• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Sauron tomou a forma do Olho?

Gostaria de saber quando e como Sauron tomu a forma do Olho.
Lembro de ter lido que após a queda de Numenor, seu espírito sobreviveu e foi para a terra Média, mas não lembro de ler em que forma e quando ele aparece em Mordor na forma do Olho!
 
Bom esse assunto já foi discutido aqui no fórum diversas vezes, mas não custa nada te responder porque essa já foi uma dúvida minha.

SAURON NÃO TINHA A FORMA DE UM OLHO. Aquilo foi uma invensão do Peter Jackson, ele ainda estava na forma de um espírito mas já estava em sua torre e recuperando seus poderes.

Me corrijam se estou errado.

Abraços!
 
Acho que não só Peter Jackson que criou... porque em algumas partes do livro Tolkien se refere a Sauron como o Olho de Barad-dûr, mas tudo em um sentido figurado...

Essa imagem de Sauron sendo um Olho ficou para muitos que viram e filme e não leram os livros... porque realmente é meio estranho o Olho na torre...
 
Eu tbm pensava q era um olho, e se não me engano no capitulo de Lothlorien ele falaa de um olho
Mais não é não
 
Durante o período da Guerra do Anel, Saurou tomou forma novamente. Isto está bem explícito no próprio livro O Senhor dos Anéis, quando Gandalf contou a história do Anel a Frodo em Bolsão:
Foi Gil-galad, Rei-Elfo, que juntamente com Elendil de Ponente derrotou Sauron, embora os dois tenham sucumbido nessa empresa; Isildur, filho de Elendil, cortou o Anel da mão de Sauron e tomou-o para si. Dessa forma Sauron foi subjugado e seu espírito fugiu e ficou escondido por muitos anos, até que sua sombra tomou forma novamente na Floresta das
Trevas. (O Senhor dos Anéis:A Sombra do Passado)

Tolkien em suas cartas também afirma categoricamente que Sauron assumiu forma física:
É apenas no tempo entre O Hobbit e sua continuação que se descobre que o Necromante é Sauron Redivivo, crescendo rapidamente mais uma vez em uma forma e em um poder visíveis. (As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta 131, p. 153)

Contudo, nada é dito como é esta nova forma. Apenas de que Sauron nunca mais pôde assumir uma forma bela como a que utilizou para enganar os elfos de Eregion:
Sauron, entretanto, não era de carne mortal; e, embora estivesse agora destituído dessa forma na qual havia cometido tamanho mal, para nunca mais voltar a parecer simpático aos olhos dos homens, mesmo assim seu espírito se elevou das profundezas e passou como uma sombra e um vento escuro por cima do mar, voltando à Terra-média e a Mordor, que era seu lar. Ali, ele mais uma vez apanhou seu magnífico Anel em Barad-dûr; e ali permaneceu, sinistro e mudo, até inventar para si uma nova aparência, uma imagem de perversidade e ódio tornados visíveis; e poucos conseguiam encarar o Olho de Sauron, o Terrível. (O Silmarillion: Akallabêth, p. 357)

Na Carta 246 Tolkien fala mais sobre a aparência física de Sauron:
Sauron deve ser visto como deveras terrível. A forma que assumiu foi a de um homem de uma estatura mais do que humana, mas não gigante. (As Cartas de J. R. R. Tolkien, p. 315)

Percebe-se que foi após a primeira queda que Sauron ganhou seu "apelido". Desde então, O Olho Sem Pálpebra passou a ser uma denominação comum para todos, principalmente entre seus cervos, que passaram a usar o Olho como símbolo. Entratanto, Sauron durante a segunda era não o era apenas um olho. Tinha forma física semelhante a de um homem, mas monstruoso.

Após a segunda queda, quando sucumbe na batalha contra Gil-galad e Elendil, Sauron constrói uma nova forma física como Tolkien esclarece na Carta 200:
É mitologicamente suposto que quando essa forma era "real", isto é, uma realidade física no mundo físico e não uma visão transferida de mente para mente, levava algum tempo para ser construída. Era então destrutível como outros organismos físicos. Mas isso, é claro, não destruía o espírito nem o libertava do mundo ao qual estava ligado até o fim. Após a batalha com Gil-galad e Elendil, Sauron levou um longo tempo para reconstruí-la, mais longo do que havia levado após a Queda de Númenor (suponho que assim o seja porque cada construção consumia certa quantidade da energia inerente do espírito, que poderia ser chamada de "vontade" ou elo efetivo entre a mente e o ser indestrutíveis e a realização de sua imaginação). A impossibilidade de reconstrução após a destruição do Anel está suficientemente clara "mitologicamente" no presente livro. (As Cartas de J. R. R. Tolkien, p. 249)

Essa nova forma física não é descrita nos livros, mas com certeza não deve ter sido a de um Olho. Uma citação de Gollum em uma conversa com Frodo é bem interessante nesse sentido:
- Seria Minas Ithil, que Isildur, filho de Elendil, construiu - disse Frodo. - Foi Isildur quem decepou o dedo do Inimigo.
- Sim, Ele só tem quatro na Mão Negra, mas são suficientes - disse Gollum
tremendo. - E Ele odiava a cidade de Isildur. (O Senhor dos Anéis: O Portão Negro Está fechado

Portanto, muitos indícios levam a crer que Sauron quando tomou nova forma usou de sua aparência humanóide da Segunda Era, ou talvez até mesmo mais deteriorada, conforme se percebe pela ausência de um dedo.

O retrato de Sauron que os cineastas se esforçaram a passar, muito provavelmente foi baseado no trecho do livro em que Frodo já debilitado, à beira do Orodruim, olha para a torre de Barad-dûr:
então ele viu, erguendo-se negros, mais negros e escuros que
as vastas sombras em meio às quais estavam, os cruéis pináculos e a corôa de ferro da torre mais alta de Barad-dôr. Durante um momento fugaz, como se emitida de alguma grande janela incomensuravelmente alta, cortou o céu ao norte uma chama vermelha, o faiscar de um olho penetrante; depois as sombras se adensaram de novo e a terrível visão foi removida. O Olho não estava voltado para eles: olhava para o norte, onde os Capitães do Oeste estavam encurralados, e para lá voltava agora toda a sua maldade, enquanto o poder se movia para desferir seu golpe mortal; mas Frodo, diante daquela rápida visão, sentiu-se como alguém golpeado mortalmente. Sua mão procurou a corrente em volta do pescoço. (O Senhor dos Anéis: A Montanha da Perdição)

Creio que a visão de Frodo está mais ligada à pressão psicológica que o Anel (e consequentemente Sauron) o impingia. O Olho era (como Tolkien disse no trecho da Carta 200 acima transcrita) uma visão transferida de mente para mente. Era o fruto de sua vontade que recaia sobre as mentes dos demais encarnados.

Assim podemos denotar a partir dos trechos abaixo transcritos.

Bilbo falando sobre o Anel para Gandalf em Bolsão:
- Mas me senti tão estranho. E apesar disso seria de certo modo um alívio não ter mais de me preocupar com ele. Ele cresceu na minha mente nos últimos tempos. À s vezes eu sentia que ele era um olho me vigiando. (O Senhor dos Anéis, Uma festa muito esperada.

Frodo em Amon Hen:
Então, finalmente, seu olhar foi detido: muralhas e mais muralhas, parapeito sobre parapeito, negra, incomensuravelmente forte, montanha de ferro, portão de aço, torre de diamante, ele a viu: Barad-dûr, a Fortaleza de Sauron. Perdeu todas as esperanças.
E, de repente, sentiu o Olho. Havia um olho na Torre Escura que nunca dormia. Frodo sabia que ele tinha percebido seu olhar. Uma determinação feroz e ávida estava nele. Saltou na direção de Frodo, que quase como um dedo o sentiu, procurando-o. Muito em breve iria tocá-lo e saber exatamente onde estava. (O Senhor dos Anéis: O Rompimento da sociedade)

Sam em Cirith Ungol:
Então Sam colocou o Anel no dedo. (...) Sam não se sentia invisível de forma alguma, mas terrível e singularmente visível; e sabia que em algum lugar um Olhoo procurava. (O Senhor dos Anéis: As escolhas do Mestre Samwise)

Espero ter ajudado. :wink:
 
Última edição:
Hadriallë Malva disse:
Muito obrigada Galahan!!! Acho que estou precisando reler o sda!

Todos precisamos, SDA é um livro de muitas interpretações e muitas histórias... É sempre bom lê-lo ocasionalmente :wink:
 
Nesse outro trecho temos outra sitação que o Galahan não colocou que também dá indicios de que Sauron era um olho.

Senhor dos Anéis disse:
E, de repente, sentiu o Olho. Havia um olho na Torre Escura que nunca dormia. Frodo sabia que ele tinha percebido seu olhar. Uma determinação feroz e ávida estava
nele. Saltou na direção de Frodo, que quase como um dedo o sentiu, procurando-o. Muito em breve iria tocá-lo e saber exatamente onde estava.

Lendo esses trechos e sabendo que Sauron estava retomando sua forma física voltamos a 1ª pergunta "Como Sauron tomou a forma do Olho?" :think:
 
.{Ascagalad}. disse:
Nesse outro trecho temos outra sitação que o Galahan não colocou que também dá indicios de que Sauron era um olho.

Lendo esses trechos e sabendo que Sauron estava retomando sua forma física voltamos a 1ª pergunta "Como Sauron tomou a forma do Olho?" :think:
Ele nunca teve forma de olho. E na época de SdA já tinha um novo corpo físico.
O "olho" funciona na verdade muito mais como uma metáfora ao fato de Sauron estar sempre voltando sua atenção para a procura do Anel. E no caso de Frodo, que carregava a jóia, ele deveria sentir que o pensamento de Sauron estava caindo sobre o Anel, e isso poderia muito bem ter um efeito psicológico sobre o Hobbit.
Leia com mais atenção o post do Galahan, pois acho que você não o compreendeu.
 
Essa expressão (O olho de Sauron) talvez deva-se ao fato de ele "ver" praticamente tudo. Quero dizer, com os Nâzgul e um batalhão de Orcs à seu serviço, Sauron tinha acesso a quase todo lugar da Terra Média. Informações com certeza não faltavam...
 
Ravelion disse:
Essa expressão (O olho de Sauron) talvez deva-se ao fato de ele "ver" praticamente tudo. Quero dizer, com os Nâzgul e um batalhão de Orcs à seu serviço, Sauron tinha acesso a quase todo lugar da Terra Média. Informações com certeza não faltavam...
Sem falar que ele tinha um palantir também. =]
 
Hahah imagina o Aragorn desafiando o Sauron, então do meio das hordas eis que aparece um Beholder! Hahah PJ fez cagada com essa história, eu até esperava ver uma cena com Gollum perante o Trono Negro, mostrando a "mão com apenas quatro dedos" de Sauron, se bem que no filme o Isildur arranca quase a mão inteira do coitado. Inclusive tinha uma imagem que rolava pelo forum de um olho com braços e pernas sobre uma torre, era muito engraçada.
 
Statues Argonath disse:
Acho que não só Peter Jackson que criou... porque em algumas partes do livro Tolkien se refere a Sauron como o Olho de Barad-dûr, mas tudo em um sentido figurado...

Sim, como Gandalf se refere à olho que tudo vê.
É algo figurado neste sentido acredito
 
Mas mesmo que Sauron não fosse um olho, no livro não fala tão detalhadamente sobre a forma dele, então PJ não poderia por ele em outra forma e, não poderia oculta-lo fazendo só falarem dele e não mostrá-lo.
Então, mesmo que fosse uma invensão, se encaixou bem na expressão Olho de Sauron..
 
Pandatur disse:
Ele nunca teve forma de olho. E na época de SdA já tinha um novo corpo físico.
O "olho" funciona na verdade muito mais como uma metáfora ao fato de Sauron estar sempre voltando sua atenção para a procura do Anel. E no caso de Frodo, que carregava a jóia, ele deveria sentir que o pensamento de Sauron estava caindo sobre o Anel, e isso poderia muito bem ter um efeito psicológico sobre o Hobbit.
Leia com mais atenção o post do Galahan, pois acho que você não o compreendeu.

É mesmo, me confudi... mas que Sauron dava a impressão a todos que estavam sobre o efeito do Anel dava. :think:
 
Bem, Sauron talvez não tenha a forma de um Olho, no filme até parece q ele tá aprisionado na ponta da torre (achei ridículo no terceiro filme o "farol Sauron", a luz (!) que ele irradiava por onde olhava!!!!), então tinh outra forma, qualquer, ai me vem uma pergunta (talvez sejam besteiras pq não sou um expert no asunto):
pq Sauron ficou o tempo todo em sua torre???? Pq o Anel tinha de ir até ele, e não ele atrás do Anel?? Confiar em Orcs burros.....quem seria páreo contra ele????? Sendo que antes ele saiu de sua torre, e viveu tempos longe como o "Necromante" citado anteriormente......

E com a destruição do Anel, pq Sauron sofreu tanto e tudo acabou????? Destruiu-se sua forma física ou seu espírito???
Engraçado também a perda do elo do Anel com Sauron (pq o Anel não foi destruído) com o corte de seu dedo fazer desaparecer a forma física de Sauron, apenas???

São perguntas idiotas que com certeza Tolkien saberia explicar, pq ele pensava e fazia tudo com coerência!!! É eu que to meio por fora da essência de Sauron!
 
carraro disse:
Bem, Sauron talvez não tenha a forma de um Olho, no filme até parece q ele tá aprisionado na ponta da torre (achei ridículo no terceiro filme o "farol Sauron", a luz (!) que ele irradiava por onde olhava!!!!), então tinh outra forma, qualquer, ai me vem uma pergunta (talvez sejam besteiras pq não sou um expert no asunto):
pq Sauron ficou o tempo todo em sua torre???? Pq o Anel tinha de ir até ele, e não ele atrás do Anel?? Confiar em Orcs burros.....quem seria páreo contra ele????? Sendo que antes ele saiu de sua torre, e viveu tempos longe como o "Necromante" citado anteriormente......

E com a destruição do Anel, pq Sauron sofreu tanto e tudo acabou????? Destruiu-se sua forma física ou seu espírito???
Engraçado também a perda do elo do Anel com Sauron (pq o Anel não foi destruído) com o corte de seu dedo fazer desaparecer a forma física de Sauron, apenas???

São perguntas idiotas que com certeza Tolkien saberia explicar, pq ele pensava e fazia tudo com coerência!!! É eu que to meio por fora da essência de Sauron!

Sauron não "saiu e foi atrás do anel ele mesmo", porque não tinha forças para isso. Ele se recuperava e, apesar de ter condições de ganhar a guerra com ou sem o anel, tê-lo o ajudaria muito.

Sauron "sofreu tanto" (acho que o termo ainda é fraco para expressar o que ele sentiu) com a destruição do anel porque nele estava aprisionado o seu poder. Era esse poder que o mantinha e, quando este foi destruído, Sauron passou a ser apenas um espírtio vagando por aí; sem forças para se reerguer.
 
Como a Ravelion disse, Sauron não saiu de seua torre e nem foi atrás do Anel porque estava sem forças e se recuperava....

Agora o que achei interessante em seu post Carraro, é quando você cita
Confiar em Orcs burros.....
Acho que os orcs temiam Sauron mais que tudo, e é claro devia ter uns meio-orcs mais espertos e talz que ajudaram Sauron, assim como Snaga, Úgluk, Lurtz... que eram sargentos dos exercítos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo