1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como escolher?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Kainof, 10 Mar 2008.

  1. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Existem livros demais! :ahhh:

    Vocês não ficam doidos, ansiosos pra se decidir qual será o próximo livro a ser lido? Como fazem essa escolha terrível? Resenhas? Indicações? Trechos lidos em outros livros? Como?
     
  2. Amani

    Amani Usuário

    Nossa! Eu realmente fico aérea. Até quando leio um, penso em ler o outro! xD
    Na hora da escolha eu pergunto pra amigos, leio sinopses na internet, pesquiso o autor...
    Mas acabo lendo vários de uma vez só da mesma forma. :dente:
     
  3. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Bom, eu me baseio em indicações que vejo em fóruns, comunidades..., sobre obras dentro dos estilos que mais gosto. Vejo quais são as mais bem-conceituadas, consideradas "essenciais" pra quem gosta do gênero, e assim escolho qual ler primeiro.
     
    Última edição: 10 Mar 2008
  4. Kainof, você pegou o âmago da coisa!

    Não é horrível chegar num determinado lugar que (não necessariamente uma livraria) vende livros e vê-los todos, pedindo prá serem comprados, prá serem lidos...?!?

    Eu morro... Eu fico tão desbaratinada, que fico com vontade de comprar até aqueles que eu sei que não vão me acrescentar nenhum conhecimento novo. Hoje eu tenho que reconhecer, sou compulsiva por livros.

    Então eu precisei dar um basta nisso (estava acabando com meu orçamento na hora das compras do super-mercado!)! Hoje só compro pela internet. Mas para você ver que a coisa é terrível, minha cesta de compra sempre está cheia... E acabo visitando o site umas 3 vezes por semana... Não tenho jeito...!

    A resposta (isso acima foi só um desabafo!):

    Eu freqüento essa secção da Valinor, porque sei que aqui tem muita gente que lê muuiiiittooo, então eu leio o que o pessoal está postando. Mas antes, eu ficava umas trocentas horas na livraria, pegando um livro, pegando outro, lendo a contra-capa, olhando o nome do escritor, paginando o livro, olhando de novo o nome do autor, vendo os capítulos, olhando a capa de novo, lendo novamente a contra-capa, vendo quantas páginas tem, olhando o preço...

    (terrível né?!? É esse ritual toda vez que vou comprar, e com todos os livros!)

    Continuo fazendo isso. Vejo os lançamentos. Hoje como compro on-line, dou uma pesquisada no Google antes: Vejo quem é o escritor, que outras obras ele fez, o resumo da história...

    E outra coisa essêncial: Fico segurando o livro, olhando, vendo que energia ele passa prá mim. (Eu sei... ridículo né?! Mas é sempre assim!)

    Se ele me disser que é prá comprar eu compro!

    Mas tem os assuntos básicos que se eu encontro, compro sem nem pensar: Mitologia, História, Geografia, Biografia. Esses eu compro sem pensar muito.

    Por isso, passo longe das gôndulas de livros do super-mercado! Sou um perigo. E outra coisa. Minhas compras que duram no máximo 1 hora, com a compra dos livros, sei lá, umas 3 ou 4 horas?!?

    Assim não dá...!
     
    Última edição: 11 Mar 2008
  5. Feanari

    Feanari I say... fuck 'em all!

    Eu faço o q a Sara faz tbm...

    Mas eu me deixo levar pelo autor... Se eu já li algo de um cara, as chances de eu ler outra coisa dele logo logo são enormes....=D
     
  6. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Eu tenho a mania de comprar livro ao vivo. Dificilmente encomendo e nunca compro pela internet. Então gosto de pegar o livro na mão e futricar nele antes de levar pra casa.

    Ultimamente esse fórum tem me dado dicas muito boas de leitura.

    Eu faço exatamente isso! Voltinha na livraria e sebos é praticamente um programa pro fim de semana de tanto tempo que eu passo lá. Mas de tantas vezes que eu vou, agora eu levo menos tempo lá dentro porque meio que já sei que livros tem e quais não tem.

    Feiras de livros então? Horas a fio!

    Eu sou exatamente o contrário. Se eu leio um autor, fico com vontade de ler outro. Pra ter mais variedade de assunto, estilo, etc. Muito raramente pego duas obras do mesmo autor assim uma atrás da outra.

    Claro que a longo prazo, acabo retornando para aquele autor que eu gostei pra ler mais coisas dele.
     
  7. Feanari

    Feanari I say... fuck 'em all!

    Mas e séries?
    :O
    Como vc faz?
    Ex: Um dos meus autores favoritos eh o Cornwell, q basicamente só escreve séries... não tem como não ler os outros XD
     
  8. Bê

    Usuário

    Bom qndo é um livro com continuação eu vou lendo até trminar a história senão eu chego na biblioteca e vou olhando a capa, depois leio o resumo q vem na capa final e se gosto do resumo pego o livro9ate hj gostei d todos os livros q fiz assim) e indicação tb conta muito
     
  9. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Eu escolho de acordo com o meu humor do momento. Tipo, se estou "pra romance" eu leio um romance.

    Ou também: "pô, ainda não li esse livro?Como assim?"E pego pra ler. Pra mim isso é particularmente fácil, com os livros que tenho disponíveis simplesmente pq meu padrasto era professor de letras.

    Ah, também recorro a listas de livros que quero ler.

    Ou: leio um livro, aí tem algum outro que de alguma forma se relaciona com o tema/autor do primeiro, aí leio o segundo.

    Ah, indicações de amigos tb influenciam ^^

    E reviews e tals =p
     
    Última edição: 13 Mar 2008
  10. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Quando vocês lêem resenhas, pegam qualquer uma na internet ou procuram aquelas de especialistas em bancas e livros de referência?

    Sigo a minha tendência de ler só um livro...
    O Cornwell por exemplo eu só li "O Arqueiro" e "O Rei do Inverno". Não que eu não tenha gostado, peolo contrário. Mas é que é o mesmo tema. Fico ansioso pra ler coisas diferentes.
    As únicas séries que eu li uma atrás da outra foram "Brumas de Avalon" (eu estava beeeem desocupado) e SdA.
     
  11. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Eu escolho meus livros meio na sorte! Normalmente são grandes títulos, escritores já consagrados e tal.
    Por exemplo, agora no começo do ano, comprei "O Médico e o Monstro", "Drácula" e "Frankstein". Ano passado foi a coleção do Sherlock Holmes e assim vai!
    Mas é muito difícil eu ESCOLHER os livros, pois a maior parte das vezes eu os GANHO! :mrgreen:
     
  12. Feanari

    Feanari I say... fuck 'em all!

    Pra mim, indicação só conta se eu confiar MUITO no gosto da pessoa =D
    Eu tbm ganho, mas as pessoas me conhecem e super sabem os livros q eu gosto :lol:
     
  13. Thui

    Thui Bezerrinhos do mundo, uni-vos!

    Se é pra compar, pesquiso muito antes.

    Agora, se é pra pegar na biblioteca... pfff
    Digito um assunto na pesquisa e vou atrás... pego uns cinco livros, leio a sinopse de cada um e seleciono.

    Nem sempre dá certo, mas não custa nada voltar à biblioteca ^^
     
  14. zannah

    zannah The Red

    Geralmente eu escolho os livros q vou ler de acordo c meu estado de espírito no dia. Mas, fazer uma lista do que pretendo ler também ajuda...
     
  15. CamiLa

    CamiLa Usuário

    Depende muito mesmo do estado de espírito,e eu vou muito por autores que eu admiro e ja tenha lido algo a respeito.
     
  16. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Bem, eu participo de um fórum, o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , sabe?

    Como lá só se fala de livro, muitos comentários me fazem ter vontade de ler um certa obra, então eu coloco o nome do livro numa lista. :D

    Mas também tem sempre aquela coisa do querer ler mais um livro de tal autor, ou descobrir outro só porque alguém disse que é parecido com algo que já li e gostei.
     
  17. Aira/Jackie

    Aira/Jackie Quero abraçar um

    Bom, eu sou uma leitora voraz! Já li mais de 48 livros em um ano! Realmente tem muita coisa e a gente fica louco na hora de escolher. Eu procuro ler as resenhas, mesmo dos livros que me indicam e também na internet no submarino e algumas outras lojas, eles disponibilizam o primeiro capítulo. É uma ótima forma de ver se vou com a cara do livro. Se não gostar da resenha ou do primeiro capítulo, nem dou bola. Mas também procuro ler tudo que algum autor que eu conheça (e goste!) escreve. Só tenho um problema: a cada livro que eu compro e sai da minha lista, outros 3 (pelo menos) são acrescentados! Haja grana!
    []s
     
  18. A Arlequina

    A Arlequina Sumida e inconstante

    Égua,eu também só compro assim!Logicamente,eu tenho dias e dias.Tem dias que eu vou já com uma ideia do que eu quero.Tem outros que eu simplesmente pergunto em quantas vezes eles parcelam no cartão.Adoro me meter numa livraria e sair de lá carregada de sacolas!!!!:yep:

    É Kainof,minha pequena raposa, eu também sei como é ficar um dia inteiro numa feira de livros!Te digo que não tem nada mais emocionante que topar, por acaso com um livro excelente, mesmo que não estivesses procurando por ele!!!Por isso também prefiro comprar ao vivo!
     
  19. moriel

    moriel Banned

    Normalmente só vou numa livraria se tenho algum livro em mente (caso contrário, simplesmente saio de lá sem um centavo :P)
    Para escolher o livro, vou ou pelo resumo, ou sigo recomendações de amigos/pessoas que têm gostos parecidos com o meu.
    Ou, as vezes, abuso da "piratarússia" e leio da net mesmo, aí é meio aleatório.
     
  20. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Mexericar naqueles balaios de feira cheios de livros velhos pra ver se salta uma coisa decente de lá é uma tarefa inglória pelo cansaço que causa e pela baixa porcentagem de aproveitamento. Mas nesse processo encontrar aquele livro, é uma emoção sem igual. Fico feliz pelo resto da semana (a felicidade está nas estranhas coisas simples da vida...). E após a leitura, me parece que a sensação é muito mais agradável.
     

Compartilhar