• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Gandalf fazia para acender o cajado?

Galdalf, como todo mago, parece passar por um processo de transcendência... ele vai evoluindo conforme o rolar da história e nota-se muito aspectos dessa evolução (uns não tão visíveis assim)...
Sim, antes ele tinha um cristal, depois, quando Branco, o cristal desaparece...
Acho aque isso é da própria natureza dele, enquanto mago... do percurso de sua projeção enquanto tal....
 
Tanto a vara como o cajado eram instrumentos usados pelo pastor para proteção das ovelhas. O pastor tinha que saber usar um e outro contra o inimigo e sempre a favor da ovelha. Tolkien cristão inseriu o cajado nas obras. No ministério pastoral, cajado e vara simbolizam o uso correto das Escrituras, capacidade para defender "a fé uma vez dada aos santos" , amor às ovelhas e cuidado com elas, paciência para reconduzir aquelas que porventura se desviem, firmeza doutrinária para ensinar e repreender, sempre com aquele objetivo santo de conduzir ao arrependimento os que erram, de despertar os que estejam sendo enganados, e para isso ser manso para com todos. Como Gandalf a mesma coisa, no caso as ovelhas seria a comitiva ou nas batalhas, sua sabedoria e calma para avaliar o perigo, a concentração do poder deste Mago acredito que seria isso que fazia com que o cajado se iluminasse, como um condutor de poder. O Cajado Mágico é um cajado comprido de madeira ou metal, forjado especificamente para o seu dono. Em uma extremidade, ele possui uma pedra ou símbolo de metal que possui alguns poderes mágicos. Como arma, ele pode ser usado como um bordão. No caso de Gandalf ele teve dois cajados, não sei se é o mesmo que se transformou junto com Gandalf ou já é outro, me parece se não me engano ele era todo em madeira os dois cajados, quando Gandalf o cinzento portava o primeiro cajado este concerteza era todo em madeira e na ponta ele se abria levemente como se fosse uma pequena raiz, bem simples , sem pedras ou ornamentos e escritas, como uma vara, na ponta o poder se concentrava dentro desta pequena raiz, já com Gandalf o Branco o cajado era branco e trabalhado, bem reto, parecendo marfim, mas acho que era em madeira também talvez um fragmento de madeira da Árvore Branca, sua ponta era toda trabalhada formava um losângo delicado trabalhado como se fosse uma renda e neste caso a luz emanava de dentro desta pequena "cesta", mas sem pedra ou cristal. Mas o poder eu acredito que era a concentração do mesmo na ponta. Mas o Mago também utilizava seu poder sem o cajado. No cajado de Saruman tinha uma pedra, diferente de Gandalf.

bigPhoto_0.jpg


gandalf.jpg


gandalf_the_grey.jpg
 
Última edição:
8-O
Vou te dizer que eu não sei pq, mas sempre imaginei um cristal no cajado do Gandalf!!!! E só me toquei disso lendo o tópico...
 
Acho que o post da ARABAEL respondeu bem a pergunta.O cajado em LOTR tem mais que função de emitir luz e poderes.
 
*Tirando a poeira do tópico*

Eu estava com uma dúvida, pesquisei no fórum, encontrei o tópico, mas não encontrei a resposta. Não sei se estou enganado, mas não vi ninguém comentar isso aqui: Durante a travessia de Moria, não seria o cristal que Gandalf coloca em seu cajado uma fëanorean lamp? Acho que Tolkien fala sobre elas nos Contos Inacabados, mas não existe nenhuma evidência sobre esses objetos existirem durante a Terceira Era. Só que como as palantíri sobreviveram, pq os cristais de Fëanor também não poderiam? Teria sido uma liberdade de PJ ou eu estou inventando?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo