• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como ressuscitar seu celular depois de deixá-lo cair na água

Brunno Zenni

Usuário
Passo 1. Retire-o da água imediatamente e, antes de qualquer coisa, resista à tentação de ligar o celular (isso pode causar um curto circuito);

Passo 2. Retire a bateria, abra todos os dispositivos, remova tampas, conectores e tudo que possa ser retirado ou aberto para secá-lo melhor. Se o dispositivo for do tipo GSM, remova o chip SIM também.

Caso o celular tenha caído em água salgada é importante lavá-lo em água doce (após extrair bateria e complementos) antes de continuar o processo;

Passo 3. Agora que você já retirou bateria e o cartão SIM, seque o aparelho e os seus acessórios imediatamente. Você pode usar uma toalha de papel ou de tecido macio. Se tiver à mão, utilize um compressor de ar ou aspirador de pó para tirar toda a umidade.

Importante: nunca usar secador de cabelo ou algum tipo de máquina que provoque aquecimento do aparelho, pois ele pode danificar os circuitos por completo;

Passo 4. Agora que já tirou toda a água possível, o ideal é que use um dessecante para tirar a umidade restante. A escolhe mais simples é arroz cru. Encha uma tigela até uma altura que seu aparelho não fique visível. Insira o aparelho e mude-o de posição até a hora de dormir. Deixe até o dia seguinte.

Se você estiver preocupado com o pó do arroz, outra alternativa é o gel de sílica. Se não o tiver em casa, use o que tiver em mãos para não perder o seu aparelho. Químicos para tirar umidade de armário também funcionam;

Passo 5. No dia seguinte, retire o aparelho da tigela e coloque sobre papel toalha ou algo que absorva água e você consiga visualizar umidade. Deixe-o lá de quatro a seis horas. Passado o período, se onde ele ficou apresentar sinais de água, repita novamente o processo a partir do passo 3;


Passo 6. Certo de que não haja mais nenhum resquício de água, chegou a hora de testar o telefone. Passadas 24 horas do período em que iniciou o processo, coloque a bateria, o cartão SIM e os outros itens e tente liga-lo.

Se o celular não ligar

Passo 7. Conecte-o no carregador. Se isso funcionar, você vai precisar de uma bateria nova, pois este é o item mais provável de dar defeitos devido ao curto-circuito realizado quando o aparelho caiu na água (pelo menos tente arrumar uma bateria para testar se é isso mesmo, antes de se convencer de que o aparelho está definitivamente morto).


Passo 8. Caso o passo acima não funcione, leve-o a um revendedor autorizado. Muitas vezes eles conseguem resolver o problema. Não omita que ele foi molhado, pois as chances de o problema se solucionado são maiores se eles souberem do ocorrido. Telefones mais modernos vêm com dispositivos que denunciam se o aparelho caiu ou não na água, então nem tente mentir.


Passo 9. Se não tiver jeito, infelizmente você precisará de outro aparelho. XD
 
minha mae lavou meu celular junto com a minha calça .... vo ver se isso dá certo.
 
Por incrivel que seja a água entrando em contato com circuitos e componentes é simplesmente implacável

Somente se ela fosse quimicamente pura como a destilada o risco cairia, mas ainda assim não eliminaria totalmente a possibilidade de danos.
 
Usei um método parecido num pen-drive.

O meu pendrive foi para a máquina de lavar dentro do bolso da bermuda e passou pela lavagem com sabão, enxágüe e centrifugação. Só encontrei ele quando estava na pilha de roupa para passar, com água respingando de vários cantos. Como eu queria recuperar os dados balancei com força e dei várias batidas contra um travesseiro e deixei descansar por dias na frente do ventilador ou distante do ar condicionado num quarto mais seco por dentro e por fora. Foi o bastante para o PC reconhecer pela derradeira vez e eu passar o conteúdo para um HD externo (claro que corri o risco de ele pipocar num curto se a secagem não tivesse sido suficiente, mas as vezes o arquivo dentro do drive pode valer muito a pena e o dono dele pode estar desesperado para copiar XD, enfim só enfio o treco na entrada usb se o arquivo for mesmo importante). Não voltei a enfiar de novo no buraco mas imagino que as peças comecem a oxidar mais rápido depois do acidente hehe
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo