1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como o cheirinho gostoso do shopping faz você gastar mais

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 29 Nov 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Final de ano, época em que muita gente abusa do cartão de crédito ou do 13º salário. Se quiser proteger suas finanças, é bom conhecer um dos mecanismos que as lojas podem usar para fazer você comprar mais do que “precisa”: o aroma do ambiente.

    De acordo com estudo publicado recentemente por pesquisadores da Universidade Estadual de Washington (EUA), odores simples (como o de pinho) podem motivar você a gastar mais, pois ajudam a focar nas compras.

    Para chegar a essa conclusão, a equipe preparou dois perfumes (um simples, de laranja, e um complexo, que misturava laranja, basílica e chá verde) e avaliou, durante 18 dias, mais de 400 clientes de uma loja de artigos para o lar. Nesse período, o local exalava o perfume simples, ou o complexo, ou nenhum. Resultado: os 100 consumidores que foram à loja nos dias do perfume simples gastaram 20% mais.

    explica o pesquisador Eric Spangenberg.
    Você se lembra de alguma loja ou shopping que tem um cheiro agradável específico?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    Bah, pior que isso faz sentido. Tem uma loja no shopping wallig que tem um cheiro muito bom! Morro de vontade de entrar, mas só passo na frente pq sei que meu cartão não tem cacife para o que vendem por lá.
     
  3. Lord Leonan

    Lord Leonan Usuário

    Não somente o cheiro.

    Quase tudo em estabelecimento comercial é feito para você gastar mais.

    A forma como os produtos são organizados, a cor da parede, a iluminação, o local onde é feito o pagamento.

    É tudo montado para você gastar mais.
     
  4. Clara

    Clara Antifa Usuário Premium

    A loja de sapatos da Melissa, a L'Occitane e a Any Any (de lingerie e pijamas).
    Que cheiro bom que esses lugares têm! :obiggraz:


    Em compensação vendedores nojentos e com cara de bunda desanimam na hora possíveis compradores.
    O que no fim funciona como uma compensação.
    Não passo nem perto de determinadas lojas tipo Mac, Apple Store e Cori (que também cheira muito bem) e minha carteira agradece. :yep:
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Minha mãe trabalha há pouco mais de 30 anos numa loja de presentes e decorações e de certa forma a estratégia é essa mesmo.

    Aromatizadores espalhados em cantos estratégicos e usando essências da melhor qualidade, tudo pra deixar o ambiente o mais convidativo possível.
     
  6. Lord Leonan

    Lord Leonan Usuário

    Quando desenvolvi pesquisas de Data Mining, cheguei a ver alguns casos de organização de prateleiras de supermercado.

    Aquelas prateleiras que ficam próximas do caixa (muitas vezes um verdadeiro labirinto para organizar as filas) são organizadas com produtos que o consumidor pode ter esquecido de colocar no carrinho durante a compra, ou produtos sortidos, tipo balas e doces.

    A altura em que um produto é colocado nas prateleiras também influenciam. Os mais caros geralmente estão na altura dos olhos das pessoas.

    Também tem a questão de colocar produtos que geralmente são comprados juntos, como pão e frios, leite e cereais, etc. Geralmente eles ficam próximos.

    E também, os produtos básicos, como pão e frios, geralmente são colocados no fundo do supermercado, para você passar pelas prateleiras e ver outros tipos de produtos.
     
  7. Zamarian

    Zamarian Usuário

    Isso e muito verdade, até nos corredores dos shoppings tem isso!
     

Compartilhar