evincarzed
Usuário
Senhores, apresento aqui um mecanismo que utilizei com muita satisfação em minhas aventuras, como narrador.
Trata-se de um sistema de leitura da sorte via cartas, que quando utilizado com planejamento, pode criar um sentido de profecia nas estórias que os jogadores costumam gostar (seja para fazer com que a previsão aconteça, seja para fazer com que não se cumpra). Um modo de criar um sentido épico à vida do personagem, na melhor tradição gótica. Uma arma para os GMs buscarem inspiração e os jogadores terem com o que esquentar a cabeça.
Vejam o diagrama abaixo:
===============
====== [G]======
====== [C]======
[H]=[D]=[A]==[F]
====== [E]======
====== ======
===============
Ele representa a disposição das cartas, em formato de cruz estendida. Quem conhece o deck Tarok ka, usado no ravenl0ft, vai reconhecer a teoria do processo.
A sequência numérica significa a ordem de revelação das cartas, assim como a posição delas revela o seu significado. São eles:
[A] - quem você é. Os significados que talvez nem mesmo o personagem conhece, são representados pela carta central.
- A ameaça imediata: Qual é o problema imediato (a curto prazo) que vai ameaçar o personagem? Não necessariamente um inimigo, mas um companheiro ou uma atitude dele mesmo.
[C] - O futuro imediato: O que o futuro próximo reserva? é a possível consequência das próximas aventuras do personagem, caso ele consiga seu objetivo ou falhe em impedir uma desgraça.
[D] - O auxílio menor: O fator que pode ajudar o personagem a conseguir seu objetivo imediato, ou livrá-lo da sua ameaça imediata. pode ser um aliado ou um erro do inimigo. Algo novo ou algo que sempre esteve com o personagem mas que se revelará em momento oportuno.
[E] - O passado próximo: Os eventos que ocorreram no passado próximo que talvez o personagem não conhaça plenamente. O que causou o gatilho da ameaça que se aproxima? O que de fato ocorreu no passado recente que o personagem não sabe, ou acha que sabe?
[F] - A ameaça distante: O último adversário, nêmesis supremo da vida do personagem (ou o fim do plot do mestre por volta do nível 30 ou a morte do personagem, o que vier primeiro >). O problema final da sequência de aventuras, a ser derrotado ou sucumbir perante a ele. Pode ser um indivíduo ou uma difícil decisão.
[G] - O futuro distante: O que o futuro distante reserva? Pode ser o que ocorrerá caso o personagem falhe, ou o que pode vir a ser caso ele tenha sucesso.
[H] - O grande auxílio - A força que impedirá que o jogador sucumba, que pode ser a luz no fim do túnel quando tudo parece perdido. Nem sempre será bom para o personagem , apenas salvará sua pele.
- O passado remoto - O que ocorreu antes do personagem vir ao mundo? Que legado antigo preparou o terreno para que o mundo fosse como o personagem o conheceu? Essa carta indica.
No próximo post, a munição:
A lista das cartas e seus significados:
Trata-se de um sistema de leitura da sorte via cartas, que quando utilizado com planejamento, pode criar um sentido de profecia nas estórias que os jogadores costumam gostar (seja para fazer com que a previsão aconteça, seja para fazer com que não se cumpra). Um modo de criar um sentido épico à vida do personagem, na melhor tradição gótica. Uma arma para os GMs buscarem inspiração e os jogadores terem com o que esquentar a cabeça.
Vejam o diagrama abaixo:
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====== [G]======
====== [C]======
[H]=[D]=[A]==[F]
====== [E]======
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Ele representa a disposição das cartas, em formato de cruz estendida. Quem conhece o deck Tarok ka, usado no ravenl0ft, vai reconhecer a teoria do processo.
A sequência numérica significa a ordem de revelação das cartas, assim como a posição delas revela o seu significado. São eles:
[A] - quem você é. Os significados que talvez nem mesmo o personagem conhece, são representados pela carta central.
- A ameaça imediata: Qual é o problema imediato (a curto prazo) que vai ameaçar o personagem? Não necessariamente um inimigo, mas um companheiro ou uma atitude dele mesmo.
[C] - O futuro imediato: O que o futuro próximo reserva? é a possível consequência das próximas aventuras do personagem, caso ele consiga seu objetivo ou falhe em impedir uma desgraça.
[D] - O auxílio menor: O fator que pode ajudar o personagem a conseguir seu objetivo imediato, ou livrá-lo da sua ameaça imediata. pode ser um aliado ou um erro do inimigo. Algo novo ou algo que sempre esteve com o personagem mas que se revelará em momento oportuno.
[E] - O passado próximo: Os eventos que ocorreram no passado próximo que talvez o personagem não conhaça plenamente. O que causou o gatilho da ameaça que se aproxima? O que de fato ocorreu no passado recente que o personagem não sabe, ou acha que sabe?
[F] - A ameaça distante: O último adversário, nêmesis supremo da vida do personagem (ou o fim do plot do mestre por volta do nível 30 ou a morte do personagem, o que vier primeiro >). O problema final da sequência de aventuras, a ser derrotado ou sucumbir perante a ele. Pode ser um indivíduo ou uma difícil decisão.
[G] - O futuro distante: O que o futuro distante reserva? Pode ser o que ocorrerá caso o personagem falhe, ou o que pode vir a ser caso ele tenha sucesso.
[H] - O grande auxílio - A força que impedirá que o jogador sucumba, que pode ser a luz no fim do túnel quando tudo parece perdido. Nem sempre será bom para o personagem , apenas salvará sua pele.
- O passado remoto - O que ocorreu antes do personagem vir ao mundo? Que legado antigo preparou o terreno para que o mundo fosse como o personagem o conheceu? Essa carta indica.
No próximo post, a munição:
A lista das cartas e seus significados: