• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como você guarda seus livros?

Palazo

Mafioso Literário
O Alessandro Martins levantou uma importante questão em seu Blog Livros e Afins, sobre a conservação dos livros ao receber uma dúvida da leitora Alessandra Silva:

Eu comprei cerca de 60 livros este ano e, por enquanto, os estou guardando em caixas box de plástico, que tem perfurações pequenas nos lados para passagem de ar. Gostaria de saber se posso continuar guardando meus livros nestas caixas até comprar uma estante. E qual o procedimento devo utilizar para conservar meus livros, visto que poderão ficar ainda por algum tempo guardados nestas caixas box. Outro problema é que o único lugar que eu tenho para colocar uma estante em casa é no meu quarto. Ter estante com livros no quarto é recomendável? O ideal é uma estante com ou sem portas? Desde já agradeço sua atenção.

A dúvida foi enviada para a especialista Maria de Fátima Seehagen, facilitadora em Restauração e Conservação, que respondeu:

O plástico não é adequado para guarda ou capa de livros pois impede a respiração do papel.

Os principais e mais utilizados materiais de acondicionamento são:

* papéis e cartões neutros ou alcalinos das mais variadas gramaturas;
* papelões de diversas gramaturas;
* filmes de poliéster (marca Melinex ou marca Therfane/Rodhia);

Com este material podemos produzir caixas, envelopes, pastas, porta-fólios, de acordo com a necessidade do material a ser guardado.

O livro deve ser guardado em estantes metálicas esmaltadas. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro.

Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.

Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.

A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso.

Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.

Quanto a manter uma coleção no quarto de dormir, pode causar problemas de ordem alérgica.

Abraços e boa leitura.

Como você guarda seus livros?
 
Boas dicas! :sim:

Bem, os meus ficam nas prateleiras, e por instinto fiz quase tudo certo. Mas quando não tiver mais espaço já sei como fazer uma caixa.

Muito útil o seu tópico, Palazo. :lily:
 
Por enquanto guardo em caixas, um dia terei minha estante.:babar:
 
Bom tópico!
Eu tbm me preocupo muito com a conservação dos meus livros! Limpo a minha estante todo mês, por sorte mantenhos meus livros na vertical e afastados da parede =)
 
Eu tenho prateleiras no meu quarto, dessas afixadas na parede. Como gosto de livros acabados, não me importo por não seguir à risca as dicas de conservação. =B

Mas uma coisa é certa: querer estantes e poder deixar todos os livros na vertical. Minhas prateleiras não tem mais espaço e acho feio deixar alguns na horizontal.
 
EU guardo meus livros em prateleiras no meu quarto e no armário, vez ou outra eu deixo o armário aberto para arejar....

Achei as dicas da doutora de conservação importantes, principalmente por que sempre algum livro acaba indo ser guardado em uma caixa e é sempre bom deixar ele bem conservado e arejado...
 
Bem, os poucos livros, ficam em uma estante, num quarto usado apenas para leitura, não tem mais nada lá dentro, a não ser a estante e uma escrivaninha, bem arejado, e com muito dióxido de silício, para manter a umidade relativa do ar bem baixa nesse ambiente ...
 
Estão numa caixa de papelão até que me mude e possa mandar fazer uma estante bem batuta para guardá-los.
Adorei as dicas!
 
No momento eles sonham com prateleiras... estão em todo lugar da casa... menos no banheiro e na cozinha...
 
Guardo tudo errado... dentro de um armário fechado e deitados, senão não tem espaço ¬¬
Aliás eu não tenho muuitos livros, mas o espaço pra eles já está acabando :/
 
Deitados, em duas pranchas. Os mais velhos (até mesmo mais do que eu) ficam dentro do guarda-roupa. Não gosto de deixar na posição vertical por que nunca ficam certinho. Sempre limpo as tábuas e os livros.

( A Q U I )
 
.Izze. disse:
Eu tenho prateleiras no meu quarto, dessas afixadas na parede. Como gosto de livros acabados, não me importo por não seguir à risca as dicas de conservação. =B

Mas uma coisa é certa: querer estantes e poder deixar todos os livros na vertical. Minhas prateleiras não tem mais espaço e acho feio deixar alguns na horizontal.

Não é nem que eu goste, goste de livros acabados...mas já comprei tanta velharia em sebos, que tem uns que estão bem detonadinhos, mesmo!!!

E siiiiiiiim! Quero estantes, muitas estantes, pra poder deixar todos os bebês em pé, bonitinhos!
 
Poxa, minha única estante é de madeira, sem suportes de vidro. Apesar disso acho que meus livros estão bem conservados! Ela ta sem espaço, alguns estão deitados, mas estou tentando providenciar outras.
 
Bem, eu guardo os meus em uma estante de madeira sem portas. Eu não sabia que estante de madeira não é uma boa pedida, vou encomendar uns vidros para revestí-la. Tudo pelo bem estar dos meus tesouros!
 
Tenho uma estante em constante reforma... os livros estão espalhados por todo lado aqui, me preocupo com a conservação mas não sou obsessiva, passo óleo de cravo na madeira da minha estante, ajuda a afastar as traças, alguns estão empilhados, problema que quero espero resolver com a reforma.
estrelinhas coloridas...
 
Agora que voltamos a ter uma estante só para livros não educacionais da minha mãe, voltamos também a ter problemas com a quantidade de livros. Por mim ficava continuava tudo dentro das caixas com naftalina, mas não ajuda muito quando quero fazer uma pesquisa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo