acima.
 
Gigi disse:
Não que essas mudanças me agradem profundamente, mas acho que dá pra se "conformar" se você olhar a situação por esse lado: tem certas coisas que funcionam no livro perfeitamente bem, mas ao se adaptar, a linguagem e a forma como a história será contada mudam completamente.

No filme você não tem espaço e nem tempo para contar tudo nos mínimos detalhes, com informações adicionais e etc... e é aí que entra a adaptação. Muda um pouquinho ali, outro pouquinho aqui, e pronto. Você tem algo nos moldes do cinema que vai garantir o ritmo e assegurar que a história se desenvolva de forma simples e direta.

E querendo ou não, essas mudanças funcionam muito bem no filme, como o Elendil Senhor de Andúnië exemplificou.

E outra coisa, nós temos que analisar o livro e o filme como obras distintas, pelos motivos citados acima.
Parabéns Gigi,vc entende o que é uma adaptação decente!!!Não há espaço para contar da forma como o livro nos apresenta;pegar um livro tão grande como "Senhor dos Anéis" e simplificar em apenar 3 horas em cada filme é difícil.Uma adaptação melhor do que a do Pj,só se o filme ganhasse mais 1 hora cada,mas MESMO ASSIM ainda seria pouco para retratar coisas importantes do livro!Por isso temos o estendido,mesmo assim percebe-se que muita coisa fica de fora,já que o filme naturalmente é uma mídia dinâmica,precisando "mostrar" apenas o essencial,aquilo que é mais relevante para adaptar...

E,realmente,existe um ABISMO quase infinito entre LIVRO e FILME,principalmente quando se fala em "SdA".
 
Não entendo a razão de tanta discórdia entre a adaptação para cinema da obra O Senhor dos Anéis, e os ditos livros.
Ou seja, o livro é um livro, e um filme é um filme, são artes diferentes sendo então, impossiveis de se conjugar. A "linguagem" de um filme é completamente oposta à dos livros, não se devem nem podem, ser relatadas eficazmente tanto de um modo como de outro. Para eu conseguir obter uma obra cinematográfica decente, de acordo com um livro, tenho que abandonar certas passagens dos livros em detrimento de outras, para que então, as cenas de maior impacto psicológico possam serem bastantante melhor desenolvidas. Será que uma ilustração visual de todo o livro o iria beneficiar? É claro que não. Tal como acontece no caso de Harry Potter, o filme apenas mostra cada cena do livro, e não se nota realmente um relaccionamente entre cada cena, como se estivessem ali... porque estão nos livros, para preencher o tempo disponivel, e com isso não se notando criatividade por parte do realizador e outros.
Porém no caso do LOTR, tal é completamente diferente. Peter Jackson, como fã dos livros teve de abandonar passagens dos livros para que outras pudessem funcionar melhor. Por que não aceitar a visão de Peter Jackson, ele apenas quer tornar os filmes compreensiveis para todos, não apenas para os que leram os livros. Vejamos apenas dois exemplos:
A duração da batalha do abismo de Elmo, se esta tivesse apenas dez a quinze minutos de duração, seria uma coisa absurda, mas que no lado oposto, funciona bem nos livros. Ou seja nos filmes, depois uma hora a desenvolver o argumento de acordo com uma batalha climax, será que o realizador deveria colocar algo como passageiro? A resposta é obviamente negativa. Porém no livro, é algo que funciona bem, isto porque descrever uma batalha em literatura, é algo bastante complicado e pode por vezes tornar-se monotono. Porém no cinema, o poder das imagens e do som falam por isso, e é nestas coisas que se nota a criatividade de Peter Jackson.
Outro caso, é a da história de Arwen (no meu caso, eficazmente interpretado pela belissima Liv Tyler). Teríamos assim, uma perssonagem apresentada no primeiro filme, e de seguida o que fariamos, abandonariamos a perssongem? Se fosse este caso, tal seria uma ilustração dos livros, porém, no filme é algo necessário, por um lado porque não se pode apresentar uma perssonagem, com alguma importância e depois abandoná-la, por outro lado, para criar um dinamismo psicologico e romântico aos filmes.
Como disse Fran Walsh no final do comentário audio da versão extensa de as duas torrres (sou português, como já devem ter notado) é impossivel criar o impacto dos livros, apenas demonstrar o que estes podem ser, apenas tornar visualmente o filme num explendor cinematografico!
Para mim, estes são os melhores filmes que alguma vez na minha vida, pela magica que contêm, pelo poder das imagens, e por me fazer sorrir e vibrar!
Regresso do Rei, aiaiaiai.....
 
Eu agradeço o PJ pois se não fosse ele, ngm teria feito tal obra prima como é o filme, apesar de suas mudanças eu adoro os filmes e provavelmente vou adorar o RDR independente das mudanças que foram feitas
 
aprovo as mudanças q o PJ fez SIM!

ele eh diretor! eh um artista! tem q criar!

sem falar q algumas mudanças geram suspense na galera. 8-)

o único problema eh a versão "curta" de ADT tem problemas de ritmo, o q, ao q parece, foi sanado na versão extendida.
 
acho que o conteúdo deste tópico pode muito bem se encaixar no tópico de mudanças que tem fixo ali em cima...
discutam lá de agora em diante...
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo