• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Gandalf fazia para acender o cajado?

Pra mim, o cajado era só uma forma dos istari exteriorizarem o seu poder, já que eles eram maiar num corpo humano. Como eles faziam exatamente pra acender é complicado, talvez do mesmo modo que os elfos são capazes de fazer espadas brilharem na presença de orcs. Segue indicação de uma discussão muito legal sobre o assunto:Cajados
 
Também acredito que a luz venha do próprio poder de Gandalf e, como prova, no filme o raio de luz que espanta os Nazgûl sai sim do cajado, porém no livro está escrito (pelo menos que eu me lembre, vou ler novamente essa parte para ter certeza) que a luz sai da própria mão de Gandalf (apenas nessa parte, pois em Moria a luz sai do cajado).

EDIT: achei a citação:
"Como trovões eles caíram sobre o inimigo nos dois flancos da retirada; um cavaleiro disparou a frente, veloz como o vento sobre a relva; Scadufax o levava, brilhante, mais uma vez revelado, com uma luz emanando de sua mão erguida. Os Násgûl soltaram um grito e fugiram..."
 
Última edição:
Também acredito que a luz venha do próprio poder de Gandalf e, como prova, no filme o raio de luz que espanta os Nazgûl sai sim do cajado, porém no livro está escrito (pelo menos que eu me lembre, vou ler novamente essa parte para ter certeza) que a luz sai da própria mão de Gandalf (apenas nessa parte, pois em Moria a luz sai do cajado).

EDIT: achei a citação:
"Como trovões eles caíram sobre o inimigo nos dois flancos da retirada; um cavaleiro disparou a frente, veloz como o vento sobre a relva; Scadufax o levava, brilhante, mais uma vez revelado, com uma luz emanando de sua mão erguida. Os Násgûl soltaram um grito e fugiram..."

Poderia ser o Super-Shock.

Enfim, infâmias à parte, Gandalf já era O Branco quando livrou Théoden da influência maligna, e ele usou o cajado, certo? Não estou com o livro aqui, então não tenho possibilidade de buscar o trecho.
Mas o trecho postado por Nah-Galad deixa claro que ele não precisava mais de um objeto para canalizar seu poder.
 
A luz do cajado (E de de Gandalf conseqüentemente) não era a luz de Valinor ? Sempre achei que fosse, desculpe se estou falando besteira... :mrgreen:
 
Bom não sei se isso influência muito, mas Olórin além de seu cajado possuía Narya (Anel do Fogo). Sem dizer que ele era um dos (se não o MAIS) poderoso dos Maiar. Quando foi decidida a ida do Instari para a TM na luta contra Sauron, eles deveriam se destituir de suas formas de força e esplendor e assumirem formas "humanas", mas ainda sim possuíam uma boa parte deste poder. No universo de Tolkien ao meu ver os "poderes" são nada mais do que o "remanejamento" dos elementos da natureza, dessa forma Gandalf poderia acender facilmente seu cajada "remanejando" estes elementos ou simplesmente canalizando sua energia nele, assim como fez Sauron quando transferiu parte de seu poder para o Um quando o fez.
 
Bom não sei se isso influência muito, mas Olórin além de seu cajado possuía Narya (Anel do Fogo). Sem dizer que ele era um dos (se não o MAIS) poderoso dos Maiar. Quando foi decidida a ida do Instari para a TM na luta contra Sauron, eles deveriam se destituir de suas formas de força e esplendor e assumirem formas "humanas", mas ainda sim possuíam uma boa parte deste poder. No universo de Tolkien ao meu ver os "poderes" são nada mais do que o "remanejamento" dos elementos da natureza, dessa forma Gandalf poderia acender facilmente seu cajada "remanejando" estes elementos ou simplesmente canalizando sua energia nele, assim como fez Sauron quando transferiu parte de seu poder para o Um quando o fez.

Certo, e, no entanto, quando Gandalf usa sua luz para afastar os Nazgûl e salvar as tropas que recuavam de Osgiliath o mago não usa seu cajado. Isso sugere que, quando retornou como o Branco, ele não era mais um Istar comum e desprovido de grande parte de seus poderes (mas sim um Maia em todo o seu poder e glória), visto que como o Cinzento o cajado está presente sempre que o mago faz seus encantamentos, mas o mesmo não se observa quando Gandalf retorna como o Branco, apesar de ainda ter um cajado, e de o usar em encantos mais poderosos, como quando libertou Théoden da influência maligna de Saruman e Gríma.
 
O que acontece é o seguinte: todos os cajados dos magos possuem uma pedra ou um cristal na sua ponta, ou seja, um cravo. Os cajados dos magos possuem um poder próprio, que lhes foi dado quando foram criados. Os cajados também servem como forma dos magos canalizarem os seus poderes, mas mesmo sem os cajados os magos podem lançar feitiços, como é dito no O Hobbit, quando Gandalf mata os orcs com um raio nas montanhas ou no próprio livro do Senhor dos Anéis, quando ele afasta os nâzgul com a luz que sai de sua mão. O fato de Gandalf ter se tornado o Branco não faz com que ele se torne independente do seu cajado nem que ele possa utilizar os seus poderes de Maia. Quando ele se tornou o Branco, ele se tornou mais poderoso e seus poderes se amplificaram, sem falar que seus poderes da luz e de cura se tornaram mais fortes. Existem duas formas de magia: a arcana, que é utilizada pelos magos e feiticeiros e também pelas criaturas mágicas, que provém do estudo (no caso dos magos) ou do sangue (no caso dos feiticeiros e criaturas mágicas, em que a fonte de seus poderes são eles mesmos), e a magia divina, que provém dos deuses (no caso, Eru Ilúvatar, os Valar e os próprio Maiar). Como Gandalf era um Maia, ele poderia se utilizar de alguns de seus poderes divinos, mas não todos, pois não viera em sua forma "angelical", como Sauron (esta é a razão de Sauron ser mais poderoso que os Istari na Terra-Média), e também de seus poderes arcanos, que lhes foi incorporado pelo estudo e da prática (por isso são chamados de Magos). Irei explicar no Tópico Os Cajados dos Magos um pouco mais sobre estes artefatos e darei também uma explicação mais detalhada sobre como ele fazia para acender o cajado.
 
Guri, não confunda Tolkien e D&D.

Toda a magia de SdA e cia provém da subcriatividade, inerente ao ser. Não existem essas diferenças D&Dísticas de magia arcana, divina etc nas obras de Tolkien.

E os Istari não "estudavam" magia. Como já mencionei, a magia na TM (etc) provinha do próprio indivíduo, e não de estudo algum. A prática podia ajudar a desenvolver, mas acredito que mais no caso dos elfos e outras criaturas que possuiam acesso a esse poder, mas creio que não fazia muita diferença para alguém da raça dos Ainur, como Olórin, cujo poder já estava em seu auge, sendo apenas limitado pelo Hröa.

Quando Gandalf retorna, ele o faz em um Fána, ou seja, a mesma "forma angelical" de Sauron, Morgoth e cia, que limita bem menos seus poderes, e é por isso que ele está mais poderoso.

E Sauron ser mais poderoso está primeiramente relacionado ao fato de ele ser um Maia mais poderoso do que qualquer um dos Istari, e não à sua forma física. Por isso que, mesmo após retornar em um Fána, Gandalf continua não sendo páreo para ele.
 
Era mágica pura do mago!
Ele usava seu poder pra projetar luz de seu cajado, se prestarem atenção de que ele modificava, acendia, apagava a vontade a luz do mesmo, dá pra ser ver que tal luz emanava de seu próprio poder.
Assim como alem de luz ele projetou calor, quando acendeu a fogo na passagem da montanha.
 
HUm.. boa questão essa que vc levantou. Eu sempre imaginei um cristal na ponta do cajado mesmo, mas talvez haja uma mescla de magia com jogos de reflexão do cristal...
 
Pra mim o cajado naum tinha cristal nenhum mais alem de canalizar o poder dos istari ele tambem devia conter um poko de poderja que o saruman comenta que seria uma grande ambissao ter os 5 caajados mais talvez eles soh fossem canalizadores do poder ja que o de gandalf partiu no meio depois de quebrar a ponte oq pod mostrar q era soh um objeto comum
 
Era mágica pura do mago!
Ele usava seu poder pra projetar luz de seu cajado, se prestarem atenção de que ele modificava, acendia, apagava a vontade a luz do mesmo, dá pra ser ver que tal luz emanava de seu próprio poder.
Assim como alem de luz ele projetou calor, quando acendeu a fogo na passagem da montanha.

Eu concordo com o Roger, era pura mágica do mago!!!:yep:
 
Simples, ele era um maia com poderes. Isso já era o bastante para ele acender o cajado como outras mágicas caso fossem necessários.

Um maia num estilo de mago, com conhecimento e poder.
 
Lá atrás escreveram que Gandalf, quando era o cinzento ainda, utilizava um cristal na ponta de seu cajado ... após retornar como O branco, não usava mais, pois não precisava ...

Mas, estas suposições - de usar ou não um cristal na ponta - podem se generalizar em TODOS os Istari ... lembrem-se que Saruman, pelo filme, também possuía um cristal na ponta de seu cajado, e ele era um branco (é claro que Gandalf, o Branco era mais poderoso que Saruman, mas esta comparação vale para afirmar o uso dos cajados em si e dos cristais).

Em minha opinião, o cajado em si já basta, e aqui uso de opinião pessoal ... não posso deixar de utilizar alguns conceitos de RPG e CIA para tentar exclarecer esta questão ... pois sabemos que os Istari podem utilizar seus poderes sem os cajados, mas digamos que os cajados - assim como fazem os magos do RPG - canalizam sim seus poderes ... se não fosse por isso, Língua-de-Cobra não teria ordenado aos guardas para impedirem Gandalf adentrar no salão de Théoden com seu cajado ... e nem mesmo Gandalf, em Orthanc, teria sugerido tomar o cajado de Saruman e somente devolê-lo após provar sua redenção ( e também não teria necessidade em destruir o cajado dele).

Enfim, acho que desviei do assunto, mas acredito que não precise de cristal, pois tem uma parte em que avistam um mago na floresta de Fangorn, e pelo que me lembro - tenho que ler esta parte novamente - ele EMITIA uma luz branca ... ou seja, não pracisava canalizar em cristal nenhum ... filme é que utilizou da mitologia dos magos e da bruxaria para lapidar a história de Tolkien.
 
Eu acho que e magia tambem, e tambem como disse o meu amigo acima.
Com quase absoluta certeza, um mago precisa de seu cajado pa canalizar poder sim, pois se nao precisa-se de um cajado pra que eles iriam fica carregando aquilo.
 
Pensem no acendimento do cajado de Gandalf como acender um cigarro...
Primeiro ele tem que procurar o fogo, no caso seria seu fogo interior ou seu poder de Maia.
Depois deveria implicar uma força para acender...:mrgreen:
Pode parecer que estrou falando asneira, mas faz sentido:think:
:lol:
 
Se bem que em "O retorno do Rei" fala que Gandalf apenas levantou sua mão e lançou um feixe de luz na direção dos Nazgul ...

Mas, levando em consideração o filme em si ... mantenho o que disse a respeito do cajado.
 
Gandalf apareceu com o aspecto de um homem, velho, porém vigoroso, e mudou pouco com o passar dos anos, só envelhecendo com vagar, embora grandes preocupações pesassem sobre ele. Possuía enorme sabedoria e muitos poderes mentais e manuais. E por muito tempo viajou por toda parte entre elfos e homens.

Bem, creio que ele, sendo um poderoso Maiar de Manwë, manifestava seu poder dele mesmo, não de seu cajado. Acredito que tal cajado servia só como uma arma. Pois Tolkien não criou Senhor dos Anéis como um RPG no qual Magos só usam cajados que dão habilidades de usar determinadas magias mais facilmente e dão + 5 de INT. O poder de Gandalf vinha dele, como foi dito antes a luz emanou de sua mão, não do cajado como no filme... Somente digo uma coisa: "Valeu Peter Jackson por criar mais uma confusão."
 
"Valeu Peter Jackson por criar mais uma confusão."

Agradeço a Deus todas as noites por ter colocado Peter Jackson e sua sabedoria no mundo ... o que seria de nós sem ele para que entendamos SDA???

Mas é isso, terei que reler a parte das Minas de Moria para saber o que ele utilizou para produzir luz ...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo