1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como Legolas e Gimli ficaram amigos?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Meglin Celebrandir, 16 Mai 2009.

  1. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Em A Sociedade do Anel, quando a Sociedade entra em Lórien e Haldir diz que Gimli só poderia entrar na floresta vendado, acontece um desconforto. Gimli diz que não seria vendado e Legolas retruca com "Malditos anões com sua teimosia".

    Gimli depois diz que ficaria satisfeito se apenas Legolas compartilhasse sua cegeira e fosse vendado. Legolas diz que é um elfo, parente daqueles que vivem em Lórien e se recusa. Aragorn até ironiza com um "Malditos elfos com sua teimosia".

    Entretanto ao sair de Lothlórien, os dois já estão amigos e chegam a compartilhar o mesmo barco.

    Confesso que não percebi o que houve na floresta para que os dois mudassem tão rapidamente de opinião um em relação ao outro. O que aconteceu entre o elfo e o anão para surgir tão forte e inesperada amizade? Seriam apenas os ares de Lothlórien?
     
  2. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Respeito!


    EDIT:

    Está bem, vou acrescentar mais alguma coisa.

    Essa inimizade dos elfos e anões nunca passou de bobagem, orgulho para se verdade, e nenhuma das raças têm justifiativas para menos prezar a outra, nem mesmo os elfos diante do assassinato de Thingol, lembrem-se que Thingol só adquriu as Silmarill com a morte de Beren, porque esse era o seu objetivo, eu disse ERA. Foi com o assassinato que Thingol teve a posse de uma Silmaril e foi com um assassinato que Thingol a perdeu, assim como foi com o roubo que Melkor a adquiriu assim foi que com o roubo ele a perdeu.
     
    Última edição: 16 Mai 2009
  3. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Ah, agora sim! Com o Edit seu post é digno de resposta hehehehe :mrgreen:

    Talvez haja motivos, sim, para a inimizade entre elfos e anões. Não concordo com os motivos, mas talvez eles existam. Os elfos de Gildor chamaram os hobbits de enfadonhos, e por que os elfos não achariam os anões grosseiros e brutos? Os elfos são criaturas delicadas, amantes da fala, da música, da beleza. Imagino que os elfos não gostassem dos anões devido à dureza destes últimos em contraste com a suavidade dos primeiros.

    Agora, a minha pergunta se refere mais precisamente à passagem por Lothlórien. Não consegui detectar no texto nenhuma razão para a mudança de "humor" entre os dois. Simplesmente, de repente, eles se tornam amigos?

    Fiquei confuso...
     
  4. Tuor

    Tuor Usuário

    Já é antiga essa desavença entre elfos e homens. Tudo começa, segundo me lembro, com aquele conflito relacionado à Silmaril em posse de Thingol. Depois da Primeira Era, os elfos de Eregion mantêm amizade com os Anões de Moria, até a queda de Celebrimbor. Não tem jeito, eles implicam. :P

    Sobre a pergunta, arrisco dizer uma palavra (ou melhor, um nome) que pode ter mudado o jeito de Gimli e Legolas agirem entre si: Galadriel. Achei interessante essa pergunta, pois me fez pensar que não prestei atenção nisso, e tem toda razão: entram cheios de mimimi; saem irmãos. Mas a dita beleza de Galadriel pode ter feito os dois conversarem sobre algo que concordavam, e a partir daí, conversar sobre outras coisas pode ter feito com que se conhecessem mais.
     
  5. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    :think:Também acho que a viagem a Lórien teve bastante influência. Pelo que me lembro Thingol permitia Galadriel em seu território porque tinham algum parentesco (diferente dos outros Noldor). Ao ver que Galadriel, que era alguém do sangue da realeza do reino de Thingol não fazia caso de um anão na missão talvez Legolas tenha ligado as pontas e visto que seu preconceito tinha perdido todo o sentido, afinal, ela era uma parente mais próxima de Thingol que ele mesmo.

    Também há relatos de elfos com cabeça dura. Vários do sangue noldor e alguns isolados (como o que raptou a dama branca). Legolas devia ter um pouco de teimosia no início, mas ao perceber o peso da missão sobre todos sua opinião se transformou em admiração.
     
    Última edição: 19 Mai 2009
  6. Thingol

    Thingol Amor de Melian, odiado por um

    Gimli em toda a jornada até Lorien se mostrou honrado e corajoso, um aliado de valor... E não desvalorizou os elfos, o que é importante, apesar da rivalidade entre as duas raças.
     
  7. arthurreis

    arthurreis Disse "Aiya" para o

    Bem, Lórien é a terra abençoada por Estë, a Suave; e Irmo, talvez isso tenha sido grande influencia, tanto que a Comitiva não se lembra se passaram dias ou semanas em Lórien.
     
  8. lukazjau

    lukazjau Usuário

    Sim, talvez eles tenham sido influênciados pela terra abençoada de Lórien. Mas não podemos nos esquecer que eram uma comitiva, e que todos compartilhavam do mesmo objetivo, que era levar Frodo com o Anel, em segurança até Mordor - Embora isso não tenha acontecido. Mas talvez por isso decidiram, mesmo com as dasavenças entre os dois povos, se entenderem.
     
  9. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    Não creio que somente a estadia em Lórien tenha feito ao de mágico para que ambos ficassem amigos e se respeitassem.
    Foi tudo uma somatória de fatores: a partir do momento em que ambos se viram num propósito em comum, creio que a guarda e defesa pessoal de cada um deles em relação a seus respectivos povos foi sendo amenizada: além do objetivo em comum de proteger o portador do Um Anel até Mordor, muitas coisas no percurso aconteceram para que eles se admirassem e quebrassem com as barreiras preconceituosas de ambas as partes.
    Lórien, assim como Galadriel, foram importantes elos de aproximação entre Legolas e Gimli (lembrem-se que Gimli ficou fascinado pela beleza, sabedoria e encanto de Galadriel, e ganhou sua simpatia e proteção também... isso o fez um anão bem mais respeitado entre os elfos).
    E Gimli é de uma nobreza de caráter imensa, muito mostrada nos livros e pouco nos filmes (uma pena...).
    Mas a convivência prolongada e o espírito de equipe, no decorrer de tudo, foi fundamental para o início de uma grande e inesperada amizade, calcada no respeito entre ambos e no valor de suas habilidades, defeitos e qualidades.
     

Compartilhar