1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como você escolhe a "próxima" leitura?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Anderson N., 19 Jul 2012.

1. Anderson N.

Anderson N. Órfão Meia Palavra In Memoriam

Eu tenho pilhas de livros não lidos, e quando termino um, fico numa tremenda dúvida: Qual o próximo?

Atualmente tô lendo a Ilíada e Dublinenses. Trata-se de uma "ponte" para as próximas leituras, já definidas: Retrato do Artista Quando Jovem, A Odisseia e Ulysses. Geralmente eu pego o primeiro que vem a minha frente, mas uma vez fiz sorteio XD

P.S. Eu sumi do fórum porque viajei. Mas voltei faz já duas semanas. Mas desde que eu voltei estou sem internet. É um porre, mas eu já me acostumei, sinto falta apenas do fórum. Logo quando eu estava conhecendo o pessoal :(

2. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Geralmente do livro que estou lendo eu já consigo visualizar o próximo, de modo que ler o "Claro Enigma" é ler, ao mesmo tempo, em conjunção ao ser que serei amanhã, o "Novos Poemas" e o "Fazendeiro do Ar". E quando um autor arrefece, ou não é capaz de convocar um outro poeta irmão, como Drummond que convoca Bandeira, é como se na face do livro que estou lendo eu visse algo opaco e confuso que, com uma pesquisa nem sempre muito fácil, eu consigo identificar como sendo talvez Proust ou talvez Pedro Nava. E assim, como as cartomantes fingem que leem as nossas mãos, eu vejo nas linhas de um livro o próximo que eu vou ler, visto que o sistema de planos e sequências nunca deu muito certo.

3. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

vale tudo, astrologia, borra d café, perguntar p vizinha, pegar sequência, ou + longo, ou - longo, ou o d capa verde, ou o bambambã da vez, ou simplesmente aquele q ganhou no unidunitê na frente da estante...

enfim, a única técnica q tento adotar é ñ me fixar mto no mesmo estilo e autor p minha escrita ñ ficar mto parecida só com eles. então vario bastante.

4. Calib

Calib Visitante

Afino o ouvido para o que as Musas me sopram.
    Às vezes vence a voz mais doce; às vezes me convence a mais sensual.

5. Diego-

Diego- Usuário

Escolho um aleatoriamente na estante, leio umas 30 páginas e se a leitura engrenar eu vou adiante, do contrário fica pra uma próxima vez.

6. Cantona

Cantona Tudo é História

Tenho dificuldade com o novo. Talvez seja de muitas releituras justamente por conta disso. Mas quando "descubro" certo autor e simpatizo, leio dele - e sobre ele - tudo o que posso na sequência. É esse o meu método de escolha.

7. Marcileia

Marcileia Usuário

Eu também tenho esse dilema, essa semana mesmo, terminei a trilogia do graal e não sabia qual outro livro ler, se azincourt para continuar com o mesmo autor, se um bem diferente, se romance, fantasia....

Faço uma lista daqueles que estou com mais vontade de ler, leio as sinopses, unidunitê e escolho.... E como a Anica colocou em um post esses dias às vezes bate uma
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que a nova história demora a engrenar....

8. Faço uma lista (que não acaba nunca), e as vezes olho dou uma olhadinha nela para escolher o próximo, não na ordem mas aquele em que fico mais intrigada com o título (sim porque vou colocando os livros e quando enfim me lembro da sua existência, não sei porque determinado título estava ali)...e outras, vou sinopses que leio na net ou biografia do autor.

9. Liv

Liv Visitante

Vou de uni-duni-tê. Sério.

10. G.

G. Ai, que preguiça!

Sou igual a [email protected], faço listinha que acabo esquecendo/não utilizando... fora que morre de indecisão pra escolher o próximo... vou fazer que nem a Liv na próxima e ver se dá certo :sim:

11. -Jorge-

-Jorge- mississippi queen

Eu tenho uma lista também. Mais de uma na verdade (ficção, não-ficção, uma lista mental). A lista de ficção eu uso para os mais urgente, mas outros sempre acabam passando na frente. Isso acontece quando fico curioso sobre o autor quando vejo algo na televisão, por exemplo, reportagens, entrevistas, filmes (como quando vi o Ferreira Gullar falando sobre o Fernando Pessoa e deu muita vontade de ler Pessoa), ou comentários aqui no Meia.

Também tento ler os livros de um mesmo autor juntos. Se pudesse leria todos, as "obras-completas", mas já percebi que eu me canso do "universo" de um autor normalmente depois de só dois. =P

12. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

Tento não ficar programando leituras demais, tenho sempre um horizonte de possibilidades, mas os motivos que me levam a escolhar um 'próximo' livro são os mais impulsivos-incoerentes: um livro que tem no título uma palavra que o anterior tenha tido, um livro citado no livro anterior, um autor que tenha sido mencionado no livro anterior ou - o mais comum, na verdade - um livro do mesmo autor do anterior.

Tem sempre aqueles que estão na lista pessoal de cada um há muito tempo, mas a protelação é uma faca de dois gumes, de modo que a proporção entre frustrações e alegrias é 50-50.

13. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Nunca pensei nisso, mas é complicado mesmo dá preferência a um deles, quem quiser faça assim: feche os olhos e pegue qualquer um.

14. *Ceinwyn*

*Ceinwyn* Ogra rosa

Sempre, SEMPRE no impulso do momento. Lista do que ler, ou mesmo pilha, não funciona pra mim. Posso ter uma pilha de livros meus pra ler, mas se quero ler outro, compro MAIS um :p

15. Marcio Scheibler

Marcio Scheibler Usuário

A princípio, eu tento ir por ordem de chegada à minha estante, mas é impossível manter. Sempre acabo passando um mais recente à frente! =P

Compartilhar