• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como virar mortal

Nenhum elfo vira mortal...

Os meio-elfos podem escolher... afinal, um filho de elfo como homem seria oq? qual destino deveria seguir? Os Valar os concedem essa escolha... Tolkien diz na carta 153 que em casos assim, os valar seriam os juizes das leis criadas por Eru.

Logo a escolha é interna... a pessoa escolhe, com seu coração e Eru sabe imediatamente que a escolha foi feita.
 
vlw por ter me explicado, eu realmente pensava que tinha que ser feito algo bem mais dificil e contraditório para que um elfo se tornasse mortal, vlw fingolfin!
 
Squall Leonhart disse:
..indo no embalo e ja fazendo comparação com algo bem simples de entender.

FUTEBOL

Oq ue isso tem a ver?.... bem... assim como no futebol, onde qndo um jogar chega numa certa idade, ele é conciderado velho. Em alguns caso isso realmente tem justificativa... o principal dele serio q as condiçoes fisicas ja naum são as mesmas.
Notaram que todos os elfos aparentam ter uma ideade aproximada?.. principalmente por causa de seus portes fisicos. Em algum momento falam ou citam Crianças Elfas?.... criancinhas mesmo?... qnto tempo Arwen levou pra ficar daquele tamanho (convenhamos... que show hein?) Uma idade mais avançada pode demostrar respeito ou poder... mas vc perde a condição fisica de que se tivesse um corpinho tudo em ordem.

Sim, não haveriam muitas diferenças físicas entre Arwen e Galadriel, mesmo sendo avó e neta. Parece ter uma idéia estacionária para os elfos. Ou talvez o ritmo de envelhecimento diminua com o tempo, tornando praticamente nulo a partir de uma certa idade. As crianças élficas envelhecem bem mais rápido, mas depois de um crescimento físico bastante acelerado (lento se comparado com os dos humanos, claro) demoram séculos para se tronarem adultos.

Mais informações sobre crianças élficas no "Leis e Costumes".
 
Eu tava meio que pensando ainda sobre esse negócio de o elfo morrer...
Se eles morrem de morte "matada", então, por exemplo, a Arwen não sofreria eternamente pela morte do Aragorn caso eles viessem a se casar (e aquela história toda), era só alguém matar ela, ou ela se matar, sei lá.
Pelo menos no filme de ADT, um orc mata o Haldir, no livro eu não lembro, pq faz tempo que eu li.
Então os elfos podem se matar? Eu ainda não consegui entender como eles são imortais e ainda assim morrem ¬¬
 
Lady_Eowyn disse:
Eu tava meio que pensando ainda sobre esse negócio de o elfo morrer...
Se eles morrem de morte "matada", então, por exemplo, a Arwen não sofreria eternamente pela morte do Aragorn caso eles viessem a se casar (e aquela história toda), era só alguém matar ela, ou ela se matar, sei lá.
Pelo menos no filme de ADT, um orc mata o Haldir, no livro eu não lembro, pq faz tempo que eu li.
Então os elfos podem se matar? Eu ainda não consegui entender como eles são imortais e ainda assim morrem ¬¬

A gente ajuuuuuda. :P

Primeiro uma coisa que eu não acho que se relacione apenas à Tolkien. Moça, já pensou se todos que têm algum grande sofrimento resolvesse se matar? Isso não é certo, não é assim que deve ser. Não quero discutir isso, só excluir essa possibilidade do "é só se matar", isso não resolve o problema.

Agora aos elfos. Esqueça o Haldir e aqueles arqueiros de Lothlórien que você viu no filme. Isso só é assim no filme, no livro Haldir e todos os (poucos) guereiros élficos permanecem na floresta, já que eram muito necessários para proteger seu próprio lar. Se ainda tivessem que ir para Rohan, a própria Lórien estaria desprotegida, e isso seria um contra-senso. Os elfos no final da Terceira Era, quando se passa o Senhor dos Anéis, eram muito poucos, e estavam gradualmente partindo para o Oeste.

Elfos não são como Homens. Os dois são diferentes na sua essência: os elfos nasceram destinados a permanecer no mundo até o final dele, já os Homens estão na Terra "de passagem". Ambos são formados por corpo (que às vezes chamamos de hröa) e espírito (fëa). O corpo é material, logo pode ser ferido, ou mesmo ser "inutilizado" (morto). Se for o corpo de um Homem, o seu espírito segue para um destino que nós não sabemos, nem mesmo os Valar conheciam, apenas Ilúvatar, o Criador; quando é o corpo de um elfo, o seu espírito é convocado por Mandos para habitar suas mansões em Valinor. Eles podem aceitar ou não o chamado, mas é freqüente que aceitem. Nessas mansões eles são curados, e refletem sobre suas ações enquanto "vivos" para, de acordo com o julgamento dos Valar, ser novamente encarnado.
 
Bem, o Maedhros se matou. Mas acho que isso só mostra a queda total dele.
 
realmente ahco que sim, pois os elfos aparentam ser totalmente harmoniosos,,, suas moradias são calmas vivem em ambientes realmente fascinantes! e como vc disse que maedhors - nunca vi esse nome na vida - posso dizer que esse estava totalmente perdido e numa queda sem fim!
 
Lady_Eowyn disse:
Certo.
Então, se matarem ele, o elfo "morre", mas a alma continua?

Sim, o Hröa (corpo físico) do Elfo morreria mas o Fëa (alma) permaneceria, podendo ou não atender à convocação de Mandos e ir para Aman.
As únicas morte possíveis para um elfo seria a morte 'matada' (assassinato, suicídio), morte por acidente (queda, afogamento,etc) ou morte 'pelo cansaço' (quando um elfo se cansa de viver, ou esta sobrecarregado de tristeza, ele pode voluntariamente abandonar o Hröa).
Elfos nunca morrem por doenças ou de velhice como os humanos.
 
Eu tava meio que pensando ainda sobre esse negócio de o elfo morrer...
Se eles morrem de morte "matada", então, por exemplo, a Arwen não sofreria eternamente pela morte do Aragorn caso eles viessem a se casar (e aquela história toda), era só alguém matar ela, ou ela se matar, sei lá.
Ela não precisaria se matar, pq msm q ela permanecesse como Eldar, ela acabaria morrendo de tristeza, que é o outro modo que os Eldar podem morrer.
Mas ela não podia continuar mortal, pq se eu me lembro bem, os filhos de Elrond só podiam continuar na terra-média como mortais, depois que ele partisse.
Isso implica que tanto arwen qto os outros 2 filhos do Elrond teriam de ser mortais,
a não ser que partissem para Aman antes de morrer de velho.
Mas depois que Arwen decidiu que ia ser mortal, msm q ela tentasse partir pra Aman, ela seria considerada uma mortal.
Pelo menos é isso q eu acho.

Aproveitando, ASSASSINATO implica a intenção de matar o elfo. Então ele não morreria se fosse p ex, atropelado :roll: ?
 
Qualquer forma de de destruição do hroa podia matar um elfo.

Os filhos de Elrond puderam sim escolher seu destino após a ida de Elrond. Elrohir e Elladan ficaram e não se sabe qual foi a escolha deles.
 
Theonan disse:
elfos sõa mais fortes do que isso!
Mas nenhum veio de Kripton pra ser um Superelfo! (essa foi horrível!!! :x :lol: :obiggraz: )
As vantagens de um elfo em relação à um humano é de possuír uma resistência muito maior as adversidades (mau tempo, fome,etc), não ser afetado por doenças e não morrer por causa delas, e uma expectativa de vida praticamente eterna (enquanto Arda durar). Isso não significa que são imortais (no sentido do corpo não morrer) e invulneráveis! Uma queda de um penhasco mataria facilmente tanto um humano como um elfo! Lembrem-se qeu Amroth morreu afogado, e Celebrian (a filha da Galadriel e esposa de Elrond) resolveu abandonar seu Hröa (ou seja, morrer) após passar maus bocados com orcs.
 
Celebrían não morreu, ela foi curada por Elrond. Foi só um ano depois que pegou um navio para o Oeste.
 
vcs estão se esquecendo que a definição de mortal e imortal em tolkien vai além de simplesmente abandonar o hröa. um imortal (lêsse elfo) deixa o hröa mas continua em arda, enquanto ela durar, e vai ou não aos palácios de Mandos. já os mortais (lêsse homens), quando deixam o hröa, vão não se sabe pra onde. portanto, arwen não se tornou mortal (humana) apenas para morrer, pois, se fosse pra isso, ela simplesmente se matava, mas sim para poder seguir o mesmo caminho de aragorn.
 
isso é claro, arwen se tornou mortal porque pra ela só era interessante viver enquanto o amor da vida dela vivesse, se aragoen morresse ela não iria aguentar... a mesma coisa que aconteceria comigo e minha namorada, brincadeirinha masss :lol: eu tneho uam opinião meio contraditória as leis de tolkien, o elfo num morre realmente ele vai pros palacios e depois volta.... ou seja... se ele tivesse correndo um perigo muito grande ou coisa pior ele poderia se matar com a idéia que iria voltar um dia!.... se eu estiver errado que alguem diga!
 
Theonan, você pode até ter razão, pelo menos parece ter algum sentido isso que vc disse, mas assim é fácil demais pro elfo, "morre" e "ressucita" quando quer...
 
Ele nunca voltaria depois de se matar. O renascimento não é um direito dos elfos, mas uma dádiva dos Valar a eles. O suicídio é um pecado, Mandos não iria permitir a volta desse indivíduo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo