• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como escolher?

A título de curiosidade, segundo as pessoas que estudam o mercado editorial brasileiro, o maior vendedor de livros é o amigo. Mesmo quem vai na livraria para ter aquele prazer indescritível de ter o livro nas mãos antes de levá-lo para casa prioriza livros que alguém próximo leu e gostou.

Faz todo o sentido. Além de geralmente haver uma similaridade de gostos, ler o mesmo livro dá a oportunidade de comentar um com o outro, criar assunto para uma conversa e manter os laços.
 
Buenas, um livro leva ao a outro... às vezes estou lendo um livro tão bom que procuro outros títulos do mesmo autor ou livros do mesmo gênero, e se a obra fizer parte de uma série eu continuo lendo a tal série.

Mas eu sempre procuro ler aquilo que tenho na minha estante, apesar de comprar muito mais livros do que dou conta para ler. E como curso universidade, muito da minha leitura vem das indicações/solicitações dos professores.

Além disso, procuro pelos clássicos, aqueles considerados essenciais na formação de todo leitor.

E nos últimos dois anos tenho adotado um sistema bem interessante, o Desafio Literário. Ele funciona como uma espécie de meme entre blogueiros com uma lista de 12 temas, um por mês, para escolhermos um ou mais livros em cada categoria para lermos ao longo do ano. E opto por encaixar as leituras pendentes da minha humilde biblioteca nos temas, assim eu diminuo a fila de livros comprados e não lidos.
 
Eu coloco no Skoob na ordem em que aparecem para ler, assim eu meio que fico preso (me prendo) me forçando a ler se não eu me deslumbro e não leio nenhum.
 
Eu vou no instinto puro e simples [falando claro de livros que não são famosos / estão na moda].

Eu costumava dar sorte ao escolher livros assim na Americanas [agora tá mais difícil].

Geralmente a capa ou o título me chama a atenção, puxa meu olhar. Muitas vezes isso acontece porque eu identifico claramente que é de um gênero / assunto que gosto / me interessa.
Aí eu leio a sinopse na contra capa.Mesmo estando lacrado, não me arrependi de nenhum.

Alguns tive interesse, registrei na memória ou anotei em algum lugar pra comprar depois - faltava grana no momento que vi o livro - e algum tempo depois o livro acabou ficando famoso.
Um exemplo é Eragon. Eu vi ele numa livraria muito antes de começar o "zumzumzum", devia ter acabado de lançar... a imagem da Saphira e o título estranho em letra dourada me chamaram a atenção porque amo dragões. Mas só tive a oportunidade de comprar e ler muito tempo depois de ter saído o filme.

Livros que eu comprei no instinto na Americanas [geralmente bons, grandes e a 10 conto!]:

  • A Última Guerreira - Steven Pressfield
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Helena de Tróia - Claudio Mello e Sousa [acabou me quebrando um galhão na facul depois]
  • Einstein Viveu Aqui - Abraham Pais [comprei, mas ainda não li]
  • A Exceção - Christian Jungersen
  • Feios - Scott Westerfeld [primeiro da série, que vi por acaso e AMEI! Tinha ido apenas para comprar 'A Exceção' que tinha visto outro dia]


O outro meio de selecionar é igual ao que o resto do pessoal comentou aqui: ou o livro já é famoso ou algum amigo / familiar me indicou. O que nem sempre é tão eficiente [o último me deixou traumatizada].
 
Última edição:
Basicamente vou pelas resenhas, que eu encontro aleatoriamente em qualquer revista, jornal ou Internet.

Não sou fiel a indicações de amigos e parentes próximos. Vou mais pelo meu instinto mesmo.
 
Depende muito, como o Thui comentou...

Se for pra pegar na biblioteca, as vezes eu nem pesquiso antes, vou e dou uma olhada, leio a sinopse, algum trecho...se eu gostar levo, e for ruim é só trocar! ;)

Pra comprar, eu geralmente pesquiso um pouco mais. Leio Algo sobre a obra e o autor na net, ou mesmo pego referências com amigos e tal...Agora quando se trata de sebo, eu não costumo pesquisar tanto assim também. Geralmente compro coisas mais conhecidas que eu tinha vontade de ler mas faltou a oportunidade entretanto não é rega, as vezes tbm pego umas coisas desconhecidas s/a, e se eu não gostar eu vendo pro sebo outra vez e tá tudo certo.

O mais importante da literatura é surpreender-se...As vezes não é porque falta informação sobre o livro/autor que a obra não seja boa. Dar uma chance pros desconhecidos pode ser uma aventura muito agradável!
 
Última edição:
Parafraseando o Sr. Olivaras... o livro escolhe o leitor. E eu escolho os piores momentos para postar. Estou com sono, e, no momento, escolho a minha cama. E, para ler na minha cama, escolho O lago sagrado, da Margaret Atwood (adoro essa escritora!). É uma releitura necessária, já que não lembro nada, exatamente nada, desse livro. Se eu estivesse levantando, e não me deitando, talvez escolhesse O Pequeno Príncipe. É um bom livro para se começar o dia, com ou sem raios de sol. De preferência, sem raios de sol, obrigada. À tarde, bem de tardezinha, eu gosto de ler poemas. Eles são como um rito de passagem, meio que fazem a passagem da manhã para a noite. E o fazem com maestria.

Enfim, acho que o "como escolher?" passa pelo "por que escolher?". Eu não tenho uma regra para isso; não é algo tão poético quanto fiz parecer no parágrafo anterior. A verdade é que a escolha é feita com base nos espaços que consigo entre uma leitura obrigatória e outra (do Mestrado). A partir disso, tanto posso pegar, aleatoriamente, algum dos livros que tenho guardados esperando para serem lidos quanto posso ignorar, solenemente, a existência deles e ir ao sebo buscar o livro que me agradar. Nesse processo posso começar a ler uns três livros ao mesmo tempo e prosseguir com a leitura daquele que conseguiu prender a minha atenção mais rapidamente. A minha regra de escolha de leitura é a seguinte: não há regra, há prazer.
 
Minhas escolhas são meio aleatórias...
As vezes por indicação, as vezes por curiosidade...
Eu tenho um problema sério com sinopses!
elas geralmente são malfeitas.
Contam demais ou não contam nada!
Parece q quem fez a sinopse não leu o livro ou só achou aquele fato importante, ao invés de manter segredo e não me colocar um spoiler logo na capa do livro.

Prefiro aqueles comentários, geralmente de jornais e revistas na capa que dizem:perfeito, arrebatador, horripilante kkkkkkkkkkk Assim já sei o q esperar!

Mas eu sou blogueira literária né.. Então o que q eu faço? O q toda blogueira faz, vai num blog de confiança e lê a resenha, ou pergunta p/ uma outra blogueira de confiança se vale a pena.


Mas eu sou uma leitora má! Eu escolho livro pela capa! Capas sempre me chamam muito a atenção! A capa de Fallen da Lauren Kate me deixa louca!!!! Amo ela! textura, imagem,fonte, tudo!!
 
É realmente uma questão que nem eu me entendo!

Geralmente sou eclética, somente excluindo livros de terror, que não me cativam. As vezes por indicação de professore,s que me olham e dizem:
-AInn, lê o tall..... que é lindo, ou
-Nossa, tu precisas ler, é emocionante a aventura...

As vezes por eu estar afim de pegar um livro em outra biblioteca tenh oqeu reservar pela net, aí olho alguns de fantasia, vejo umas criticas, na maioria se forem de que é ruim eu vou no livro (hahahahaha) só pra bater no contra e ver se é realmente, e muitas vezes eram bons.
Sinopses, eu sempre leio, até ajudam, mas as vezes não falam nada.
Sempre digo que escolher um livro é coisa de momento, depende do que sente saudade, de batalha ou de filosofar, de crítico a sociedade ou algo que só relaxe...
 
Como a vida é muita curta pra perder horas e horas com um livro medíocre ou pior, enquanto a gente poderia estar lendo algo ótimo, quanto mais recomendações de fontes diferentes, pra mim melhor. :P

Além de recomendações de amigos e críticas lidas por aí, eu costumo ver listas de melhores livros por gênero ou sei lá na internet. Eu já tenho várias listas de referência para os clássicos:
Great Books Lists (lista de listas): http://www.interleaves.org/~rteeter/greatbks.html
The Western Canon by Harold Bloom: http://www.interleaves.org/~rteeter/grtbloom.html
Great Books of the Western World (como editor, Mortimer Adler): http://en.wikipedia.org/wiki/Great_Books_of_the_Western_World
Harvard Classics: http://en.wikipedia.org/wiki/Harvard_Classics
Directed Studies at Yale University: http://en.wikipedia.org/wiki/Directed_Studies_at_Yale_University
List of important publications in philosophy: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_important_publications_in_philosophy
The Fifty Worst (and Best) Books of the Century: http://www.mmisi.org/ir/35_01/50worst.pdf

Wikipedia é sempre uma boa fonte. É só olhar as páginas de prêmios de literatura relacionadas ao que você quer, ou as listinhas de "influenced by" e "influenced" (influências e influenciados). Google (ex: "melhores tragédias gregas", "top gay cowboy books of all time", "best book covers ever") e esses sites de livros como skoob e goodreads (meu goodreads: http://www.goodreads.com/user/show/5514836-matheus-lacerda-de-freitas) também são bons, no goodreads tem listas de usuários e listas abertas para votação.

Outras listas que gosto:
The Big Read (BBC): http://www.bbc.co.uk/arts/bigread/top100.shtml
Top 100 Sci-Fi Books: http://scifilists.sffjazz.com/lists_books_rank1.html

Outra ótima fonte de indicação de livros é este fórum, mas isto todos aqui já sabemos bem. ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo