1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como deixar livro antigo com cheiro mais agradável?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por imported_Japa, 30 Jan 2012.

1. imported_Japa

imported_Japa Usuário

Pessoal, beleza!?

Gosto de coisas antigas (móveis, carros e livros), mas livros antigos vêm acompanhados daquele cheirinho não muito agradável que nem sei descrever, não se parece com nada, parece com cheiro de livro antigoXDXDXD

Alguém já teve alguma experiência em tratar um livro antigo com algum produto? Pergunto porque pode existir alguém aqui que tenha trabalhado em restauração ou mesmo tenha feito experiência por conta e que deu certo.

Alguma dica?

2. imported_Rafa

imported_Rafa Usuário

Faz que nem eu: cravo da índia.
    Me disseram que cravo afasta insetos e outros, que usam em coleções de exsicatas, aí resolvi colocar... não sei se afasta, mas tipo, fica aquele cheirinho no livro. Dizem pra colocar canela em pau também.

3. Anica

Anica Usuário

tem que tomar cuidado com coisas assim, pq com o tempo a umidade disso passa para o livro (poisé, parece seco mas tem um tico de umidade). até aquele hábito fofo de colocar uma flor dentro do livro pode arruinar a pagina depois.

4. Calib

Calib Visitante

Acenda uma vela aromática no ambiente antes de ler o livro. :D

5. Diva

Diva Usuário

Aproveitando o tópico, existe algum produto que espante bichinhos, insetos, sascoisas dos livros?

6. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

É uma coisa meio favelada, mas fazêoquê se funciona: eu uso aquelas amostras de perfumes, que você ganha pra fingir que vai comprar algo, como marca-páginas. Meu "A Literatura Portuguesa" do Massaud Moisés está devidamente aromatizado. E funciona mesmo, pode anotar. Se você pegar muitos, falando que é pra parentada, e colocar alguns cartões normais no mesmo cativeiro, it prints cheiro gostoso. Talvez para alguns o cheiro fique meio estranho... Mas eu acho uma boa.

7. G.

G. Ai, que preguiça!

acho que deixar um pouco o livro aberto, segurando-o ao sol, por pouco tempo, é claro, ajuda... eu fiz isso com um livro bem antigo e melhorou um pouco o cheiro( tbm não sei se tira o odor definitivamente, não tive paciência para proseeguir com o procedimento :dente:)...

8. Anica

Anica Usuário

de novo, o problema é a umidade. a longo prazo a página onde fica o papel de amostra de perfume ficará manchado, e o cheiro não permanece. sei disso pq fazia isso com meus diários.

9. Dr. Who

Dr. Who Lost User: Feynman

Manter o livro no sol por algum tempo costuma amenizar o cheiro, porém como efeito colateral as páginas podem amarelar mais. (acho!).

• Ótimo Ótimo x 1
  10. imported_Japa

imported_Japa Usuário

Essa do sol eu acho que tem lógica, pois devem existir ácaros que ajudam no cheiro característico dos livros antigos, mas ficar segurando é complicado a não ser que o caboclo queira pegar um bronze, pois ficará mais tostado que os livros. E tem também o problema dos passarinhos, às vezes eles resolvem batizar o livro que estou lendo embaixo das árvores:rofl:

11. Fernando Giacon

Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

O cheiro de livros antigos é realmente algo ruim. Eu costumava passar um pano úmido neles, e deixá-los torrando literalmente no sol. Esse odor é causado por fungos e bactérias, portanto, quanto mais sol tomarem, melhor irá ficar. Uma solução com vinagre também ajuda antes da exposição.

12. Zuleica

Zuleica Usuário

Tenho uma amiga antiquária que coloca "louro" e Cravos nas caixas em que guarda documentos antigos e nas estantes (fechadas). Ela enrola em papel de seda o que não quer que umedeça com os cheirinhos juntos (não dentro do livro).

Compartilhar