• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como ler muitos livros em pouco tempo?

Gente, estou tentando ler mais livros e estou testando a técnica de ler mais de 1 livro. Comigo não está funcionando muito bem. Estou lendo simultaneamente Deltora Quest (estou c/ 3 livros da série) e Crônicas do Mundo Emerso (o 1º) e acontece que acabei meio que largando Crônicas, pq Deltora é mais rápido de ler e tem mais... não sei dizer direito, mas a autora não perde tempo se enrolando em detalhes é bem direta e o livro é fino tem só 107 páginas, dá para ler em 1 dia. Uma boa sugestão então é ler a série Deltora Quest, vc consegue ler 15 livros em 15 dias!

Outro truque é sempre andar com um livro, vc pode ler na rua, em uma fila, no ônibus, no serviço no horário do almoço...
 
Acho todas as dicas válidas. Este ano decidi ler 1 livro por mês. Deu certo.
- Andava sempre com o livro e lia sempre q podia.
- Lia um livro mais grosso e se entrasse no mês seguinte, compensava lendo um mais fino.
-Escolhi livro q me interessavam bastante, alguns era difícil para parar.
- Só não li dois ao mesmo tempo.
 
[align=justify]Acho que o que mais faz diferença nessa hora é experiência: quanto mais você ler mais prática e mais facilidade terá para ler outros livros, embora isso nem sempre signifique velocidade, mas com certeza representa um maior aproveitamento do texto.

Isso é bom e "ruim", digamos assim: bom porque a referência te faz enriquecer a leitura e fazer comparações mentais com um buzilhão de coisas de que você tem conhecimento; por outro lado, a cada enriquecimento cultural por que você passa, te deixa com vontade de voltar e ver o que você deixou de aproveitar no que já leu (ou assistiu, viu, ouviu etc.)[/align]
 
Acho que a importância não está em ler muitos livros em pouco tempo, mas como lê-los, entendê-los. Tentar extrair ao máximo deles.

Mas, para tal, não há muito segredo: basta não desperdiçar tempo, por exemplo, com Internet, Xbox etc., etc., etc. Ultimamente venho desperdiçando muito tempo assim... Estou tentando maneirar, diminuir o tempo na internet, no Xbox etc. Está funcionando, estou conseguindo voltar à forma antiga. Particularmente não me agrada ler vários – ainda que dois! – simultaneamente, mas nada contra quem o faça. Prefiro mergulhar completamente em uma obra e depois de terminá-la partir para uma nova, ainda que seja algum livro simples, fino, com poucas páginas.

:tchauzim:
 
Participe do Meia! Comigo funcionou.

Embora não seja nenhuma sumidade no assunto, vide minhas humildes listinhas nos censos, para se ler mais livros técnicos, alguns autores sugerem que:
1. Não se siga o texto com um lápis ou o dedo;
2. Não se faça leitura em voz alta;
3. Não se faça subvocalização;
4. Não se volte sobre trechos já lidos e mal compreendidos;
5. Leiam-se gráficos e imagens;
6. Tente-se aumentar o campo visual (para captar mais palavras em cada olhada);
7. Não se comece o parágrafo a partir da primeira palavra e não se continue até a última palavra;
8. Tente-se captar a ideia chave de cada parágrafo;
9. Ajuste-se a velocidade de leitura de acordo com cada trecho;
10. Ajuste-se o tipo de leitura de acordo com a informação desejada (há vários tipos de leitura, os mais citados são skimming e scanning);
11. Façam-se previsões acerca do texto;
12. Não se façam anotações (essa é controversa);

Há várias e várias dicas para leitura mais rápida, o grande problema é conciliar velocidade x compreensão. Não adianta ter uma sem a outra.

Se nada disso funcionar há sempre o Spreeder para ajudar. É bom ver a velocidade inicial e ir aumentando aos poucos.

Já a leitura literária deveria ser prazerosa então não dá para ficar se obrigando a ler mais. Mas há tantos prazeres por aí...
 
obnóxio disse:
4. Não se volte sobre trechos já lidos e mal compreendidos;

????
Em leitura de livro técnico pular parte não compreendida? Pra literário vá lá, com o andar da carruagem vc acaba deduzindo, mas técnico? Bom, tá bem. Saco nada de leitura dinâmica.

O que funciona lindamente comigo é descobrir e respeitar o próprio ritmo e horário. Por exemplo, eu sou uma pessoa noturna, quanto mais tarde, mais produtiva minha mente fica. Meu pico de atividade é às 2h30am (O que é uma droga quando se tem que acordar cedo no outro dia...). Descubra em qual horário sua "disposição mental" trabalha melhor e use-o para ler!

Já sobre o ritmo, é o seguinte: tem horas que, mesmo estando em plena atividade mental, vc está sem saco nenhum pra ler. Então não se force, a não ser que seja caso de vida ou morte, digo, pau em matéria obrigatória. Ler contra vontade só pela obrigação (ou compromisso, ou prazo) faz vc desanimar do livro, perder a qualidade de leitura, reduzir a velocidade pra um larghissimo lacrimoso (to com mania disso, agora. ¬¬) e não absorver o conteúdo. Resultado: fruição e proveito zero.

Mas se tá com pressa, baixa o audiobook e sai pra andar de bicicleta. =P
 
obnóxio disse:
2. Não se faça leitura em voz alta;
3. Não se faça subvocalização;
4. Não se volte sobre trechos já lidos e mal compreendidos;
7. Não se comece o parágrafo a partir da primeira palavra e não se continue até a última palavra;
11. Façam-se previsões acerca do texto;
12. Não se façam anotações (essa é controversa);

Bem, considero o meu ritmo de leitura bom, nem tão lento que eu não consiga atingir pelo menos uma meta de 50 livros por ano e nem tão rápido que não seja possível absorver nada da leitura. E sinceramente, essas dicas aí em cima não servem para mim...

Eu faço leitura em voz alta, dependendo do trecho do livro e não largo esse meu costume por nada, acho deveras divertido. Subvocalização? Isso inclui onomatopéias e grunhidos? Faço também!

Retorno sempre que preciso e releio um trecho.

Começo sempre pelo início do parágrafo e vou até o fim. WTF? Como não fazer isso com livro literário. É diferente quando se está lendo um artigo científico, mas não vou entrar em detalhes.

Fazer previsões acerca do texto? E correr o risco de errar? Não, prefiro conferir, dar uma de São Tomé nesses casos é o certo.

Anotações? Tenho um caderninho destinado só para isso, se irei resenhar o livro que estou lendo as anotações são mais frequentes, caso contrário só anoto trechos interessantes ou informações que poderei utilizar posteriormente.

Quanto as dicas?

1. Estabeleça uma meta de leitura mensal, anual, isso te impele a ler mais.
2. Sempre tenha um livro na bolsa, filas de banco, ônibus, são ótimos lugares para ler (ajuda a passar o tempo).
3. Leia nem que seja um capítulo do livro que está lendo por dia.
4. Fique menos na internet, ou quando nela, tenha sempre um livro em mãos... quando estou no fórum, enquanto espero respostas nos tópicos que estou acompanhando vou lendo um livro. Caso você não tenha problema para se concentrar e fazer mais uma coisa isso pode dar certo.
5. Segredo? Não conheço nenhum! XD
 
eu desisti da leitura dinâmica exatamente por causa do item 3. Para mim, essa voz silenciosa é a coisa mais divertida durante a leitura de um livro...ainda mais que a minha é meio esquizofrênica e muda de entonação o tempo todo...hehehe
 
kika_FIL disse:
eu desisti da leitura dinâmica exatamente por causa do item 3. Para mim, essa voz silenciosa é a coisa mais divertida durante a leitura de um livro...ainda mais que a minha é meio esquizofrênica e muda de entonação o tempo todo...hehehe

Eu tenho costume de conversar com os personagens do livro que estou lendo... e concordo contigo a voz silenciosa é muito divertida, imaginar efeitos sonoros também é bem legal. :rofl:
 
né? e contar sobre o livro fica muito mais legal tb;;; "Aí o cara BLAM!!! bate a porta e sai com cara emburrada"

Pior, mais que as vozes, eu crio filminhos com a maioria dos livros...
 
[align=justify]
Manu M. disse:
????
Em leitura de livro técnico pular parte não compreendida? Pra literário vá lá, com o andar da carruagem vc acaba deduzindo, mas técnico? Bom, tá bem. Saco nada de leitura dinâmica.

A ideia é a mesma. É que às vezes a gente fica voltando e voltando ao fim de cada parágrafo e não avança na leitura. Então eles recomendam que se pule o trecho para ver se com a leitura do resto do parágrafo, capítulo ou livro se torna mais claro. Alguns autores também recomendam que se faça uma interrogação ao lado do trecho.

Katrina disse:
Eu faço leitura em voz alta, dependendo do trecho do livro e não largo esse meu costume por nada, acho deveras divertido. Subvocalização? Isso inclui onomatopéias e grunhidos? Faço também!

Subvocalização é ler mentalmente, às vezes até mexendo a língua ou os lábios. Segundo dizem você não precisa ler palavra por palavra, mas sim captar trechos e a ideia deles, então a subvocalização atrapalha na velocidade.


Katrina disse:
Retorno sempre que preciso e releio um trecho.

A ideia não é impedir o retorno é só escolher o momento em que será feito. Eu também adoro ficar retornando. Minha leitura é mais do tipo ruminante. Gosto de mastigar as coisas. Daí não ser um leitor muito rápido.


Katrina disse:
Fazer previsões acerca do texto? E correr o risco de errar? Não, prefiro conferir, dar uma de São Tomé nesses casos é o certo.

Sim, correr o risco de errar. A ideia é que as previsões sejam confirmadas ou negadas. É mais ou menos ver um subtítulo em um capítulo e transformá-lo em pergunta, mas também gerar expectativas acerca do que se vai encontrar em um texto antes de lê-lo, a partir do título, por exemplo (acho que todo mundo faz um pouco isso antes de comprar um livro), ou olhando o sumário. Por exemplo: se o título de uma subparte é "O Sistema Solar", você pergunta "O que é o Sistema Solar?"

Vale dizer que essas dicas são para a leitura de livros técnicos: história, filosofia, sociologia... Já imaginou ler para criança sem fazer sons e vozes? Não dá... Mas quem quiser pode dar uma olhada em livros como "Redação Científica" de João Bosco Medeiros; "Técnica de Redação: o que é Preciso Saber para Bem Escrever" de Lucilia Garcez e "As Melhores Técnicas de Estudo" de Bernabe Tierno; eles dão exercícios e tudo o mais. Embora no geral sejam dicas que vêm a partir de pesquisas nos Estados Unidos.

Para leitura literária, para mim, vale perguntar para quê ler mais rápido, se deveria ser um prazer.[/align]
 
kika_FIL disse:
né? e contar sobre o livro fica muito mais legal tb;;; "Aí o cara BLAM!!! bate a porta e sai com cara emburrada"

Pior, mais que as vozes, eu crio filminhos com a maioria dos livros...

Também faço filminhos na minha cabeça. XD
 
obnóxio disse:
(...)Para leitura literária, para mim, vale perguntar para quê ler mais rápido, se deveria ser um prazer.[/align]

Justamente. :sim:

Livros técnicos eu até entendo que se queira ler rápido já que muitos deles são um porre mesmo.
Agora, em se tratando de literatura, tem muitos que a gente não quer que acabe nunca.
Eu queria mesmo é era ter mais tempo pra ler e não ler em menos tempo.
 
acho q há um equívoco ae: ler + rápido ñ é sinônimo de ler mal. há velocidades d leitura padrão para cada leitor. é normal a d 1 ser + rápida q a d outro. mesmo para o mesmo leitor, há velocidades distintas dependendo da leitura.

já na leitura dinâmica, aprende-se técnicas para q a sua leitura melhore e a compreensão e entendimento acompanhem. aqueles q dizem q uma coisa atrapalha a outra é pq realmente ñ conhecem estas técnicas.
 
Besteira esse lance de livros técnicos. A maioria deles, se você tá fazendo uma pesquisa pré-determinada, você nem precisa ler do começo ao fim, só um ou dois capítulos.
 
Não sei nenhuma tecnica comprovada que ajude a ler mais rapido, paesar do pessoal em casa me dizer que eu leio muito rapido...
Mas uma coisa que eu percebi é que, quanto mais livros dificeis e de linguagem antiga voce ler, mais facil fica ler os outros...
Li "O senhor dos aneis" e logo em seguida li " as cronicas de narnia"
"voei" pelo " as cronicas de narnia" porque estava acostumado com a profundidade e a linguagem mais ficiceis do senhor dos aneis...

obnóxio disse:
Katrina disse:
Eu faço leitura em voz alta, dependendo do trecho do livro e não largo esse meu costume por nada, acho deveras divertido. Subvocalização? Isso inclui onomatopéias e grunhidos? Faço também!

Subvocalização é ler mentalmente, às vezes até mexendo a língua ou os lábios. Segundo dizem você não precisa ler palavra por palavra, mas sim captar trechos e a ideia deles, então a subvocalização atrapalha na velocidade.

as vezes eu percebo que to "lendo" rapido demais pra eu mesmo entender, então volto e vocalizo pra absorver o conteudo XD
também ajuda quando lemos com barulhos em volta e etc...

obnóxio disse:
Katrina disse:
Retorno sempre que preciso e releio um trecho.

A ideia não é impedir o retorno é só escolher o momento em que será feito. Eu também adoro ficar retornando. Minha leitura é mais do tipo ruminante. Gosto de mastigar as coisas. Daí não ser um leitor muito rápido.
eu sempre escolho o momento, as vezes não entendi bem uma coisa mas leio varios paragrafos antes de voltar ao que não entendi...

obnóxio disse:
Katrina disse:
Fazer previsões acerca do texto? E correr o risco de errar? Não, prefiro conferir, dar uma de São Tomé nesses casos é o certo.

Sim, correr o risco de errar. A ideia é que as previsões sejam confirmadas ou negadas. É mais ou menos ver um subtítulo em um capítulo e transformá-lo em pergunta, mas também gerar expectativas acerca do que se vai encontrar em um texto antes de lê-lo, a partir do título, por exemplo (acho que todo mundo faz um pouco isso antes de comprar um livro), ou olhando o sumário. Por exemplo: se o título de uma subparte é "O Sistema Solar", você pergunta "O que é o Sistema Solar?"

bom, eu não consigo deixar de fazer isso rs
automaticamente quando leio um titulo de um capitulo, ja começo a imaginar o porque daquele titulo e por ai vai...
 
eu sinto invejinha de quem consegue ler 70/80 livros por ano... eu leio mais ou menos dois a cada 15 dias, mas em compensação eu viajo em quase tudo o que leio...
 
kika_FIL disse:
eu sinto invejinha de quem consegue ler 70/80 livros por ano... eu leio mais ou menos dois a cada 15 dias, mas em compensação eu viajo em quase tudo o que leio...

Mas aí é como JLM disse, cada um tem seu ritmo. Eu sempre fui meio rápida com as coisas, sempre lia os textos mais rápido, terminava as provas primeiro, então meu ritmo para a leitura é um pouco acelerado por assim dizer. Mas isso não me impede de viajar, ir atrás de outras informações sobre a obra em questão, "brigar com o livro" e por aí vai. Por isso que falei que para mim não existe técnica para se ler rápido (no quesito ritmo que fique bem claro, não quero discutir leitura dinâmica), se eu pego um livro para ler e me empolgo com a história quando menos espero termino de lê-lo, é por aí...
 
eu já sei q leio best-sellers, infanto-juvenis e policiais num tapa, acima de 60 pgs por hora. mas se pegar um livro de filosofia ou de poesia, essa média caia pra menos da metade. ñ q eu queira apressar a leitura, mas no meu ritmo normal mesmo. portanto, se tirar 1h por dia pra ler 50pgs de um livro qualquer, e botando a média de 150pgs por livro, deveria terminar 1 livro a cada 3 dias, ou 10 por mês, oq é uma soma considerável em se tratando de leitura. e ñ gasto todo o meu dia lendo, pelo contrário, só 1/24.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo