• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Saruman pretendia ludibriar Sauron?

E em todos demais quesitos, mas ressaltemos a idéia da "queda moral" de Saruman, como um exemplo das referências dadas na carta #131.

Abraços. =]
 
Saruman nao tentou ludibriar Sauron. Ele conseguiu. Sauron, cego pelo poder, se deixou convencer por Saruman, e fez muitas de suas vontades. Depois que Sauron descobriu a traiçao (demorou a descobrir, convenhamos), teve medo de Saruman.
 
Que visão mais "distorcida", para dizer não incoerente.
Sauron apenas usou Saruman, como um fantoche, até poder arquitetar sua guerra.
Vide Contos Inacabados, Sauron sabia da traição de Saruman (o descobre quando so Nazgûl pegam um mapa do Condado das mãos de Gríma), e creio que antes mesmo disse pudesse sentir o anseio do pequeno Maia (pequeno perto de Sauron). Porém, Sauron não tinha "um braço suficientemente grande" para, com uma mão aniquilar seus inimigos diretos e amotinadores.

Aconselho a leitura de Contos Inacabados para melhores argumentos. =]

Abraços.
 
Que visão mais "distorcida", para dizer não incoerente.
Sauron apenas usou Saruman, como um fantoche, até poder arquitetar sua guerra.
Vide Contos Inacabados, Sauron sabia da traição de Saruman (o descobre quando so Nazgûl pegam um mapa do Condado das mãos de Gríma), e creio que antes mesmo disse pudesse sentir o anseio do pequeno Maia (pequeno perto de Sauron). Porém, Sauron não tinha "um braço suficientemente grande" para, com uma mão aniquilar seus inimigos diretos e amotinadores.

Aconselho a leitura de Contos Inacabados para melhores argumentos. =]

Abraços.

pois é mas ele só descobriu por causa disso, desse mapa antes ele nã tinha certeza da traição de Saruman porém tinha uma grande desconfiança, afinal saurom não é bobo.
 
Claro, não é nada pessoal contra Saruman, nem a favor de Sauron, apenas tive de alertar seu Avelar para sua distorção (causada pela visão pessoal, sem respaldos).

Abraços. =]
 
Me desculpem se mal me expressei. Sim, Saruman foi usado pelo Senhor do Escuro para arquitetar a guerra, e lhe dar mais tempo para reunir um exército suficientemente forte para atacar Gondor. Sauron, iludido com seu icomensurável poder, muito acima do de Saruman, covenhamos, nunca chegou a supor a possibilidade da traiçao. Apos o desentendimento entre orcs e Uruk-Hai, depois do incidente em Amon-Hen, ele desconfiou. Mas ele nao tinha certeza de nada, e manteve contato com o mago. Teve um certo temor, de acordo com o próprio gandalf, muita tolice. Saruman conseguiu alguns favores de Sauron, além de enganá-lo por um bom tempo.

Corrija-me se estiver errado em alguma das declaraçoes.:roll:
 
eu vou pela simples teoria (que aliás é sustentada por Tolkien): Analizando o modo como o anel é feito, não havia possibilidade da pessoa que tomasse posse do um anel pudesse usá-lo para proveito próprio. Ela foi feita com o objetivo de corromper completamente a mente do usuário a ponto de se transformar em um escravo de Sauron.

Gandalf sabia muito bem disso, por isso nem cogitou a idéia de tentar dominar o anel para si. E como ele próprio disse, "Há apenas 1 senhor dos anéis".

O que realmente aconteceu foi que Saruman foi ENGANADO E SEDUZIDO por Sauron, que deturpou completamente a mente de Saruman, que o tornou sua marionete.

Os tolos que caem nessa armadilha simples e fatidicamente se tornam uma única coisa de Sauron: Uma marionete.
 
Está arquitetando bem as colocações Avelar, já é um grande passo. Basta apenas agora concatenar melhor as colocações com as idéias centrais das obras, como por exemplo, Contos Inacabados como um apêndice de O Senhor dos Anéis; faltou articular a explicação contida em Contos Inacabados, que já ceitei, da desconfiança de Sauron e da forma pela qual essa se manifestou. A contenda de orcs não teve muita importância, não foi uma causa, mas sim um fim. Aquilo veio a ocorrer pela relação já "prepotente" dos orcs de Saruman, e com isso, já estava configurada sua traição perante Sauron, que porém, ainda não podia agir. =]
 
Rise from darkness, eu discordo um pouco de você. Saruman, como afirmei em outro post, foi usado, até certo ponto. A medida que estudava sobre o Grande Olho, sobre seus métodos, tomou mais cuidado. Tarde demais e com a mente deturpada demais, ele se iludiu achando fazer o contrário. Sauron nao dava pouca importância a Saruman. Da boca do próprio Gandalf, era seu maior aliado. E, também de Gandalf, Sauron se sentiu "encurralado" depois da traiçao. Demorou algum tempo para se recuperar. Assim, Saruman, sem saber, auxiliou muito os povos livres. Convenhamos, ter um maia como como aliado nao é coisa que se deixe passar. A frase "só há um senhor..." só é dita nos filmes, nos livros, que eu me lembre nao. E esse tópico já chegou a conclusao de que Saruman poderia usar o anel, por ser um maia, mas nao mestrá-lo.
Abraços
Arácano, caso esteja se referindo a mim, concordo quase completamente com você. Mas o incidente com os orcs alertou Sauron, ou pelo menos reforçou a impressao de traiçao. Ainda nao li os contos inacabados, apenas o hobbit, osenhor dos anéis e estou lendo o silmarillion, portanto me desculpe se deixei passar algo despercebido.
 
Realmente, o confundi com o Lyvio, desculpe.
Mas, não quis fazer uma crítica pessoal, nem pejorativa, não se preocupe, foi uma indicação (já que se interessou pelo assunto) de leitura. =]
A contenda não foi algo de importância relevante, naquele momento, para Sauron, como indica em Contos Inacabados, é uma falsa impressão do filme, ou mesmo de uma leitura inicial de O Senhor dos Anéis.
 
Realmente, o confundi com o Lyvio, desculpe.
Mas, não quis fazer uma crítica pessoal, nem pejorativa, não se preocupe, foi uma indicação (já que se interessou pelo assunto) de leitura. =]
A contenda não foi algo de importância relevante, naquele momento, para Sauron, como indica em Contos Inacabados, é uma falsa impressão do filme, ou mesmo de uma leitura inicial de O Senhor dos Anéis.


uhahahaha....isso é o que dá so olhar as fotos, parece-me que o colega avelar também gosta do Saruman e seus postas realmente batem perfeitamente com minhas idéias arespeito de Sarumane o um e já foi concluido que Saruman poderia sim usa-lo mas jamais mestra-lo realmente, mesmo com todo o seu conhecimento sobre o um anel, esse conhecimento não era suficiente par isso.
 
As figruas dos avatares me confundiram mesmo, hehehe, além das idéias em comum.
Mas, de fato, Sauron era superior a Saruman, e Saruman tinha seu "medo" do desvio moral de forma mais acentuada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo