• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como você adquiriu o hábito da leitura?

Desde criança meus pais me deram livrinhos para eu ler, daqueles que podem ir na água durante o banho, etc..
 
Quando pequena. Quando ainda não sabia ler eu pegava os livrinhos e ficava inventando histórinhas ao olhar as gravuras. Minha mãe fala que quando ia ao shopping, me largava na sessão infantil da livraria e ficava passeando por lá. Hhehe...
 
Quando eu era pequena, minha mãe e minha avó me ensinaram a ler e escrever antes mesmo do colégio fazê-lo. Eu tinha dois livrinhos, daqueles infantis. Uma era do Tio Patinhas e outro sobre uma estrela. Morava em casa, e por isso sempre tinha que brincar sozinha, já que minha irmã morava com meu pai (lá tinha alguns gibis). Nos fundos, tínhamos uma espécie de casa pra empregada, que também servia de abrigo para vários livros, ali abandonados, dispostos em várias estantes, mas ninguém na minha família tinha (e ainda não tem) o hábito de ler. (Quando me mudei, a maioria desses livros foi pra mão de outras pessoas e restaram apenas pouquíssimos). A questão é que, muitas vezes eu me escondia ali, entre todas aquelas estantes, então, não é de se surpreender que um dia eu fosse fuçar. Lembro-me que de início fui pegando um livro sobre Tratamento de Doenças para Peixes Ornamentais (o qual tenho até hoje) e comecei a tentar a ler. Claro que não dava pra entender algumas coisas, até porque na época eu tinha cerca de quatro ou cinco anos, mas despertou meu interesse. A partir daí, fui procurando novos livros e me interessando, embora eu tenha ficado por um longo tempo praticamente só lendo gibis. Depois passei a fuçar as bibliotecas dos colégios que estudava, os livros que minha avó guardou, mas que permaneciam esquecidos... Nos últimos anos, esse hábito só se tornou mais intenso. Hoje em dia, gasto praticamente todo o dinheiro que ganho nisso (mesmo tendo vários livros na fila, sempre compro mais) e não me arrependo.

Parece uma história absurda, mas, bem, acho que foi o que despertou esse hábito em mim.

Meu livro preferido na infância era "Marcelo, Marmelo, Martelo". Contava todas as traquinagens desse menino...
Eu li esse livro na primeira série. Acho que, se eu fuçar, ainda o encontro por aqui, rs.
 
Aos 13anos, na antiga 7a série do ensino fundamental (ou coisa assim) me deparei com um livrinho chamado "O escaravelho do diabo", da famosa Série Vagalume. Foi um Start misterioso, e no fim do mesmo ano eu já havia conseguido ler 6 livrinhos da série. No ano seguinte, eu li TODOS os livros dessa coleção que a escola tinha (foram uns 20 e poucos). No 1o ano do ensino médio, comecei com harry potter(um livro considerado grande) e os primeiros clássicos da literatura. Depois veio o Silmarillion e desconstruiu meus paradigmas de ficção científica. Depois vieram as outras obras de Tolkien, e mais clássicos, novelas, crônicas, peças...e desde então, a leitura não parou (as vezes freia, mas nunca para).
 
Comecei a ler mesmo com a série "Salve-se Quem Puder", alguem mais leu isso ? Era uma série de livros de mistério em que você tinha que descobrir coisas a cada página, responder perguntas, achar objetos nas figuras, era bem divertido hehehehe. Acho que li a série toda. Depois foram mais alguns, até chegar a febre do Harry Potter, que li até o quarto, depois descobri SDA, dai nao parei mais de ler ;D
 
Comecei a ler mesmo com a série "Salve-se Quem Puder", alguem mais leu isso ? Era uma série de livros de mistério em que você tinha que descobrir coisas a cada página, responder perguntas, achar objetos nas figuras, era bem divertido hehehehe. Acho que li a série toda.

Não li isso na minha infância, mas estava lendo um dessa série com a minha irmãzinha dia desses mesmo. O livro é muito bom, criativo, bem desenvolvido e escrito,mas a interação que envolve a leitura é o ponto mais positivo.
 
Comecei acho que como a maioria das pessoas daqui, com gibis da Mônica e da Disney. Quando fui pra escola, no primeiro ano, ganhei um livrinho infantil da minha professora (que tenho até hoje!) e depois passei a ler Monteiro Lobato e mais gibis, depois Julio Verne e Agatha Christie. Mas esses dois últimos só por volta dos 11 ou 12 anos...
 
Eu não lembro bem como comecei a ler, mas minha família sempre leu muito - meu pai é professor de economia e gosta muito de literatura em geral -, o que foi uma ótima influência para que eu entrasse nesse mundo.
Minhas primeiras memórias de leitura foram os livros da Série Vagalume. Era um mistério muito legal e bem acessível a crianças e jovens. Eu gostava particularmente do autor Marcos Rey, que escreveu O Mistério do Cinco Estrelas, O Rapto do Garoto de Ouro, O Cadáver Ouve Rádio, etc. Depois disso, com aquela vontade de virar detetive, eu me apaixonei por Agatha Christie e lia vários livros dela, preferencialmente os que tinham o Hercule Poirot (ô detetive legal esse).
Aí passei pra Harry Potter, LoTR, Machado de Assis, e fui variando minhas leituras.
 
Adquiri o hábito da leitura com meu pai...Ele adorava livros! Meu primeiro livro (não infantil) foi O Monte Cinco, em seguida li A Perseguição...E não parei mais...:mrpurple:
 
Meu pai é advogado e minha mãe é professora de Língua Portuguesa, pós-graduada em Redação e Literatura. Ou seja, sempre estive em contato com muitos livros.
Por força da profissão ou por puro prazer mesmo, eu sempre via meus pais lendo e isso chamava demais a minha atenção.

Antes de aprender a ler, eu pegava alguns gibis do Pato Donald ou do Tio Patinhas e ficava inventando as histórias. Isso pouco antes de entrar na escola. Lembro que ficava ansioso para saber o que significava "aqueles símbolos todos juntos".
Quando entrei na primeira série, não deu outra - tive muita facilidade e fui o primeiro a aprender a ler corretamente. Por ler corretamente me refiro aquelas crianças que não sabiam ler direito e gaguejavam quando liam em voz alta (eu sentia orgulho de mim por não fazer isso, e me sentia melhor que elas :nana: . Era muito chatinho quando criança).

Primeiras leituras foram gibis da Mônica e da Disney. Depois evoluí para pequenos volumes da Série Vaga-Lume, logo em seguida peguei O primeiro volume de Harry Potter (com 9 anos de idade) e assim foi indo...

Um vício até hoje. :D
 
Adquiri esse maravilhoso hábito na escola. Nós tinhamos que retirar um livro da biblioteca a cada semana, íamos a turma toda para a biblioteca e cada um pegava o livro que queria. Além dos livros que a gente escolhia, alguns a professora indicava (leitura obrigatória), esses eu só me lembro dos que eu gostei de verdade.
Depois fui imensamente privilegiada porque tinha uma biblioteca a algumas quadras da minha casa e eu ia sempre lá. Li muitos livros da Coleção Vaga-Lume.
Eu mergulhava de tal forma nas histórias que uma vez eu estava mexendo no meu dente de leite mole e quando fui virar a página saí com ele entre os dedos e só me dei conta depois que virei a página...:lol:
 
Eu comecei a querer ler muito cedo, porque a minha mãe me botava pra dormir lendo Monteiro Lobato e outras coisas pra mim. Aos 5, uma das minhas grandes satisfações foi que no ano seguinte ia pro C&A (isso mesmo, confundia com a loja :lol:) aprender a ler e aí ia poder ler sozinha os livros que a minha mãe lia pra mim. Claro que de início não lia um Monteiro Lobato sozinha, mas conseguir acompanhar a leitura era uma vitória :g:
Quando eu era criança, era leitora voraz, a minha ficha na biblioteca da escola era enorme, lia de tudo mesmo. Depois fui perdendo um pouco do vício, mas o hábito nunca larguei de todo. Leio pelo menos 10 livros por ano - isso quando leio pouco. E continuo lendo de tudo.
 
Comecei a ler depois q eu li "O Iluminado" do Stephen King.
Curti muito a historia.
E um amigo meu sempre falava das Obras de Tolkien, e pensei, se Stephen é muito bom.
Ele sempre diz q Tolkien acabava com o SK, de tão bom.
Comecei a ler O Silmarillion, pra ver se era taum bom assim.
E naum parei mais.
 
Meu pai e minha avó paterna sempre leram muito. Minha vó tem armários na casa dela cheios de livros^^
Quando era pequena eles sempre compravam gibis, revistinhas e aqueles livros que vinham com uma fita pra acompanhar a história. Eles sempre nos incentivaram a adquirir o hábito da leitura. Quando era menor não era tão aficcionada, embora sempre pegasse livros na biblioteca da escola, fora os que éramos obrigados a ler xD
Lá pelos 12, 13 anos comecei a ler mais e não parei. Lembro que na oitava série passava mais tempo na biblioteca que na sala de aula (colégio publico, os professores gostavam de não aparecer ¬¬')

^^/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo