• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como você conheceu a obra de Tolkien ?

Hobbitse

Frodo vive.
Qual foi o seu primeiro contato ? pelos filmes do PJ ? ou pelos livros ? o meu primeiro contato foi pelos filmes mesmo, mas somente ouvia falar, só fui ter vontade de assistir os filmes apos assistir um episodio de South Park que o parodiava, pesquisei um pouco na Wikipedia e descobri O Hobbit, assisti a animação de 1977 e metade d´O Senhor dos Anéis de 1978 (legendado com uma legenda horrível) meses depois eu assisti os filmes do PJ, assisti A Sociedade do Anél, e apos vários meses assisti As Duas Torres e O Retorno do Rei, (demorei dias para assistir os dois,) após isso li o hobbit (edição de 2009 com o Smaug na capa)(
umas 5 vezes, mais só o li completo na 5 vez, atualmente estou o relendo pela 6 vez(agora na edição em capa dura que não é a comemorativa) e depois de muita procura comprei O Senhor dos Anéis (edição comemorativa) e o li em 6 dias (um livro por dia) e depois parti para O Silmarillion etc... e você ? como conheceu a obra de Tolkien ?
 
Pelos filmes do PJ qdo eu tinha uns 10 anos... Foi amor a primeira vista... Comprei e li o Senhor dos Anéis e depois o Hobbit... Pretendo ler o Silmarillion ainda... Fiz até uma tattoo com as escrituras do Um Anel... Kk
 
Tenho lembranças do meu pai assistindo Senhor dos Anéis em VHS (um filme em 2 fitas) quando era novinha. Lembro que tentava ver com ele, mas era muito maçante pra mim, na época.
No Ensino Médio, li a A Sociedade do Anel, na biblioteca da escola e comecei As Duas Torres, mas não me interessei muito. E como tinha coisa que eu não entendia nem corria atrás de entender, ter lido o primeiro livro foi o mesmo que nada. Não me cativou.
Aí, com 18 anos, comecei a namorar um nerd que me introduziu ao mundo de Tolkien, GoT, D&D, Harry Potter e tudo o mais. A única coisa nerd em mim até então era aquilo visto como xingamento - lia muito, estudava muito, era feia (hahaha). Ele me emprestou os livros, me apaixonei, aí me deu de aniversário de 19 anos O Silmarillion e entreguei meu coração à Tolkien de uma vez. O namoro acabou, mas Tolkien é até hoje a maior paixão da minha vida <3
Que história linda :grinlove::grinlove::grinlove::grinlove::grinlove::grinlove::grinlove:
 
Lembro de ter visto uma vez uma edição única dos livros no quarto da minha prima e ter ficado com o título na cabeça: "O Senhor dos Anéis", me pareceu uma coisa grandiosa, mas passou muito tempo antes que eu lesse...
Mais tarde, quando começou aquele burburinho maior sobre o filme que estava pra ser lançado, uma revista que a minha mãe assinava enviou um presente pros assinantes: recebemos os 3 volumes do SdA, um por mês
ArquivoExibir.aspx
Nessa altura do campeonato, eu já estava super empolgada pra assistir os filmes que seriam lançados logo, e aí comecei a ler os livros e me apaixonei, li, reli, assisti os filmes no cinema e em casa depois, uma, duas, dez vezes... (na verdade, eu assisti bem mais de 10 vezes, já perdi a conta de quantas)
Mas passei anos e anos só no SdA, somente uns 4 anos atrás é que eu fui me empolgar pra ler o Silmarillion e O Hobbit...
Me apaixonei loucamente mesmo depois de ler o Silmarillion e foi assim que eu vim parar na Valinor, procurando imagens sobre as obras de Tolkien.
 
Uma colega do Ensino Médio, lá em 2000 ou 2001 (sim, faz tempo, sou velha! rsrs), me mostrou uma matéria de uma revista sci-fi que falava da adaptação que estavam fazendo de O Senhor dos Anéis para o cinema, e disse que estava pensando em ler. Até então eu nunca havia ouvido falar do livro ou de seu autor. Fomos à biblioteca procurar SdA, lembro que ficamos impressionadas com o tamanho do livro; por isso, minha colega se acovardou, eu, não. Foi só ler a primeira página e pronto, nunca, nunca mais deixei a Terra-Média! :pula:
 
Ensino médio. Todo mundo estava lendo "O Senhor dos anéis". Comecei a ler e não terminei.

Quando a trilogia de Peter Jackson acabou, me reuni com meu pai e a ex dele para assistir os três juntos. Eu gostei, mas fiquei quieto.

Certo dia decidi começar a ler literatura fantástica e o primeiro livro que peguei foi "O Senhor dos anéis". Pronto. Apaixonei. Até hoje.
 
Última edição:
Hoje em dia vejo muitos alunos do ensino médio lendo vários livros, mas o Senhor dos Anéis não tem ninguém. A única vez que vi uma pessoa lendo o SDA foi dentro do metrô.

No inicio da dácada de 2000 até 2008 + ou - as pessoas procuravam mais o SDA
 
O primeiro contato foi através dos filmes de PJ em 2004 através do SBT, porém como eu era novo não me interessei muito.
Comecei a me interessar de verdade em 2008 quando ganhei a trilogia e assisti várias vezes. Em 2011 veio toda aquela espectativa do lançamento d'O Hobbit, e acabei virando fã. Depois que assisti o filme em 2012 me empolguei e comprei todos os livros do legendarium de Tolkien publicados no Brasil.
 
SdA, junto com Star Wars, foram as duas sagas de filmes que me introduziram no mundo do cinema "adulto" e legendado :lol:
Eu lembro que minha tia (a pessoa mais nerd que eu conhecia até então) fazia maratona desses dois, e eu devia ter uns 12 anos, e pra não ficar de fora da bagunça, me forçava pra ler as legendas e entender os filmes. Amei todos, óbvio. Perdi as contas de quantas vezes já assisti.
Fui ter contato com os livros bem depois, pq eu jurava que eram edições enormes, devido aos filmes rs
Em 2012 eu li a sociedade do anel e as duas torres, depois terminei o retorno do rei, li o Hobbit um ano antes de lançar os filmes e depois o Silma :amor: e cada vez me apaixonei mais.
Recentemente adquiri Os Filhos de Húrin, Mestre Gil de Ham e Roverandom. Já comecei a ler o primeiro, e pretendo ler todos os livros do prof <3
 
Meu contato com a obra de Tolkien começou em 2001 com A Sociedade do Anel no cinema (tive a honra de assistir os três filmes no cinema:g:). Depois de assistir As Duas Torres em 2002 ganhei os três livros SdA e foi que foi. Lá pras bandas de 2005~2006 li pela primeira vez o Silma, Contos Inacabados e O Hobbit no qual expandiu de vez não só o universo como minha admiração por Tolkien.

PS. De 2006 pra cá li e reli todos os livros do Tolkien publicados no Brasil e as duas primeiras partes de History Of Middle Earth.
 
Como no caso de muitos, foi inicialmente pela Trilogia cinematográfica SdA de Peter Jackson.

Mas como sou uma pessoa que não tem frescura e não dá mínima pra espoileres, antes de finalmente chegar as obras escritas, foi bem interessante e muitas vezes altamente didático ler os tópicos e discussões nos subfóruns tolkenianos aqui da Valinor, pois isso me ajudou a ter uma compreensão bem mais plena e ampla da obra do que ter lido ela de imediato antes de tudo.
 
Vi os filmes quando eu era garoto. Assisti dezenas de vezes cada um deles e mais pra frente li os livros (que eu releio todo ano). Até hoje são meus livros e filmes favoritos. :grinlove:
 
Descobri a existência quando o primeiro filme dirigido pelo Peter Jackson foi lançado, em 2001, mas conheci a Terra-média mesmo quando li O Hobbit depois ganhei de Natal. Não recordo que ano foi isso, se não me engano deveria ser 2005 ou '06.
 
Pelos filmes. Meus pais iam na locadora e traziam VHSs. Assisti, gostei, fui atrás dos livros, comprei todos e li todos em um curto período de tempo. Só não li As Aventuras de Tom Bombadil, e Sigurd e Gudrún...Muita poesia e música, massante demais. Mestre Gil de Ham, Roverandom e Sobre Histórias de Fadas são bem divertidos, livros simples e gostosos de ler. SdA, Silmarillion, Hobbit, Filhos de Húrin e Contos I. nem preciso comentar sobre a qualidade rsrs...Obras-primas! :cafe:
 
Sempre gostei dos filmes. Assisti-os pela primeira vez em DVD, lá pelos idos de 2004-2005. Sempre achei os filmes "massa" (eu tinha uns 11 anos, não conseguia elaborar um elogio melhor que esse :lol:). Reassisti-os algumas vezes na TV a cabo e na casa de amigos, sempre encantado, mas sem querer procurar saber mais.

Daí que lançaram o primeiro filme do Hobbit, em 2012. Aí aconteceu o estalo – comecei a procurar mais e mais informações sobre o universo da Terra Média, conheci a Valinor, li O Silmarillion e aqui estou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo