• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como era o comércio na Terra-Média?

Não acho que esteja enganado não, concordo com muito do que diz. a respeito da mineração, forja, plantio, caça...
a maior qualidade dos elfos era sua habilidade com tudo, então eles poderiam ter atividades de subsistencia e para venda tbm (o que eu não acredito que aconteça muito)
alias, só uma coisa, quem ensinou muito aos anoes fora Aulë, e as duas raças torcaram conhecimentos...[/quote]


Tem razão, amigo, os Noldor apenas trocaram conhecimento com os anões durante a segunda era. Valeu:cerva:
 
elfos cultivavam sim, mas eram também grandes ferreiros (não foram os Noldor quem ensinaram aos anões a arte da forja de ligas metálicas?) e também criavam gemas de rara beleza e tantos outros trabalhos que trocavam por tudo o que precisavam ou pelas moedas necessárias para conseguí-lo. não vamos esquecer que quem tem ouro ou minerou ou comerciou e, já em Gondolim, uma das artes claramente identificadas por Tolkien fopi a mineração. O maior capital dos elfos era a sua habilidade no que quer que fosse, e eles o empregavam e com isto ganhavam recompensas que sustentavam seus suntuosos banquetes. Além disto, eles caçavam e pescavam como os homens ou os anões (excessão feita aos elfos da floresta, que só caçavam as criaturas malignas que lá habitavam).
Por favor, me corrijam se estiver enganado!

Abraços;

Obrigada Alca, esclareceu bastante! :D

Depois que fiz a pergunta, aí eu mesma percebi que em toda a obra, Tolkien cita que os elfos eram grandes criadores e que assim poderiam comercializar com os seus feitos.

PS: poderia ser um assunto legal na lista, o que acha?? ;)

Cuio vae!
 
Vâmu, lá Alanië, já que vc deu a idéia, leva o tema que a gente comenta mais ainda por lá. Adoro este assunto!

Abraços, Alca
 
Tinha dinheiro sim, os hobbits PAGAM as cervejas e estadia em Bri. Apesar que não foi dito o nome da moeda usada (devia ser ouro que era padrão na Antiquidade - bom, até hoje é!).

Além disso não era só Gondor e Rohan que eram "evoluídos", se vc pensar em sentido burocrátuico os hobbits tinham um sistema bem desenvolvido de heranças por exemplo...

É verdade, haviam moedas a meu entender usadas como base de trocas comerciais entre os povos.
Agora, eu só não sei o nome dessas moedas usadas no comércio. Gostaria de saber quais são, se é possivel. :roll:
 
oropher, realmente sua pergunta é bem interessante...
mas mais interessante é pensar no quanto as obras do professor aguçam nossa imaginação a pensar em alguém mais além, ou melhor dizendo, algo que nunca foi explicitado em outros lugares (pelo menos nesse quesito eu nunca li nada a respeito).
enfim...
eu penso que cada local da TM tinha seu sistema de comércio ou permuta... apesar das diferenças existentes entre cada região da TM (cultural, racial, etc) e apesar de cada uma apresentar um tipo de desenvolvimento maior ou menos, creio que a ambientação toda era numa época comparada à medieval de nossa história, portanto, o comércio deveria ser feito por permuta... tudo era muito feudal...
 
Creio que o comércio era bem pequeno, mas existia(Bilbo esgotou todos os mercados e armazéns da região na festa do onzentésimo primeiro aniversário, Frodo e cia. pagaram pela estadia em Bri...)e na época da Guerra do Anel não era muito sensato sair de sua terra sem um bom motivo, então na época da trilogia creio que o comércio diminuiu bastante.
E importação/exportação? Existia na Terra-Média será?
 
importação/exportação existiam sim!
os elfos da floresta das trevas importavam vinho para os homens da cidade do lago (ou vice versa? não me lembro! rs)...
mas acho que é isso mesmo! :)
 
Bom, havia muitos reinos, povos, cidades, impérios, etc, na Terra-Média. E se sabe que eles comercializavam. Saruman comprava erva-de-fumo do condado, e Valle fabricou os foguetes da festa do Bilbo (mas não diz se eles foram comprados ou dados).
Gondor e Rohan, por exemplo, pareciam ser bem...evoluídos,e já deviam ter desenvolvido algum tipo de comércio mais avançado.

Mas, enfim...existiam moedas? ou o comércio era feito apenas pela base de trocas?

Com certeza deveriam existir moedas. Em o Hobbit, comenta-se o fato dos homens da Cidade do Lago e os Elfos da Floresta realizarem comércio entre si, onde os homens vendiam vinho, manteiga e outros alimentos que o rei élfico consumia em seus banquetes, tendo em vista que os elfos não plantavam e pouco tinham o que colher da floresta. É comentado sobre impostos fluviais que os homens pagavam, mas não fala-se na forma de pagamento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo