• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Seria a Quarta Era?

Gil-estel Æ

Usuário
Aiya!

Não sei se todos, mas muitos sentem aquela sensação de vazio quando terminam a última página de O Senhor dos Anéis, eu sempre me pego imaginando tudo o que poderia ainda acontecer e sei que esse é um assunto que dá muito pano pra manga pois muitos acham que nada deveria acontecer, mas quem é capaz de brecar a sua imaginação? Eu não consigo! :roll:

Lendo o texto de Tolkien entitulado "Uma Nova Sombra" traduzido aqui na Valinor eu percebi que não haver mais nada numa possível Quarta Era não era um desejo de Tolkien, um texto que mexe muito com a imaginação nos levando a querer saber mais e mais, e percebo que nunca saberemos pela mãos do professor, só nos resta então imaginar! E nesse exercício de imaginação eu pergunto aos amigos desse grandioso e estimado fórum:

Como seria uma possível Quarta Era?

Namárië
 
Os Contos que conhecemos, o SdA, O Silmarillion e tudo mais, de uma forma ou de outra estão relacionados à História dos elfos. Por isso que sabemos relativamente pouco sobre os Anões, por exemplo. As histórias são o conhecimento dos elfos sobre o mundo e sobre si mesmos. Mesmo aquilo que é atribuído aos Hobbits, está intimamente relacionado aos elfos: quando o Bilbo começou o Livro Vermelho, ele estava contando a história de como ele se meteu em assunto dos Anões e dos Elfos.

Na Quarta Era os elfos haviam partido praticamente todos, e sobre eles quase nada realmente relevante aconteceu. Os Anões prosperaram por um tempo, mas mantiveram sua postura reclusa, e só se metiam nos assuntos dos outros quando era importante. Quando Tolkien dizia que não havia mais muito que ser dito, ele estava se referindo a isso. Se o tempo dos elfos havia acabado, então haviam acabado também as suas histórias.
 
... com o fim do grande mal acabaram os grandes heróis...
a quarta era teria realmente perdido a graça sem os elfos.??
a sua ausência teria levado à decadência tardia após o curto reinado dos herdeiros de Aragorn... ainal homens são fracos.....
não são???
:o?:
 
Na Quarta Era os elfos haviam partido praticamente todos, e sobre eles quase nada realmente relevante aconteceu. Os Anões prosperaram por um tempo, mas mantiveram sua postura reclusa, e só se metiam nos assuntos dos outros quando era importante. Quando Tolkien dizia que não havia mais muito que ser dito, ele estava se referindo a isso. Se o tempo dos elfos havia acabado, então haviam acabado também as suas histórias.

Aiya Maglor!

Você diz que praticamente todos, então não foram todos...né? :wink: Então podemos imaginar que assim como são, os elfos entenderam que o tempo era dos homens, mas amavam a Terra-média! Poderiam não ter mais nenhuma relevancia em relação ao tempo dos homens, mas não sabemos o que esses poderiam ter contribuido estando presentes na Quarta Era!
Assim como os anões que você diz terem prosperado, eu fico me imaginando como eles teriam desaparecido, mas antes disso o que poderiam ter contribuido e como foram suas divisões em relação ao reinado de Elessar e a partir desse!
Os Hobbits, é claro que continuaram... viviam bastante e havia muita prosperidade no Condado no final da Terceira Era, podemos imaginar que os hobbits-heróis influenciaram muito as novas gerações e esses perderam o medo de buscarem conhecimentos e grandes feitos! Existia agora relatos e histórias contadas em livros dos acontecimentos onde essa raça teve uma enorme importância, acredito que a postura desse povo foi muito elevada na Quarta Era, pois agora todos iriam querer saber muito mais sobre o Povo Pequeno!

... com o fim do grande mal acabaram os grandes heróis...
a quarta era teria realmente perdido a graça sem os elfos.??
a sua ausência teria levado à decadência tardia após o curto reinado dos herdeiros de Aragorn... ainal homens são fracos.....
não são???

Salve Senhora das Estrelas! :wink:

O grande mal acabou, mas na minha concepção só acabou a figura física do grande mal, mas a sua essência continuou espalhada pela Terra-média atacando corações fracos em busca de riqueza e poder! Assim como disse, os homens são fracos e a nova raça dos homens mais ainda sem o explendor dos descendentes diretos de Númenor, facilmente corrompíveis então, estando o mal atual a altura desse feito! Feito que ainda poderia criar intrigas, traições e guerras! O mal nunca acaba pois Melkor espalhou muito do seu ser na Terra-média assim como Sauron que não poderia mais ter mais um corpo físico, mas sua essência espalhada! O mal participou da criação do mundo e a ele pertence... o que não existiria mais seria um figura representativa e nem mais um objeto como o Um Anel!


Hantalë
 
Gil-estel Æ disse:
Você diz que praticamente todos, então não foram todos...né? :wink: Então podemos imaginar que assim como são, os elfos entenderam que o tempo era dos homens, mas amavam a Terra-média! Poderiam não ter mais nenhuma relevancia em relação ao tempo dos homens, mas não sabemos o que esses poderiam ter contribuido estando presentes na Quarta Era!

No começo da Quarta Era ainda havia elfos na Terra-Média, aqueles elfos que permaneceram e sobrevieram à guerra contra Sauron. Eles eram bem poucos, e estavam partindo. Não é absurdo pensarmos que não nasceu nenhum elfo na Terra-Média durante o curto período em que permaneceram durante a QE.

Você se lembra daquele conto sobre a morte da Arwen? Pois então, ela vai para Lothlórien morrer. Lá ela descobre que o reino dourado já estava vazio, e todos os elfos de lá já haviam partido. Quando isso aconteceu, haviam passado apenas poucos anos relativamente, apenas o suficiente para um dúnadan decidir abandonar sua estadia em Arda - e já foi bastante para toda o reino de Lórien ir para o Oeste.

Alguns ainda moraram em Valfenda, talvez os elfos da Floresta Verde tenham permanecido relativamente bastante, e alguns teleri mais insistentes tenham ficado a cantar nas praias em Lindon, mas Lórien é um parâmetro para vermos como os elfos não devem ter ficado mais do que algumas bem poucas centenas de anos. Para eles era apenas o necessário para uma "despedida" bem carinhosa. Se alguma história de algum elfo nasceu naqueles dias, eu imagino que tenha sido algo relacionado a isso: tristeza pela partida, melancolia, despedida triste. Não havia motivos para aventuras entusiasmadas mais...

Assim como os anões que você diz terem prosperado, eu fico me imaginando como eles teriam desaparecido, mas antes disso o que poderiam ter contribuido e como foram suas divisões em relação ao reinado de Elessar e a partir desse!

Os Anões são legais! Mas o final deles deve ter sido quase tão melancólico quanto o dos elfos. Eles não tinham mais nem uma fração grande da habilidade de antigamente, mas ainda assim moraram em Moria. Imagina como deve ser frustrante você ver os salões mais grandiosos que seu povo jamais fez e os trabalhos mais memoráveis, e não ter nem como chegar perto! Eles prosperaram porque não havia muitos inimigos mais, os orcs eram como animais desgovernados e medrosos, e não tinham mais balrog para enfrentar. Entretanto, se cresceram um pouco, meteram-se mais uma vez fundo demais, até sumirem das histórias.

Os Hobbits, é claro que continuaram... viviam bastante e havia muita prosperidade no Condado no final da Terceira Era, podemos imaginar que os hobbits-heróis influenciaram muito as novas gerações e esses perderam o medo de buscarem conhecimentos e grandes feitos! Existia agora relatos e histórias contadas em livros dos acontecimentos onde essa raça teve uma enorme importância, acredito que a postura desse povo foi muito elevada na Quarta Era, pois agora todos iriam querer saber muito mais sobre o Povo Pequeno!

Que o interesse pelos Pequenos tenha crescido eu não tenho dúvida, mas será mesmo que eles realizaram grandes feitos? No máximo um ou outro Tûk fuxiqueiro. Além do que diz o Prólogo do SdA, que eles também só tinham "aquele tipo de mágica" que faz se esconderem quando aparecemos. Ou seja, preferem continuar nos seus cantinhos confortáveis, pelo menos enquanto tiverem um bom armazém com biscoitos, bolos, chás, etc. :mrgreen:
 
Citação:
Os Hobbits, é claro que continuaram... viviam bastante e havia muita prosperidade no Condado no final da Terceira Era, podemos imaginar que os hobbits-heróis influenciaram muito as novas gerações e esses perderam o medo de buscarem conhecimentos e grandes feitos! Existia agora relatos e histórias contadas em livros dos acontecimentos onde essa raça teve uma enorme importância, acredito que a postura desse povo foi muito elevada na Quarta Era, pois agora todos iriam querer saber muito mais sobre o Povo Pequeno!


Que o interesse pelos Pequenos tenha crescido eu não tenho dúvida, mas será mesmo que eles realizaram grandes feitos? No máximo um ou outro Tûk fuxiqueiro. Além do que diz o Prólogo do SdA, que eles também só tinham "aquele tipo de mágica" que faz se esconderem quando aparecemos. Ou seja, preferem continuar nos seus cantinhos confortáveis, pelo menos enquanto tiverem um bom armazém com biscoitos, bolos, chás, etc.


dificil imaginar tdo povo hobbit se aventurando nao?? eu acho pouco provavel... ateh pq ia contra a natureza deles... tdos q viraram herois precisaram de um BOM motivo para tanto... e uma boa dose de curiosidade... mas q sem duvida eles iam ser vistos com outros olhos.. ah isso sim... :wink:
 
Eu imagino a Quarta Era como um desses mundos de Rpg medieval fantasia onde os homens são os principais.Onde elfos são aqueles seres q a muito tempo atras tinha grande poder e agora são um povo reduzido e os anões so ficam nas suas montanhas e os hobbits so serviam como ladinos.

Mas uma coisa eu acho certa,a causa *religiosa* foi um dos principais motivos pra conflito na 4ª Era.
 
Sam Gamgee*§* disse:
Eu imagino a Quarta Era como um desses mundos de Rpg medieval fantasia onde os homens são os principais.Onde elfos são aqueles seres q a muito tempo atras tinha grande poder e agora são um povo reduzido e os anões so ficam nas suas montanhas e os hobbits so serviam como ladinos.

A Terceira Era já funcionava assim. :)
O poder real dos elfos foi na Primeira Era. Depois da Guerra da Ira, a população de elfos já diminuiu bastante, muitos aceitaram a segunda convocação dos Valar. E daí eles estiveram a partir da TM até o começo da Quarta Era. Durante a Segunda ainda eram suficiente para um exército grande e poderoso, mas durante a Terceira eles mal protegiam as próprias fronteiras.
 
De fato essa seria uma descrição da terceira era. A quarta era do sol, na Terra Média, é marcada pelo domínio pleno dos homens e pelo dissipar de tudo o que havia de mágico outrora. Os eldar partem, os anões se reclusam, os hobbits se escondem, o conhecimento se perde...

Sobram apenas as lembranças, testemunhos menos vívidos do passado, já que agora eram mais fruto da transmissão de conhecimento pelos que ouviram a história e não mais pelos que a testemunharam desde o princípio dos tempos.
 
Concordo com o que Maglor diz. Os demais povos que não os humanos estavam fadados a desaparecer das histórias. Os elfos estavam deixando a Terra-Média, e, com o tempo, realmente apenas alguns poucos elfos silvestres e teleri permaneceriam, mas acho que logo também iriam para o Oeste. Os anões perderiam o contato com os humanos ao longo dos anos, e os hobbits logo desapareceriam de vista. Não creio que o Condado resistisse por muito tempo.
Mas acho que sim, muita coisa pode ter ocorrido durante a 4ª Era, mas nada tão importante como os acontecimentos das eras anteriores. Algum elfo poderia entrar em alguma aventura, mas nada grandioso. Os anões poderiam descobrir novas coisas nas profundezas, e, quem sabe com o tempo, poderiam até entrar em uma guerra entre eles próprios, devido à ânsia por tesouros. Com a expansão dos humanos, acho que o Condado ficaria cada vez mais expremido, e, com o tempo, Arnor e Gondor voltariam a perder a glória da época de Aragorn, quem sabe até se dividindo em vários reinos novamente. Isso poderia fazer com que a relação entre humanos e hobbits mudasse, até um ponto em que eles deixariam o Condado, e se escoinderiam em lugares onde os humanos não os incomodasse,. Até que esta época chegasse, talvez um ou outro hobbit tentasse se aventurar por locais desconhecidos, influenciado pelas histórias dos famosos Bilbo, Frodo, Sam, Merry e Pippin.
Enfim, a glória dos tempos antigos não mais existia na 4ª Era, mas havia sim pano para muita manga, mesmo que de qualidade inferior às anteriores.
 
A Terceira Era já funcionava assim.
O poder real dos elfos foi na Primeira Era. Depois da Guerra da Ira, a população de elfos já diminuiu bastante, muitos aceitaram a segunda convocação dos Valar. E daí eles estiveram a partir da TM até o começo da Quarta Era. Durante a Segunda ainda eram suficiente para um exército grande e poderoso, mas durante a Terceira eles mal protegiam as próprias fronteiras.

Vc tem razão :roll:

Mas eu ñ acho q a 4ª Era seja a epoca do desaparecimento total dos elfos, anões, hobbits etc
Eu acho q foi a Era da trasformação_Os outros povos ainda existia na mente dos humanos, so q era muito dificil ve-los e com o passar do tempo acabou virando lenda.
 
Sobre os hobbits, uma coisa pelo menos é certa: houve uma época de ouro de desenvolvimento cultural no início da Quarta Era, patrocinada principalmente por eles. Se mais tarde eles perderam esse ímpeto e regrediram, a gente não sabe. Mas esse florescimento cultural não pode ser esquecido.
 
os elfos da floresta das trevas tb foram pra valinor
ou foram os poucos q sobraram na terra media???
 
Eles não tinham tanta pressa assim de partir como os Noldor, mas no fim todos os elfos acabaram partindo.
 
os elfos da floresta das trevas tb foram pra valinor
ou foram os poucos q sobraram na terra media???

pelo que sei... depois de Celeborn e Thranduil se encontrarem na floresta das trevas e a rebatizarem de Eryn Lasgalen, viveu-se bem lah... e ao que parece ao contrario de Lorien que foi marcada por despedidas e perdeu seu encanto...
 
Sim, Mirkwood perdurou bem mais que Lórien, mas creio que em no máximo 500 anos já não restasse elfos por lá, a não ser no máximo grupos pequenos, de não mais que uma centena. Talvez nem isso...
 
Resumindo em fatos históricos, a quarta era seriam os anos do fim do Sda ateh os dias atuais. Eh a era do dominio dos homens, onde as antigas lendas e fatos foram esquecidos, e onde as terras imortais tornaram-se inacessíveis para nós.
E infelizmente para nós, parece q a semente do mal plantada por Melkor vai durar mesmo para todo o sempre, continuando a corromper o coração das pessoas e a destruir o nosso mundo...... :( (pode ser ateh meio deprimente, mas essa eh a infeliz realidade do nosso mundo atual..... pode naum ter a ver com o tópico, mas eh algo q ninguem pode simplesmente ignorar)
Pronto... desabafei um pokinho!
 
eu ñ to com o livro aq, então eu queria q alguem me confirmasse
depois da queda de Sauron a Floresta das Trevas foi rebatizada.
Mas qual foi seu novo nome???
ela voltou a ser Floresta Verde????
 
Se eu não me engano, Enin Lasgalen (Floresta das Folhas Verdes eu acho), também não tô com meu livro aqui... Portanto há uma grande chance de eu estar enganado... Daqui a pouco alguém confirma
 
Charlie Brown disse:
Se eu não me engano, Enin Lasgalen (Floresta das Folhas Verdes eu acho), também não tô com meu livro aqui... Portanto há uma grande chance de eu estar enganado... Daqui a pouco alguém confirma

Quase certo. Eryn Lasgalen (Floresta de Folhas Verdes) foi o nome dado à Floresta das Trevas após a Guerra do Anel.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo