• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Sauron se comunicava com os seus servos?

Se não me engano, todos os Ainur tinham a capacidade de interagir diretamente com a mente dos povos "encarnados". Isso talvez explique a sensação do Pippin do tipo "carai, ele nem abriu a boca e eu entendi o que ele disse".

Abraços,
 
Via MSN e ICQ...:mrgreen:

Sério agora: Acho que, no caso dos espectros, de modo telepático. No caso dos orcs, por "hierarquia". No caso dos animais "malignos", por magia de controle. Talvez... :think:
 
Ele usava o MSN, oras. :lol:

Acabada a seção piadinhas de mal gosto, vamos a "especulação séria". Creio que Sauron comunicava-se exclusivamente com os Nâzguls e estes repassavam suas ordens para o resto das tropas de Mordor. Ele o fazia através da ligação entre o seu poder e o poder dos anéis concedidos por ele aos nove reis humanos. Não creio que ele falasse diretamente com Boca de Sauron ou com comandantes dos exércitos de Orcs e de humanos.

Essa tese do anel faz sentido, visto que Frodo, em alguns momentos ouvia Saron quando punha o anel.
 
Agora vamos aumentar o nível do tópico, eu perguntei como Sauron se comunicava com os seus servos, isso é fácil de se concluir já que ele poderia se comunicar mentalmente com um dos nazgûl e este passaria as ordens, mas além disso existe o fator do soldado: ''Sou um servo de Sauron? Por que eu devo serví-lo?'' como ele atraía legiões de soldados de várias raças à sua vontade? Diferentemente de Hitler ele não usava da propaganda, existe um fator que estou analizando para tentar entender tamanha a influência de Sauron em seus servos além dos portadores dos anéis.
Mas primeiro respondam a essa minha nova pergunta.

Obrigado.
 
Fácil: eu sou um orc que odeia humanos, elfos e afins. Sauron também. Logo, eu e Sauron queremos a mesma coisa: matá-los, destruí-los e outros adjetivos que denotam coisas ruins. É mais fácil fazermos juntos, e não separados. Vamos então guerrear juntos...
 
Sem contar que os Orcs foram criados para sevir; pode-se ver em diversas ocasiões orcs destruindo coisas etc; Sauron proporcionava a eles um mundo de coisas que eles gostavam: ofereça uma vida de doces, amigos e brinquedos sem preocupações a uma criança e ela fará por você muitas coisas.
 
Concordo com os dois. Se eu fosse um orc iria me juntar com quem tivesse os mesmos objetivos que eu, que fosse bem mau.. com alguém bem poderoso, que tivesse mais chances de derrotar os meus inimigos..
Mas não será também por medo? Afinal, se os orcs se negassem a ficar do lado do Sauron, estariam contra ele..
 
Eu entendo o que vocês querem colocar, mas eu penso em algo mais complexo: envolvendo o Morgoth's Ring, minha teoria é a seguinte: Sauron não era tão poderoso quanto seu mestre Melkor que como vocês sabem deixou frutos desde o início da criação, os frutos da maldade. Talvez o fato de os orcs servirem à Sauron não fosse nem por uma troca de favores como: ''é nosso inimigo, então vamos atacá-lo'', mas eu imagino em algo mais profundo: o mal. Não entendemos o que é o mal em sim mas colocamos ele em termos como ódio, inveja, crueldade, ganância...etc. Todos os seres existentes possuem isso involuntariamente, faz parte de nós, gosto de analizar isso na fantasia da Terra-Média, aqui vai a minha teoria: tudo o que é mal em Arda são frutos deixados por Melkor desde os princípios da existência e Sauron se utiliza desses frutos por ter sido o tentente do ''Criador do mal'' e compreende isto, o fato de ele ser ''O Senhor do Escuro'' faz com que todos os seres que possuem esse ''mal'' no coração sejam mais subversivos à sua vontade, um exemplo: os elfos não escutaram Sauron quando ele foi tomar os três anéis, mas pôr que? Por que os elfos são seres que apesar de ter esse ''mal'' no coração não são tão influênciados por ele, mas, digamos que seres ''inferiores'' como anões, homens e orcs principalmente, são muito mais sucessíveis à essa ''vontade'' que o próprio ser não compreende, outro exemplo é Gollum que foi dominado pelo ''poder do Anel'' que é o poder de Sauron, Gollum achava que o anel iria beneficiá-lo, mas dominou sua mente que foi caindo cada vez mais no escuro. Talvez o ser faça seus atos por livre arbítrio, mas ''sem que ele saiba'' ele estará fazendo as vontades de Sauron.

OBS.: Comentem sobre a minha tese, critiquem-na, obrigado.^^
 
Bom, acho que Sauron realmente exerce sobre seus servos um poder que para nós pode parecer um tanto telepático. Tenho a impressão de que quando o Anel foi destruído, a vontade de seus exércitos foi abalada de forma irreversível. Acho que tem a ver com aquela coisa que foi falada aqui: os servos de Sauron acabavam perdendo um pouco da vontade própria e carregavam um pouco da vontade de Sauron. Sempre tive uma visão mais ou menos assim de como o poder maligno é exercido no mundo de Tolkien. Os nazgûl seriam o exemplo extremo disto. Eles não teriam vontade independente, apesar de conceber pensamentos e sentimentos próprios (por exemplo, ter medo de Sauron).
Mas apesar de realmente ter essa impressão sobre como Sauron impunha sua autoridade, não acho que na cabeça de cada orc ficasse uma vozinha dizendo "sou Sauron, quero que vc mate todos". E também não vejo o porquê de Sauron não trasmitir suas principais ordens falando diretamente aos seus principais generais, como os nazgûl, Boca de Sauron.
Claro, no momento que Frodo tomou o Anel pra si, na Montanha da Perdição, não imagino que Sauron, em carne e osso, saiu correndo da mais alta câmara de Barad-dûr, gritando "Nazgûl, vão agora atrás daquele hobbit safado! Ele está com o Anel". Em situações que fosse necessário, Sauron utilizava seus poderes "telepáticos".

Eu entendo o que vocês querem colocar, mas eu penso em algo mais complexo: envolvendo o Morgoth's Ring, minha teoria é a seguinte: Sauron não era tão poderoso quanto seu mestre Melkor que como vocês sabem deixou frutos desde o início da criação, os frutos da maldade. Talvez o fato de os orcs servirem à Sauron não fosse nem por uma troca de favores como: ''é nosso inimigo, então vamos atacá-lo'', mas eu imagino em algo mais profundo: o mal. Não entendemos o que é o mal em sim mas colocamos ele em termos como ódio, inveja, crueldade, ganância...etc. Todos os seres existentes possuem isso involuntariamente, faz parte de nós, gosto de analizar isso na fantasia da Terra-Média, aqui vai a minha teoria: tudo o que é mal em Arda são frutos deixados por Melkor desde os princípios da existência e Sauron se utiliza desses frutos por ter sido o tentente do ''Criador do mal'' e compreende isto, o fato de ele ser ''O Senhor do Escuro'' faz com que todos os seres que possuem esse ''mal'' no coração sejam mais subversivos à sua vontade, um exemplo: os elfos não escutaram Sauron quando ele foi tomar os três anéis, mas pôr que? Por que os elfos são seres que apesar de ter esse ''mal'' no coração não são tão influênciados por ele, mas, digamos que seres ''inferiores'' como anões, homens e orcs principalmente, são muito mais sucessíveis à essa ''vontade'' que o próprio ser não compreende, outro exemplo é Gollum que foi dominado pelo ''poder do Anel'' que é o poder de Sauron, Gollum achava que o anel iria beneficiá-lo, mas dominou sua mente que foi caindo cada vez mais no escuro. Talvez o ser faça seus atos por livre arbítrio, mas ''sem que ele saiba'' ele estará fazendo as vontades de Sauron.

OBS.: Comentem sobre a minha tese, critiquem-na, obrigado.^^

Legal, no geral eu concordo com vc, Mr. Gondor.
Só achei equivocada a visão de que os elfos estariam em um patamar acima dos outros povos livres, e estariam menos sujeitos às influências malignas. Veja Fëanor, por exemplo. Fica claro pra mim que, de um jeito ou de outro, a maliginidade de Melkor o influenciou. E sendo Fëanor uma criatura tão poderosa, essa maliginidade tomou enormes proporções, resultando no Fratricídio de Alqualondë e no exílio dos Noldor em Beleriand (com os consequentes séculos de sofrimento).
 
Só achei equivocada a visão de que os elfos estariam em um patamar acima dos outros povos livres, e estariam menos sujeitos às influências malignas. Veja Fëanor, por exemplo. Fica claro pra mim que, de um jeito ou de outro, a maliginidade de Melkor o influenciou. E sendo Fëanor uma criatura tão poderosa, essa maliginidade tomou enormes proporções, resultando no Fratricídio de Alqualondë e no exílio dos Noldor em Beleriand (com os consequentes séculos de sofrimento).

Hmm, tem razão, minha visão era de que os elfos ou numenórianos teriam ''um pouco'' mais de força contra o domínio de Sauron. Mas agora citando Fëanor essa teoria se abala um pouco, talvez os elfos só fossem superiores aos homens em relação à força e à idade mas talvez em mente fossem parecidos, é que alguns são mais fortes à vontade negra e outros mais fracos. Mas quando eu criei essa tese eu não descartei a hipótese de Sauron dá ordens diretas, só não a mencionei, é que levantei mais a teoria sobre sua influência em ''mentes fracas''.
 
Hmm, tem razão, minha visão era de que os elfos ou numenórianos teriam ''um pouco'' mais de força contra o domínio de Sauron. Mas agora citando Fëanor essa teoria se abala um pouco, talvez os elfos só fossem superiores aos homens em relação à força e à idade mas talvez em mente fossem parecidos, é que alguns são mais fortes à vontade negra e outros mais fracos. Mas quando eu criei essa tese eu não descartei a hipótese de Sauron dá ordens diretas, só não a mencionei, é que levantei mais a teoria sobre sua influência em ''mentes fracas''.

Acho que os elfos, ou mais especificamente, os Eldar conseguem realmente enxergar o mundo de uma maneira mais 'profunda' do que humanos. Fëanor era poderoso a ponto de enxergar a malignidade de Melkor até mesmo quando os Valar achavam que seu mal havia se extinguido (apesar da desconfiança de alguns, como Ulmo). No entanto, seu poder também foi sua ruína.
 
Eu entendo o que vocês querem colocar, mas eu penso em algo mais complexo: envolvendo o Morgoth's Ring, minha teoria é a seguinte: Sauron não era tão poderoso quanto seu mestre Melkor que como vocês sabem deixou frutos desde o início da criação, os frutos da maldade. Talvez o fato de os orcs servirem à Sauron não fosse nem por uma troca de favores como: ''é nosso inimigo, então vamos atacá-lo'', mas eu imagino em algo mais profundo: o mal. Não entendemos o que é o mal em sim mas colocamos ele em termos como ódio, inveja, crueldade, ganância...etc. Todos os seres existentes possuem isso involuntariamente, faz parte de nós, gosto de analizar isso na fantasia da Terra-Média, aqui vai a minha teoria: tudo o que é mal em Arda são frutos deixados por Melkor desde os princípios da existência e Sauron se utiliza desses frutos por ter sido o tentente do ''Criador do mal'' e compreende isto, o fato de ele ser ''O Senhor do Escuro'' faz com que todos os seres que possuem esse ''mal'' no coração sejam mais subversivos à sua vontade, um exemplo: os elfos não escutaram Sauron quando ele foi tomar os três anéis, mas pôr que? Por que os elfos são seres que apesar de ter esse ''mal'' no coração não são tão influênciados por ele, mas, digamos que seres ''inferiores'' como anões, homens e orcs principalmente, são muito mais sucessíveis à essa ''vontade'' que o próprio ser não compreende, outro exemplo é Gollum que foi dominado pelo ''poder do Anel'' que é o poder de Sauron, Gollum achava que o anel iria beneficiá-lo, mas dominou sua mente que foi caindo cada vez mais no escuro. Talvez o ser faça seus atos por livre arbítrio, mas ''sem que ele saiba'' ele estará fazendo as vontades de Sauron.

OBS.: Comentem sobre a minha tese, critiquem-na, obrigado.^^
Os anões eam os mais esistentes à dominação, isso está escrito nos apêndices, os Anéis poderiam levá-los à ganância e etc, mas não escravizá-los, de modo algum. Daí o ódio mortal de Sauron ao Povo de Aulë. Quanto a Feänor, ele não foi influenciado por Melkor, só ficou (literalmente) doido de raiva. Entre os Elfos que viram A Luz, a incidência de corrupção é infíma. Mesmo entre os outros elfos há menos disso, entretanto eles ainda podem ser corrompidos.
 
Não é que os homens sejam inferiores, mas é que comparando com os demais seres da Terra-Média, sim, eles só perdem para os orcs. Mas isto que eu acabei de falar é sob um ponto de vista extremamente generalizado e se olharmos para homens como Aragorn e Faramir a minha teses vai para a boca de Sauron!
Então, o que talvez venha a ser considerado é que os homens estavam entrando em maior contato com o seu lado mal. Os orcs faziam parte da Sombra, mas talvez o Mal de Morgoth estimulasse este desenvolvimento. Lembre-se: Morgoth odiou elfos e homens desde que ouviu falar da sua futura criação por Eru, de forma que como o tempo dos Elfos já estava no fim era hora de atacar os homens, que inevitavelmente não possuiam o grande poder de resistência dos elfos.
Critiquem à vontade a teoria pessoal!!!
 
Não é que os homens sejam inferiores, mas é que comparando com os demais seres da Terra-Média, sim, eles só perdem para os orcs. Mas isto que eu acabei de falar é sob um ponto de vista extremamente generalizado e se olharmos para homens como Aragorn e Faramir a minha teses vai para a boca de Sauron!
Então, o que talvez venha a ser considerado é que os homens estavam entrando em maior contato com o seu lado mal. Os orcs faziam parte da Sombra, mas talvez o Mal de Morgoth estimulasse este desenvolvimento. Lembre-se: Morgoth odiou elfos e homens desde que ouviu falar da sua futura criação por Eru, de forma que como o tempo dos Elfos já estava no fim era hora de atacar os homens, que inevitavelmente não possuiam o grande poder de resistência dos elfos.
Critiquem à vontade a teoria pessoal!!!

Como disse a Morwen, interessante... Mas o ódio de Morgoth pelos Homens, creio, foi mais pelo motivo de eles acabarem por herdar a TM. Coisa que para o Vala era dele, concorda?? Talvez possamos associar ao ódio dele, os Homens se aliarem aos elfos, criaturas que Morgoth invejou desde o início.

Quanto à comunicação de Sauron, acredito que por causar tanto medo, mesmo em seus aliados, e por ainda existir influência do mal de Morgoth no mundo, estes agiam sobre a sombra dessa maldade, mesmo longe do alcance do maia.
 
Bem uma ligação mental o liava a seus servos ou a quase qualquer ser,tanto pela Palantir ou não!!Acho que é isso!!!^^
 
Fácil: eu sou um orc que odeia humanos, elfos e afins. Sauron também. Logo, eu e Sauron queremos a mesma coisa: matá-los, destruí-los e outros adjetivos que denotam coisas ruins. É mais fácil fazermos juntos, e não separados. Vamos então guerrear juntos...

Sem contar que os Orcs foram criados para sevir; pode-se ver em diversas ocasiões orcs destruindo coisas etc; Sauron proporcionava a eles um mundo de coisas que eles gostavam: ofereça uma vida de doces, amigos e brinquedos sem preocupações a uma criança e ela fará por você muitas coisas.

Concordo com os dois. Se eu fosse um orc iria me juntar com quem tivesse os mesmos objetivos que eu, que fosse bem mau.. com alguém bem poderoso, que tivesse mais chances de derrotar os meus inimigos..
Mas não será também por medo? Afinal, se os orcs se negassem a ficar do lado do Sauron, estariam contra ele..

A união faz a força. Ainda que para o mal. Interesses em comum, como disse Arcavius, autonomia para a maldade, como disse Dáin e, como Arwan, concordo com as duas possibilidades.
A barganha era uma das especialidades de Sauron e os seus servos queriam poder. Logo, eu dou poder e vocês me obedecem pela "gratidão" e pelo medo, claro.

[]s
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo