• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como limpar capas encardidas?

Aran Elessar

Usuário
A pergunta aqui parece meio idiota e sem nexo. Mas como ou com o que vocês limpam (se é que com alguém aqui já aconteceu isso) as capas dos seus livros que já estão um pouco encardidas de tantos manuseios e viagens?
A capa do meu volume único de SdA tá meio suja e eu queria dar uma limpada, afinal ainda é aquela capa com aquela bela figura do Gandalf caminhando.
 
Bom cara.
Uma boa medida é logo que vc comprar o livro, encapá-lo, com papel contact ou coisa do gênero. Daí é só limpar com pano úmido.

Agora limpar assim do jeito que vc diz, sem encapá-lo. Não sei, só se houver algum produto.
 
Apaga com uma boa borracha, de preferência aquelas brancas, quadradas e com uma capinha de plástico. Dá um trabalhinho mas funciona.
 
Pô, o meu SdA também tá todo sujo e encardido...eu não encapei e agora tá desse jeito....preciso descobrir urgentemente um jeito de limpar livros :disgusti:
 
Quando eu li o nome do topico achei que iam perguntar como os hobbits limpavam as capas (peças de roupa) que eles usavam no SdA... :D

Quanto à verdadeira pergunta do topico: sei lá... não dá pra passar alcool?
 
acho q se passar um pano SECO deve dá pra tirar a maior parte da poeira. passar qualquer coisa molhada é no mínimo burrice.....
 
Sugestão da mamãe, adotada pela filhinha:

Quando você tiver um livro que valha o esforço de sair da inércia e fazer alguma coisa, encape-o com plástico transparente, dos mais grossos, pois protege a capa e se esse plástico ficar feio, é só trocar (o que não é possível com o papel "Contact") e pinte (isso mesmo: tinta!) as folhas, pois assim, mesmo depois de um tempo, elas não aparentarão estarem sujas.

[Dica: aproveite o livro novo, pouco folheado, afaste as capas e segure as folhas com firmeza, para não pintar mais que a parte desejada e para não borrar]


:: Altáriel, que tem muito cuidado com seus livros ::
 
Minha nossa, confesso que estou admirada de ver o zelo do pessoal daqui com livros. E com o radicalismo de algumas soluções...

Todos os meus volumes de Tolkien são pockets, que estragam mais facilmente do que brochuras e que de vez em quando têm umas capas que eu vou te contar... :tsc: . Eu uso contact (não sei se é só azar meu, mas o contact verdadeiro é uma porcaria, ele ENCOLHE e com o tempo fica grudando a capa por dentro :x ; vmp-tak é o melhor que eu já usei), e as capas que são muuuuito feias para verem a luz do dia eu encapo com impressões de ilustrações do legendário (uso impressões em laser colorido para isso, que ficam muito bem; com essas impressões eu uso plástico de boa qualidade por cima, não sei se dá certo usar contact).
 
Sam disse:
Quando eu li o nome do topico achei que iam perguntar como os hobbits limpavam as capas (peças de roupa) que eles usavam no SdA...
Eu pensei exatamente isso! :mrgreen:
Swanhild disse:
não sei se é só azar meu, mas o contact verdadeiro é uma porcaria, ele ENCOLHE e com o tempo fica grudando a capa por dentro.
Não é só azar seu...é meu tbm! O contact do meu fichário encolheu tbm e eu num sabia ó pq! E continuo não sabendo! :x Mas que é um saco é...e a sorte é que é fichário e não gruda com as folhas de dentro.
As minhas capas de livros tbm estão tdas encardidas, mas eu num limpo com nada...só com cuspe! :lol: Hehehehe zueira, num sou taum nojenta assim, mas eu num limpo com nada, tenhu medo de desbotar ou algo assim.
 
Obrigaaaaaada chefia :obiggraz:

Ok, vamos tentar fazer disso um lugar para trocar informações sobre cuidados com os livros então.

Aproveitando: alguém aí sabe como recuperar as lombadas dos livros? Sabe quando rasga, solta.. essas coisas? Só colar não dá :(
 
adorei a idéia dum tópico assim ... ms algumas medidas parecem 1 poko meio q "desesperadas"... sei lah gente, vc´s tão mto preocupados com a aparência das capas. e daí q as capas tão sujas?num quero perecer relaxado ms contanto q o conteudo continue intacto tah td bem. e se tiver mto deploravel o estado da capa, eh so passa um pano ... se vc´s querem q os livros durem: encapem. mesmo q agora ela esteja suja. só não faça com contact(não dah certo MESMO).


quanto as lombadas, eu ach (nunca realmente tentei ms algum dia irei) q dependendo do estrago dah pra por um poko(bem pko memu) d super-bonder na beirada ms num tenho certeza... vo procura alguem q saiba melhor :mrgreen: , se souber alguma coisa +, posto dnovo....
 
eu sei lá, acho que é uma questão de cuidar para durar depois de muito tempo, sabe? por exemplo, eu tenho uma penca de livro comprados em sebos... eles normalmente já vêm meio detonadinhos, aí eu cuido mais para ter certeza que vão durar...
 
Se não for um livro muito grosso, eu grampeio com um daqueles grampeadores RAPID grandalhões (sim, eu tenho essa maravilha em casa). Com livros mais grossos, eu retiro a capa original todinha, limpando bem a lombada (o que pode parecer drástico, mas não é nada demais para um livro que esteja com a lombada toda estragada), colo a lombada do livro numa capa nova (completa, com lombada e laterais) de cartolina não muito grossa, com bastante cola (uso cola plástica comum), e depois, se for possível, colo as laterais da capa antiga por cima da capa nova (não é necessário colar completamente as laterais antigas, elas podem ser coladas só junto à lombada, para que a capa nova não fique muito dura). E tomo o maior cuidado daí pra frente. Eu tenho livros bem velhinhos em que eu fiz isso, e não tive problemas. Apenas cuidado na hora de colar a lombada, porque ela tende a ficar inclinada e mais grossa do que ela era antes, se não for colada com cuidado.
 
:lily: Quando o livro está todo despencado e eu acho que é um livro que vale a pena preservar eu levo para um loja de encadernação e mando colocar em uma capa dura simples. Se a capa original dele é bonita e esttá apresentável apesar o livro estar todo despencado eu guardo a capa e quando o livro chega como novo com a capa dura eu coloco a capa antiga por cima e colo com contact. Fica bastante bom, embora um pouco caro. $$$$ :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo