1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como começar?

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por Knolex, 5 Jan 2003.

1. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

Pois bem. Esse tópico é uma idéia antiga minha, mas que graças à essa Mania de Heróis, se concretizou. Sempre fui fã e conehci as histórias dos Heróis de quadrinhos em seus princípios básicos(ou seja, o que passava em desenhos ou filmes), mas nunca fui leitor assíduo de HQs que não fossem infantis, principalmente Turma da Mônica.

Porém, por 3 vezes tentei me tornar um leitor fiel de quadrinhos de heróis. A primeira vez foi lá pelos idos de 1995, quando eu conheci e passei a adorar os X-Men, por causa do desenho. Comprei várias HQs dlees, mas qual não foi minha surpresa ao me deparar com os heróis que conheci, divididos em não sei quantos grupos, com caracte´ristica sd epersonalidaede totalmente diferentes do que eu conhecia(porém isso eu já esperava), e o pior, um histórico de quase 40 anos de acontecimentos. Era normal que fosse algo diferente(e melhor) do que o apresentado no desenho, mas a temática, estilo, etc, eram totalmente desfavoráveis a quem queria se tornar fã a partir dali.

Minha segunda tentativa foi uns 3, 4s depois disso. E até que deu certo a pricípio. Passei uns 6 meses comprando as revistas do Batman(eram 2, Batmane uma outra.. sei lá o que do morcego), . inicialmente, devido à popularidade do personagem em todos os meios, foi fácil de acompanhar, mas novamente, fatos que aconteceram no meio de 60 anos de Batman, voltaram a atrapalhar o acompanhamento dos fatos. E novamente desisti.

Minha terceira e última(pelo menos até agora) tentativa de adentrar os quadrinhos foi há alguns meses, quando vi na banca perot de casa, várias edições n° 1 da DC. Superman, Batman, Liga da Justiça, e mais outra sduas que esqueci o nome. Achei que com aquele reinício das revistas da DC no BRasil(por fatores financeiros pelo que eu soube), eu poderia finalmente começar e seguir junto nessas HQs. Mas para minha surpresa, era o início de uma saga, que já tinha um background nas edições e formatos anteriores, e que mesmo que desse pra eu ter um entendimento parcial da trama, as 5 revistas eram interligadas. Como poderia eu acomapnhar uma trama cujo background eu não acompanhei, vendo pelo ponto de vista de 5 títulos diferentes, cada um com seu background próprio, sem eu ao menos estar inserido com uma base no universo das HQs.

E é por isso que eu criei esse tópico. Pra sanar essa dúvida qu eu tenho, e que creio que muitos que tb passaram a se interessar por Heróis nessa Herói-Mania terão.

Como começar? Como virar leitor assíduo de quadrinhos sem ter a leitura prejudicada por décadas de background que certamente não terei acesso por completo?
    Como pode alguem começar d euma hora pra outra adentrar um universo tão complexo e interligado como esse sem se perder?

Acho que consegui explicar o que eu quero. Eu quero basicamente, quais passos seguir para poder aproveitar ao máximo so quadrinhos e me tornar fã a partir de agora.

2. Black Knight

Black Knight Usuário

Tópico perfeito Knolex, e é disso que eu sofro...por isso que, hj, as únicas coisas de revistas em quadrinhos que compro são os fumettis (que tem pouquissimas referencias a histórias passadas, mas mesmo quando tem normalmente não atrapalham) e Marvel Millenium: Homem Aranha, afinal, as historias do personagem estão meio "no começo", e o pouco que conheço me deixa entender as histórias...

Abraços !

3. Knolex

Exato. O profile básico dos heróis mais famosos qualquer um sabe, mas infelizmente não é o suficiente pra poder acompanhar com plenitude a trama.

4. V

V Saloon Keeper

Corram atrás de republicações e edições antigas.

Vão até um sebo. É o melhor que vocês podem fazer.

E procurem Graphic Novels e séries fechadas. Costumam ser muito mais interessantes pra quem não acompanha nada.

Mas se o interesse é mesmo acompanhar uma série, só o que posso dizer é: vão num sebo ou numa gibiteca e procurem coisas antigas. Além de ajudar a entender, geralmente as melhores histórias já foram contadas.

Bom, se alguém se interessa pelo Homem-Aranha, uma boa oportunidade: vcs ainda encontram nas bancas um especial do Aranha com as principais histórias da fase John Romita. Não ajuda muito pra acompanhar o personagem agora, mas ajuda bastante pra entender certas coisas. E agora ele tá numa fase meio que transitória, onde é fácil pegar a idéia da coisa.

Bom, falei do Aranha, talvez o Paulo ou mais alguém possa dar mais algumas dicas sobre o personagem.

Eu manjo mesmo é de X-Men. E posso dar conselhos sólidos, caso alguém esteja interessado em acompanhar. Bom, há poucos meses iniciou-se a fase de Grant Morrison aqui no Brasil. Também é meio que um período de transição, e apesar das referências a coisas passadas, tá simples de acompanhar. Essas histórias estão sendo publicadas pela Panini, na revista X-Men, e o grupo consiste de Ciclope, Fera, Jean, Wolverine e Emma Frost. Dá pra achar todas as revistas ainda.

Na revista X-Men Extra, tb da Panini, estão sendo publicadas as histórias da outra parte da equipe, chamada Extreme X-Men (Tempestade, Vampira, Bishop...). Não recomendo. A trama é confusa e vai parecer maçante para um leitor novato. Mas nessa mesma revista nós encontramos a X-Force, que eu recomendo profundamente. O arco de histórias começou do zero há pouco tempo, ainda dá pra achar as revistas nas bancas, vale mesmo a pena.

"Mas e as coisas antigas? Vou ter mesmo que ir num sebo, tio V?"

Não necessariamente. A Mithos publicou recentemente dois enormes volumes contendo uma compilação de uma das melhores fases dos X-Men, onde coisas muito decisivas e esclarecedoras aconteceram. Recomendo veementemente, é essencial ler essas histórias se você gosta de X-Men. Bom, a encadernação é tosca, o miolo é em preto-e-branco, mas a história está lá, e é isso q importa. Trata-se de X-Men Edição Histórica 1 e 2. Dois volumes de aproximadamente 270 páginas. Procurando um pouco ainda dá pra achar.

Caso vcs forem num sebo, procurem X-Men Classic, que a Abril publicou em formatinho. São histórias anteriores até a essas de "Edição Histórica", e dá pra entender muito bem. Aliás, é altamente recomendável, porque ali começa a fase Claremont, onde entraram Wolverine, Tempestade, Noturno e Colossus na equipe. Não tem como se perder.

Aliás, se alguém se dispor a acompanhar os X-Men e surgir alguma dúvida no percurso, posta lá no "Pergunte ao V", que eu garanto o esclarecimento. De X-Men, tem pouca coisa que eu não tenho.

Bom, chega de X-Men. caso alguém esteja interessado em acompanhar o Demolidor, uma boa notícia: ano que vem ele estará dividindo uma revista com o Hulk, que fará parte da linha econômica da Panini. Pra entender o personagem e eventos passados, procurem num sebo as minisséries Demolidor - O Homem Sem Medo (que conta a origem do herói) e Demolidor - A queda de Murdock (um dos melhores arcos de história, republicado recentemente pela Abril), ambos de Frank Miller.

Agora, o que eu recomendo mesmo é que vocês passem a acompanhar uma série nova, sem anos de background pra atrapalhar.

Todas as que eu citarei são bem fáceis de achar em bancas, desde a primeira edição.

- The Authority / Planetary - os dois títulos estão sendo publicados na mesma revista, pela Pandora Books. Apesar dos atrasos, vale muito a pena. Na minha humilde opinião, o melhor título regular da atualidade, aqui no Brasil, e tá na terceira edição!

Pra entender as histórias do Authority, é recomendável comprar tb a minissérie em duas edições Authority - Círculo do Medo, também facil de achar ainda.

- Lobo - pô, o Maioral! Não tem nem o que dizer. :mrgreen: Tá sendo publicado pela Brainstore, e dá pra achar desde a primeira edição. Pra entender o passado do Lobo, a minissérie Lobo - O Último Czarniano é tudo que vocês precisam. Foi publicada pela editora Globo e encontrável em sebos.

- Tom Strong - altamente recomendável, mas não pelo personagem-título, e sim pelo Top 10, que divide a revista com o mesmo. Top 10 é simplesmente a idéia mais criativa envolvendo pessoas com superpoderes dos últimos anos. Não vou falar mais nada. Vocês têm que ler. Tá na terceira edição, então não tem desculpa.

- 100 Balas - já tá lá pela décima-quinta edição, mas dá pra achar desde a primeira se souber onde procurar. Um dos melhores títulos do mundo, hoje em dia.

E agora chega. Já falei demais. Tem muito mais coisa por aí, e muito mais dicas que eu poderia dar, mas acho que já é um bom começo. Ah, não vou falar de DC, não é meu forte. :roll:

Só um detalhe: a maioria dos títulos que eu citei tem tópicos aqui no HQ. Lá vocês vão encontrar mais informações, dêem uma procurada.

5. Mr. Sandman

Mr. Sandman Usuário

Comecei a ler Batman na época que a Abril começou com as Revistas Premium. Realmente fiquei um pouco perdido no início, mas parei pra ver aonde iria encontrar informações sobre os personagens atuais que faziam parte do universo do morcego. E notei que boa parte vinha da "Queda do Morcego".
    Acessei o Mercado Livre e comprei toda a série: Pronto já passei a entender a origem de muitos personagens como Bane, Azrael...entre outros.
    Depois corri atrás de outros acontecimentos importantes como a morte do Robin, o momento em que Bárabara fica paralílita e etc.
    Outra fonte importante foram os fóruns! Pergunte, afinal essa é a melhor maneira de aprender.

O ideal é vc começar buscando revistas que expliquem o momento atual do que vc está lendo, depois procure revistas que ocasionaram mudanças significativas no universo que está lendo...depois já era!!!

Espero ter ajudado!

6. Guilbor

Guilbor Old Man

Bom pro HA a nova fase pode ser interessante pra quem quer começar a ler, ja que praticamente colocaram ele apartir de uma nova fase redirecioando as historias pra um envolvimento com situações do cotidiano mesclada com a fantasia dos quadrinhos é muito legal. Nada daquele negocio que tava acontecentdo com ele de novela mexicana......reclama da vida/bae em vilão/reclama da vida.

Agora se querem algo desde o começo sem muita coisa pra ficar procurando como referencia a melhor pedida é a serie Ultimate q a Panini ta publicando n a revista Marvel Millenium.

Uma mini-serie fechada e muito boa é a do Arqueiro -Verde que eu recomendo.

Fora essas as series citadas pelo V são excelentes para quem quer uma boa leitura sem ter que saber oque aconteceu com a personagem na decada de 60 pra entender.

7. V

V Saloon Keeper

Sim, a série Ultimate! Como pude esquecer?

Os Supremos rlz!!!!!!!!!!!!!!!

8. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

Caramba, detesto quando o V fala tudo que eu queria dizer :eek:

Só vou explicar meu caso então, como foi...

Quadrinhos para mim era X-Men, e o desenho da tv, ainda por cima. Aí, um dia um amigo me perguntou "Vc já sabe quem é o Massacre?". Aí, eu comprei.. acho que era a x-men (formatinho) nº118. Se não me engano... lá era revelada a identidade do Massacre. Fiquei curiosa para saber o que tinha acontecido antes e comecei a procurar em sebos. E acabou que fui lendo x-men de forma regressiva (?????) e sabe que funciona? Acompanhei um monte de arco de história de trás pra frente, de forma incompleta, o escambau. Mas dá para acompanhar sim. Não sei como, mas a gente acaba se familiarizando com os personagens... Por exemplo: quando eu comecei a ler x-men, o Homem Múltiplo já tinha morrido. Mas eu comprei a X Factor especial com a morte dele meses depois, e o efeito era como se.. como se estivesse lendo na ordem certa! (E gente... eu chorei :oops: )

9. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Hum, eu nunca tentei me aprofundar em HQs, mas eu tenho um monte aqui em casa e adoro ler quando posso. Mas como o Knolex falou, é ruim pegar pela metade, é bom comprar uma mini-série(como eu faço na maioria das vezes).

Mas eu nunca quis ser um viciado não. Talvez por preguiça de procurar e falta de dinheiro(ou alugo e compro filmes ou compro revistas, não dá pra ser os dois). Mas quem sabe, um dia eu posso me interessar mesmo... Quando tiver mais tempo.

10. Knolex

O contato mais profundo que eu posso dizer que tive com quadrinhos, foi o período que eu citei onde eu andei acompanhando o Batman, e cuja única saga que eu vi foi uma onde chegava uma espécie de Ebola a Gotham City.. bem legal..

Ah! Lembrei outra coisa que eu ia perguntar.. é impressão minha ou realmente o mercado das HQs é MUITO instável, e a qualquer momento tudo que está acontecendo nas tramas pode mudar completamente por motivos finaceiros, deixando mais arestas sem aparar?

11. Quisito

Quisito GOD

Eu tbm sempre quis me aprofundar no universo das HQs, porém sempre dava de cara com esses fatores e ficava meio perdido. Cheguei a assinar a DC Comics por 2 anos e durante esse tempo acompanhava alguma coisa (Tbm li a série do vírus Ebola).

Voltei a me interessar (e querer me aprofundar mais), faz pouco tempo! 3 semanas atrás antes de ir viajar, passei na livraria do aeroporto e lá dei de cara com a série 'V de Vingança' em dois volumes, além de outras Graphic Novels mais adultas como Do Inferno, etc.. Comprei e adorei! Por isso ainda senti mais vontade de pesquisar e saber mais sobre HQs. VOu dar uma procurada em sebos, livrarias e até mesmo bancas nessas aí que o V citou.

12. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

realmente knol...parabéns pelo tópico...

até me motivei a ler novamente as hq´s depois do que o V comentou...
    o único problema que eu vejo nessas HQ´s de superheróis tipo x-men é que eles fazem as histórias entrelaçadas com outras hq´s...e dae tem que ficar comprando várias outras tb...
    por exemplo: se eu for ler os x-men, de repente eles colocam elementos importantes pra trama em outra hq (sei lá...por exemplo : Homem-Aranha) e dae a gente tem que começar a ler lá tb...

Massacre foi mais ou menos assim...teve um hora que eu comprei uma revista num lembro nem de quem pq tinha relação com o massacre...e quando fui ver a única relação que tinha era um muro em uma das páginas pichado asim: " O Massacre está chegando"

13. Lord Ashram

Lord Ashram Denny Crane

A DC no Brasil é um caso mais complicado ainda, pois os títulos, além de virem todos compactados e embolados, são mais interligados do que os da Marvel, um depende bastante do outro. Além de muita coisa não ser publicada aqui, sendo que publicam só os "carros-chefes" da editora, como Batman, Super Homen e LJA (Liga da Justiça). Com isso muita coisa é cortada e pulada, faendo com que o entedimento das histórias fique complicado mesmo p/ quem acompanha há algum tempo.
    Um grande exemplo disso foi a tentativa da Abril de voltar ao formatinho. Acabou cortando e pulando várias histórias necessárias p/ compreender a saga que era interligada em todas as revistas que eram publicadas no momento.
    Temos que esperar e torcer p/ que a Panini faça um bom trabalho com o material da DC, p/ quem sabe, podermos acompanhar e entender tudo que é lançado por aqui sem ter que recorrer à internet p/ isso...
    Quem tiver na dúvida em comprar as mini-série do Arqueiro Verde que ta saindo agora, pode comprar numa boa, pois da p/ entender os acontecimentos sem muita pesquisa e a série está ótima!

E como o V falou, procurem nos sebos por edições antigas, ou mesmo procurem informações na internet. Existem diversos foruns, listas e páginas sobre quadrinhos por aí p/ esclarecer as dúvidas. Basta ter vontade que vc consegue se inteirar sobre o título que vc ta acompanhando, mesmo que fique perdio no início...

14. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

No final de todas as revistas da Marvel na época tinha tipo um checklist explicando a ordem certa para acompanhar os acontecimentos...

Caramba, ainda naum acredito que contei para vcs que chorei com a morte do Homem Múltiplo.......

15. Kyo

Kyo Big bad wolf

Tive um envolvimento maior com quadrinhos na época em que os X-men estavam prestes a entrar na saga: A Era do Apocalypse, e continuei acompanhando todas as publicações da Marvel a partir de então (peguei o Homem Aranha no meio da Saga do Clone e tal, ams com as edições especiais deu pra entender melhor), tive assinatura por uns anos, até que a Abril decidiu começar a pubicar as revistas no formato Premium, e acabei abandonando as HQs, e me dedicando aos mangás... QUando soube que outra editora iria pulbicar as sagas mais recentes da Marvel, pulando o lixo que haviam sido várias histórias, naum me animei, mas de uns tempos pra cá andei lendo alguns sites e revistas que falam sobre quadrinhos e tal, e acabei me interessando novamente, mas tenho dois poréns: Com a compra de mangás, a grana tá curta, e não acho em lugar algum essas revistas pra vender...

16. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

eu sei...o que me deixou indignado foi comprar a revista e a única conexão ser uma frase no muro... coisa mais nada a ver...

17. Pips

Pips Old School.

Ahhh eu tenho uma duvida que fica na minha cabeça sempre;
    Comecei a ler as revistas do Homem Aranha, mas cada vez elas iam se complicando, eu parei na série Clonagem total 2ª parte e só voltei a ver no crise de identidade o que me complicou porque o Peter voltou a ser o homem aranha, mas e aí o que aconteceu com o Ben e o novo Homem Aranha?

18. V

V Saloon Keeper

Isso já é pergunta pro tópico de dúvidas, mas beleza:

Ben Reilly morreu. Era ele o clone. Peter sempre foi o original.

19. Togo Bolseiro

Togo Bolseiro Usuário

Exelente tópico, Knolex...

Eu tbm sempre quis me aprofundar em HQs, sempre gostei das histórias do X-MEN, Homem-Aranha... mas devido a minha falta de dinheiro (eu não tenha idéia de quanto custa uma HQ........), eu sempre acabo gastando o meu dinheiro comprando DVDs e alugando filmes, não sobra pra mais nada.

E outro fator´que é oq mais me impediu de começar a ler, é ter que começar a história desde a metade, e não seria tão legal.
    Vou seguir agora o conselho do V, procurar uma sebo....espero que dê ceto.

Compartilhar