• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como vocês escutam um novo álbum?

Então, eu tenho a curiosidade de saber como vocês escutam um novo álbum e tal. A partir de quantas vezes depois que ouviu vocês têm uma opinião com maior discernimento? Vocês tem alguma espécie de "ritual" (Tipo, sempre à noite, fecha a porta do quarto e apaga as luzes etc.)? E a pergunta principal que eu gostaria de saber: Vocês conseguem prestar atenção a um álbum enquanto faz mais coisas?

É que comigo acontece o seguinte: só consigo escutar decentemente um álbum se eu estiver apenas ouvindo o álbum e não prestando atenção em mais nada. Eu fecho os olhos, deito na cama e ouço pelo mp3 player (para nenhum barulho me interromper). Mas se eu estiver prestando atenção em outra coisa, já era, simplesmente não sei nem o que estou ouvindo. Por exemplo, estou ouvindo agora um ábum dos Crash Test Dummies e basicamente não sei te dizer em qual música está porque não prestei atenção em nada enquanto digitava esse post.

Ou seja, ouvir um álbum consome pelo menos uma hora EXCLUSIVA do meu dia. (E eu ouço mais do que 4 para dar uma nota e pôr na listinha).

ps: o triste é que esse semestre vou fazer monografia, então me dei mal com as musiquinhas de 2008 ='(
 
Raramente consigo prestar atenção em um álbum novo quando tento prestar atenção. Geralmente estou fazendo algo, tipo, lendo um livro ou jogando vídeo game. E acontece naturalmente, as músicas mais interessantes vão ganhando minha atenção e aumento o som e vou ouvindo.

E começo a ouvir o álbum quando estou escrevendo, lendo, até que simplesmente estou apenas ouvindo o álbum. E eu fico em um frenesi de duas semanas, ouvindo sem parar as músicas, cantando e tudo, até que com o tempo o interesse vai diminuindo.

Assim acontece com os álbuns que gosto. Os que não gosto, ao ouvir fazendo outras coisas e não ganham minha atenção, nem perco tempo tentando ouvir de novo.

A melodia e a musicalidade precisam me ganhar, depois a letras, e as músicas precisam "falar comigo", assim como os livros. São esses elementos que me fazem prestar mais atenção no álbum e gostar.
 
Eu sempre ouço diversas vezes o álbum novo (8 ou 10 vezes, sei lá), sem muito compromisso, até pegar as letras.

Com elas em mãos eu faço uma ouvida mais a fundo, acompanhando as letras e entendendo o conceito delas. É baseado nessa ouvida que eu dou uma nota pro álbum. Ela é especial e eu simplesmente não faço mais nada a nao ser acompanhar as letras.
 
Pra ouvir um álbum novo eu não posso fazer mais nada ao mesmo tempo. Deito na cama e deixo tocar. Não é porque se eu estiver fazendo outra coisa vai me tirar a atenção do álbum, mas é porque eu quero aproveitar ao máximo a primeira ouvida.

O melhor jeito é ligar o ar, deitar na cama e deixar o Milkdrop (Winamp) rolando na tela. Cria um clima legal. Depois de algumas ouvidas eu dou a nota, mas ao longo do tempo ela vai mudando.
 
Normalmente eu deixo tocando no winamp algumas vezes (não direto, intercalo com outros álbuns novos ou já conhecidos) e jogo o cd no iPod pra ouvir enquanto estou longe do pc. Com o tempo vou me familiarizando com o disco, e se me interessar o bastante, procuro ouvir uma (ou mais vezes) acompanhando as letras do álbum. Geralmente ouço o álbum com mais atenção quando estou indo pra algum lugar e ouvindo no iPod, já que minha atenção costuma estar mais focada pra isso.
 
Depende. Geralmente ouço inteiro no pc normalmente, e volto a ouvir mais umas vezes (seja no pc, seja no iPod). Se eu gostar eu vou ouvindo ele ao longo do ano, isso pode fazer a nota dele alterar para melhor ou pior. Caso o disco seja ruim, ele pode não passar da primeira vez, mas isso é raro, geralmente eu dou uma segunda ou terceira chance... se não funcionar nem na segunda (que as vezes eu posso vir a desistir no meio [vide o último do Rage]), é bem difícil que eu volte a ouví-lo... talvez uns 3/4 meses depois.
 
Antes eu ouvia primeiro "sem compromisso", deixava até me familiarizar e depois escutava bem concentrado. Mas aí quando eu fui ouvir pela primeira vez o The Eraser do Thom Yorke decidi que ia me concentrar bastante, pra aproveitar tudo. Quando chegou em 1:20, que entrou aquele backin' vocal antes do "The more you tryyy to erase meeee", eu fui pego de surpresa; foi como se um anjo me dessa uma voadora celestial, sei lá. Algo maravilhoso e que nunca tinha acontecido, porque foi uma surpresa da primeira audição. Depois notei que o efeitos seguintes ao ouvi-la de novo sempre nem se comparavam da primeira vez. Por isso passei a ouvir só álbuns assim, concentradão, me doando pra música. Aí viciei e agora não consigo fazer nada ao mesmo tempo.
 
Geralmente, eu me sento e escuto do começo ao fim, concentrada no que estou ouvindo. Depois, costumo ouvir as faixas que mais gostei até enjoar, pra depois escutar tudo de novo e descobrir se realmente existe mais alguma coisa me interesse. Se gosto muito, ponho no MP3 pra levar pra onde me der na telha.
 
Eu ouço pela primeira vez fazendo outra coisa, tipo ler ou jogar. Aí eu vejo quais músicas me chamam atenção enquanto estou prestando atenção em outra coisa. Depois eu ouço mais umas 2 vezes pra dar uma nota.
 
Geralmente escuto enquanto estou na net, mas presto mais atenção no álbum. Depois, vejo quais as músicas mais interessantes e as ouço várias vezes novamente. Só depois de um bom tempo é que volto a ouvir o álbum inteiro.
 
Eu ouço pela primeira vez fazendo outra coisa, tipo ler ou jogar. Aí eu vejo quais músicas me chamam atenção enquanto estou prestando atenção em outra coisa. Depois eu ouço mais umas 2 vezes pra dar uma nota.
Caramba, você escuta bem pouco antes de dar sua nota.
 
Eu dou a nota logo da primeira vez que escuto, mas notas são coisas que podem mudar, até porque eu não tô divulgando isso em nenhum lugar oficial, como site de crítica ou mesmo blog. E quanto a esse lance de ouvir deitado e não fazendo nada no momento, uma época eu ouvia assim direto (quando ouvia mais rock prog), vale a pena, mas não acho que seja tão necessário assim, como eu disse no outro post, depende muito da obra.
 
Minha nota varia bastante também, nunca é definitiva. O lance de ouvir deitado é mais pra quando se quer relaxar. Eu até curto. Outra coisa que faço quando gosto de um álbum é gravar no rw pra ouvir no carro. Ouvir na rodovia é bem legal. Uma vez passei 20 km de onde eu tinha que ir porque fiquei prestando atenção na música. :lol:

Ouvir enquanto se faz uma caminhada ou anda de bike também é ótimo.
 
Eu ouço pela primeira vez geralmente mexendo na net, e não presto muito atenção.Deixo o wmp repetindo o álbum, ai eu vou ouvindo até me acostumar com o som.depois de ouvir de 3 a 6 vezes(dependendo do tamanho do álbum) eu dou a primeira nota, mas depois que ouço de novo quase sempre mudo a avaliação.
O bom mesmo é ouvir no som de casa, ou do carro, onde dá pra prestar mais atenção no som de cada instrumento e tal.
 
Eu compro e... ponho pra tocar. Faço trocentas coisas enquanto ouço música, não gosto do silêncio, e me dou muito bem com isso..

Gosto de prestar mais atenção quando algum album é novo, mas não consigo ficar parada ouvindo, a non ser que eu comece a cantar junto, mas, como o album é novo e eu não conheço as músicas, isso fica meio difícil. No momento to ouvindo Songs For The Deaf do Queens Of The Stone Age. Só conheço duas músicas que me permitem saber cantá-las, o resto, ta servindo de trilha sonora para o fórum. xD

Se alguma música me chamar mais atenção, repito ela mais tarde.
 
Última edição por um moderador:
Eu tenho que ouvir muitas vezes pra conseguir assimilar o album, então eu deixo ele tocando varias vezes (geralmente intercalo umas musicas, com algumas que eu gosto de outro album, mas no mesmo estilo) e onde eu vou, eu vou escutando no mp4, assim logo eu ja lembro das musicas, só depois disso da pra dar uma nota pro albúm. Mas só ficar ouvindo a musica parada, sem fazer mais nada, me irrita, e ja faz eu não gostar da musica de cara, eu preciso fazer outra coisa junto.
 
bom não é piradisse minha, mas eu fecho a porta do quarto e me fantasio de lider de torcida pego um microfone etento acompanhar a música, sai um pouco berrante, mas é assim que faço :lol: :doido::dancinha:!!!
 
No geral eu escuto enquanto estou na net, ou comendo algo, e ass vezes no mp3 player. Só escuto deitado na cama os álbuns que eu tenho em cd mesmo.

Pra dar a nota depende muito do álbum. Se for muito ruim eu escuto uma ou duas vezes, não precisa de mais que isso para notar quando um álbum fede. Tem álbuns tão ruins que eu nem termino de escutar e dou nota. Quando o álbum é de mediano à decente eu escuto o quanto eu estiver afim, mas geralmente no minimo umas 3/4 vezes antes de dar um parecer. Quando o álbum é muito bom eu não preciso de ouvir mutas vezes pra dar a nota também, mas eu acabo ouvindo várias vezes porque são bons. Alguns são mais complexos e precisam ser ouvidos com mais atenção, mais vezes para serem completamente assimilados. É tudo muito relativo.

E qualquer forma, minhas notas não são fixas, as vezes eu as aumento ou diminuo depois de meses quando eu ouço o álbum de novo.
 
Puxa, só eu tenho o costume de usar o "preview" quando compro um álbum novo?

Eu penso que um CD deve ser uma obra coesa, se as faixas são muito díspares já é sinal de que não deve ser boa coisa. Então na primeira vez que eu ouço gosto de pegar os primeiros 20, 30s de cada faixa, para ter uma noção do todo, e então depois eu coloco para tocar enquanto continuo trabalhando/navegando na net - como já disseram, também gosto de me deixar 'pescar' pelas faixas, aquelas que mais chamarem a atenção...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo