• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como ler muitos livros em pouco tempo?

Acho que uma média de 150 páginas por livro é muito pouco. 200 já seria algo mais próximo da realidade. :sim:
 
é uma média, calib, pois o formato padrão é o de 4 conjuntos de 32 pgs, por causa do custo d produção. este é o conjunto mínimo + barato hj no mercado brasileiro se vc for publicar 1 livro.
 
Pescaldo disse:
Besteira esse lance de livros técnicos. A maioria deles, se você tá fazendo uma pesquisa pré-determinada, você nem precisa ler do começo ao fim, só um ou dois capítulos.

Ué, mas não precisa/pode ler os capítulos mais rápido? Aliás, ler só capítulos e não o livro todo é já uma técnica para ler mais e mais rápido. Por sinal, acho que a leitura de capítulos fotocopiados nas universidades brasileiras gera um conhecimento muito fragmentado e não sistemático. É difícil ter a visão do todo das coisas. Mas essa é discussão para outro tópico.

----

Lembrei de outra dica (para livros literários): ler livros com mais diálogos e menos descrições. É por isso que ler romances policiais e best-sellers é mais rápido que ler José de Alencar, por exemplo. Acho que uma outra dica, então, pode ser pular as descrições...
 
Pois então, JLM, se esse é o conjunto mínimo, não pode ser a média, que pressupõe haver mínimos e máximos. :sacou: ^____^
 
se vc fizer as contas, o mínimo acima fica abaixo das 150 pgs q citei como média. além dq, essa média varia mto do tipo d livro q vc lê, né, ficando meio subjetiva. por exe., se vc costuma só ler livros do stephen king, sua média por livro vai ser d 450 pgs no mínimo, mas mesmo assim, numa leitura regular d 50 pgs por dia, ainda daria uns 3 ou 4 livros por mês. e ler 3 ou 4 tijolões por mês eu ñ considero nada mal.
 
Gostei muito do blog. :sim:

E concordo com muita coisa, sim.
Como isto, por exemplo:

Vejo o tempo todo pessoas dizendo que lêem livros em um dia, alguns até em apenas horas e não livrinhos pequenos, livros grandes com assuntos até complexos tratados de uma forma mais leve, mas ainda assim complexos. E cheguei à conclusão que a próxima coisa que precisarei fazer é um curso de leitura dinâmica. Mas o que se aprende lendo com tanta rapidez? Será que deu tempo de pensar no modo de vida daquela personagem? No lugar onde vivem? Se o livro tem coerência?
 
Segundo o Dicionário Online de Português

v.t. Distinguir e saber reunir as letras: menino que lê correntemente.
Percorrer com os olhos o que está escrito ou impresso, em voz alta ou baixa.
Tomar ou dar conhecimento do conteúdo de um escrito: ler uma carta.
Fig. Penetrar algo não manifesto: ler no pensamento, nos olhos de alguém.

Segundo o Priberam:

v. intr.
1. Interpretar o que está escrito.
2. Infrm. Devanear, disparar.
v. tr.
3. Fixar a vista e a mente em (o que está escrito).
4. Proceder à leitura de.
ler por baixo: deletrear.

De toda forma, temos que pensar na leitura como um processo incompleto. Ler, por si só, é inútil. É preciso se ter um entendimento do que se é lido; e daí podemos facilmente diferenciar um livro bom dum livro ruim. Livros ruins são lidos rapidamente e seu entendimento, escasso, superficial, é dado numa primeira leitura ASAP. Já os livros bons... Bem. Distiguir e saber reunir as letras é considerado ler. Mas e quando este verbo se una ao verbo entender? Aí fica difícil... Quando alguém me diz que leu uma obra-prima em menos de uma semana eu simplesmente respondo:

Aham, Claudia, senta lá.
 
Eu acho que ela generalizou demais. Uma coisa é você falar de pessoas que fazem leitura dinâmica, isto é uma técnica de leitura e há cursos para isso, outra coisa completamente diferente é ritmo de leitura, algo inerente de cada leitor. E sendo algo inerente, algo que não é 8 ou 80, dependendo do livro o ritmo de leitura pode ser mais lento ou mais rápido; agora, e daí se eu ler um livro em um dia? Se o fiz é porque a leitura me prendeu, que não me permiti ao menos desgrudar os olhos das páginas (às vezes nem para comer) até saber como seria o desenrolar da história.

Há algo errado em fazer isso? Não creio que fazer isso vá fazer você entender menos um livro do que se demorar para lê-lo ou ainda que quando você faz isso é porque você quer mostrar ao mundo que lê livros em um dia, ou que já leu milhares. Nem todo mundo é farinha do mesmo saco e parafraseando o autor anônimo: toda generalização é burra. Aliás ela pegou pesado com a parte do analfabetismo funcional...

A autora do blog pecou ao generalizar e o fazer de forma demasiada.
 
Altos domingos lendo um livro inteiro.... heheheh agora é mais raro...Eu concordo Katrina... o ritmo é inerente do leitor... e cada leitura (pelo menos minha) tem um ritmo.
A média dos usuários do meia lê rápido, e acho claro que saboreia bem seus livros (vide as excelentes resenhas da Katrina, Anica e Luciano, só para citar uns exemplos, por aí). O que talvez ela não tenha levado em consideração é que, no Skoob, cada quadrinho é um livro tb... e que nem todo muito que lê rápido é pseudointelectual. Por isso concordo com a Katrina: apesar do texto ser altamente coerente com as ideias propostas, a autora pecou pela generalização
 
Olá tudo bem?

Eu sou a autora do Blog Fadas na Janela, e acabei descobrindo que vocês estavam discutindo meu tópico e resolvi entrar pra conversar sobr isso também.
Bem primeiro de tudo eu entendo o que a Katrina disse sobre a generalização, mas infelizmente isso é terreno perigoso já que se você cita nomes ou dá certa indicação sobre alguma pessoa em questão você quase apanha porque a pessoa se ofende. Por outro lado quando vc generaliza você também está errado porque generalizou demais, enfim tudo tem seus dois lados, e eu escolhi o da generalização pra ser mais neutro.
Porém não concordo com o fato de ter generalizado demais, não creio que isso exista, ou se generaliza ou não, porém é necessário levar em consideração se você se identifica ou não com alguma coisa. Se você lê rápido mas faz isso porque é seu ritmo de leitura bom pra você, então voce não se encaixa na descrição que eu fiz e ponto.
O que eu pontuei no meu texto é algo que tenho visto e tem se tornado recorrente na internet. As pessoas tem se desafiado a ler mais, tem utilizado a leitura como uma competição. E pra "ganhar" o desafio eles tem engolido os livros pouco se preocupando com o que leem.
Uma juventude que tem lido livros da moda sem se preocupar com a mensagem que passam, e isso se reflete nos blogs literários, no twitter grande parte das conversas " literárias" giram em torno da beleza de determinado personagem e somente isso.
Eu utilizei o exemplo de leitura dinâmica pra fazer uma comparação com a forma que as coisas estão sendo feitas, mas entendo muito bem do que a leitura dinâmica se trata e sei que muitas vezes ela é necessária e até crucial.
Quanto ao pegar pesado falando de analfabetos funcionais, eu admito que é pegar pesado, mas infelizmente é fato, eu sou professora, convivo com professores e é isso que estamos vendo nas escolas brasileiras, pode parecer pesado, mas utilizar eufemismos não irá mudar a realidade.
Tenho trabalhado incessantemente pra tornar meus textos mais sutis, não posso dizer que tenho tido muito sucesso, eu sou uma pessoa muito sincera e transparente e às vezes eufemismos me parecem uma forma de " tapar o sol com a peneira" ou uma tentativa de tornar tragável o intragável, aceitável o inaceitável.
Eu tento, quem sabe um dia terei sucesso e também acho que um debate com argumentos e respeito como o que eu vi aqui é um caminho muito importante para sintonizar opiniões e mostrar outros pontos de vista.
O meu tópico ou melhor a minha coluna muitas vezes causa os tão falados " bafafás" , não por vontade minha, mas muitas vezes por falta de vontade das pessoas em debaterem, afinal brigar, xingar é muito mais fácil.
Agradeço pelas opiniões e por apontarem falhas que eu devo corrigir.

Bjos
Samantha
 
Leio rápido... em média 80 a 100 páginas por hora no caso de um romance padrão, ou um pouco mais, principalmente se eu estiver gostando... :rofl:
No laptop, onde tenho lido mais ultimamente,esta velocidade cai uns 30%.

Ando lendo mais para os cursos que estou fazendo, e não por prazer, e neste caso leio mais devagar porque leio "estudando": sublinhando, anotando, relendo... Em uma língua estrangeira logicamente a velocidade também cai, mas mesmo assim raramente paro para verificar palavras em dicionário, só em último caso, acho que quebra o ritmo.

Minhas sugestões para quem quer ler mais rápido:

- Assista menos televisão e fique menos tempo na internet. Tempo é tudo.

- Leia muito. Quando mais você ler, mais velocidade terá de leitura, inclusive porque seu vocabulário aumenta;

- Carregue o livro sempre com você e aproveite os momentos de espera, como no dentista ou médico, ao invés de ler revistas enquanto não é atendido (nada contra revistas, também é leitura, mas se o caso é ler livros...);

- Não consigo ler em ônibus, neste caso lanço mão de audiobooks, normalmente em inglês, para praticar a língua.
 
lucianaviter disse:
Leio rápido... em média 80 a 100 páginas por hora no caso de um romance padrão, ou um pouco mais, principalmente se eu estiver gostando... :rofl:

Nossa, isso é bastante rápido! 100 páginas por hora? Acho que não chego a isso nem lendo linha sim linha não... :dente:

Tem segredo aí, Luciana?
 
Pois é, uma vez fui me atrever a ler um livro sobre leitura dinâmica, mas me deu receio de seguir as regras.
Uma delas dizia que o que atrasa a leitura é repetir mentalmente (há quem leia mexendo os lábios, rs) a sonoridade das palavras escritas no papel. A proposta era ler sem reproduzir o som na mente. Eu tentei, mas fiquei tão ansiosa e expectante que me embananei toda :rofl:
Mas tenho sempre a sensação de que, se eu ler assim, não vou absorver o texto tão bem quanto o faria no meu ritmo normal.
Sei que das outras vezes que me arrisquei a fazer leitura em mute, li mil vezes mais rápido, mas a ansiedade não me deixou saber sobre a qualidade da leitura, haha...
 
isso sem contar que é algo impossível de se fazer com poesia, né? ler poesia e não pensar na sonoridade das palavras é simplesmente impossível.

eu ainda acho que cada qual desenvolve seu próprio ritmo e aí vai. eu não vou ficar aloprando de ler mais rápido ou mais devagar para me comparar ao ritmo dos outros. eu leio por prazer, então leio do modo como o ato em si seja um prazer. ficar me cobrando que to indo devagar ou rápido acaba com toda a graça da coisa.

eu já devo ter comentado em algum tópico por aqui, mas por causa da faculdade eu tive que me adaptar a manter um ritmo mais rápido. em letras professor não quer saber se você cursa outras 5,6 disciplinas que tb pedem leitura - ele vai lá, diz que vc tem que ler até o dia x e vai que é tua. por causa disso me acostumei a ler mais rápido, mas ao mesmo tempo também por causa disso não gosto de ficar pirando sobre meu ritmo de leitura agora que não tenho nenhuma obrigação sobre isso.
 
[align=justify]Leio em média 50 por hora, mas nunca fiz uma marcação mais sistemático disso. Assim como a Anica eu também acabei me acostumando a ler em outro ritmo por conta das cobranças da faculdade.

Essa "leitura de faculdade" ainda me ensinou outra coisa: que manter um livro de literatura, de ficção ou não-teórico/historiográfico (no meu caso) é importante. Depois de páginas e mais páginas de leituras densas e complexas, que exigem mais atenção, é legal mudar de ares e partir para leituras "mais leves", digamos assim. Não que A insustentável leveza do ser ou Macunaíma sejam "leves" no sentido de não exigirem atenção do leitor, mas é algo muito diferente, em muitos aspectos.


Não sou leitor costumeiro de poesia (algo que estou tentando mudar, inclusive) mas acho que o que a Anica falou quanto a sonoridade da poesia é realmente importante, dá para ler um livro de poesia rapidão se você quiser, pela menor quantidade de texto, mas isso não quer dizer que você vá captar os nuances da coisa toda. Poesia, a meu ver, leva mais tempo que prosa nesse sentido, é um livro para ler ocasionalmente, não todo de uma vez, tem que ter aquele tempo para as coisas sedimentarem na cabeça, encontrarem o espírito e assim por diante.[/align]
 
Gigio disse:
lucianaviter disse:
Leio rápido... em média 80 a 100 páginas por hora no caso de um romance padrão, ou um pouco mais, principalmente se eu estiver gostando... :rofl:

Nossa, isso é bastante rápido! 100 páginas por hora? Acho que não chego a isso nem lendo linha sim linha não... :dente:

Tem segredo aí, Luciana?

Já tentei algumas sugestões indicadas pelos cursos de leitura dinâmica, mas não deu certo comigo, se eu lesse como sugerem estes materiais acabava não entendendo direito.

Acho que não tem segredo: quanto mais você lê, mais rápido fica seu ritmo, com as ressalvas que citei (ler "estudando" é outros esquema ou ler poesia também) e obviamente com um limite para tudo.

Eu faço Mestrado na área de Letras, e como citaram, se eu não conseguisse ler rápido não conseguiria acompanhar, os professores passam muitas leituras e no meu caso, muita coisa em inglês também...:lendo2:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo