1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como Sauron tomou a forma do Olho?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Hadriallë Malva, 21 Abr 2006.

  1. Hadriallë Malva

    Hadriallë Malva Usuário

    Gostaria de saber quando e como Sauron tomu a forma do Olho.
    Lembro de ter lido que após a queda de Numenor, seu espírito sobreviveu e foi para a terra Média, mas não lembro de ler em que forma e quando ele aparece em Mordor na forma do Olho!
     
  2. Asca

    Asca Usuário

    Bom esse assunto já foi discutido aqui no fórum diversas vezes, mas não custa nada te responder porque essa já foi uma dúvida minha.

    SAURON NÃO TINHA A FORMA DE UM OLHO. Aquilo foi uma invensão do Peter Jackson, ele ainda estava na forma de um espírito mas já estava em sua torre e recuperando seus poderes.

    Me corrijam se estou errado.

    Abraços!
     
  3. Statues Argonath

    Statues Argonath Fractus Exitus Rapitus

    Acho que não só Peter Jackson que criou... porque em algumas partes do livro Tolkien se refere a Sauron como o Olho de Barad-dûr, mas tudo em um sentido figurado...

    Essa imagem de Sauron sendo um Olho ficou para muitos que viram e filme e não leram os livros... porque realmente é meio estranho o Olho na torre...
     
  4. Lady Ellwen

    Lady Ellwen Estelion Maia...

    Eu tbm pensava q era um olho, e se não me engano no capitulo de Lothlorien ele falaa de um olho
    Mais não é não
     
  5. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Durante o período da Guerra do Anel, Saurou tomou forma novamente. Isto está bem explícito no próprio livro O Senhor dos Anéis, quando Gandalf contou a história do Anel a Frodo em Bolsão:
    Tolkien em suas cartas também afirma categoricamente que Sauron assumiu forma física:
    Contudo, nada é dito como é esta nova forma. Apenas de que Sauron nunca mais pôde assumir uma forma bela como a que utilizou para enganar os elfos de Eregion:
    Na Carta 246 Tolkien fala mais sobre a aparência física de Sauron:
    Percebe-se que foi após a primeira queda que Sauron ganhou seu "apelido". Desde então, O Olho Sem Pálpebra passou a ser uma denominação comum para todos, principalmente entre seus cervos, que passaram a usar o Olho como símbolo. Entratanto, Sauron durante a segunda era não o era apenas um olho. Tinha forma física semelhante a de um homem, mas monstruoso.

    Após a segunda queda, quando sucumbe na batalha contra Gil-galad e Elendil, Sauron constrói uma nova forma física como Tolkien esclarece na Carta 200:
    Essa nova forma física não é descrita nos livros, mas com certeza não deve ter sido a de um Olho. Uma citação de Gollum em uma conversa com Frodo é bem interessante nesse sentido:
    Portanto, muitos indícios levam a crer que Sauron quando tomou nova forma usou de sua aparência humanóide da Segunda Era, ou talvez até mesmo mais deteriorada, conforme se percebe pela ausência de um dedo.

    O retrato de Sauron que os cineastas se esforçaram a passar, muito provavelmente foi baseado no trecho do livro em que Frodo já debilitado, à beira do Orodruim, olha para a torre de Barad-dûr:
    Creio que a visão de Frodo está mais ligada à pressão psicológica que o Anel (e consequentemente Sauron) o impingia. O Olho era (como Tolkien disse no trecho da Carta 200 acima transcrita) uma visão transferida de mente para mente. Era o fruto de sua vontade que recaia sobre as mentes dos demais encarnados.

    Assim podemos denotar a partir dos trechos abaixo transcritos.

    Bilbo falando sobre o Anel para Gandalf em Bolsão:
    Frodo em Amon Hen:
    Sam em Cirith Ungol:
    Espero ter ajudado. :wink:
     
    Última edição: 21 Abr 2006
  6. Hadriallë Malva

    Hadriallë Malva Usuário

    Muito obrigada Galahan!!! Acho que estou precisando reler o sda!
     
  7. Statues Argonath

    Statues Argonath Fractus Exitus Rapitus

    Todos precisamos, SDA é um livro de muitas interpretações e muitas histórias... É sempre bom lê-lo ocasionalmente :wink:
     
  8. Asca

    Asca Usuário

    Ocasionalmente e sempre!
     
  9. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Sem falar que Sauron e chamado tb de o olho sem palpebra...
     
  10. Asca

    Asca Usuário

    Nesse outro trecho temos outra sitação que o Galahan não colocou que também dá indicios de que Sauron era um olho.

    Lendo esses trechos e sabendo que Sauron estava retomando sua forma física voltamos a 1ª pergunta "Como Sauron tomou a forma do Olho?" :think:
     
  11. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Ele nunca teve forma de olho. E na época de SdA já tinha um novo corpo físico.
    O "olho" funciona na verdade muito mais como uma metáfora ao fato de Sauron estar sempre voltando sua atenção para a procura do Anel. E no caso de Frodo, que carregava a jóia, ele deveria sentir que o pensamento de Sauron estava caindo sobre o Anel, e isso poderia muito bem ter um efeito psicológico sobre o Hobbit.
    Leia com mais atenção o post do Galahan, pois acho que você não o compreendeu.
     
  12. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Essa expressão (O olho de Sauron) talvez deva-se ao fato de ele "ver" praticamente tudo. Quero dizer, com os Nâzgul e um batalhão de Orcs à seu serviço, Sauron tinha acesso a quase todo lugar da Terra Média. Informações com certeza não faltavam...
     
  13. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Sem falar que ele tinha um palantir também. =]
     
  14. Abbadon

    Abbadon Usuário

    Hahah imagina o Aragorn desafiando o Sauron, então do meio das hordas eis que aparece um Beholder! Hahah PJ fez cagada com essa história, eu até esperava ver uma cena com Gollum perante o Trono Negro, mostrando a "mão com apenas quatro dedos" de Sauron, se bem que no filme o Isildur arranca quase a mão inteira do coitado. Inclusive tinha uma imagem que rolava pelo forum de um olho com braços e pernas sobre uma torre, era muito engraçada.
     
  15. Loth Dur

    Loth Dur Usuário

    Sim, como Gandalf se refere à olho que tudo vê.
    É algo figurado neste sentido acredito
     
  16. Arwan

    Arwan Usuário

    Mas mesmo que Sauron não fosse um olho, no livro não fala tão detalhadamente sobre a forma dele, então PJ não poderia por ele em outra forma e, não poderia oculta-lo fazendo só falarem dele e não mostrá-lo.
    Então, mesmo que fosse uma invensão, se encaixou bem na expressão Olho de Sauron..
     
  17. Asca

    Asca Usuário

    É mesmo, me confudi... mas que Sauron dava a impressão a todos que estavam sobre o efeito do Anel dava. :think:
     
  18. carraro

    carraro Usuário

    Bem, Sauron talvez não tenha a forma de um Olho, no filme até parece q ele tá aprisionado na ponta da torre (achei ridículo no terceiro filme o "farol Sauron", a luz (!) que ele irradiava por onde olhava!!!!), então tinh outra forma, qualquer, ai me vem uma pergunta (talvez sejam besteiras pq não sou um expert no asunto):
    pq Sauron ficou o tempo todo em sua torre???? Pq o Anel tinha de ir até ele, e não ele atrás do Anel?? Confiar em Orcs burros.....quem seria páreo contra ele????? Sendo que antes ele saiu de sua torre, e viveu tempos longe como o "Necromante" citado anteriormente......

    E com a destruição do Anel, pq Sauron sofreu tanto e tudo acabou????? Destruiu-se sua forma física ou seu espírito???
    Engraçado também a perda do elo do Anel com Sauron (pq o Anel não foi destruído) com o corte de seu dedo fazer desaparecer a forma física de Sauron, apenas???

    São perguntas idiotas que com certeza Tolkien saberia explicar, pq ele pensava e fazia tudo com coerência!!! É eu que to meio por fora da essência de Sauron!
     
  19. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Sauron não "saiu e foi atrás do anel ele mesmo", porque não tinha forças para isso. Ele se recuperava e, apesar de ter condições de ganhar a guerra com ou sem o anel, tê-lo o ajudaria muito.

    Sauron "sofreu tanto" (acho que o termo ainda é fraco para expressar o que ele sentiu) com a destruição do anel porque nele estava aprisionado o seu poder. Era esse poder que o mantinha e, quando este foi destruído, Sauron passou a ser apenas um espírtio vagando por aí; sem forças para se reerguer.
     
  20. Asca

    Asca Usuário

    Como a Ravelion disse, Sauron não saiu de seua torre e nem foi atrás do Anel porque estava sem forças e se recuperava....

    Agora o que achei interessante em seu post Carraro, é quando você cita
    Acho que os orcs temiam Sauron mais que tudo, e é claro devia ter uns meio-orcs mais espertos e talz que ajudaram Sauron, assim como Snaga, Úgluk, Lurtz... que eram sargentos dos exercítos.
     

Compartilhar