• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Arda se "arredondou"?

Bri Guardian

Usuário
Não sei se foi uma falta de atençao, mas como que a Arda se "arredondou"? existe algum.....mtio que esplique isso? os Valar só meditaram sobre isso e ela se arredondou ou foi algo mais drastico?
 
Ó,eu acho que ela se arredondou apenas para os mortais,para os elfos ela continua plana(rota plana),para os mortais nao conseguirem mais chegar a Aman,mas como não respondi a sua pergunta e só filosofei :mrgreen: ,arda arredondou após a destruição de Numenor,por causa das convulsões sofridas
 
Porque Deus quis. :D Eru Ilúvatar, respondendo ao chamado dos Valar em resposta ao ataque dos Númenorianos contra Aman, destruiu a Ilha de Númenor e arredondou o mundo. Além disso o Todo Poderoso removeu a terra de Aman dos Círculos do Mundo para que ela se tornasse inalcançável a meros mortais e o que ocorreu com os númenorianos nunca mais se repetisse.
 
AragornII disse:
Ó,eu acho que ela se arredondou apenas para os mortais,para os elfos ela continua plana(rota plana),para os mortais nao conseguirem mais chegar a Aman,mas como não respondi a sua pergunta e só filosofei :mrgreen: ,arda arredondou após a destruição de Numenor,por causa das convulsões sofridas

?

Então os elfos a veriam de uma maneira diferente que os outros mortais? Tipo, um dom especial de visão? :o?:

Nunca ouvi um troço desses...
 
Na verdade a terra de Aman se situa em um tipo de dimensão paralela à nossa. Somente quem soubesse do caminho é que poderia chegar até ela. Por exemplo, Círdan o Armador sabia, mas não porque ele era elfo e sim porque ele tinha a permissão dos Valar de chegar até lá. A Rota Plana seria o caminho para Aman, que não segue a curvatura do mundo.
 
como se fosse um "portal Invisível", qualquer caminho que naum seja pelo lugar exato, não leva até lá....


acho q é mais ou menos isso.....
 
eh complicado.... :roll:
nao faço ideia mas vou com Elrond Meio-Elfo, como sempre vc matou a charada... :D
 
A Queda de Númenor, feita por Eru, foi o que causou todo esse arredondamento. Os mares foram se revoltando, e Númenor afundou, e a terra se arredondou.

E a Rota Plana é algo meio que "um caminho" feito para aqueles com permissão dos Valar para irem a Valinor. Pensem numa ponte que só é acessível aqueles que tenham a permissão de andar nela (isso antes de Aman ser retirado do mundo, antes estava no mar).
 
Me intrometendo um poko na discuçao, nao ta muito errado no meu ver o que falaram, porem, está no Silma, que o caminho é tortuoso ate para os Elfos e muitos barcos se perdem para voltarem para Valinor, no meu ver é como se Ulmo os guiasse, do jeito que da porque nas bordas do mundo o mar se torna mais feroz.....
Na verdade a terra de Aman se situa em um tipo de dimensão paralela à nossa. Somente quem soubesse do caminho é que poderia chegar até ela

Nao é dimensao paralela(sim um tipo) mas isso por hora pode confundir prq como podemos ver em desenhos da terra media, ou exboços como a foto de Fëanor ¥, ela é tipo uma mexirica ,em meio ao nada,(isso ao olho de um Valar) essa mixirica é aberta e em seu meio está Arda mas existe(os circulos do mundo) as partes de cima da mixirica, essa foto da pra visualizar melhor...
http://www.valinor.com.br/gallery/displayimage.php?album=59&pos=20
Então se fosse permitido a todos irem ate Valinor, seria mais ou menos como seguir reto pelo mar, que você cairia nas bordas do mundo ai era so saber o caminho dentro dos "circulos externos" de Arda para chegar na terra prometida, porem nao é permitido tao somente.
Nao que seja algo parale-lo,é algo no mesmo plano fisico.

Feanor V, a foto que você coloco, esta escrito (quando a TM fika redonda) que sao mudanças depois da 3ºera...duvida minha, É na Terceira Era que cai numenor, nao é nao ??ou é? :?[/quote]
 
Na verdade não se encontra no mesmo plano físico não. Se um barco qualquer, que não possui a permissão dos Valar, pegar o caminho que ele olha nesse mapa e tentar atingir Valinor ele não vai conseguir e vai acabar dando a volta ao mundo. Sacou? A Terra de Aman foi literalmente removida dos Círculos do Mundo, do nosso plano físico, e enviada para um plano físico (e não espiritual) paralelo. Eu digo paralelo por que? Porque era realmente paralelo, tudo o que ocorria em nosso mundo ocorria em Aman também, como o amanhecer e o anoitecer, etc...
 
Nao vejo como fora dos mundo fora dos Ciruclos de Arda e nem se um Elfo que ja foi la quiser voltar conseguira sem o Aval dos Valares....antes de existir o mundo "ëA" o universo que se enxerga fora de Arda era um nada assim como é comentado no Silma, depois no meio desse nada Eru colocou o o mundo que os elfos chamam de Ëa,e ainda dentro de Ëa Valinor está.
Nao estou dizendo que estou certo, tipo eu entendi assim....mas nao é de toda errada sua ideia mesmo prq paralelo no sentido que os acontecimentos(nascer e por do sol) soa os mesmo em tempos paralelos(ao mesmo tempo), mas vc agora explico oque vc kis dizer com paralelo eu tinha mesmo intendido um plano espiritual...
Mas é um assunto complicadinho mesmo prq Tolkien nao chego a pensar por completo nessa "invençao dele" ....
Faro....
 
Lancaster W de Belformont disse:
Feanor V, a foto que você coloco, esta escrito (quando a TM fika redonda) que sao mudanças depois da 3ºera...duvida minha, É na Terceira Era que cai numenor, nao é nao ??ou é? :?

Númenor caiu na segunda era.
No desenho diz Terceira era pois se falasse segunda, poderia confundir algumas pessoas, já que no inicio da segunda era Arda ainda era plana, e se tornou redonda mais pro final.
Já a terceira era se passa todinha com Arda redonda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo