• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como conheceram Tolkien???

Um número da extinta Dragon Magazine, voltada para o D&D, de 1997, que eu guardo com carinho justamente por isso. Ela trazia uma matéria sobre "Tolkien, Senhor dos Anéis e dos hobbits". Era muito boa, apresentava Tolkien, dizia por alto quem foi, onde nasceu, o que fez, e como era uma revista de RPG, tratou de mostrá-lo como grande responsável, já que o D&D bebeu principalmente de lá mesmo.

No natal eu ganhei o Sociedade do Anel e o As Duas Torres. Hoje é isso aí. :)
 
Quando eu tinha oito anos minha mãe me deu para ler as Aventuras de Tom Bonbadill e juntamento deu ao meu irmao para ler o Senhor dos Aneis. Foi assim que eu tomei conhecimento de Tolkien, mas n sabia bem do que se tratava, pois não cheguei a ler as Aventuras (achei um bocado seca, so li 7 anos mais tarde).
Em 1997 fui a um campo de ferias que tinha como tema o SdA. Ai um ganhei o primeiro volume, mas so li um bocado. Nesse mesmo ano entrei numa livraria com um tio meu e vi o Silma, nunca o tinha visto mas sabia que era de Tolkien. Olhei para o livro e disse "Olha o Silmarrilion". Meu tio pegou, comprou e mo deu. Li-o todo nesse verão e foi o primeiro livro de Tokien que li.
Muito me ajudou o facto de minha mãe esse meu tio serem fãs do SdA.
 
Foi tudo ao acaso, mesmo.
Lá pro final de 98, quando eu estava começando a entrar numa das fases mais complicadas da minha vida, eu peguei o costume de passar um tempo depois das aulas de inglês dentro de livrarias, folheando os livros, pq era tanto problema prá minha cabecinha que eu precisava de uma fuga quase que como doente precisa de remédio.

Num desses dias, eu lembro que foi até um sábado, eu fui na Siciliano daqui de Copacabana e, na prateleira de literatura nórdica :eek: tinha um livro grosso, de capa azul, com um mago desenhado em dourado na capa... foi mais ou menos assim, eu olhei prá ele, ele olhou de volta prá mim, e foi amor à primeira vista! :grinlove:

Depois de quinze dias indo dia sim, dia não até a livraria prá ver se o livro continuava lá, eu finalmente consegui comprá-lo. Eu demorei mto prá lê-lo, quase seis meses, pq eu só procurava prá ler quando as coisas tavam difíceis, mesmo. Aliás, uma das minhas melhores lembranças da minha viagem do natal de 98 sou eu sentada embaixo de uma árvore, à tardinha, no bosquezinho atrás do hotel, lendo sobre Tom Bombadil... a única saudade que eu tenho desses dias é justamente as minhas viagens até essa terra linda de elfos e hobbits, e de viver junto com eles tantas aventuras, e perigos. Era um mundo mto mais bonito que este aqui em que vivo.... mesmo hj eu não consigo pensar diferente.
 
Revista Veja de dezembro de 2001 falava sobre o filme.
Fiquei curiosa e fui assistir.
Gostei e comprei o livro.
 
Eu tinha acabado de trancar a facul no começo do 3º ano e voltado p/ casa no interior...não tinha o q fazer então um amigo me passou uma cópia de um tal de Senhor dos Anéis...ele disse q eu poderia gostar...que tinha uma história legal e eram três livros...fiquei na dúvida enrolei mais de um mês p/ começar a ler então comecei e fui curtindo um pouquinho, daí comecei a ler p/ valer e não teve mais jeito...passava o dia lendo e ninguém conseguia me tirar do quarto ...hehehenão devolvi as cópias p/ meu amigo até comprar os meus livros...eu lembro direitinho...quando eu nem tava procurando muito pelos livros na livraria mas minha mãe me chamou e mostrou aquela edição azul...linda :grinlove:, olhei p/ cara dela, catei o livro e fui dreto p/ caixa:lol: :lol:
 
Pra ser sincera, já tinha ouvido falar do livro, cheguei a ver em algumas livrarias, mas nunca me interessei por completo. Depois comecei a vasculhar pela internet (que é meu forte), fui em outras livrarias, descobri o lançamento do filme e o site da Valinor. Só depois que assisti ao SdA no cinema é que realmente peguei fogo pra ter o livro, no dia seguinte estava eu pagando R$75,00 pelo volume único da Martins Fontes.
Até hoje eu leio, releio alguns trechos. Por completo, eu já li cinco vezes, sem interrupções, nem mesmo pra faze anotações. Amo desesperadamente, ñ empresto pra ninguém, cuido com maior cuidado, é uma preciosidade pra mim.
Hj? Bem, hj sou viciada em Tolkien, faço parte de algumas listas de discussão do Yahoo, do Fórum, tenho livros, tenho anotações, sites e mais sites sobre o assunto...sou uma "fãnática".
 
Em 99, quando eu jogava Zelda: Ocarina of Time, uma amiga comentou como o jogo era plágio de um livro que o pai dela gostava muito, chamado... uh, advinhem.
O pai dela contava a história de SdA pra ela, quando ela era menor e eu acabei me interessando e acabei comprando. Eu comecei a ler Sociedade 5 vezes, mas sempre acabava parando por algum motivo. :wall:
 
Eu adoro contar isso...

Foi uma série de conicidências. Nas férias do meio do ano de 2001 eu estava procurando algo para ler. Sempre tive hábito de ficar nas livrarias olhando os livros, era como eu passava bom tempo quando ia ao shopping. Comecei a notar que todas tinham um tal de Senhor dos Anéis em destaque na vitrine. O nome não me era estranho, mas eu não associei com nada na época.
Um certo dia, que eu tinha passado um tempão na livraria, eu fui ver maratona de Friends em casa (eita falta do que fazer) e eis que no episódio, o Chandler e o Ross estão falando sobre um amigo que tinha o apelido de Gandalf. Eles viram e perguntam para o Joey "mas vc nunca leu Senhor dos Anéis no segundo grau?" Lembrei direto dos livros na vitrine...
No dia seguinte eu estou na fila do supermercado e o cara na minha frente estava falando com a mãe como Senhor dos Anéis é bom, que ele queria comprar pela internet, que era mais barato. Decidi que aquilo era perseguição. Falei com uns amigos e descobri que eles tinham o livro, disseram que era bom (embora todos estivessem no começo dos livros e tenham enrolado séculos para terminar)
Comprei a edição em três volumes de uma vez só, pela net. Logo depois começou a greve na faculdade, mas mesmo assim levei um bom tempo para ler. Nesse meio tempo descobri que estavam fazendo um filme e mais para o fim do ano, comecei a me interessar pela produção. Depois disso as coisas seguiram um curso natural... li outros livros, conheci a Valinor e estou aqui até hoje...

Ah, um ps. depois eu descobri pq o nome do livro não me era estranho. Eu tinha lido (várias vezes) um livro do Arthur Clarke no qual ele compara uma das luas de júpter (Io) com Mordor.
 
Tolkien, eu conheci a muito tempo, mas não tive vontade de ler. Apenas neste ano comecei a ler, acabei O Hobbit e vou entrar no Senhor dos Anéis...
Estou gostando muito! :D
 
Quando eu tava com 8 meses na barrida da minha mãe ela disse: "quando vc nascer vou contar as historias de tolkien pra vc" :mrgreen:

nhe, nao resisti, mas vamos a minha historia!

Meu primeiro contato com Tolkien foi no RPG, na epoca q estava em "moda", q todos os meus primos resolveram comprar um tipo de rpg e agente começou a jogar alguns, ou ao menos tentar jogar alguns! A primeira vez q me deparei com algo tolkeniano foi a palavra Halfling, nos livros q vinham com o Dragon Quest, um rpg q meu primo ganhou de natal!
A gente chegou a perguntar aos nosso pais oq era isso mais ninguem sabia!
algum tempo depois, a gente começou a jogar com um visinho nosso GURSP Fantasia (só com ele q jogos de verdade sairam) dai algum dia ele falow sobre o pq da rivalidade entre Anões e Elfos, q eram historias antigas, uma guerras entre reinos deles e tal, e acho q chegou a mencionar Tolkien, mas nao estou certo, como quem tinah escrito alguma dessas historias!
Depois disso, muitos anos mais tardes, eu passei a ser tido na familia como o q gosta de ler, dai sempre q alguem lia um livro comentava comigo, então um dos meus primos falow q estava lendo o hobbit, o livro tava lá com ele, era emprestado de um amigo, e ele me prometeu q ia ver se ele me emprestava depois q terminasse de ler!
Eu fiquei curioso pra saber oq era hobbit, e ele explicou q era parecido com os tais halflings do RPG!

Então ele me emprestou o livro e eu destrui o livro em alguns dias! Ele ja tinha comentado comigo q o livro era uma especie de introdução pra uma trilogia, q ele ainda ano tinha lido, mas ia pegar com esse amigo pra ler, então eu fiquei esperando pra pegar os livros emprestado!
Mas o tempo foi passando, quase um ano, e nada de me emprestar os livros, dai na internet, conversando com uma amiga q morava do mesmo predio de uma garota da minha escola, ela disse q tinha o livro, só o primeiro, e q ainda nao tinha conseguido terminar de ler, mas era muito bom e tal! Ela me emprestou mesmo sem ter terminado ja q não estava lendo! E eu destrui mais um dos livros!
O legal era levar aquele tijolão (edição antiga da martins fontes) pra escola e ficar lendo no meio da sala de aula, sentado em cima de uma mesa, com a turma toda fazendo maior zona! Eu me imprecionava com minha capacidade de consentração! :mrgreen: mas o livro era bom mesmo!

Os outros dois livros finalmente consegui com o meu primo logo depois de terminar o primeiro, mas nessa epoca eu ja vasculhava varios sites sobre tolkien na net, lendo tudo q dava, não queria spoilers nem ver imagens q estragasse o resto da historia! :mrgreen:
Soube sobre o filme e fui acompanhando as noticias!
E achei tb uma tal de Calaquendi, um site muito bom por sinal! :wink:

O resto da historia nao faz mais parte desse topico, mas se vcs procurarem em algum topico sobre como conheceu a Valinor vcs vao achar o resto da historia! :mrgreen:
 
Comigo foi graças ao gordo barbudo do Peter Jackson.

Em meados de agosto de 2001, lá estava eu no cinema pra assitir um fiilme qualquer, quando me passa o trailer do SdA....aquele primeirão, que só quem tinha lido o livro entendia. Mesmo não sacando mta coisa da historia, eu resolvi que iria ler aquele livro...

E como eu tava em greve da federal, tempo era o que não faltava....depois de enrolar mt (por causa do preço), em novembro eu comprei a edição completa do SdA, li e.... :babar:
 
Merry disse:
Comigo foi graças ao gordo barbudo do Peter Jackson.

Em meados de agosto de 2001, lá estava eu no cinema pra assitir um fiilme qualquer, quando me passa o trailer do SdA....aquele primeirão, que só quem tinha lido o livro entendia. Mesmo não sacando mta coisa da historia, eu resolvi que iria ler aquele livro...

Ditto. :dance:

Depois disso, virei um consumidor afoito de Tolkien. Li tudo o que existia em português (meu inglês é sofrível :cry:), entrei em uma lista de discussão (Condado, do Mormegil) e só conheci a Valinor por causa do "tolkien.com.br".

Aí um dia o Deriel falou que precisava de algum programador na equipe, e cá estou eu hoje. :grinlove:
 
Meu irmão comprou o Sda lá pra 95 (eu acho :think: ), mas apenas no começo de 2000 que eu li. Foi numa época que fiquei doente, e não tinha animo pra fazer muita coisa... então pra passar um tempo eu queria um livro bemmmm grannndeee que eu imaginava que iria levar um tempão pra terminar. Foi aí que eu me lembrei do calhamaço que ficava dando poeira no quarto do meu irmão. :mrgreen:

Devorei o livro, li apenas em 8 dias... e logo depois eu li o Silm e o Hobbit. Dessa época é uma das poucas coisas que eu me lembro... mas a sensação que aquela leitura me causou, a imersão... nossa eu acho que nunca mais sentirei... fora a quantidade de lágrimas despejada em cima das páginas, principalmente do final do Sda e do Silm...

Logo depois veio a caça pela net. Frequentei um bando de páginas, encontrei bastante coisa... até que quando eu tava no TORN eu vi o link da Calaquendi... o resto já dá pra imaginar...

:D
 
Comigo também pelo RPG. Lá pelos meus nove anos eu jogava RPG e comprava revistas sobre, como a Dragão Brasil, e discutia sobre RPG. E sempre ouvia falar sobre o SdA, que era como uma lenda, o livro que tinha inspirado todos os RPGs! E tinha um grande amigo que tinha um irmão que já tinha lido, e ele mesmo já tinha lido o Hobbit. E me emprestou. Eu li o livro em três dias, e amei. Não tem como não gostar do Hobbit. :mrgreen: E me empolguei pra ler o SdA. Só que o SdA ele queria ler e não me emprestou. Então eu só comprei um ano depois, na bienal de 96. E foi uma coisa que me marcou profundamente. Engraçado que esse livro que me mostrou como RPG era ridículo. :mrgreen:

E foi pouco depois que eu acabei o RdR que começaram as especulações sobre o filme, e lançaram o Silma, e agora aqui estou eu. :)
 
Axu, que no começo do ano 2000, quando eu num tinha ouvido falar ainda de Tolkien. Comecei a me relacionar com uma galerinha do colégio que começou a falar constantemente sobre SDA, e também tinha um amigo que fikava desenhando o "Frodo e sua turma" hehehe... Por fim eu fiz minha mãe comprar a edição completa, e eu lí, obvio, e fikei totalmente apaixonada e viciada... Essa foi a minha história com Tolkien
 
Numa reportagem da Revista Sci-Fi News dando detalhes do elenco e uma pequena introdução da história isso em 99, não tenho certeza, pois foi na mesma epóca que vi na SET a mesma reportagem mínima que o Knolex viu, dai surgiu o interesse pela obra, mas como era complicado achar para vender, eu e meu irmão conseguimos o primeiro livro emprestado-aquela edição anterior a essa de 3 partes que ficou sendo a mais recente- como entrei na Valinor, ai só em 2002, mas o fórum eu observava desde 2000/2001.
 
Eu não faço a minima ideia. 8O

Durante a pré-produção dos filmes, antes de eu ver um dos livros ao vivo, eu já sabia que eram muito bons. Ai lançou o filme e eu me desatei a ler. :obiggraz:
 
Na revista Veja li sobre o filme, uma notinha pequena ainda, falando q os fâs de RPG do mundo todo estavam eufóricos pois iriam fazer um filme de OSDA,um dos livros mais lidos do mundo,tinha uma fotinha do Elijah de Frodo.Fiquei curiosa mas esqueci como tempo, até q vi o trailer de SDA, 8O fiquei sem fôlego no cinema, acho q sento q seria o melhor filme de todos os tempos (e para mim isto se confirmou),aí meu priminho com 10 anos vem passar as férias conosco e traz o livro, mas eu não quis ler, 1° porque seria tipo SPOILER,eu não queria saber o q iria acontecer no filme, 2°por que tava fazendo mestrado na época e tinha muita coisa para ler, meu primo sempre falando do mundo dos elfos, hobbits, tentando me convecer a ler , mas eu não quis. Bem, depois q vi o filme, tudo mudou,então, por isso agradeço PJ e já disse muitas vezes, mesmo se ele não fizer mais nada q preste (rezo q RDR não entre nesta lista) sempre serei grata por SDA (e agora tb por Gollum). Cheguei em casa depois do cinema e devorei o livro,só soltei quando acabei (madruguei lendo) e no outro diaainda tava na rede lendo, e o povo indo à praia, aí entrei no fórum do epipoca do OSDA,onde encontrei o Gil Galad, mas lá não conseguia a resposta pras minhas dúvidas, e acho q lá mesmo falaram deste site,Valinor, e aqui estou eu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo