1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como vocês decoram o quenya?

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Lobelia SB, 29 Fev 2004.

  1. Lobelia SB

    Lobelia SB His name was Robert Paulson

    Bom gente .. eu to estudando Quenya e uma das coisas que dá mais trabalho é ficar misturando as palavras (as vezes sem nenhum verbo , o que dificulta mais ainda!! :mrgreen: ) para poder memorizá-las. Como eu tenho uma certa mania de complicar as coisas eu queria saber como vocês memorizam as palavras. Como?? Como??? :mrgreen:
     
  2. Lingwilóke

    Lingwilóke Usuário

    Segundo uma colega minha, cuja habilitação é língua e literatura alemã, a melhor maneira de aprender as palavras de uma língua que não é neolatina (como o próprio alemão) é decorar as raízes ou as palavras raízes e os artifícios de derivasão e composição.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Ãh??? O que quer dizer isso??
    Também tenho esse problema!
     
  4. {Lizhn}

    {Lizhn} Usuário

    Eu por incrível que pareça, faço no Word um livro, e ponho em capítulos cada secção do tipo: Cap.1 - Pronomes ou Cap.1 - Verbos!

    E assim vou aprendendo mais fácilmente :)
     
  5. Lingwilóke

    Lingwilóke Usuário

    Isto quer dizer que quando se sabe por exemplo que a raiz que expressa o conceito de beleza é "van-", fica fácil aprender palavras como "Vanyar" (o primeiro clã dos Eldar), "vanima" (formoso), "vanesse" (formosura), ou de "laur-", "Laurelin", "laure", "laurea".
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Krebain

    Krebain Banned

    hum... mas eh dificil..... saum mtas palavras.......
    eu to tentando mas q eh dificil eh...

    qnto tempo vcs demoraram pra aprender quenya?
     
  7. Eo to começando agora, já que o curso passou por uma correção...

    E é bem complicado, com aquele monte de nome estranho.
     
  8. Lobelia SB

    Lobelia SB His name was Robert Paulson

    como eu to fazendo cursinho e isso ocupa muito o meu tempo.. eu quase não tenho tempo pra estudar quenya.. :( já to na lição 5 mas to revisando as outras lições pra relembrar....aprender por osmose mesmo heuehue mas quando eu comecei (eu naum estava fazendo cursinho) eu estudava uma lição por dia (na média) agora é uma lição por semana heueheuheu :(
     
  9. meerah_vanya

    meerah_vanya Usuário

    Comecei faz um tempo a estudar o Quenya, tou na lição 11, mas sabe como eh... o problema ~´e bem comum... Eu tenho uma baita falta de memória, então tou estudando tudo d novo. Me organizo da seguinte forma:

    Enquanto eu leio o capítulo (eu imprimo numa pasta minha), eu grifo as coisas mais importantes, e no meu caderno (reservado somente para tengwar e quenya, eh claro=]), eu faço um resumão com as coisas mais importantes.

    Em uma outra divisória do caderno eu faço os exercícios propostos, copiando as frases de enunciado e tudo mais, resolvo de lapis. Se eu erro, faço tudo outra vez.

    Em uma terceira parte do caderno, faço exercícios meus. Mas eh bem simples do tipo: Vocabulário, tonicidade, plural, dual, e outras formas conforme os capítulos, das palavras q tem pra decorar pros exercícios jah propostos. (agora, se tah certo ou não jah eh um outro problema, mas com o tempo a gente pega a prática e jah vai sabendo corrigir - ateh mesmo algumas coisas escritas no capítulo.. hehehe :lol: )

    E, bem, na quarta e última parte do caderno, faço conjugação de verbos (a parte mais crítica...) mas eh legalzinho.

    Bom, eh soh uma idéia de como estudar e memorizar. Mas é necessária muita paciência... Eh legal tbm ter arquivos e pastas no computador para pesquisas rápidas, sabe? Tipo das coisas mais importantes, vocabulário (faz um mini-dicionário, sei lah) ou faz resumão no computador...

    Idéia aki eh o que não falta... Se alguém aí precisar de orientação, me manda uma MP. E o pessoal que jah tah mais adiante da lição onze, fala comigo tbm, ok? TROCA DE INFORMAÇÕES, pessoal! Socializem! :D
     
  10. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    O método do lingwilóke é o melhor com certeza. O Quenya tem uma estrutura que auxilia muito nisso, até porque alguns verbos, como lelya- por exemplo acabam se modificando em certos ambientes, o que você só consegue se lembrar decorando mesmo que esse verbo tem o radical lend-.
    Mas eu também acredito em outra maneira de decorar: utilize o vocabulário. Eu sei automaticamente que atarinya é "meu pai", assim como tatanya é uma forma mais informal, como "meu papai", que anca quer dizer "mandíbula", que auta- é o verbo passar mas que o seu pretérito é oantë...


    Cuio mae!
     
  11. Lobelia SB

    Lobelia SB His name was Robert Paulson

    Adorei seu método!! Muito organizado! Mas requer muito tempo heueheue e infelizmente eu não tenho muito mas vou tentar! Juntando esse metodo com o do Lingwilóke acho que fica perfeito! :mrgreen:
     
  12. Primeiro eu me esforço só no vocabulário...palavras soltas mesmo.

    Eu tenho facilidade para línguas...certa vez enfiei na cabeça q keria aprender hebraico...em pouco tempo eu já arranhava...só naum levei adiante por q como estava estudando por conta própria naum tive incentivo e deixei de lado

    Eu tento sempre estar em contato com o Quenya...seja escrevendo ou falando...depois q vc se sente a vontade com as palavras soltas fica mais fácil encaixar pronomes, artigos, verbos e coisas do genero...

    A repetição é a alma do negocio...pelo menos para mim

    Naum pode deixar morrer..se vc fica uma semana sem olhar pro quenya qdo vc ainda naum domina...naum adianta...vc eskece uma pá de coisa
     
  13. Ei, achei essa sua idéia muito boa! acho que vu fazer isso também! XD

    Estou querendo imprimir o curso e encadernar, mas tá meio difícil imprimir 363 (Se não me engano, esse é o numero de páginas do curso atualizado em um só arquivo do Ardalambion) páginas de uma só vez, fora que em impressões longas minha impressora dá pau quase sempre...

    É VERDADE!!! Temos que socializar!!!!! Assim fica MUITO mais fácil de se aprender...

    E eu ainda não entendi o que é radical....
     
  14. Heruhyarmen

    Heruhyarmen Usuário

    excelentes ideias.. a do mini vocabulario eu ja tinha adotado... mas vlw pelo restante
     
  15. Lobelia SB

    Lobelia SB His name was Robert Paulson

    Boa ideia também! O que o Mago sugere??? :mrgreen:
     
  16. Errr.... Beemmmmmmm.............................................

    Ah, sei lá! Não sou bom em começar as coisas! Pode começar vc! XD
     
  17. Lobelia SB

    Lobelia SB His name was Robert Paulson

    hm.... entao vamos pensar.. vc se refere a um grupo de estudo de quenya?:
     
  18. Heruhyarmen

    Heruhyarmen Usuário

    Bem eu acho q tenho uma ideia só posta ai se da pé ou não
    Q tal usar uma sala de chat... eu acho q do Terra seria excelente principalmente se alguem aqui for assinante do Terra dai podia cria uma sala passa pra todo o pessoal a senha e pronto... se naum tive ninguem assinante a gente pode escolher outra sala pouco usada... só q tem um problema as lições q cada um ta.... bem eu to começando a 4... dai eu acho q os q entendem mais podiam ajudar os q naum sabem muito... bem é isso ai... se começar a dar certo eu posto outras ideias ai e talvez crio um topico pro grupo de estudos... :mrgreen:
     
  19. Heruhyarmen

    Heruhyarmen Usuário

    HEuEHuhe eu to imprimindo e colocando umas capinha plastica no curso .... fica muito melhor pessoal... vc se concentra mais .... da pra fazer anotações... se bem q precisa de um investimentuzinhu .... eu acho q pra imprimi e encaderna o curso inteiro vai sai mais ou menos de uns 20 a 30 paus( talvez mais) .... com folha, tinta, as capa, etc.
     
  20. Lobelia SB

    Lobelia SB His name was Robert Paulson

    po gostei da ideia da sala de chat, bom.. eu sou assinante dsa UOL ,não sei se lá tem disso.... bom.. o nível eu acho que seria uma barreira mas é soh pegar o jeito... na verdade ia acabar sendo um portuquenya mas mesmo assim ia ser muito bom!! :grinlove:

    eu tb vou fazer isso com meu curso de quenya! heuheue vai ficar muito lindo! :grinlove:
     

Compartilhar