• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como você adquiriu o hábito da leitura?

Quando eu mal sabia falar direito já me angustiava querendo entender aquele "monte de letras" ao ver alguém com um livro. Aos quatro anos, depois de muito insistir, fui aprendendo com a minha família a ler. Daí começou com o Pequeno Príncipe e depois fui buscando os livros que as pessoas achavam "chatos" e hoje quase sempre ando carregando algum livro.


É vício mesmo, Q.
 
Quando tinha 4 anos morava em Lisboa e os vizinhos do lado eram uma familia enorme. Um dos filhos tinha uma estante com portas de vidro cheia de livros.

Eu tinha uma curiosidade tremenda e um dia abri as portas só para poder tocar no papel. Fui apanhada e quando estava á espera de ser castigada fui surpreendida com um empréstimo de um livro.

Claro que na altura não sabia ler, mas os livros aos quadradinhos deram-me um acesso para um mundo de magia e possibilidades infinitas.

Mais tarde andava atrás do meu irmão para ele trocar livros com os amigos para eu ler.

Na minha familia só eu adquiri este gosto pelos livros. Sou mesmo chamada de intelectual por ler, eu que nem li os clássicos e percorri o caminho da leitura ao acaso, sem nenhuma linha condutora.:yep:

Não entro em modas, leio apenas o que gosto.

Posso mesmo dizer que nos momentos mais dificeis, os livros foram para mim uma ajuda, um escape, um refúgio e até a minha salvação.:yep:

Assim como respirar, comer ou amar, ler é essencial para a minha vida!:D:D:D
 
Puxa, eu nem me lembro direito...

Eu acho que foi por causa de meu irmão mais velho.

Mas faz tanto tempo que tenho a impressão de que nasci com esse hábito...
 
Meu habito com a Leitura começou com Harry Potter, adoro essa historia e tenho todos os livros da Saga...depois foi andando para outras historias do mundo fantastico (como os de Tolkien, Phillip Pulman, André Vianco...), e foi se alastrando mais....rs....
 
Quando eu era pequeno, não era muito chegado a livros, gostava de ler gibis, revistinhas com gravuras tal's.
Depois comecei a ler os clássicos da literatura brasileira, por que no colégio exigiam isso... Dai conheci Harry Potter! Pronto. Me apaixonei pela leitura... Comecei a ler obras estrangeiras, que acho mais intereçante que os clássicos da literatura.
 
Meu pai sempre me dava um monte de livros e eu comecei a gostar bem cedo.

Mas o livro que me deixou viciado em leitura foi O Senhor dos Anéis...
 
Dada a minha idade ....
wheelchair.gif
, para mim foi fácil começar a ler.
Quando eu era criança, nos anos 70, só havia um canal de televisão aqui em Portugal. Raramente havia cinema e tudo o que nós possuíamos era a nossa imaginação. :yep:
Assim eu pude ser o Robin Hood, um Apache, o Bufalo Bill, o Tarzan, o Flecha Negra, o Mascarilha, o Sandokan, etc.

Os primeiros livros pelos quais me apaixonei foram a Ilha do Tesouro e os livros de Emilio Salgari (Sandokan, Corsário Negro, etc.)
Quando a geração dos computadores e dos jogos surgiu, já eu era um adulto. A minha infância e juventude foi por isso um mundo imaginado, onde eu podia ser qualquer personagem, nas brincadeiras com os meus amigos, muito passadas junto à natureza.

Talvez isso me tenha ajudado a manter alguma jovialidade.
Provavelmente, nunca desaparecerá a criança que há dentro de mim. Mas essa infância tão imaginativa desenvolveu o meu espírito, e talvez seja por ela que uma Editora como a Presença vá apostar tanto em mim em 2010.
Porque é por dentro que vivemos.
:cerva:
 
Meu pai sempre teve vários livros e eu, desde muito pequeno o admirava por isso e me emocionava quando ganhava um livro de alguém e sempre tive impulso de ter mais e mais livros. Mas eu não gostava de ler mesmo assim. Isso até meus 11 anos e a quinta série do fundamental: quando, mesmo já gostando de Idade Média e Antiga - desenhava guerreiros -, aprofundei meus conhecimentos e começei a gostar de leitura, já que li e re-li meu livro de história naquele ano, pelo menos, três vezes.
Com 12 anos, depois de ter desenhado um guerreiro, tive inspiração pra escrever. Fiz 10 páginas... Que transformei em 40... E pulei pra 275, inspirado com o primeiro filme de Nárnia. Como me acostumei a escrever, também tomei mais gosto ainda pela leitura. O primeiro livro que comprei com meu dinheiro foi: "Átila, O Huno" e daí em diante cenho colecionando livros e livros. Ao mesmo tempo escrevo, tenho 3 livros e pretendo concluir uma saga de 4 livros, baseados no primeiro trabalho e em outro desenho. Tenho projetos pra outras cinco obras.
Hoje, escrevo tanto quanto leio. Compro algo em torno de cinco livros por ano... Sempre que passo por alguma cidade com livraria, saio com um livros em mãos. Hoje mesmo comprei um e encomendei 3 XD

Devo ressaltar que meu real gosto por leitura e mitologia nasceu com SDA, obra a que também devo muito de minha inspiração na escrita.
 
Também comecei lendo gibis, principalmente Tio Patinhas, quando uma vizinha me emprestou.

Depois foram as leituras obrigatórias das aulas de literatura.
Procurei entender o que lia sem "encanar" com a obrigação de saber o suficiente pra passar na prova.

Parti para romances policiais, como Agatha Christie, Robin Cook.
Sempre que sobra "oportunidade" compro um livro, em bancas ou sebos, ou baixo da net.
 
Huum... Inicialmente eu lia gibis da Turma da Mônica, aquele patinho rico e talz. x:
Não gostava de ler, não sei como gostava de gibis.
Mas o colégio mandava livrinhos pra ler e eu achava um saco mesmo acabando gostando da história. Não sei... mas nunca curti Monteiro Lobato e sequer seus livros, realmente não entendo. Mas amei Ziraldo. Cara... muito legal! Gosto do cara até hoje pelo "Vovózona" (se não me engano) e algo dito no livro sobre os comerciais de tinturas para cabelo me vem a mente até hoje, porque eu pensava exatamente aquilo!
"(...) aqueles comerciais em que a boca da mulher diz uma coisa e a voz outra", e como eu era muito nova eu nem sabia porque ou como aquilo se dava. Anyway...
Gostei de alguns que o colégio obrigava a ler (pros malditos trabalhos) inclusive depois de mais velha - e alguns até em Inglês.

Então, não necessariamente depois do citado acima, minha mãe teve a brilhante idéia de me dar dinheiro caso eu lesse um livro! :D
A nota dependia do livro. Os pequenos eram 5, os maiorzinhos eram 10.
Nem lembro quais foram os livros. Só sei que não adiantou muito, entretanto algum fruto aquilo deu.

Um belo dia, após assistir Harry Potter e a PF, eu misteriosamente me interessei e resolvi ler. Demorei um ano pra ler aquele livrinho (HEUISOA), mas li. Isso porque ficava meses sem ler e quando terminei o fiz por gostar de leitura. Desde então eu passei a ler a série e durante houve o lançamento do LotR e eu me interessei pelo livro também - elegendo-o como o melhor livro já lido por mói. (:

Desde então eu simplesmente me tornei uma leitora fanática! Hoje leio desde "Entrevista com o Vampiro" até "A Rainha dos Condenados - Parte II" em 8 dias [e isso é um fato! pois aconteceu :~ mesmo que você leia mais rápido u__u']. Tipo que BEM mais de 1000 páginas! Me orgulho disso u.u

Meio Random: Certa vez eu cheguei num bar onde frequentava com amigos e citei que li o "A Ordem da Fênix" em cinco dias [nem é grande coisa]. Se passou meses, talvez até mesmo ano(s) e um desses amigos um belo dia chega pra mim e diz: "Quase bati o seu record! Li em uma semana o 'A Ordem da Fênix'". HEUISA!
*E desde esta época eu tento ler o mais rápido possível mas, lógico!, sempre prestando atenção e voltando (caso necessário) para linhas ou páginas anteriores.

s2 ler! *-*

Pena que minha mãe não me paga mais hoje porque... eu estaria rica! o.o' /fatão

*Ah... Minha família sempre leu muito. Até mesmo meu primo. Talvez quem menos leia seja (minha avó e minha tia), minha prima. Meu pai sempre leu bastante³, minha mãe, meu avô... meu primo até hoje me pede LotR emprestado embora nunca "tenha tempo" ¬¬' Na minha casa tinha um trequinho, uma mobília "que-não-sei-o-nome" cheeeeeeeeeeeio de livros. Tinha até Jurassick Park! Mas depois da mudança esses livros foram "doados", se é que vocês me entendem ;D E eu NUNCA tive a oportunidade de ler por ser na época uma... inculta. /omg
 
Última edição:
Na época da escola tive que ler 'Odisséia' e 'Retrato de Dorian Gray' e lembro que gostei bastante... mas não peguei o hábito.

Certo dia então, minha mãe ganhou o livro do Jô, 'Xangô de Baker Street', e peguei para ler... foi quando meu irmão resolveu que eu gostava de ler e me deu de Natal o 'Rei do Inverno'...

Aì sim peguei gosto pela coisa, devorei o livro e com o vale presente que ganhei no mesmo Natal comprei os outros dois volumes... desde então não fico mais sem ler!
 
Um belo dia, estava eu lá matando aula :roll: quando de repente uma colega de matança que não gostava de ler disse que tinha ganhado o primeiro livro de Harry Potter da tia, mas disse que achava uma chatice e o deixou largado ali do meu lado... peguei mais por curiosidade e nunca mais larguei :grinlove:... Depois disso vivo lendo, simplesmente não entendo como algumas pessoas acham chato e ainda dizem que dá sono... na minha opinião é simplesmente fascinante.
 
Na época da escola tive que ler 'Odisséia' e 'Retrato de Dorian Gray' e lembro que gostei bastante... mas não peguei o hábito.

Certo dia então, minha mãe ganhou o livro do Jô, 'Xangô de Baker Street', e peguei para ler... foi quando meu irmão resolveu que eu gostava de ler e me deu de Natal o 'Rei do Inverno'...

Aì sim peguei gosto pela coisa, devorei o livro e com o vale presente que ganhei no mesmo Natal comprei os outros dois volumes... desde então não fico mais sem ler!

Li o "Rei do Inverno" também gostei de mais desse livro.
Foi engraçado que certa vez estava lendo o segundo volume (que se chama "O inimigo de Deus") no onibus, derrepente senta-se uma "protestante" do meu lado e começa a me dizer que nao deveria ler AQUELE TIPO DE LIVRO, pois nao era coisa de Deus e que eu deveria ler a BIBLIA!!!! :blah:
Olhei pra cara dela "p" da vida e simplesmente mandei ela nao julgar o livro pela capa (literalmente) e que o que eu lia nao era da conta dela... :disgusti:
Gente doida!! eu heim :soevil:
 
É por que ler livros ainda não é um hábito comum dos brasileiros, parece que está mudando, mas ler ainda é visto como uma coisa menos interessante que ver uma novela ou um big brother, ou um dos programas de fofoca da tarde . ¬¬

Eu já lí diversos livros de vários gêneros, mas meus gêneros favoritos são os de aventura, ficção e história, e bíblicos.Gosto de ler a Bíblia.Tenho lido o livro 3 De "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei", li Pequenos Jangadeiros, Heróis da Fé, Bicho de 7 Cabeças, enfim vários livros e pretendo ler mais.

Eu gosto de leitura edificante em geral, que tenha conteúdo e coisas úteis a se aprender.Se um livro é famoso mas eu não gosto, não leio só por que é muito popular, não leio por ler.

Já li Odisséia de Homero, A Arte da Guerra e pretendo ler O Príncipe, de Maquiavel.

Quanto aos livros de Tolkien, comecei a ler depois de ter visto os filmes, o que me despertou interesse em leitura desses livros, um gênero que gostei muito devido as lições e o objetivo de derrota do mal.

Mas creio que ninguém aqui (pelo menos não eu) conseguiu/conseguirá resumir toda sua experiência de leitura em um simples post, pelo menos para mim, eu estou habituado a ler por hábito desde que aprendi as letras :D

(Quanto a garota acima, eu concordo contigo, sou evangélico, e devo dizer que nem todos nós somos como essa mulher, então não diga "essa gente" por que generaliza, temos que respeitar as opiniões e gostos dos outros, desde que não interfiram e causem mal a outros)
 
Última edição:
Agradeço as revistinhas da Mônica, que foi quem primeiro me despertou o prazer da leitura (que agora se tornou um vício :roll:); até hj não dexei de gostar das aventuras da Turma do bairro do Limoeiro, e tenho até hj tds as revistinhas bem guardadas. Depois veio a série Vagalume, e assim pros clássicos da literatura... agora tenho uma mini biblioteca na cabeceira da cama hehehehe :uhum:
 
Comecei a ler pelos clássicos da literatura brasileira... ODIAVA e tinha que fazer resumo.
Gibi, que eu amava, a minha mãe vivia jogando fora, nem deixava entrar em casa. Daí comecei a escrever diários: minha mãe isso, minha mãe aquilo... hihihihi.
Então conheci uma professora de português muito jóia, que me mostrou um mundo completamente diferente de escritores brasileiros e fui me apegando. Depois, conheci Tolkien, em seguida, Hp, FINALMENTE Bernard Cornwell, que eu amo mais do que tudo na vida!
Como disse a TASSIA, minha mini biblioteca já tá de parede a parede!
 
Costumo dizer que o meu Avô materno é que me ensinou a ler.
Desde pequeno ele sempre me indicava/emprestava livros interessantíssimos.
E até hoje isto ocorre. Ultimamente estou lendo um que ele me emprestou e é um romance muito bom.
Agradeço a ele dimais; não só por ter despertado em mim o gosto pela literatura quanto por ser uma pessoa maravilhosa, da qual tenho um enorme respeito.
Tenho orgulho de ser seu neto e de ter o seu nome.
 
Última edição:
Comecei a ler pelos clássicos da literatura brasileira... ODIAVA e tinha que fazer resumo.
Gibi, que eu amava, a minha mãe vivia jogando fora, nem deixava entrar em casa. Daí comecei a escrever diários: minha mãe isso, minha mãe aquilo... hihihihi.
Então conheci uma professora de português muito jóia, que me mostrou um mundo completamente diferente de escritores brasileiros e fui me apegando. Depois, conheci Tolkien, em seguida, Hp, FINALMENTE Bernard Cornwell, que eu amo mais do que tudo na vida!
Como disse a TASSIA, minha mini biblioteca já tá de parede a parede!


Por acaso, sua assinatura vem de um trecho de Bernar Cornwell?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo