• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como ler 462 livros em 1 ano

JLM

mata o branquelo detta walker
A colunista do Los Angeles Times, Sarah Weinman, leu em 2008 "só" 462 livros. Segundo ela, é um recorde pessoal alcançado devido o seu ritmo de leitura ser mto rápido.

Leia a entrevista completa (em inglês) no LAT.

Eu q, com míseros 50 livros lidos em 2008, já pensava q era o suprasumo dos leitores, me senti uma perna de barata. anã.
 
"well, I started reading at the age of 2 1/2; I don't think I was speed-reading back then, but I became aware I could read fast when I burned through eight "Sweet Valley High" books in one evening when I was about 9."

Eu quase caí da cadeira.

ainda estou lendo. Só que fico fazendo outras coisas ao mesmo tempo que leio ¬¬
 
É coisa pra caramba, heim? Se bem que se eu fosse paga para fazer resenha não fazia mais nada da vida e ficava só lendo. Não digo que chegaria a marca dela dos 462, mas que aumentaria bastante a minha, ah, eu aumentaria :timido:
 
Aumentaria sua leitura mas também acho que não viveríamos mais imagina?

Mas adoraria ler pelo menos 1/3 do que este cara lê em um ano! Meu deus! heeheh
 
Ah, eu não me importo de em alguns momentos desligar e ficar só lendo. Ontem tirei o dia para isso, li um livro inteiro. E ainda deu tempo de dar uma bizu no Meia, comer, tomar banho, assistir filminho, etc. :dente:
 
Eu leio muito devagar. =/
e tenho aquele vício de ficar voltando o parágrafo :/
A mulher no dia 9 de janeiro desse ano estava no décimo primeiro livro. :/ eu ainda estou no segundo, dia 14. Mas também desses dias, não li todo dia.
a mulher disse que lê ultrarápido. heuheuheuheue



Eu nunca imaginei que dava para começar a ler com 2 anos e meio e ler oito livros de uma série aí, em uma noite, com nove anos. :D
aliás, que série é essa? alguém sabe?
Sweet Valley High.
 
As desvantagens superam as vantagens. Ela não lê, no sentido usual da palavra, é mais como uma leitura dinâmica:

What also seems to happen is that I read a page not necessarily word by word, but by capturing pages in sequence in my head. The words and phrases appear diagonally, like I'm absorbing the text all in one gulp, and then I move on to the next sequence I can absorb by paragraph or page. It's like I'm reading from a whole-language standpoint instead of phonics -- that's the only way I can figure out how to explain it.

Isso não é economia de tempo, mas puro desperdício. Ela diz que retém a idéia central do livro e alguns personagens, mas isso fica muito aquém de uma leitura razoável.

Saramago, por exemplo, é um escritor com um ritmo bastante ligeiro. No entanto, é contraproducente lê-lo de forma apressada. Seus livros são bons justamente porque frases simples e diálogos ligeiros tem significados diversos.

Penso que a diferença entre um livro fantástico e um livro medíocre é a quantidade de camadas de significados e leituras alternativas que a obra possui. "O Código Da Vinci" é sempre "O Código Da Vinci", "Intermitências da morte" não permite duas leituras iguais.

Outra coisa a ser levada em conta é o tipo de livro. Romances, em geral, oferecem um tipo de leitura tranquila. Ainda que permitam várias interpretações, os sentidos são claros. Outros tipo de livros, como poesia e livros acadêmicos, são mais complicados. É possível fazer uma boa leitura de Harry Potter em uma tarde, mas isso não parece razoável se o livro for "A Evolução do Capitalismo", do Dobb.
 
Me dá cinco salários mínimos, uma cozinheira e um casa cheia de lugar para ler, que eu faço melhor do que ela, leio até 500.

Sério agora...
Minha pergunta é: O quando ela lembra de cada livro? Porque do que adianta ficar lendo que nem um doido e não absorver nada da leitura? E por essas e outras que eu nunca trabalharia fazendo resenha de alguma coisa ou simplesmente "criticando". Chega uma hora que ela vai ler por pura e simples obrigação e isso tira a graça da leitura (pelo menos para mim).
 
Concordo com o Paulo, sem nem ler a entrevista, mas com o que vcs destacaram.

Quantidade nunca foi igual a qualidade, e se é pra ler em leitura dinâmica todos os livros que se lê, o negócio não é pelo prazer de ler, ou pela vontade de ser tocado/algo-que-o-valha ao ler. É simplesmente saber que soube do conteúdo de muitos livros ao longo do ano, só isso.

Eu prefiro o meu ritmo mais lento mesmo. Para ler um livro com uma qualidade razoável de leitura, tenho que demorar um pouquinho, senão acabo fazendo uma leitura mais dinâmica do que qualquer outra coisa. E faço outras coisas, além de ler - o que também faz com que a leitura completa de um livro demore mais um pouco.
 
Ceinwyn disse:
Quantidade nunca foi igual a qualidade, e se é pra ler em leitura dinâmica todos os livros que se lê, o negócio não é pelo prazer de ler, ou pela vontade de ser tocado/algo-que-o-valha ao ler. É simplesmente saber que soube do conteúdo de muitos livros ao longo do ano, só isso.

e se for só para saber o conteúdo, qualquer resumo na internet já basta, né? eu infelizmente acabo lendo mais rápido quando gosto do livro (meio que "devoro", digamos assim). mas não acho que seja o ritmo, é mais que eu realmente fico lendo a todo momento (tipo, andando na rua lendo o livro e correndo o risco de bater com a cara no poste e tal).
 
Eu pelo menos tento tirar alguma lição ou inspiração do livro que acabei de ler, por isso, sempre tento ler sem pressa. Se eu ler um livro por dia, nõa vou conseguir aplicar nada à minha vida. Ler livros como se fossem cardápio de restaurante, não é comigo.
 
A velocidade da leitura eh relativa e naum eh pq uma pessoa le muito e rapido q le sem entender, ou de forma equivocada. Nesse caso - tive preguica de ler a entrevista- de acordo com a parte q o Paulo citou, ela nao esta lendo tudo, logo nao esta sentindo prazer.
Quanto a velocidade vale a pena lembrar q Fernando Pessoa lia dois livros por dia e Dostoievski, em media, 10 por semana.Alguem atira a pedra pra falar q eles liam errado, ou sem sentir prazer? Acho dificil...:rofl:
 
É um hábito...com o tempo se faz melhor e em menor tempo... isso com toda certeza.... Assim como: "como os chefs cortam cebolinha tão rápido?" hehehe

Nem todos os livros que eu li eu lembro de tudo... as vezes acabo lembrando poucas coisas... E claro que varia muito de livro para livro como disse amigo mais acima. Dan Brown é mais rápido de ler do que uma Ana Karenina... (aliás eu não consegui terminar ainda hehehe).


Mas com certeza queria ter um quarto de sua leitura!
 
É fácil: Não fazer muita coisa e ter olho mágico. 462 livros é muita história pra um ano só, eu gosto de ler devagar apreciando cada página (Ritual p/ Leitura? LOL) e tudo mais... Ano passado li só 20 livros =~~ e tenho + uns 20 pra esse ano (se não forem mais).
 
Eu já achava a quantidade que o vencedor do censo do ano passado leu demais, 75 livros, imagina então isso aí, rs
Sei que cada pessoa tem seu ritmo, mas pra mim acho que o ideal são no máximo uns 2 livros por mês, e portanto uma média de uns 24 por ano. Mais do que isso eu não conseguiria aproveitar bem a leitura dos livros, creio eu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo