1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como criar uma lista apelativa de filmes

Tópico em 'Cinema' iniciado por Silenzio, 28 Jun 2007.

  1. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Imagino que a maioria do pessoal aqui utilize algum tipo de listagem para organizar os filmes que viu, as notas que deu, etc. Enquanto alguns devem utilizar o próprio fórum, acredito que outros utilizem algum software (o Gandalf por exemplo usava o Word nos Consensos de Música, o que me faz pensar que ele é algum tipo de maníaco). Eu sempre dei preferência pelao Excel, que apesar de não ser tão profissional quanto um Access para esse fim, acho muito mais amigável e prático.

    No entanto, eu estava com preguiça de ter que ficar digitando todas informações. Título do filme, ano, Diretor, etc etc, e ontem comecei a pensar numa forma mais prática de fazer. Primeiro tentei fazer minha lista em Excel se conectar ao IMDB e puxar automaticamente as informações, mas descobri que eu não entendia tanto assim de Excel (apenas o suficiente para saber que esse tipo de coisa é possível). Resolvi então procurar algum site que permitisse criação de listas, algo como um rateyourmusic.com para filmes. O Tisf indicou o próprio IMDB. Poxa, legal. Realmente facilitaria já que só precisaria acessar esse site e estaria tudo lá. Mas alguns fatos me incomodavam. A idéia de utilizar a escala 0 a 10 sem ser fracionada realmente não me agrada. Fora isso eu não tinha muitas opções nas edição de tabelas do IMDB.

    Foi então que recorri aos softwares específico. Primeiro trombei com um tal de IMDB-Grab, mas este apenas buscava algumas informações do IMDB (o tipo de coisa que eu não consegui fazer no Excel).
    Não servia. Dai descobri o Collectorz.com Movie Collector e minha vida mudou. Ele é um software para gerenciamento de coleção de DVD´s, mas serve totalmente para o fim que eu buscava. O bicho puxa simplesmente todas informações que existem no IDMB (e em outros sites, como Amazon, etc). Vem até o plot do filme.

    Eu podia definir as tabelas que iriam aparecer. Isso já era ótimo, mas eu acabei esbarrando no problema da escala utilizada no rank, que ia de 0 a 5, com intervalos, que acabavam deixando de 0 a 10. Mas o software é tão legal que permite edição de campos, dai bastou pegar um campo inútil (no meu caso Slot) e alterar para Nota, e usar a escala que eu quiser. Fiz o mesmo com outros campos e criei por exemplo o campo Destaque, para eu marcar algo como "Sequência final", "Virada na trama" entre outras coisas, caso eu esqueça na hora de fazer uma lista (coisa bem comum).

    Mas apesar do software gerar inclusive gráficos (oi Tisf) eu ainda queria ter a lista no Excel por achar mais fácil de trabalhar. Sem problema, bastou importar como .txt e utilizar a opção de Importar Dados do Excel que a tabela ficou perfeitinha.

    Mas ainda faltava uma coisa. Apesar de ter diminuido muito o trabalho, pois a função de adicionar filmes através do IMDB era muito prática, bastando digitar o nome do filme para ele buscar (e adicionar automaticamente caso só encontre uma referência) já com todas informaçõe disponíveis (incluindo pôster), eu ainda tinha que saber o título original do filme, o que as vezes me obrigava a fazer alguma consulta na internet. Para isso bastou eu alterar o site do IMDB de busca para akas.imdb.com, que ele irá procurar pelos outros títulos do filme. Assim, se eu digitar apenas Era Uma vez no Oeste ele automaticamente trará o filme C'era una volta il West.

    Perfeito.

    Na verdade eu só preciso descobrir agora como buscar por Diretor. Quando descobrir isso eu realmente precisarei largar o emprego.

    Sim, eu não sou uma pessoa normal, mas fica aqui a dica.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

    • 13217.jpg
      13217.jpg
      Tamanho do arquivo:
      69 KB
      Visualizações:
      1.391
    Última edição por um moderador: 28 Jun 2007
  2. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Caramba. Rox, vou poder acessar o imdb offline até. :D
     
  3. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Não não...o programa precisa estar conectado à internet para buscar as informações né :yep:
     
  4. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Aaah bom. Achei que fazia download do database e atualiza de vez em quando. Seria bem cool né?
     
  5. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Bom, conforme você adicionar os filmes, eles ficam no seu próprio banco de dados criado. Ou seja, você poderá acessar informações de todos os filmes que estiverem na sua lista. Estando desconectado apenas não poderá adicionar novos filmes (a não ser manualmente).

    E eu já achei o BD do IMDB de 2003 a venda por U$$ 8,00. Tinha até uma versão demo mas o link estava quebrado.
     
  6. TT1

    TT1 Dilbert

    :eek:

    De todo o database? :eek:
     
  7. Dirhil

    Dirhil Olha, Schroeder...

    Como diria a música do Rouge... "Nunca deixe de sonhaaaaaaar....."



    Baixei o programinha, dei uma fuçada e parece bem legal!! Já tentei criar tabelas no excel e no acces, mas usei no máximo 1 anos cada uma.....

    No fim das contas anoto tudo o que vejo em caderninhos mesmo =) Só o nome do filme e a nota.

    Mas se esse programa for legal.... dá pra passar tudo a limpo ^^
     
  8. Pips

    Pips Old School.

    Os meus caderninhos se perderam :-|

    Ou melhor, foram rabiscados pela minha queridissima irmã caçula.
     
  9. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Eu faço até hoje uma planilha no Excel com os filmes, desde 2004, com um gráfico de estatísticas mês a mês :D
     
  10. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Sim, eu sei. Por isso mesmo te citei no texto.
    Mas acredite, não tem nem comparação. Fora que você precisa ficar digitando essas informações. Eu não :obiggraz:

    Meus deus, o negócio é viciante. No momento estou colocando de capa e contra capa aquelas lançadas tipo na Alemanha, bem diferentonas e tal.
     
    Última edição por um moderador: 28 Jun 2007
  11. Fausto

    Fausto Lovely head

    Pelo que eu entendi, é de graça só até listar 50 filmes, ou não?

    Enfim, só esse akas.imdb.com já valeu a descoberta.
     
  12. Dirhil

    Dirhil Olha, Schroeder...

    Pelo que eu vi superficialmente, sim. Mas o Jedan já deve ter colocado mais de 50 filmes ali.... rs....

    Tem lugar para colocar título nacional??



    Ganhei :dance:
    Desde 1998 ^^
     
  13. Eu gosto mesmo é do IMDb. Só procuro o filme e lá estão todas as informações que preciso. Depois é só adicionar na minha lista. Mas esse programa é um bom achado se um dia eu conseguir ter uma boa coleção. Vai ser bem útil pra organizá-la.
     
  14. luizfar

    luizfar Tiger-striped cat

    Cade os programadores do fórum pra satisfazer os desejos dos usuários?
     
  15. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Tipo você?
     
  16. Dirhil

    Dirhil Olha, Schroeder...

    Jedan, só dá pra colocar 50 filmes né? Depois disso tem que comprar o programa, né?
     
  17. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Olha, eu comprei o meu de cara :dente:
    Mas já estou com 85 filmes lá.
    Estou colocando inclusive aqueles que ainda não vi e quero ver.
     
  18. Dirhil

    Dirhil Olha, Schroeder...

    Ahhh..... vc é boy :hanhan:
     
  19. luizfar

    luizfar Tiger-striped cat

    Ué, às vezes até rola.
    Mas pra fazer sozinho e de graça, que é a idéia, fica difícil de fazer algo mais complexo e em um tempo curto.
     
  20. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Sim, esse programa é bastante bom, eu uso-o há um tempo mas é mesmo para registar a colecção de DVD, não os filmes que vejo em si. Quando comecei a listar os meus DVD o ano passado usei o Excel, depois descobri um programa chamado Griffith que fazia mais ou menos isso que o MC faz, mas é bem menos funcional.

    Há uma coisa que eu gostaria de mudar para começar a registar todos os filmes. Não sabe se tem forma de alterar o sistema de "rating" Jedã? É que eu gosto de usar o 0-100 mas aí é de 1 a 5 estrelas. A única alternativa que vejo é colocar nas notas mas isso não é completamente disfuncional em termo de pesquisa.
     
    Última edição: 30 Jun 2007

Compartilhar